Parker Hannifin Amplia Instalações Em São José Dos Campos
Por Stephanie Manchado
Edição Nº 102 - Janeiro/Fevereiro de 2020 - Ano 18
Parker Hannifin Amplia Instalações Em São José Dos Campos
Com investimentos de aproximadamente 7,5 milhões de reais, a unidade da Parker Hannifin em São José dos Campos vai ampliar suas instalações para acompanhar as tendências e se antecipar às novas demandas do mercado.
Fundada há mais de 100 anos, a Parker Hannifin é a líder global no desenvolvimento de soluções para o movimento e controle. Desde 1971 opera no Brasil e, atualmente, possui oito unidades produtivas no país, sendo uma delas a de São José dos Campos. As operações na cidade tiveram início em 2006 com criação de um laboratório e uma fábrica que será inovada este ano.
Hoje, as capacidades desta planta consistem na produção de filtros de combustível (unidade selada e cartuchos), filtros de óleo lubrificante, filtros hidráulicos, skids de filtração, serviços e manutenção de equipamentos de geradores e secadores de gases.
O investimento na expansão da empresa em São José dos Campos vai possibilitar o desenvolvimento de novas linhas de produtos, a implementação de novas linhas de produção e máquinas e equipamentos novos. Contudo, após a renovação da planta, a primeira prioridade é produzir filtros ecológicos, e posteriormente, os filtros de ar e filtros de processos para a indústria de bebidas, petróleo e indústria em geral.
Investimentos de 7,5 milhões de reais possibilitam ampliação e inovação
A ampliação prevista para o próximo ano aumenta em 42% o tamanho da instalação. Este aumento irá proporcionar novas possibilidades de produção, como novas linhas de produção para filtros ecológicos, filtros de processos e filtros de ar. Segundo Paulo Nascimento, gerente de vendas e marketing da unidade de São José dos Campos, por serem linhas grandes e com matérias primas que ocupam um grande espaço, a expansão é fundamental para o crescimento do mercado da Parker no Brasil.
A crescente demanda para fornecimento de equipamentos mais sustentáveis influencia a maneira com que a empresa investe em seus meios produtivos. Os filtros ecológicos, por exemplo, são produtos muito importantes para o mercado atual, que está cada vez mais consciente em relação à importância do meio ambiente. Este tipo de produto já é comercializado pela Parker Hannifin no Brasil, mas depende de importação.
A partir da ampliação a ser realizada na fábrica, será possível fabricar nacionalmente os filtros ecológicos e, futuramente, trazer novos equipamentos para ampliar ainda mais a produção da Parker no país. Diferentes linhas de produtos poderão ser beneficiadas com a expansão de 2020.
Além de investir 5 milhões de reais na expansão da fábrica, a Parker irá reformular o seu laboratório em São José dos Campos com um orçamento de 2,5 milhões de reais. "Nós estamos modernizando o laboratório para atender à nova norma ISO16332" – explica Paulo Nascimento. A ISO16332 regulamenta os padrões para os filtros de combustível e sua implementação fez com que a Parker adaptasse o laboratório de desenvolvimento.
Segundo José Augusto, gerente geral, este investimento faz parte do plano estratégico da divisão de crescimento de dois dígitos que a Parker já está alcançado nos últimos anos. O mesmo confirmou que tem mais 15 milhões de reais em investimentos de novos produtos e equipamentos que serão investidos após a expansão da fábrica.
Parker Hannifin no mundo e no Brasil
A Parker foi fundada em 1917 em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos. Com mais de 100 anos, a empresa é conhecida pelas diversas soluções de engenharia que oferece ao mercado, que servem em aplicações industriais, mobil e aeroespaciais. Na década de 1960, produtos da Parker fizeram parte de missões espaciais dos EUA, incluindo o histórico pouso na lua de Apollo 11.
Em 1963, a Parker estabeleceu a primeira parceria na América Latina, no Peru, com um empreendedor da região que se tornou distribuidor de mangueiras e conexões. Em seguida, em 1971, foi inaugurada a segunda operação latino-americana, com sede em São Paulo.
Atualmente, a Parker está presente em mais de 50 países e emprega mais de 50 mil funcionários.
No Brasil, a empresa possui produção e desenvolvimento de produtos e sistemas para as áreas de controle de processos, hidráulica, pneumática, selagem e blindagem, filtração, condução de fluidos e gases, eletromecânica e climatização.
|