Filtros E Purificadores, Investimento Em Sofisticação
Por Renata Pachione
Edição Nº 96 - Janeiro/Fevereiro de 2019 - Ano 17
A indústria de filtros e purificadores evoluiu a olhos vistos ao longo dos anos. Diversificado, este mercado dispõe de um extenso leque de sistemas de filtragem. Os tradicionais filtros de barro parecem ter ficado definitivamente em um passado longínquo
A indústria de filtros e purificadores evoluiu a olhos vistos ao longo dos anos. Diversificado, este mercado dispõe de um extenso leque de sistemas de filtragem. Os tradicionais filtros de barro parecem ter ficado definitivamente em um passado longínquo. Até porque hoje não basta que os aparelhos assegurem melhorias na qualidade da água. É preciso ir além. Por isso, os novos desenvolvimentos refletem a crescente demanda do consumidor ávido por designs arrojados e novas tecnologias; além de apostarem em recursos que lhes garantam praticidade com rápida instalação e fácil manutenção.
"Por muitos anos, os filtros eram caracterizados apenas por modelos compostos de carcaça e tampa, com elemento filtrante interno" – comenta Francielle Arenhardt, do departamento de marketing da Hidrofiltros. Hoje o cenário é muito diferente. O setor comporta filtros e purificadores com sistemas de engate rápido, aplicáveis a torneiras, paredes, bancadas e sob a pia, entre outros; além de modelos portáteis, tais como jarras purificadoras. Em outras palavras, os fabricantes oferecem soluções das mais variadas para todos os tipos de demanda e poder aquisitivo. A tecnologia empregada também avançou. Alguns aparelhos apresentam função bacteriológica, ou seja, são capazes de eliminar vírus e bactérias da água. Isso sem contar os produtos alcalinos, isto é, elementos filtrantes que além de equilibrar o PH da água, conseguem elevá-lo.
Filtro x Purificador
Quando se fala das diferenças entre um filtro e um purificador, há várias questões a serem consideradas. Paulo Sergio Galina, gerente de marketing da Lorenzetti, explica que segundo a norma técnica brasileira não há diferenças entre purificadores e filtros de água. Ambos são considerados produtos para melhoria da qualidade da água. "Tanto filtros quanto purificadores tornam a água pura, cristalina, sem gosto e odor" – comenta o gerente.
Os purificadores e filtros de água mais comuns encontrados no mercado são os de pressão. Esses filtros retêm partículas sólidas, como barro e ferrugem. Além disso, eles eliminam o excesso de cloro, gostos e odores desagradáveis da água, e ainda realizam o controle do nível microbiológico. Existem também os filtros de gravidade. Nesse caso, a filtragem se dá naturalmente, sem utilização de qualquer tipo de força ou pressão. Os modelos mais populares são os filtros de barro, que utilizam a vela cerâmica para retenção de partículas e eliminação de gostos e odores indesejáveis. O mercado abarca os mais variados tamanhos e formatos de filtros e purificadores. Cada um com uma funcionalidade distinta. Há os filtros para ponto de uso (POU), usados em geral na cozinha - no local de consumo de água -, e os filtros para ponto de entrada (POE). Esse último tipo fica instalado na entrada da rede hidráulica das residências e/ou condomínios, e tem a função de reter partículas sólidas suspensas na água, como limo, barro, ferrugem e afins. "São ideais para instalação na entrada da caixa d´água ou no cavalete" – endossa Galina.
Os filtros para ponto de uso e os purificadores de água servem para a mesma finalidade. Os dois contam com carvão ativado na sua composição. No caso dos filtros, este é responsável pela decloração da água e a retirada de partículas menores através de mídias filtrantes; enquanto nos purificadores, ele responde pela remoção de substâncias químicas, como cloro e pesticidas. "O carvão ativado retira gostos e odores desagradáveis da água" – afirma Francielle.
No entanto, apesar dessa semelhança entre os dois produtos, os purificadores são mais sofisticados e possuem uma ou mais câmaras filtrantes. A alguns aparelhos são adicionados poliestireno (PS) bromado, ozônio ou fibra oca, a fim de evitar e/ou eliminar a passagem de bactérias e vírus. "Os filtros para ponto de uso eliminam também os metais pesados (mercúrio e chumbo), além de realizarem o controle do nível microbiológico" – ratifica Galina. Segundo Francielle, vale destacar que muitos produtos mencionam ter proteção antibacteriana ou bacteriostática, porém inibem apenas a reprodução de vírus e bactérias.
Apelo visual
Em relação ao design dos produtos, os filtros e purificadores de água têm sido reinventados ao longo dos anos e, atualmente, possuem características que vão além do cuidado com a saúde. Segundo Galina, a cozinha hoje tem um novo status dentro das residências, pois se tornou um ambiente de interação entre as pessoas. Por isso, os novos desenvolvimentos foram obrigados a acompanhar essa mudança e apostar num apelo estético mais apurado e sofisticado.
Aliás, em consonância com esse novo conceito, a Lorenzetti lançou o purificador Acqua Bella, com torneira de parede na versão Black. "Ele foi criado exatamente para ser um elemento harmonioso em decoração de cozinhas, desde os mais contemporâneos, que empregam o aço inox, aos tradicionais, com pedras de granito ou mármore" – diz Galina. Em tempo, todos os traços e formatos dos purificadores da marca são assinados pela equipe de design Lorenzetti, premiada duas vezes pelo Museu da Casa Brasileira (MCB).
Segundo a fabricante, a peça preza pela praticidade em quesitos como instalação e manutenção. Além disso, o refil do purificador pode ser substituído de maneira simples, dispensando a necessidade da presença de um técnico. O produto apresenta três etapas de purificação, entre elas, o carvão ativado com prata coloidal, que elimina o excesso de cloro, gostos e odores desagradáveis da água, e evita a proliferação de bactérias.
Novidades
A Hidrofiltros, por sua vez, possui oito purificadores no portfólio, dos quais o destaque fica por conta do modelo Jarra Adore. Conforme explica a fabricante, o diferencial refere-se à sua eficiência bacteriológica, "uma tecnologia inovadora e pouco disponível no mercado, quando se fala de purificadores portáteis" – como aponta Francielle. Além disso, em consonância com as tendências do mercado, este purificador possui design arrojado, não necessita instalação e pode ser levado à geladeira.
As facilidades na compra, na instalação e na manutenção têm norteado os novos desenvolvimentos do setor. Justamente por isso, outra novidade da marca é o Economy Fit. Ele foi projetado para substituir os garrafões de 20 litros. Conforme Francielle explica, a proposta desse lançamento é promover economia e praticidade, pois proporciona comodidade para quem o instala e facilidades na manutenção de clientes que já usam suportes de água engarrafada.
A fabricante dispõe também de uma ampla linha de filtros. Entre os diversos modelos da Hidrofiltros, Francielle menciona o Filtro Eco. Trata-se de um pré-filtro para aplicação no ponto hidráulico de médias e pequenas residências. Esse filtro abastece toda a casa com água filtrada, além de diminuir as sucessivas limpezas da caixa d´água. Sem rosca metálica e de fácil instalação, de acordo com Francielle, o aparelho assegura maior vida útil aos equipamentos hidráulicos da residência e dos elementos filtrantes dos filtros instalados em ponto de uso.
A Hidrofiltros lançou recentemente refis "Facile". Esses modelos, segundo a fabricante, possuem tecnologias de garantem alto poder de retenção de sedimentos e reduzem o índice de cloro, além de deixar a água livre de gostos e odores ruins. "O objetivo desse lançamento em específico é trazer soluções de simples instalação e baixo nível de manutenção" – pontua Francielle. A linha conta com os modelos Facile B3 (com tecnologia HPC® para redução do cloro) e Facile B5 (com a tecnologia ALK® composta por minerais que possuem como principal característica tornar a água alcalina).
Apesar da variedade de produtos disponíveis no mercado, os fabricantes também se esforçam para agregar valor ao negócio, investindo no pós-venda. A Hidrofiltros atenta a essa demanda conta com o sistema de aviso de troca do refil através de um cadastro de SMS do cliente que o avisa o momento ideal para realizar a reposição.
Também com o foco no consumidor, a Brastemp, marca da Whirlpool Corporation, aposta em um modelo de negócio diferenciado. Ela oferece quatro possibilidades de assinaturas de purificadores de água: os planos Sparkling, Modernidade, Smart e Praticidade. O destaque fica por conta do mais recente lançamento, o Plano Sparkling. "É o único purificador que fornece também água com gás em dois níveis de gaseificação, leve ou intenso" – diz Renata Leão, diretora do negócio água da Whirlpool Corporation no Brasil. Isso porque o purificador possui a função bubble expert.
Segundo a fabricante, o produto apresenta alta performance de refrigeração e máxima filtragem. Além disso, dispõe de três opções temperatura (natural, fria ou gelada) e design sofisticado, com detalhes cromados e painel inteligente touch screen.
Do portfólio da marca Consul (também da Whirlpool Corporation), Renata apresenta dois modelos de purificadores de água, lançados no ano passado. São eles os modelos CPC31 e CPB34. O primeiro oferece água natural, ideal para pequenos espaços e com refil de troca fácil; enquanto o outro, além disso, oferta água em dois níveis de temperatura (natural e gelada). "Esse é ideal para uma cozinha bem pensada" – comenta. Entre os modelos do portfólio da Consul, Renata também destaca o purificador de água gelada CPB36. Segundo ela, o produto oferece alta capacidade de refrigeração e um design exclusivo. Além disso, ele oferta água em três temperaturas e conta com indicador da vida útil do refil.
Renata faz questão de enfatizar que os modelos de purificadores de ambas as marcas possuem a máxima classificação de filtragem de acordo com as normas do Inmetro, garantindo uma água de qualidade para todos os consumidores, independentemente do modelo de negócio escolhido.
Com uma década de experiência no segmento de purificadores de água, a Lorenzetti abastece o mercado com uma linha ampla de produtos. Os modelos Naturalis (capacidade de purificação para seis mil litros) e Gioviale (capacidade para quatro mil litros) se destacam. A empresa oferece outros modelos de purificadores, além do Acqua Bella, como o Vitale e o Versatille.
O Acqua Bella é indicado para os consumidores que preferem um purificador com torneira. Enquanto o Vitale é um produto compacto que permite a instalação sobre a pia ou na parede, e o Versatille, por sua vez, como o nome sugere, se pauta na versatilidade; ele pode ser instalado diretamente na torneira e é ideal para utilização em áreas gourmet.
A Lorenzetti conta ainda com linha completa de filtros para uso específico, indicados para instalação nos pontos de entrada e de uso. Trata-se da linha Loren Acqua, que vão desde aparelhos para o consumo de água até modelos utilizados em máquina de lavar roupa, caixa d´água e piscina.
Além da aparência
Em meio às diversas opções oferecidas pelos fabricantes, a escolha por um ou outro sistema de filtragem precisa passar por uma questão crucial: a qualidade. O equipamento, seja o filtro ou o purificador, antes de qualquer outra especificação deve ser certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Atualmente, a certificação para essa categoria de produtos é obrigatória e há rigorosos ensaios que são realizados conforme a norma brasileira NBR14908. "Na etiqueta dos produtos devem constar os resultados dos ensaios de desempenho que têm classificações conforme retenção de partículas, redução de cloro e eficiência bacteriológica" – afirma Galina.
No entanto, o órgão por meio de suas certificações e portaria, contempla o aparelho em si e não o dispositivo de melhoria (também conhecido como refil ou câmara, por exemplo). "No caso de reposição, o refil não tem a qualidade assegurada" – argumenta o assessor jurídico Helio Cavicchio. Por isso, a Abrafipa (Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água) criou um programa de certificação para suprir essa "falha". A ideia aqui é certificar o que
Cavicchio chama de "coração do aparelho", de modo que o consumidor tenha a garantia de que a peça apresenta eficiência e qualidade. Apesar de ter sido implantado há cerca de um ano, o selo da Abrafipa, na opinião do assessor, é o que há de novo no mercado, pois só agora começou a "tomar corpo" – como diz.
De qualquer forma, esse movimento do setor em prol de mais qualificação faz todo o sentido neste momento. Nota-se, de maneira geral, uma crescente preocupação da população com a saúde. Não por acaso, Francielle prevê que 2019 será melhor do que este ano em relação às vendas. Segundo ela, há uma mobilização geral da indústria por causa do incremento do consumo.
Galina compartilha a opinião. "Hoje, o consumidor, cada vez mais, vem se conscientizando sobre a importância do tratamento da água. Por conta disso, o segmento de equipamentos para tratamento de água, notadamente os purificadores e filtros de água são produtos com um bom giro e que seguem em alta" – finaliza.
Contatos
Abrafipa: www.abrafipa.org.br
Hidrofiltros: www.hidrofiltros.com.br
Lorenzetti: www.lorenzetti.com.br
Whirlpool: www.whirlpool.com.br