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O que acontece no mercado de filtros


Logística reversa para filtros do óleo lubrificante automotivo é exigência para licença de operação
Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C incluiu a logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental. Programa Descarte Consciente Abrafiltros reduz tempo e investimentos para o cumprimento da legislação.
Desde outubro de 2018, a logística reversa em diversos segmentos, entre os quais os filtros usados do óleo lubrificante automotivo, passou a ser exigência técnica ambiental para a emissão ou renovação das licenças de operação no Estado de São Paulo, conforme determina a Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C. Em paralelo, a logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo também é lei nos estados do Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, sendo uma tendência condicioná-la ao licenciamento ambiental. Assim, fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores precisam se adequar e cumprir as metas gradativas de recolhimento e destinação ambientalmente adequada, tarefa que leva tempo e consome muitos recursos se realizada individualmente. "É preciso agir para evitar multas e empecilhos ao funcionamento da empresa", afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. "O principal impacto é que na fabricação, o filtro do óleo lubrificante automotivo não é resíduo perigoso, mas passa a ser após o uso devido ao óleo lubrificante contaminado. Por isso, necessita de tratamento adequado por empresas especializadas para ter o descarte ambientalmente correto e cumprir a legislação de logística reversa, processo alheio à finalidade das empresas fabricantes, importadoras e de comercialização", complementa.
Criado e gerenciado pela associação, o programa Descarte Consciente Abrafiltros reduz os investimentos necessários e o tempo para cumprimento da legislação pelos associados, tendo por alvos principais fabricantes, importadores e distribuidores de filtros que comercializem produtos com marcas próprias. "Através do programa, as empresas têm a vantagem de cumprir os percentuais de coleta em cada Estado com maior rapidez e economia, sendo o programa reconhecido pela eficácia e excelência junto aos órgãos ambientais. Por ser uma iniciativa de interesse de grupo, há diluição de custos, redução de pessoal e investimentos, o que beneficia todos os participantes", comenta Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros e coordenador do programa. Ele explica que o trabalho das empresas também é reduzido, pois a Abrafiltros negocia com os governos as metas de descarte, contrata as empresas logísticas, monitora e apresenta os resultados. "Quanto maior a participação das empresas que fabricam, importam e comercializam filtros com marca própria, maior a abrangência geográfica e o volume de coleta", complementa.

Iniciativa de sucesso
Criado em 2012, o programa Descarte Consciente Abrafiltros já reciclou mais de 12,8 milhões filtros usados de óleo lubrificante automotivo. Atualmente, 16 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.
Para participar ou obter mais informações, os interessados podem acessar o site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente/


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Hengst fortalece presença no segmento de filtros industriais
Pensando a médio prazo, o grupo alemão Hengst, um dos maiores fornecedores mundiais de filtros para o mercado automotivo, vem investindo em novos pilares para a ampliação de seus negócios. Uma das principais ações envolve a produção de filtros para o mercado industrial.
"O setor automotivo continua trazendo desafios e grandes oportunidades, mas, de forma paralela, já começamos a nos preparar para novas demandas no futuro. Este é o caso do setor industrial. As indústrias têm exigências técnicas cada vez maiores e precisam de filtros de alta qualidade e performance para garantir longa vida útil às máquinas", enfatiza Luiz Mirara, diretor-presidente da Hengst na América Latina e também CEO da Hengst Brasil, com sede em Joinville (SC).
Para reforçar sua presença no mercado de filtros industriais, a Hengst adquiriu nos últimos três anos duas empresas especializadas no segmento: a dinamarquesa Nordic Air Filtration e a alemã Delbag.
A Nordic Air é líder de mercado em soluções de alta qualidade para filtragem de ar industrial. Com portfólio de quatro mil produtos, a empresa tem unidades na Dinamarca e nos Emirados Árabes Unidos, e faturamento anual de 15 milhões de Euros.
Já a Delbag, adquirida em 2018, fabrica sistemas de filtragem de ar para aplicações comerciais, industriais e residenciais, e fatura cerca de 30 milhões de Euros por ano. Além da unidade na Alemanha, a companhia tem filiais na França, República Tcheca, Polônia e Áustria, todas agora incorporadas ao Grupo Hengst.
Hengst Brasil — A empresa cresceu 25% em 2018 e projeção é de ao menos 20% em 2019 - a Hengst Brasil produz filtros automotivos para os mercados OEM e de reposição. A unidade acaba de ser escolhida pela matriz alemã para abastecer toda a América Latina. Cerca de 80% dos produtos que atendem a região já são fabricados no Brasil e o restante vem da Alemanha.
Com os excelentes resultados, a fábrica em Joinville será ampliada em 2 mil m² a partir de fevereiro. Orçada em R$ 7 milhões, a obra irá aumentar a capacidade produtiva em 30% e ampliar a área de estoque. Também está sendo estudada a aquisição de um terreno ou galpão para usar como centro de distribuição em São Paulo, região estratégica para o atendimento aos clientes.
"No momento, a produção no Brasil é 100% focada no mercado automotivo", afirma Mirara. "Mas, certamente, a unidade tem futuro certo na produção local de filtros para o setor industrial, o que deverá acontecer de forma paralela às atividades atuais."



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Cummins Filtration investe na linha Fleetguard de filtros ecológicos para mercado automotivo
• Cummins Filtration investe na linha Fleetguard de filtros ecológicos para mercado automotivo
• Objetivo é ampliar cobertura e participação da marca no segmento dos pesados
Maior disponibilidade de filtros ecológicos para os mercados de reposição e OEMs. Esse é o mais recente projeto da Cummins Filtration, fabricante de filtros e fluidos da marca Fleetguard, que já nasce com o foco de elevar a produção dos produtos para a linha pesada automotiva.
No total, a companhia colocou no mercado 15 novos partnumbers, entre filtros de combustível, separadores de água de água e filtros lubrificantes; todos com a "pegada" mais ecológica. "É a nossa estratégia para iniciarmos 2019 com maior disponibilidade, atendendo o segmento que está mais exigente quando se trata de produtos de qualidade e ecologicamente corretos", diz Marcos Azambuja, gestor de vendas da Cummins Filtration.
Ainda de acordo com o gestor, "melhoramos a cobertura em aplicações da linha pesada, reposicionamos os preços dos filtros para ganhar competitividade e, além da nacionalização, introduzimos mais cartuchos ecológicos no portfolio, ou seja, que podem ser facilmente incinerados. Os filtros Fleetguard atendem aos requisitos das montadoras; são testados e validados para respeitarem as especificações dos fabricantes.


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