Membranas Aumentam A Eficácia Do Processo De Pintura Por Eletroforese
Por Suzana Sakai
Edição Nº 91 - Março/Abril de 2018 - Ano 16
Aplicação melhora o controle das características da tinta
Menos retrabalho, mais qualidade no resultado final da pintura. As membranas de ultrafiltração são utilizadas em várias etapas do processo de pintura por eletroforese, com o objetivo de maximizar a recuperação de tinta, gerando ultrafiltrado para o enxágue, reduzindo custos de operação e garantindo a qualidade da tinta.
As primeiras membranas utilizadas no processo de eletroforese foram as membranas tubulares, instaladas quando a tinta ainda era aniônica, na década de 1970. Com o advento da tinta catiônica, à medida que a aplicação da membrana se tornou mais comum, além das membranas tubulares foram introduzidas as membranas de fibra oca, otimizando a economia do processo e reduzindo o tamanho do sistema de filtração na planta. "Finalmente, as membranas espirais foram desenvolvidas para esta aplicação, proporcionando um maior envelopamento, com maior densidade de área de membrana e melhor uso do espaço na planta. Esta área de filtração maior resultou em equipamentos menores e menor consumo de energia por permeado produzido" – conta Carlos Mauricio Rodrigues, gerente nacional da Koch Membrane Systems.
Aplicação
Nos sistemas de eletroforese, as membranas de ultrafiltração aumentam a eficiência da pintura diminuindo o retrabalho e a quantidade de tinta no efluente final além de propiciar um melhor controle das características da tinta. "A utilização de membranas, dimensionadas adequadamente, produz permeado com qualidade e em quantidade suficiente propiciando um enxague das peças e/ou cabines eficiente, praticamente evitando a necessidade de retrabalho manual antes do acabamento, resultando assim em uma superfície com melhor qualidade final" – explica Rodrigues.
As membranas podem ser utilizadas em diversas etapas do processo de pintura. A aplicação mais comum é ultrafiltração do banho de tinta. Neste processo, uma solução de tinta de aproximadamente 20% de sólidos totais passa através de um equipamento de ultrafiltração, reciclando a tinta e os pigmentos de volta ao banho de eletroforese, enquanto deixa a água, sais, solventes e outros contaminantes passar pelas membranas. "Este permeado da membrana pode servir para purgar os contaminantes solúveis do banho ou ser utilizado para enxágue das partes e/ou carrocerias para remover o excesso de tinta, recuperando assim, por cascata, quase toda a tinta que iria para o tratamento de efluentes" – afirma o gerente nacional da Koch Membrane Systems.
Outra aplicação comum é o uso das mesmas membranas de ultrafiltração para tratar a água de enxágue do processo de eletroforese, para gerar maior volume de permeado (filtrado) a ser utilizado no enxágue de peças e/ou cabines. "O objetivo final deste processo seria manter o nível de sólidos no tanque de enxague mais baixo para melhorar a qualidade e recuperar a maior parte da tinta que iria ao tratamento de efluentes se não fosse tratada pelas membranas" – indica Rodrigues.
As membranas de ultrafiltração ajudam a obter um enxágue de maior qualidade. A tecnologia pode ser utilizada no tratamento do filtrado das membranas de ultrafiltração e para reduzir a condutividade do permeado e assim proporcionar uma água de melhor qualidade.
Já as membranas de osmose reversa são frequentemente usadas no enxágue de água deionizada que visa reutilizar a água deionizada do enxágue final. "A osmose reversa também é utilizada para geração de água deionizada de processo em substituição ao processo utilizando leitos de resina, com menor tendência a formação de microbiologia" – diz Rodrigues.
Mercado
A Koch Membrane Systems é uma empresa pioneira no fornecimento de membranas para mercados e aplicações industriais e municipais e oferece aos clientes do segmento automotivo e outros usuários de pintura por eletroforese desde membranas tubulares ABCOR® usadas em equipamentos de eletroforese, membranas de fibras ocas ROMICON® atualmente utilizadas principalmente na filtração de tintas à base PU e membranas espirais.
O último lançamento da Koch foi a família de produtos KPAK®, construída para evitar a passagem de tinta na carcaça, combinando a membrana com a carcaça, tornando-o um elemento único para fácil manutenção e troca, proporcionando melhor eficiência de filtragem e melhor qualidade de permeado.
A Koch Membrane Systems também fornece células de diálise tubular EDCORE e EDMORE além de membranas de ultrafiltração, nanofiltração e osmose reversa que podem ser usadas em vários processos do sistema de pintura.
Contato da empresa
Koch Membrane: www.kochmembrane.com