Publicidade

Editorial

Nos últimos meses, o Brasil vem apresentando sinais de melhorias na economia com diversos setores apontando a retomada do crescimento. O curioso é que essa afirmação se contrapõe à percepção popular


O paradoxo do crescimento

Nos últimos meses, o Brasil vem apresentando sinais de melhorias na economia com diversos setores apontando a retomada do crescimento. O curioso é que essa afirmação se contrapõe à percepção popular, devido à atual crise política e social instaurada no país, que gera um grande fluxo de notícias de cunho negativo e maior visibilidade.
Os dados finais do PIB 2017 somente serão divulgados no início de março, e o mercado aposta em crescimento em torno de 1 a 1,3%, o que mostra a recuperação da economia após dois anos de profunda crise financeira, com previsão de chegar a 2,8% em 2018, ante a expectativa do governo de crescimento de 3%.
Analisando o segmento automobilístico, em 2017 a indústria teve recorde de exportações com crescimento de 46,5% em relação a 2016. A tendência segue em alta nesse ano, com 47 mil unidades comercializadas, que representam 23,6% a mais do que em janeiro de 2017. As vendas internas cresceram 9% no ano passado, e a Anfavea espera para 2018 o crescimento de 13,2% para a produção, 11,7% em emplacamentos e 5% para as exportações.
São sinais claros de retomada econômica aos quais todos devemos ficar atentos para poder gerar resultados positivos também nas empresas, buscando não apenas ferramentas que proporcionem melhorias na gestão, mas também ações efetivas que resultem em ganhos reais de performance nas operações industriais, comerciais e de serviços. O fato é que independente dos números, o crescimento também depende das nossas atitudes, e o tempo é propício para agir visando um ano ainda mais produtivo.
Nessa visão, é positivo o exemplo da Abrafiltros, que participa pela primeira vez como expositora na Filtech – o maior evento de filtração mundial - de 13 a 15 de março na Alemanha, para trazer as novidades de mercado e da indústria 4.0 aos seus associados.
Nas matérias dessa edição, trazemos como matéria de capa o crescimento da Parker após um ano de aquisição da Clarcor; a importância da troca correta do óleo do motor; novas formas de purificação da água de uso doméstico; o uso das membranas de ultrafiltração para aumentar a eficácia do processo de pintura por eletroforese; filtros de tambor rotativo a vácuo; filtros para irrigação; avaliação dos filtros manga em indústrias de tintas e muito mais. Boa leitura!


Rogéria Sene Cortez Moura
Editora


Editorial



Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Atsushi Gomi; Caio Guilherme Barbosa; Carlos Mourão; Cláudio Chaves; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortez; Luciano Peske Ceron; Marcia Brunini Truite Hanson; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamore; Ricardo Saad; Robert Scarlett; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.


Colaboraram nesta edição:
André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi); Abrafiltros (Diretoria); Digvijai Singh (A2Z Filtration); Thiago Lima (Saati); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Nathália Souza de Novaes (Telas MM); Dirk Huber (Erwin Junker); Edgard Luiz Cortez e Lucas Cortez Moura (Iteb); Paulo Roberto, Marcio José Cirino e José Augusto Moraes (Parker); Claudia Montesso e Djalma Baúte (Poli-Filtro); Kaio Pinas e Fábio Oliveira de Castro (Wega Motors); Eduardo Fischer (Mahle Metal Leve); Ronilso Toledo (Sogefi); Fang C. (Seineca); André Gonçalves (Mann-Filter); Léo Stevan de Souza (Tecfil); Alexandre Tambasco (Lorenzetti); Claudio Chaves (Hidro Filtros); Juliano Frizzo (Filtros Planeta Água); Carlos Mauricio Rodrigues (Koch Membrane); Egon Scheiber (Mausa); Edison Silva (VLC); Ana Cristina Mazzali Stauch (Remae); Dotan Paz (Amiad); Danny Braz (Regatec); Roberta Grazziotin Rocha e Dr. Luciano Peske Ceron (PUCRS).

Publicidade