Muito Mais Segurança Nos Sistemas Pneumáticos
Por Meio Filtrante
Edição Nº 97 - Março/Abril de 2019 - Ano 17
Ampliar a segurança operacional dos equipamentos é fundamental para o sucesso de qualquer indústria. Nesse sentido, é indispensável ter um claro entendimento das atuais normas relativas às máquinas e também dos níveis de confiabilidade requeridos por
Ampliar a segurança operacional dos equipamentos é fundamental para o sucesso de qualquer indústria. Nesse sentido, é indispensável ter um claro entendimento das atuais normas relativas às máquinas e também dos níveis de confiabilidade requeridos por elas. Uma válvula de segurança pneumática pode ser a forma mais econômica e prática de alcançar esse objetivo.
Aliviando a pressão
Uma vez que os componentes pneumáticos estão diretamente relacionados à segurança do sistema de controle, deve-se considerar a instalação de uma válvula de segurança no sistema de preparação do ar comprimido. O uso destas válvulas permite desligar o fluxo de energia pneumática, interrompendo o fornecimento e esgotando a pressão do ar na saída da máquina de forma confiável e segura.
Nos sistemas pneumáticos, o correto alívio da pressão evita que aconteçam movimentos inesperados causados pelo acúmulo de ar no momento do desligamento dos sistemas. Portanto, é necessário monitorar de forma precisa e eficaz esse processo.
Muito mais segurança nos sistemas pneumáticos - Válvulas P33 - Parker Brasil - Automação. Para atender essa demanda, a Parker desenvolveu e está lançando sua nova linha de Válvulas de Segurança P33, que possibilitam o monitoramento externo.
Cobertura monitorada
Composta por válvulas 3/2 vias normalmente fechadas, a linha P33 foi projetada para fornecer cobertura monitorada, de forma a garantir um trabalho muito mais seguro.
Criadas especialmente para aliviar a pressão dos sistemas pneumáticos, as Válvulas P33 drenam rapidamente o ar do equipamento em caso de paradas ocasionadas por falhas ou outras condições emergenciais. A válvula de segurança Parker P33 atende aplicações que requerem nível de desempenho D ou E.
Monitorada por CLP ou relé, esta família de válvulas apresenta também a vantagem do tamanho compacto. Seus sensores de pressão garantem o fechamento caso ocorram movimentos assíncronos em seus elementos.
Dentro da norma
Esta válvula atende requisitos internacionais da indústria exigidos para áreas classificadas, bem como a norma europeia sobre segurança de máquinas (EN ISO 13849-1), que visa a garantir a segurança e a saúde das pessoas expostas durante a instalação, utilização, regulação e manutenção de equipamentos. As Válvulas P33 são compatíveis com aplicações até Categoria 4 dessa norma. Ou seja, elas foram projetadas para garantir que qualquer falha seja detectada antes da próxima demanda das funções de segurança, alcançando nível de performance "E" (classificação para altíssimo risco).
Ideal para os mercados de automação industrial, automotivo, de embalagens, linhas de montagem e indústrias em geral, a família P33 oferece ótimo custo–benefício e vida útil de até 10 milhões de ciclos.
Esta solução pode trabalhar em conjunto com a família de filtros reguladores e lubrificadores para preparação de ar comprimido Parker Global P32/P33 ou ainda ser instalada como recurso autônomo.
Como se trata de um dispositivo mecânico à prova de falhas, o monitoramento das válvulas P33 também pode ser feito por um PLC padrão e ainda assim atingir uma classificação de nível de desempenho (PL) D.
Vantagens das Válvulas P33
• Disponível com monitoramento externo ou interno até categoria 4, nível de performance "E";
• Sensores para detecção rápida e precisa de falhas;
• Economia de espaço e redução de custos;
• Longa vida útil (até 10 milhões de ciclos);
• Interface elétrica dinâmica, com conectores M12 no circuito de segurança;
• Disponível com ou sem partida suave;
• Indicadores visuais (LED’s).
|