Tecfil Premia Melhores Fornecedores De 2018
Por Anderson V. Da Silva
Edição Nº 96 - Janeiro/Fevereiro de 2019 - Ano 17
Sempre em busca da melhoria contínua estreitando e fortalecedo os laços com seus fornecedores, a Tecfil realizou no dia 8 de novembro à partir das 13h no Hotel Marriot em Guarulhos, o “Projeto Fornecedor Tecfil 2018
Sempre em busca da melhoria contínua estreitando e fortalecedo os laços com seus fornecedores, a Tecfil realizou no dia 8 de novembro à partir das 13h no Hotel Marriot em Guarulhos, o "Projeto Fornecedor Tecfil 2018".
O evento foi compostos com palestras profissionais de economia e aftermaket, exposições da diretoria e do novo grupo de investimento, que completou a aquisição do grupo Tecfil no início de outubro deste ano.
O evento começou com a palestra de Flávio Boni, diretor industrial da empresa que trouxe como objetivo principal esclarecer as metas de crescimento e desenvolvimento que a companhia vem seguindo e conquistando ao longo dos anos, além de apresentar o motivo principal do tema escolhido deste ano para o projeto fornecedor, a indústria 4.0.
Com áreas fabris automatizadas, controles via rádio frequência, dashboards de acompanhamento de produtividade espalhados por todo o ambiente fabril, rôbos atuando nas linhas de montagens, entre outras iniciativas a Tecfil está colocando-se na vanguarda da tecnologia aplicada nas indústrias de filtros no Brasil.
Flávio comenta ainda que pela décima primeira vez a Tecfil é uma das empresas escolhidas como melhor lugar para trabalhar segundo o guia Você S/A, e complementa, "Ser escolhido e permanecer na posição por onze edições é um grande orgulho para todos nós da Tecfil, isto demonstra que estamos no caminho certo", finaliza.
Os crescimentos atingidos nos últimos anos pela Tecfil, mesmo em meio a crise, são consideráveis, e segundo Flávio as projeções para 2019 são ainda mais promissoras e estão planejadas para dois dígitos de crescimento, e acredita atingir cerca de 7 milhões de filtros produzidos até 2020.
Na sequência o representante da empresa de private equity H.I.G Capital que adquiriu a Tecfil no início de outubro deu continuidade ao evento. A aquisição do grupo balançou o mercado de filtração e o representante da H.I.G tranquilizou a todos sobre as diretrizes e estratégias do grupo que atualmente tem 14 companhias no Brasil, que vão do varejo ao agronegócio, investimentos na área imobiliária, além de marcas como calçados Mr. Cat e a rede de idiomas Cel. Lep. O grupo é responsável ainda por mais de US$ 27 bilhões de capital sob gestão em todo mundo tornando-se o maior fundo de investimento do mundo, segundo o representante que comentou ainda que o objetivo do grupo é aumentar ainda mais a participação da Tecfil no mercado, atuando com gestão mais eficiente, otimização de processos e investimentos, ampliando assim o EBTIDA (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization ou em português Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ampliação esta que é a especialidade do grupo de investimentos em todo mundo em suas linhas de negócios. A apresentação econômica e política ficou por conta de Luiz Artur Nogueira, jornalista, economista e palestrante. Luiz é especialista em cenários políticos e econômicos e atualmente escreve na revista e no site da ISTO É Dinheiro, onde mantém o blog "Descomplicando a Economia".
Em um palestra envolvente e descomplicada Luiz expôs os entraves e os possíveis influenciadores da economia global que podem de alguma forma influenciar no crescimento da economia brasileira.
Segundo o economista as perspectivas para os próximos anos e com o novo governo são otimistas, Luiz comenta que devemos alcançar 2% de crescimento para 2019 e 3% para 2020, isto é um grande avanço frente aos 1 a 1,5% que deverá fechar em 2018, quanto a inflação Luiz previsiona que devemos ficar em torno de 3 a 4,5% para os próximos anos.
O futuro do setor automotivo foi o tema da palestra apresentada por Orlando Merluzzi, palestrante, gestor, consultor, autor de inúmeros trabalhos e artigos publicados sobre gestão, ética, educação, cultura corporativa, setor automotivo e as novas fronteiras da China.
A palestra de Orlando trouxe a abordagem sobre o futuro dos veículos elétricos e o impacto nas indústrias de autopeças, principalmente de filtros. Segundo Orlando os veículos elétricos são um futuro e uma realidade já em alguns países, porém o Brasil ainda precisa avançar muito em infra estrutura para que possamos aderir a estes novos veículos. Orlando comentou ainda que as perspectivas para o mercado automotivo e as empresas de filtros são muito promissoras e acredita que nos próximos 15 anos deveremos atingir a marca de 80 milhões de veículos na frota circulante que atualmente é de 45 milhões de véiculos, proporcionando assim um aumento significativo para o mercado de aftermarket.
Os premiados
Um total de 14 empresas foram premiadas no "Projeto Fornecedor 2018". Algumas pela primeira vez e outras que já possuem uma bagagem e experiência de edições anteriores como é o caso da Germol que obteve sua décima nona premiação, consagrando-se o fornecedor com mais premiações desde a criação do evento. Destacaram-se ainda as empresas Sika em sua décima quinta premiação e Gráfica Rex em sua décima quarta premiação, entre as novatas a serem premiadas no evento ficaram por conta das empresas Microjuntas, Faro Embalagens, Paumar e Aspol todas em sua primeira premiação.
Os demais premiados no evento foram: Radici Group (3ª premiação), Basf (2ª premiação), Paroli (6ª premiação), Usiminas (9ª premiação), HV (4ª premiação), Mas-tin (7ª premiação), Pralana (9ª premiação).
Destaques
A CSN fornecedora de aços para estampagem, já premiada anteriormente em 2015 no quesito inovação por apresentar soluções mais econômicas e eficientes à Tecfil, proporcionando redução de custos significativas para a empresa, comenta sobre o sucesso do evento, "Foi um evento muito bem organizado, proporcionando um incentivo a todos os fornecedores, tanto os premiados como os não premiados, este evento gera um estimulo em nós fornecedores pela busca da melhoria contínua e crescimento junto ao cliente." comenta Heuler de Almeida gerente geral de vendas da empresa.
A Ahlstrom-Munksjö, um dos principais fornecedores de papel para a área de filtragem, esteve presente no evento e André Pereira, gerente de vendas, comentou a importância do evento para o grupo. "É muito importante este reconhecimento por parte da Tecfil, bem como a nossa participação no evento. Cada uma das nossas conquistas é dividida com todo o grupo e, sem dúvida, essa premiação indica que estamos no caminho certo. Ainda assim, quando não ganhamos, tomamos isso como um feedback e corrigimos a rota para que, no próximo ano, possamos conquistar o reconhecimento", e complementa sobre a aquisição da Tecfil, "Nosso grupo está muito otimista com a aquisição da Tecfil pela H.I.G. Temos certeza que, sob esse comando, a Tecfil atingirá patamares ainda maiores, beneficiando diretamente também os fornecedores".
André comenta, ainda, sobre as novas linhas de produtos da empresa no Brasil: "Iniciamos, em 2018, uma linha de meios filtrantes para a indústria, com um centro de distribuição para atendimento local e pronta entrega de microfibras de vidro, mídias sintéticas entre outros tipos de mídias para o segmento de filtros que são produzidos em outras plantas do grupo. Outro grande destaque e inovação da Ahlstrom-Munksjö é a mídia 80/20, voltada para o mercado de termoelétricas e outros segmentos", finaliza André.
|