Filtros Sinterizados Como Dispersores De Gás Para A Indústria Farmacêutica
Por Meio Filtrante
Edição Nº 92 - Maio/Junho de 2018 - Ano 17
Os produtos de metais porosos sinterizados são, atualmente, utilizados em aplicações de filtração em quase todos os ramos da indústria por serem reconhecidos por sua versatilidade, qualidade e eficiência em diversos processos
Os produtos de metais porosos sinterizados são, atualmente, utilizados em aplicações de filtração em quase todos os ramos da indústria por serem reconhecidos por sua versatilidade, qualidade e eficiência em diversos processos como, por exemplo, a recuperação de catalizadores e filtração de gases e líquidos. Sua versatilidade de produção em diversas ligas metálicas como: aços inoxidáveis, ligas a base de Ni, bronze ou ligas de titânio, tornam os produtos porosos sinterizados aplicáveis em praticamente todas as condições de processo. Pode-se trabalhar em ambientes redutores com temperaturas de até 1000ºC, em ambientes oxidantes com temperaturas de até 800ºC, inclusive sob pressão. Somando-se à sua eficiência e versatilidade os elementos porosos metálicos possuem a capacidade de serem submetidos a diversos métodos de limpeza, prolongando significativamente sua vida útil.
Outra aplicação do mesmo material poroso é a dispersão de gás em líquidos, usada com muito sucesso em indústrias farmacêuticas, mas também aplicada nas indústrias alimentícias e químicas.
Nesta aplicação, o gás é introduzido através do material poroso no líquido, que por ser feito de pó metálico compactado e sinterizado, promove a dispersão do gás através de muitos milhares de micro poros. O tamanho pode variar de 0,5 a 20 micra, oferecendo superior desempenho em comparação a tubos perfurados onde o menor tamanho de poro é em torno de 1 mm (veja imagem abaixo, lado esquerdo: dispersão de gás por dispersores de metal sinterizado, lado direto: dispersão de gás por tubos perfurados). Quanto menor o tamanho de poros do elemento, menor o tamanho de bolhas geradas, que por sua vez proporcionam um aumento significativo da superfície de reação gás-líquido, podendo alcançar superfície de até 1.000 vezes maior com a mesma vazão de volume de gás. Esta maior quantidade de superfície disponível promove uma melhor solubilidade do gás em líquidos, conduzindo mais rapidamente os níveis de saturação do líquidos. Para o cliente, isso significa uma forte redução de tempo de processo, uma considerável redução de consumo de gás e, por fim, uma economia significativa de custo.
Os elementos porosos metálicos sinterizados oferecem grandes vantagens, uma vez que eles têm uma excelente homogeneidade em relação à porosidade e distribuição do tamanho dos poros. Em termos de comprimento, podem atingir até 1500 mm sem qualquer solda, o que eleva a resistência à corrosão e preserva a superior resistência mecânica sob pressões elevadas.
A mais recente tecnologia disponível para esta aplicação são os dispersores metálicos assimétricos, onde o termo assimétrico se refere à uma estrutura da parede não homogênea, representado por uma fina membrana porosa metálica, com poros muito finos, aplicada sobre um material de suporte com poros bem maiores. Assim, a membrana preserva a formação de bolhas no processo que ocorre na membrana de metal, promovendo micro bolhas, enquanto o gás pode fluir mais rápido através do material subjacente com poros maiores. Assim, se obtém um dispersor de bolhas muito finas com um fluxo maior de gás em torno de quatro vezes se comparado com dispersores comuns.
Em suma, os dispersores metálicos de gás têm vantagens significativas em termos de alta eficiência, resistência à altas temperaturas, pressão e corrosão, além de seu design flexível, e por isso, são uma alternativa muito interessante para várias aplicações, especialmente nas indústrias farmacêuticas, químicas, de alimentos e bebidas.
|