Donaldson Se Renova Para Início Do Novo Ano Fiscal
Por Meio Filtrante
Edição Nº 100 - Setembro/Outubro de 2019 - Ano 18
A Donaldson, maior fabricante mundial em Soluções de Filtragem, está com novos nomes em duas de suas principais cadeiras
A Donaldson anunciou no início desse ano que Omar Oropeza assumirá o cargo de Diretor de País - Brasil, a principal cadeira em uma das principais operações da marca no mundo. O executivo, que está em seu nono ano de atuação na empresa, assumirá o comando da empresa no país após uma passagem bem-sucedida como Diretor da América do Sul para Chile, Peru e Colômbia.
"Estou muito feliz de voltar ao Brasil, onde já trabalhei por alguns anos, e honrado pela responsabilidade que me foi confiada, principalmente em um momento tão importante para a Donaldson. Estou seguro de que estamos prontos para outra etapa de sólido crescimento em parceria com nossos clientes, agindo de forma planejada dentro do nosso plano e com os investimentos que já estão disponíveis. Tudo isso nos proporciona o sentimento de robustez ao atender todas as necessidades de nossos clientes", afirma Omar.
Ele atuará na sede da empresa no país, em Itatiba (SP), onde está localizada a fábrica. Seu objetivo será alcançar novos patamares de sucesso dentro dos mercados de Engine e Industrial. "Aqui temos uma planta nova e moderna, e somos a única filial, além da matriz, que introduziu o processo de robotização", lembra.
O complexo industrial também conta com uma área de pesquisa e desenvolvimento e um laboratório de teste de filtros de ar únicos que atende toda a América Latina.
Omar ingressou na Donaldson em 2011, coordenando por dois anos a área de Recursos Humanos e a estratégia para captação e retenção de talentos para o plano de expansão no mercado latino-americano. Após 5 anos, Oropeza assumiu a Diretoria da Donaldson na América do Sul, liderando a Colômbia, o Chile, o Peru e também a diretoria geral da empresa Partmo, onde unificou sua aquisição e a consolidação da cultura organizacional da Donaldson no local.
Gustavo Matielo assume a divisão de Engine, responsabilizando-se pelos mercados de Aftermarket, Equipamentos Originais, Marketing, Engenharia e Projetos.
Com carreira ascendente e inúmeros feitos na Donaldson, Gustavo aceitou a nova posição em junho desse ano. Com uma bagagem de mais 7 anos de empresa e 14 anos no mercado automotivo, Matielo entrou na Donaldson como Gerente de Contas e, em pouco mais de 3 anos, já era Gerente de Equipamentos Originais, Engenharia e Projetos, com sólida experiência nos segmentos de Agricultura, Construção, Mineração e Transporte para montadoras. Atualmente, tem o desafio de unificar a estratégia de vendas de ambos os mercados, extraindo o melhor de cada um de forma eficiente e executando ações para alavancar as vendas e performance.
"Estou muito honrado em assumir essa nova responsabilidade. A Donaldson é a empresa mais inovadora no segmento de filtragem, e nós somos os únicos do mercado a investir nosso capital no desenvolvimento de melhores soluções de filtragem para o mercado pesado, onde estão os maiores desafios e as melhores tecnologias.
Essa inovação na estrutura de negócios no Brasil mostra como a empresa sempre busca a disrupção e a renovação, pois o mercado e as necessidades dos nossos clientes mudam o tempo todo e temos que estar preparados para entregar a melhor experiência de nossos produtos e serviços para cada cliente.
Nossos colaboradores são desafiados a pensar diariamente na adaptação das mudanças e na tendência dos mercados e dos usuários. Todos nós temos autonomia para criar e executar as melhores experiências aos nossos clientes, assim, certamente vamos continuar maximizando e potencializando as oportunidades de forma inteligente, o que vai trazer para a empresa excelentes retornos e vai nos consolidar como a maior marca de soluções de filtragem do Brasil", afirma Gustavo.
Com essas mudanças estratégicas, a Donaldson Brasil tem como objetivo continuar alcançando números de crescimento de vendas na casa dos dois dígitos, com pilares sólidos de rentabilidade e diversificação de mercado. A marca se estabeleceu no Brasil em 2006 e vem agregando inúmeras conquistas, como um centro de distribuição, duas linhas de manufatura de filtros e o primeiro laboratório de filtros de ar da companhia na América do Sul.
No mês de agosto, a empresa completou 104 anos de existência, e a inovação, um dos pilares sólidos que cercam a empresa, é um dos temas mais discutidos e conta com investimento de 4% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento, o que gerou mais de 1.800 patentes pelo mundo e uma equipe de mais de 1.000 profissionais especializados em desenvolvimento. Essas fontes rendem, ano após ano, produtos exclusivos com alta performance e uso mais inteligente do recurso.
Um bom exemplo é a linha Powercore, que revolucionou o conceito de filtragem, atendendo as exigências das montadoras com restrição de espaço em seus projetos. Esses filtros possuem maior capacidade de filtragem, ocupando até metade do espaço dos elementos tradicionais.
A empresa também é pioneira em outra linha que é sucesso mundial, com grande relevância no mercado nacional devido à qualidade do diesel (ponto cada vez mais comentado devido ao aumento do índice de biodiesel): a Bulk Clean Solutions, voltada para a purificação de combustível.
A linha possui um eficiente sistema de filtros que opera em toda a cadeia de refinamento, transporte e armazenagem do diesel que será introduzido nas frotas. Isso impede que contaminantes entrem no veículo e causem desgaste no motor e em outras peças, perda de eficiência, maior gasto com combustível, além de evitar a entrada de água, o que provoca a criação de glicerina e problemas no equipamento.
Com o maior portfólio da categoria, a empresa tem à disposição mais de 20 mil filtros e a maior e mais completa cobertura de frotas e equipamentos do mundo.
Líder no Brasil nos mercados de Agricultura, Construção e Mineração que exigem filtros com tecnologia superior, a Donaldson se diferencia de seus concorrentes, pois tem em seu DNA a busca por produtos com alta performance que atendam às mais severas operações.
Hoje, todos esses pontos permitem que a empresa esteja presente em praticamente todas as montadoras do país, contando com o maior índice de nomeações em plataformas, consolidando-se não somente no mercado de Originais, mas também no Aftermarket por meio de uma estratégia sólida focada em atender seus clientes de forma única e eficiente.
As recentes contratações e um time de alta performance fazem da Donaldson a aposta certa para o setor de filtragem nos próximos anos, ocupando cada vez mais espaço no mercado com produtos diferenciados e excelência na condução do negócio no Brasil.
|