Mercado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 92 - Maio/Junho de 2018 - Ano 17
Confira as novidades no mercado industrial
Produção cresce 14,6% no ano com alta de vendas
A produção das fábricas brasileiras de veículos segue gerando boas notícias de crescimento, com o melhor resultado mensal e trimestral desde 2014.
Com a rara combinação da alta das vendas domésticas – os emplacamentos de leves e pesados produzidos no País avançaram 14,7% no primeiro trimestre, para 481,7 mil unidades – e expansão continuada das exportações (180,2 mil embarcados), a produção nacional soma nos três primeiros quase 700 mil automóveis, utilitários, caminhões e ônibus de janeiro a março, o que representa sustentado aumento de 14,6% sobre igual período de 2017. Com 267,4 mil veículos produzidos só em março, houve também expressiva alta de 25,3% sobre fevereiro (quando a produção foi prejudicada pelo carnaval e menor número de dias trabalhados) e avanço de 13,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
De fevereiro para março os estoques cresceram de 226,5 mil para 23,7 mil veículos parados nos pátios das montadoras e concessionárias à espera de compradores. Este volume corresponde a 34 dias de vendas seguindo o ritmo verificado no mês passado, um a mais do que em fevereiro, o que é pela indústria considerado um nível "razoável".
Ociosidade e contratações - Antonio Megale, presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes instalados no país, destacou que a produção do primeiro trimestre (700 mil) já está bastante próxima da média de 718 mil verificada nos três primeiros meses dos últimos 10 anos (desde 2008). Mas ainda está bastante abaixo do pico histórico de 862 mil atingido entre janeiro e março de 2013.
"A indústria ainda opera com ociosidade", observou Megale, na média as linhas de produção no país têm 40% de tempo ocioso, ou usam apenas 60% da capacidade total – estimada em 5 milhões de veículos/ano. O índice de capacidade ociosa é menor nas fábricas de automóveis, 37%, e muito maior nas plantas de caminhões e ônibus, 70%.
A Anfavea manteve inalterada a projeção de que a produção nacional de veículos deve somar 3 milhões de unidades em 2018, em avanço de 13,2% sobre 2017. Com esse desempenho, a ociosidade média das fábricas se manterá em 40%. O nível de emprego está voltando a crescer entre os fabricantes de veículos. Até o fim de março o setor empregava o total de 131.221 pessoas, número 3,4% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, com 4.335 funcionários a mais.
Fonte: www.automotivebusiness.com.br
A produção das fábricas brasileiras de veículos segue gerando boas notícias de crescimento, com o melhor resultado mensal e trimestral desde 2014.
Com a rara combinação da alta das vendas domésticas – os emplacamentos de leves e pesados produzidos no País avançaram 14,7% no primeiro trimestre, para 481,7 mil unidades – e expansão continuada das exportações (180,2 mil embarcados), a produção nacional soma nos três primeiros quase 700 mil automóveis, utilitários, caminhões e ônibus de janeiro a março, o que representa sustentado aumento de 14,6% sobre igual período de 2017. Com 267,4 mil veículos produzidos só em março, houve também expressiva alta de 25,3% sobre fevereiro (quando a produção foi prejudicada pelo carnaval e menor número de dias trabalhados) e avanço de 13,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
De fevereiro para março os estoques cresceram de 226,5 mil para 23,7 mil veículos parados nos pátios das montadoras e concessionárias à espera de compradores. Este volume corresponde a 34 dias de vendas seguindo o ritmo verificado no mês passado, um a mais do que em fevereiro, o que é pela indústria considerado um nível "razoável".
Ociosidade e contratações - Antonio Megale, presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes instalados no país, destacou que a produção do primeiro trimestre (700 mil) já está bastante próxima da média de 718 mil verificada nos três primeiros meses dos últimos 10 anos (desde 2008). Mas ainda está bastante abaixo do pico histórico de 862 mil atingido entre janeiro e março de 2013.
"A indústria ainda opera com ociosidade", observou Megale, na média as linhas de produção no país têm 40% de tempo ocioso, ou usam apenas 60% da capacidade total – estimada em 5 milhões de veículos/ano. O índice de capacidade ociosa é menor nas fábricas de automóveis, 37%, e muito maior nas plantas de caminhões e ônibus, 70%.
A Anfavea manteve inalterada a projeção de que a produção nacional de veículos deve somar 3 milhões de unidades em 2018, em avanço de 13,2% sobre 2017. Com esse desempenho, a ociosidade média das fábricas se manterá em 40%. O nível de emprego está voltando a crescer entre os fabricantes de veículos. Até o fim de março o setor empregava o total de 131.221 pessoas, número 3,4% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, com 4.335 funcionários a mais.
Fonte: www.automotivebusiness.com.br
Wega com nova supervisora de marketing
Complementando o time de profissionais da empresa, a Wega Motors acaba de contratar para o cargo de Supervisora de Marketing, Thuanney Castro.
Com vasta experiência no setor de autopeças, Thuanney atua na área desde 2013, iniciada na Perfect Automotive, onde se manteve até março de 2018.
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), concluiu MBA em Marketing Digital pela Anhanguera Educacional e também agrega cursos de Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marketing Estratégico e CRM ao seu conhecimento, além de curso de Mecânica Básica ministrado pelo SENAI-SP.
"Estou muito feliz e motivada por estar compondo o time da Wega. Há muitos desafios e trabalhos para serem desenvolvidos e com certeza, teremos sucesso em todos eles. A marca já é conhecida e consolidada no mercado, vamos focar nos reparadores, distribuidores e varejistas e trabalhar, para continuar levando sempre o melhor para os nossos clientes. Esse é o nosso objetivo", declara Thuanney Castro.
Sob o comando da nova Supervisora, a Wega Motors pretende ampliar ainda mais seu relacionamento junto ao mercado de reposição, através de participações em eventos e ações voltadas para o seu público.