Tratamento De Água E Setor Automotivo Impulsionam Mercado De Meios Filtrantes
Por Stephanie Manchado
Edição Nº 102 - Janeiro/Fevereiro de 2020 - Ano 18
O ano de 2019 começou trazendo novas perspectivas para o país. Com a mudança no panorama político, pós-eleições de 2018, a ideia de que transformações na economia seriam realizadas se tornou mais forte
O ano de 2019 começou trazendo novas perspectivas para o país. Com a mudança no panorama político, pós-eleições de 2018, a ideia de que transformações na economia seriam realizadas se tornou mais forte.
De início, estas expectativas aqueceram o mercado, incluindo o setor de meios filtrantes.
A esperança de que reformas governamentais iriam estimular a produção e o consumo no país também surgiu no início do ano passado. Apesar de ter conseguido a aprovação da reforma da previdência, por exemplo, os efeitos positivos para a economia ainda não foram sentidos. É possível considerar que o ano de 2020 comece a sentir os reflexos da reforma.
Assim, com o decorrer dos meses de 2019, pode-se perceber que grandes mudanças econômicas e políticas não aconteceriam do dia para a noite, pois necessitam de tempo para se estabelecer. Assim, a animação com o novo ambiente brasileiro foi se estabilizando. Portanto, foi um ano de adaptação para boa parte do mercado, o que não quer dizer que não tenha sido um bom ano para diversos setores.
No mercado de meios filtrantes, por exemplo, não houve desaceleração de vendas. Para grande parte das empresas deste meio, este ano continuou sendo de crescimento por oferecerem materiais e serviços não só necessários para a sociedade, como primordiais. Os setores de tratamento de água e automobilístico são exemplos de mercados que se desenvolveram em 2019, apesar do brando amadurecimento do país.
A tendência para o Brasil é um crescimento gradual da economia nos próximos anos e, por isso, as expectativas para 2020 são boas. "Estamos falando de um país com quase duzentos milhões de habitantes e uma das maiores economias do mundo. Uma vez que as decisões governamentais sejam bem executadas, acreditamos que o mercado reagirá de forma positiva, fazendo com que toda cadeia produtiva volte a crescer" – comenta Robson Quito, gerente de vendas nacional da linha de filtros da Delphi Technologies.
Todas as mudanças ocorridas no país em 2019 contribuíram com a melhora na expectativa do mercado de filtros, mudando pouco a pouco a realidade da economia. "O mercado como um todo está mais confiante. Muitas mudanças econômicas estão nos mostrando um horizonte mais seguro e isso leva a um crescimento do mercado" – afirma diretor de vendas e marketing da Wega Motors, Cesar Costa.
No setor de filtros, a situação foi favorável, mesmo com as incertezas trazidas pelas mudanças políticas e econômicas. Juliano Frizzo, gerente de marketing da Planeta Água, explica que à medida com que a cultura de filtros e purificadores cresce, aumenta a conscientização da sociedade em relação à necessidade destes produtos. Como no Brasil ainda há uma boa parte da população sem acesso à água potável, o setor de meios filtrantes tem um longo caminho a ser trilhado no país. "Apesar de ser um mercado instável, estamos crescendo devido à grande preocupação em levar saúde para as pessoas através de produtos de qualidade" – completa o gerente.
Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti, vai ao encontro da opinião de Frizzo (Planeta Água), explicando que "o consumidor vem se conscientizando sobre a importância do tratamento de água, tema que vem sendo difundido com maior grau de relevância na sociedade. Por conta disso, o segmento de equipamentos para tratamento de água apresenta crescimento constante nos últimos anos". Assim, é possível perceber que o mercado de filtros se mantém positivo.
Os resultados e os avanços realizados pelas empresas em 2019 são outro fator que demonstra que o ano foi propício para o setor. A Delphi Technologies, cuja linha de filtros vêm crescendo nos últimos três anos, lançou mais de 70 novos filtros e a Wega Motors aumentou a capacidade de estoque e agilizou as entregas, com cobertura em todo território nacional. Além disso, a Wega Motors irá continuar investindo em melhorias e está iniciando a construção de um centro de treinamento na matriz de Itajaí.
Soluções diferenciadas do segmento de filtros lançadas em 2019
O ano de 2019 seguiu a tendência de inovação do setor, que constantemente apresenta novas soluções, e trouxe novos produtos. A Planeta Água, por exemplo, lançou a Linha PURE9, que se destrincha nas vertentes de consumo humano, pet (para animais de estimação) e jardim e cabelo (setor de beleza). Essa variedade de possibilidades torna a Linha PURE9 muito versátil e completa.
Cada nicho de mercado desta linha possui objetivos diferentes a serem alcançados. Pensada especificamente para cada segmento em que será utilizada, os equipamentos da linha PURE9 são uma grande novidade no setor. O purificador para consumo humano, por exemplo, serve para levar água potável e de qualidade para todos os integrantes da casa, enquanto o PURE9 PET proporciona saúde para a pele, pelos e organismo dos animais de estimação.
Já o nicho "Jardim" tem como objetivo filtrar e purificar a água pensando especificamente nas condições necessárias para as plantas. Para tal, a água distribuída não possui cloro, o que permite o crescimento mais saudável do jardim. O PURE 9 Cabelos, por outro lado, trata a água de modo a permitir uma maior conservação da coloração, saúde e hidratação dos cabelos, além de retirar o cloro para não agredir o couro cabeludo.
Esta linha de produtos da Planeta Água serve de exemplo para demonstrar que o mercado de meios filtrantes é muito amplo e variado, o que ajuda a manter o setor estável mesmo em períodos conturbados de transições política e econômica.
O Refil FP3 Mi é outra novidade desenvolvida pela Planeta Água. "Este produto é um mineralizador de água comum (da torneira). Ele acrescenta minerais à água e pode ser aplicado em diversos purificadores de água do mercado" – explica Juliano Frizzo.
Além de questões voltadas à qualidade e à saúde, outras características dos filtros e purificadores estão ganhando destaque, como o aspecto estético. A Lorenzetti, por exemplo, lançou o purificador Acqua Due, que destaca também a beleza do equipamento. "Com a valorização da cozinha gourmet, que se tornou um ambiente social dentro da casa, todos os elementos que compõem o espaço são estudados cuidadosamente, com o objetivo de ampliar o conforto e a praticidade sem deixar de lado o apelo estético" – comenta Paulo Galina. Este novo purificador foi reconhecido como o melhor design do ano pelo Prêmio Museu da Casa Brasileira, na categoria "Construção". O grande diferencial de beleza do Acqua Due é o design slim, que leva modernidade aos ambientes, servindo também como um adereço à cozinha, por exemplo.
Já a Wega Motors, que tem como principal nicho de trabalho os veículos automotivos, investiu na conscientização sobre a Troca Completa em 2019. "Nosso foco foi orientar as pessoas sobre a importância da manutenção preventiva e da manutenção de todos os filtros do veículo, que englobam o de óleo, ar, combustível e cabine (ar condicionado). Isto proporciona um melhor aproveitamento e desempenho do motor, com redução de consumo e poluição do meio ambiente" – afirma Cesar Costa.
Expectativas do setor para 2020
As expectativas para este novo ano são positivas. Assim como 2019, o ano de 2020 deve manter o mercado aquecido e trazer novidades para o setor de meios filtrantes. A tendência de preocupação com a saúde é um dos principais fatores de desenvolvimento do setor, como citado anteriormente. Além disso, o mercado de automóveis também é um nicho importante para empresas de filtros e dificilmente sofre quedas significativas de venda. Segundo Robson Quito, da Delphi Technologies, o crescimento natural da frota circulante de veículos irá contribuir para o crescimento do mercado de filtros em 2020.
"Em geral, o mercado automotivo e de reposição estão crescendo e recuperando volume, e as mudanças econômicas estão deixando o mercado mais confiante" – explica Costa, diretor de vendas e marketing da Wega Motors.
Esses fatores de potencial crescimento para o mercado elevam as expectativas das empresas e fazem com que estas tenham confiança para investir em novos negócios e produtos.
O mercado de aparelhos para melhorar a qualidade da água é um grande impulsionador dos negócios da Lorenzetti. "Nos últimos anos, a linha de purificadores de água da Lorenzetti atingiu um crescimento significativo devido, principalmente, à preocupação das pessoas com a qualidade da água, o que fez com que os consumidores procurassem uma forma confiável de consumir água" – comenta Galina, gerente de marketing da empresa. Por causa desta tendência, as expectativas da empresa para 2020 são muito otimistas.
Ainda neste sentido, é possível afirmar que grande parte do setor de meios filtrantes está confiante em relação a 2020. Com a perspectiva de crescimento do mercado, diversas empresas estão investindo em melhorias e inovações. A Wega Motors, por exemplo, planeja uma nova fase de ampliação do centro de distribuição em Itajaí, pois apostam no crescimento de várias linhas de filtros, necessitando, então, reforçar os estoques. Com lançamentos de produtos para linha pesada, linha de motos, linha industrial e linha de filtros de câmbio, a empresa pretende lançar mais de 200 novidades no ano que está começando.
Ampliar linhas também é a estratégia de crescimento da Delphi Technologies para 2020. "Queremos ampliar nosso portfólio, pois, com isso, aumentamos a nossa participação no mercado, bem como proporcionamos aos nossos parceiros uma gama de produtos mais robusta e completa" – afirma Quito, da Delphi Technologies. Para isso, a empresa está desenvolvendo mais de 200 novos itens, que abrangem diversas linhas e segmentos, atingindo, aproximadamente, 90% de cobertura da frota.
De modo similar, a Lorenzetti e a Planeta Água também estão preparando novas soluções, desenvolvendo produtos que propiciem a melhoria do dia-a-dia do consumidor. A Lorenzetti, por exemplo, irá apresentar novidades para filtros e purificadores de água durante duas feiras importantes – Feicon Batimat e Expo Revestir.
Novo panorama do país pode impulsionar o setor de filtros em 2020
O mercado de meios filtrantes desfrutou de um 2019 muito positivo. Os diversos investimentos e novidades desenvolvidas pela indústria demonstram que o setor permanece competitivo e forte no cenário brasileiro. Esta situação estimula a melhoria contínua dos produtos e serviços, além de contribuir para mudanças tecnológicas e logísticas.
O ano de 2019 foi marcado por mudanças políticas e econômicas que, a longo prazo, poderão afetar o setor de meios filtrantes. Com o novo governo, a expectativa por grandes transformações deixou toda a esfera industrial atenta às novas possibilidades criadas. Contudo, percebeu-se que mudanças desse tipo não ocorrem de maneira tão rápida. É preciso dar tempo ao tempo para que o setor observe maiores avanços. O Brasil voltará a crescer como país, mas é preciso dar um passo de cada vez.
Apesar de alguns indicadores econômicos não terem sido muito favoráveis em 2019, como o PIB e os juros, o setor de meios filtrantes não se abalou. As expectativas para 2020 são altas e o mercado espera que a economia do país recomece a se estabelecer, abrindo caminho para um desenvolvimento ainda maior da indústria. "Acredito que virão novos investimentos e incentivos à medida com que os aspectos governamentais sejam bem-sucedidos. O Brasil é uma potência e tem tudo para melhorar nos próximos anos" – comenta Quito, da Delphi Technologies.
As empresas do setor estão apostando na retomada econômica do país, mas também entendem que o uso de meios filtrantes é intrínseco à sociedade, mesmo quando a economia não é tão favorável. A necessidade de se proporcionar água tratada para a população é um dos principais fatores que mantém a indústria de filtros consistente. Por este e outros motivos, o setor se mantém otimista.
O grande número de novos produtos e estratégias de mercado para 2020 demonstra a confiança do setor no crescimento da indústria e do país como um todo. "As expectativas são as melhores possíveis. Acredito que será um ano de muitas novidades em termos de produtos, estratégias comerciais, consolidação da nossa rede de distribuição e incremento nas vendas. Para o setor, não vejo outro cenário a não ser o de crescimento" – completa o gerente de vendas da Delphi Technologies. Para 2020, pode-se esperar novidades em diversos setores do mercado de meios filtrantes.
O desenvolvimento da economia e do cenário político brasileiro vai impulsionar o crescimento da indústria. A expectativa de que reformas governamentais sejam elaboradas neste ano abre um novo leque de possibilidades para o mercado. Além disso, a criação de legislações que favoreçam a economia do país também pode ser um aspecto positivo para o avanço do setor, pois pode impor parâmetros de tratamento e filtração em diferentes segmentos que servirão como catalisador da indústria de meios filtrantes e, consequentemente, da economia do país.
Contato das empresas
Delphi: www.delphiautoparts.com
Lorenzetti: www.lorenzetti.com.br
Planeta Água: www.planetaagua.ind.br
Wega Motors: www.wegamotors.com