Filtro Industrial Para Mineração

Qualquer obra para planejar a infraestrutura de uma cidade, como estádios, aeroportos, hotéis, centros turísticos e de comunicações, reformulações urbanas exige o uso de minerais em quantidade e qualidade compatíveis


Filtro Industrial Para Mineração

Qualquer obra para planejar a infraestrutura de uma cidade, como estádios, aeroportos, hotéis, centros turísticos e de comunicações, reformulações urbanas exige o uso de minerais em quantidade e qualidade compatíveis. Trata-se de matérias primas para uso em quase tudo que nos cerca, desde os objetos mais simples até os que exigem a mais alta tecnologia. A areia e a brita, por exemplo, são insumos praticamente insubstituíveis nessas situações. 
As atividades de mineração têm estreita convivência com as comunidades locais, muitas vezes situadas em áreas remotas e isoladas. Essas comunidades reivindicam investimentos em iniciativas de educação, saúde e cultura, incluindo os relacionados a equipamentos, infraestrutura e provisão de serviços, além de incentivos para jovens, vinculados à manifestação cultural e programas de capacitação e treinamento.
Promover a ascensão socioeconômica da população é o princípio de qualquer política adotada pela administração pública. A mineração é um dos itens fundamentais para o planejamento e na execução dos projetos voltados para o progresso do país. O uso dos recursos naturais e a forma de um Estado exercer sua soberania sobre eles gera diversos debates. Do questionamento de ideias chega-se a uma maior consciência política promovida sobre os recursos naturais em prol da população, entre os quais se destacam os minérios. 
Os investimentos da indústria da mineração no Brasil refletem positivamente em vários outros segmentos e contribuem para o avanço tecnológico. Sem considerar os encargos indiretos e obrigações acessórias e burocráticas que elevam os custos operacionais de qualquer empresa. As mineradoras brasileiras pagam, na média, a maior carga tributária relacionada a 12 minérios.
A mineração empresarial moderna é considerada uma das atividades mais sustentáveis e que mais preserva o meio ambiente em suas ações. A urbanização e outros segmentos produtivos impõem impactos ainda mais significativos. Diversas empresas de mineração têm adotado estratégias direcionadas à gestão da biodiversidade como parte de seus compromissos no estabelecimento e manutenção de sua "licença de operação".
A Economia Verde propicia bem-estar humano e equidade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. Neste contexto, a mineração é o elemento chave para este novo paradigma, visto que os metais e minerais têm capacidade comprovada de reciclagem contínua, diminuindo a pressão sobre o uso de recursos primários. Além disso, utiliza de inovações tecnológicas que promovem eficiência energética. 
O rápido crescimento do setor tem contribuído para desenvolver a economia e reduzir a pobreza no país. O emprego alternativo de tipologias minerais em tecnologias inovadoras contribui para maior eficiência e menor consumo de energia. A produção de tecnologias verdes de "alto desempenho", como baterias híbridas e veículos elétricos, são dependentes do uso de novas tipologias minerais. 
A indústria da mineração funciona tanto como alicerce quanto como catalisador do desenvolvimento econômico e social de uma região. Sua implantação em um município eleva a qualidade de vida da população e, por ser uma atividade de longo prazo, gera uma série de benefícios para a economia local e regional. 
Por outro lado, os impactos gerados pela mineração têm efeitos diretos, indiretos e induzidos sobre a cadeia produtiva na qual se insere. A ação empreendedora da comunidade, dos empresários e de lideranças locais é fator condicionante da magnitude do impacto positivo dos investimentos advindos da mineração.

Filtro Industrial Para Mineração

Processo de filtração
Para a mineração, a água é um fator estratégico, escasso e dotado de valor econômico. O seu gerenciamento envolve componentes multidisciplinares, pois precisa atender a diferentes objetivos, sejam econômicos, ambientais ou sociais. Devido à necessidade de grandes volumes, o emprego de processos de reciclagem e recirculação é bastante usual no setor mineral. As fontes mais comuns são provenientes dos reservatórios de barragem de rejeitos ou resultantes dos processos de desaguamento por filtragem, peneiramento, espessamento etc. 
A filtragem é a operação de separação do sólido e do líquido. Sua ação consiste na passagem da polpa de minério, por meio de um meio filtrante, para que haja retenção do sólido e a passagem do líquido. Os meios filtrantes devem oferecer mínima resistência ao fluxo do que está sendo filtrado, gerar baixa concentração de sólidos no que foi filtrado, não apresentar possibilidades de bloqueio, oferecer boas características de descarga, permitir a limpeza com água ou sopro de ar e ter boa resistência mecânica, química e biológica. 
O processo proporciona a retirada de água de concentrados e rejeitos finais, além de maximizar a recuperação de substâncias dissolvidas em processos hidro metalúrgicos. 
A filtragem contínua a vácuo com formação de torta de minério é a mais utilizada na indústria de mineração, por meio de filtros de tambor, de disco ou horizontais. O desempenho de um filtro é medido por meio da umidade de torta, taxa unitária de filtragem e pela porcentagem de sólidos no filtrado. Atualmente existem diversos tipos de filtros:
Filtro contínuo de discos rotativos: É um conjunto de discos verticais que giram em um eixo de rotação horizontal. Este filtro combina aspectos do filtro de tambor rotativo a vácuo e do filtro de folhas. Cada disco (folha) é oco, coberto com um tecido e é em parte submerso na alimentação. A torta é lavada, secada e raspada quando o disco gira.

Filtro Industrial Para Mineração

Filtro de Cartuchos:  Este tipo de filtro é de operação contínua e limpeza automática. É composto de uma carcaça onde se colocam cartuchos (ou bolsas). O gás "sujo" é forçado a passar por meio dos cartuchos, em cuja superfície as partículas são retidas. 
O gás limpo é conduzido à parte interna do filtro e em seguida ao exaustor. O processo de limpeza do cartucho é feito automaticamente através de pulsos de ar comprimido.
Ao contrário dos filtros convencionais de linha, os filtros coalescentes direcionam o fluxo de ar de dentro para fora. Os contaminantes são capturados na malha do filtro e reunidos em gotículas maiores através de colisões com as microfibras de borosilicato. Por fim, essas gotículas passam para o lado externo do tubo do elemento filtrante, onde são agrupadas e drenadas pela ação da gravidade.

Filtro Industrial Para Mineração

Filtro Industrial Para Mineração

Filtração de Ar:  Na indústria é crescente a aplicação de filtração do ar para o ambiente das áreas produtivas, de manipulação e embalagem. Esse tipo de filtração normalmente se dá em estágios, dependendo do grau de pureza do ar. Os filtros se classificam de acordo com a necessidade da retenção de partículas, sendo: G (Grossa): partículas acima de 10μm; F (Fina): partículas de 1 a 10μm; A (Absoluta): partículas menores de 1μm E elas são classificadas como 1, 2 e 3 de acordo com o grau de retenção que se exige.

Filtro Industrial Para Mineração

Filtro Industrial Para Mineração

Filtração Mobil & Hidráulica: Outra forma de separação de sólidos insolúveis em líquido é a operação de centrifugação. Nesse caso a força motriz da filtração é centrifugação, onde o fluxo em suspensão é colocado em uma câmara rotativa com paredes perfuradas alinhadas com o meio filtrante. O filtrado passa e a torta fica presa ao meio filtrante através da força centrífuga.

Filtro Industrial Para Mineração

Filtração Membrana: A membrana age como uma barreira semipermeável e o fluido passa por ela por meio da pressão. A filtração por membrana é uma técnica utilizada para separações de solutos (partículas) de diferentes pesos moleculares da solução. Na indústria os processos de maior interesse são de Osmose Reversa, Ultrafiltração e Microfiltração.
Na osmose, coloca-se uma membrana semipermeável, de um lado temos o solvente (água) e de outro um soluto. Em seguida, ocorre o transporte espontâneo de um solvente para um soluto, fluindo sob a pressão exercida, conhecida como pressão osmótica. Quando  o potencial químico se iguala, ocorre o equilíbrio. 

Filtro Industrial Para Mineração

Filtro Industrial Para Mineração

Filtro Industrial Para Mineração

A Ultrafiltração (UF) é um processo de filtração por membrana muito similar à osmose reversa. A pressão é usada para obter uma separação de moléculas utilizando uma membrana polimérica semipermeável, que separa solutos de alto peso molecular como proteínas, polímeros e outras moléculas. As membranas de Ultrafiltração são muito mais porosas que na osmose reversa e onde ocorre uma rejeição na osmose reversa, frequentemente nesse caso é chamado de retenção.
Na Microfiltração, o fluido passa pela membrana sob pressão, com o objetivo de separar partículas de tamanho submicrônico, ou seja, aquelas que são maiores que as separadas na ultrafiltração, como bactérias, bolores e leveduras, em alguns casos pigmentos de tinta e metais preciosos. 



Rogério Jardini

Engenheiro Químico especializado em Filtração Industrial e Residencial
RFL Cursos & Serviços Ltda
Fone.: (015) 9 9787 -6444
E-mail.: rflcursoseservicos@gmail.com

Publicidade