Manutenções Preventiva E Corretiva Em Filtros Residenciais

O consumidor precisa prestar atenção ao filtro de sua residência para fazer a manutenção preventiva planejada de acordo com o Manual do produto. Tendo esse cuidado, ele evita ter que recorrer a uma manutenção corretiva 


Manutenções Preventiva E Corretiva Em Filtros Residenciais


O consumidor precisa prestar atenção ao filtro de sua residência para fazer a manutenção preventiva planejada de acordo com o Manual do produto. Tendo esse cuidado, ele evita ter que recorrer a uma manutenção corretiva, que é quando o filtro já apresenta diversos problemas que precisam de uma intervenção maior.

Limpezas externa e interna

Para um purificador de água manter suas características ideais de filtragem e garantir água pura e saudável, a recomendação da IBBL aos seus consumidores é que a manutenção preventiva seja feita, no máximo, a cada seis meses. "Mas de acordo com o uso, a condição da água e as características do local onde o produto está instalado, pode haver a necessidade de ser feita com um tempo menor. Esta manutenção consiste na limpeza externa e interna dos purificadores", salienta Cristian Oliveira, supervisor de pós-venda da IBBL.
A limpeza externa, segundo ele, é simples e pode ser feita pelo próprio consumidor, com o uso de um pano de microfibra úmido e detergente neutro. "O produto não deve ser limpo com jatos d’água, produtos abrasivos, álcool ou solventes, nem produtos que deixem gosto na água ou que danifiquem as peças plásticas", ressalta.
Quanto à limpeza interna, recomenda-se fazer com uma Assistência Técnica Autorizada porque ela precisará desmontar o aparelho para fazer a higienização nas partes de contato com a água, como reservatório e torneiras. A empresa indica também que, a cada um ano, seja feita a substituição de mangueiras, conexões e torneiras, que sofrem desgaste com o tempo e uso. "É importante fazer essa troca, pois não há possibilidade de higienizar as mangueiras internamente. Com o passar do tempo, sujidades e micropartículas podem ficar acumuladas nelas, e, por isso, orientamos a substituição", diz Oliveira.
As torneiras também precisam ser substituídas porque, mesmo realizando a higienização constantemente, não é possível limpá-las por inteiro em áreas e espaços onde uma pessoa não alcança. "Essa questão, somada ao desgaste do uso e às sujeiras do ambiente, como pó, gordura da cozinha e mão humana que está sempre em contato, faz com que ocorra o acúmulo de sujeira", explica Oliveira. Segundo ele, dependendo do ambiente e da frequência com a qual a limpeza é feita, as torneiras podem durar mais que um ano. Porém, dentro das condições normais de uso e testes realizados na empresa, é indicado que a troca seja realizada uma vez por ano.



Cada purificador ou filtro tem uma instrução de troca, que é relativa, mas, em geral, passa por esta sequência
:
1. Uso do produto;
2. Acompanhamento da vida útil;
3. Troca do produto dentro do período indicado pelo fabricante, normalmente entre 6 e 9 meses;
"O importante é seguir a indicação do Manual de Instruções e características técnicas do produto", afirma Juliano Frizzo, gerente de marketing da Filtros Planeta Água.



Problemas por não fazer manutenção
A manutenção preventiva garante que as peças internas de contato com a água estejam sempre em boas condições de uso e livre de impurezas. A falta da manutenção preventiva faz com que o purificador de água deixe de oferecer água pura e saudável ao consumidor. 
Entre os problemas gerados por não fazê-la, estão vazamento e mau cheiro e Juliano Frizzo, gerente de marketing da Filtros Planeta Água, diz que ocorrem ainda entupimento, passagem de sujeiras para o reservatório, ressecamento da mangueira dos produtos, entre outros. Além destes, poderá ter outras consequências. "Como consequência da falta de uma manutenção preventiva, o consumidor não terá a qualidade da água que ele espera, podendo ocorrer a diminuição na vazão da água, gosto e, em alguns casos, sujidades na água", adverte Oliveira.

Manutenções Preventiva E Corretiva Em Filtros ResidenciaisCorretiva: corriqueira ou exceção?
Nos produtos da IBBL, a manutenção corretiva ocorre de forma eventual. "A necessidade da correção pode estar relacionada ao tempo de uso e desgaste natural de peças. Mais geralmente ocorre quando o cliente permanece por muito tempo sem fazer a devida manutenção preventiva, procurando esse cuidado do produto somente quando ele apresenta alguma anormalidade", explica Oliveira. 
Segundo Frizzo, o que ocorre, normalmente, é que o consumidor esquece da troca ou negligencia sua importância. "E entre as diferenças, na manutenção corretiva, para certificar-se que não há contaminação antes de trocar o refil, é preciso fazer uma higienização maior das peças", explica.

Motivos
Há diversos motivos para o consumidor chegar ao ponto de ter que fazer uma manutenção corretiva. "Quando vê que o filtro está entupido ou algo mais acontece, o consumidor percebe que tem algo de errado e lembra de fazer a manutenção. É igual uma pessoa que não faz check-up no médico, quando precisar fazer é mais complicado", compara Frizzo.
De acordo com Oliveira, o consumidor não faz a manutenção preventiva por falta de conhecimento de que existe essa necessidade e por não ter o hábito de ler completamente o manual de instruções do produto, que contém essas informações. Outro motivo é que muitos consumidores têm a opinião de que o preço dessa manutenção preventiva é muito alto ou que não é necessária. "Essa é uma informação limitada, pois a manutenção preventiva, desde que realizada dentro do prazo correto, fará com que o produto tenha uma vida útil maior, além de garantir que estará realizando suas funções corretamente, que é a de servir a água livre de impurezas", conclui. 


Contato da empresa
Filtros Planeta Água: www.planetaagua.ind.br
Publicidade