Publicidade

Bentley Systems - The Year In Infrastructure 2018 Conference

Há muito tempo se ouve falar sobre a importância da infraestrutura no desenvolvimento econômico. Além de interferir diretamente na economia, pela criação de demanda e pelo aumento do emprego, a melhoria nas questões de infraestrutura também tem efeitos&am


Bentley Systems - The Year In Infrastructure 2018 Conference

Há muito tempo se ouve falar sobre a importância da infraestrutura no desenvolvimento econômico. Além de interferir diretamente na economia, pela criação de demanda e pelo aumento do emprego, a melhoria nas questões de infraestrutura também tem efeitos considerados permanentes, como por exemplo, a elevação da produtividade e o estimulo em alguns setores da indústria. 
As Revistas TAE e Meio Filtrante foram convidadas para cobrir a conferência, entre os dias 15 e 18 de outubro, em Londres, a Year in Infrastructure 2018 Conference. Realizada pela Bentley Systems, a conferência é uma reunião global dos principais executivos do setor e líderes formadores de opinião em projeto, construção e operações da infraestrutura mundial. Este ano, o tema do encontro foi Going Digital: Avanços na Infraestrutura.
Durante os quatro dias de evento foi possível conferir cerca de 70 palestras e mais de 50 sessões informativas, incluindo sessões com os principais especialistas do setor, workshops interativos, fóruns, painéis de discussão e demonstrações de produtos. Além disso, os visitantes conheceram o Pavilhão de Tecnologia, que apresentou exposições e apresentações da Bentley Systems e de seus parceiros estratégicos como Microsoft, Siemens, Topcon e Bureau Veritas.
Primeiro dia: O primeiro dia do evento teve a abertura do CEO da Bentley Systems - Greg Bentley anunciando os novos softwares e as inovações da empresa para o mercado. 
O painel apresentou o iTwin Services, uma tecnologia que permite que projetos de gêmeos digitais tenham um melhor desempenho para engenharia de infraestrutura. Outra novidade, apresentada por Keith Bentley - Founder & CTO da Bentley, foi a biblioteca JavaScript de código aberto para criar conexões imersivas com iTwin de infraestrutura (iModel.js). 
Por sua vez, Bhupinder Singh - CPO, Bentley Systems, trouxe para o público algumas inovações: O OpenSite Designer, o OpenBuildings Designer, o OpenBridge Designer e o OpenFlows Flood. Tratam-se de tecnologias que ampliam ainda mais o portfólio de engenharia e análise de projeto da Bentley.
Mr. Singh destacou a nova versão do OpenBuildings Designer, que permite fluxos de trabalho digitais colaborativos sem precedentes para modelar totalmente o tráfego de pedestres no projeto de transportes. Já o OpenCities Planner, outra novidade, aproveita a modelagem da realidade em escala urbana para abranger o GIS e o BIM através da Agency9.
Os avanços na industrialização também foi tema desse painel, onde Mr. Singh destacou que a Bentley promove, em integração com  o Microsoft 365, alguns desses avanços, como a entrega de projetos de infraestrutura, por meio de fluxos automatizados de trabalhos digitais para replicar os melhores projetos de sucesso. 
A apresentação também contou com a participação da Siemens, que em parceria com a Bentley anunciaram serviços digitais na nuvem - PlantSight. A solução permite que gêmeos digitais atualizados e operados sincronizem a planta real e suas representações de engenharia, para operações de processos mais eficientes. Mr. Eckard Eberle, CEO Process Automation da empresa, explicou a integração de diferentes tipos de fontes de dados para obter um contexto digital holístico para componentes digitais alinhados. 
Na ocasião as empresas anunciaram também o software de soluções integradas de gerenciamento de desempenho de ativos (APM) para usinas de energia. Os recursos avançados de software de desempenho de ativos da Bentley e a experiência em geração de energia complementar da Siemens oferecem ao mercado confiabilidade aprimorada na disponibilidade de equipamentos e eficiência de custos.
Além disso, a Topcon e a Bentley informaram iniciativas e programas de construção civil que expandem os insights e criam mudanças. Encerrando a abertura de lançamentos, a Bentley e a Atos, por meio do seu representante Mr. Markus Schaffhauser - Global Business and Platform Solution CTO, anunciam parceria estratégica para criar Digital Twins para operadores de ativos industriais e de infraestrutura.
Segundo dia: O segundo dia de evento teve a apresentação do CEO Greg Bentley que apresentou alguns softwares para a área de infraestrutura da própria empresa e também os softwares em parceria com a Siemens, Microsoft e TOPCON. No mesmo painel, Sir. John Armitt - presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura, entidade independente do governo britânico, abordou a importância da interação dos órgãos governamentais com as empresas relacionadas com infraestrutura na melhoria do funcionamento das cidades.
Além disso, Armitt falou sobre infraestrutura e a necessidade de reduzir custos e também revelou que todos os estudos e projetos da participação da capital inglesa nos Jogos Olímpicos 2012 custaram o dobro do orçado inicialmente. Para ele, os projetos na era digital, além de trazerem transparência, fazem com que o público entenda os benefícios e se disponha a pagar os custos. 
No mesmo painel, o evento trouxe como destaque a apresentação de alguns dos finalistas do prêmio de reconhecimento pela inovação da utilização de vários softwares da Bentley, como a equipe da Infraero, que apresentou o projeto de digitalização e automatização do aeroporto de Londrina (PR). 
Terceiro dia: A agenda do terceiro dia de evento teve a apresentação do Dr. Horst Kayser, Chief Strategy Office da Siemens, e a apresentação da Bentley abordando tecnologias e a transformação digital. Em paralelo foi realizado o Fórum da Indústria, um painel direcionado para profissionais de infraestrutura que puderam interagir com colegas e visionários do setor, além de aprenderem sobre as melhores práticas, os avanços tecnológicos e assistirem às apresentações dos projetos finalistas do Year in Infrastructure Awards.
A produtividade na entrega de projetos BIM também esteve em pauta. Foi apresentado como os métodos de projeto computacional permitem que os projetistas explorem rapidamente alternativas de projeto. Além disso, foi discutida a influência da inovação na construção e a simulação de projetos. 
Último dia e Premiação: O Prêmio Year in Infrastructure 2018 Awards, entregue no último dia do evento em um jantar de gala, foi um dos grandes destaques. O programa de premiação homenageia os trabalhos dos usuários e clientes da Bentley, que avançam o projeto, a construção e as operações de infraestruturas em todo o mundo. Doze painéis de jurados especialistas do setor selecionaram os 57 finalistas de 420 projetos inscritos por mais de 340 organizações de usuários Bentley em todo o mundo.

Bentley Systems - The Year In Infrastructure 2018 Conference

Na ocasião, foram premiados 19 projetos além de 09 outros projetos receberem o prêmio Special Recognition. O projeto Aeroporto Digital de Londrina, desenvolvido na metodologia BIM, recebeu reconhecimento especial por sua contribuição à gestão eficiente de todo o cliclo de vida de ativos aeroportuários, além de implantar uma cultura organizacional em todos os setores da companhia. A iniciativa é um modelo para todos os outros 54 aeroportos sob responsabilidade da Infraero. Estiveram no evento e receberam o prêmio, Patrícia Oliveira, que lidera o projeto BIM na Infraero, e Ângelo Grossi, CFO da estatal.
O objetivo do projeto é promover a integração e a colaboração entre as diversas áreas da empresa e, apoiados pela tecnologia, serão capazes de integrar mapas, infraestrutura, edificações, sistemas prediais, gerenciando de forma integrada os ativos do aeroporto. A equipe de Implantação BIM da Infraero usou as soluções AECOsim Building Designer, OpenRoads Designer, MAP e MicroStation, além do uso do SYNCHRO Scheduler na realização do modelo.
Já os vencedores pelos avanços digitais em infraestrutura em construção civil tiveram seus projetos premiados em melhorias ou na construção de pontes, edifícios, redes de comunicação, cidades digitais, engenharia ambiental, de mineração e offshore, geração de energia, ferrovias e trânsito, desempenho dos ativos rodoviários e ferroviários, estradas e rodovias, engenharia estrutural, serviços públicos e desempenho de ativos industriais, redes e plantas de tratamento de água e esgoto, entre outros temas. 
Além disso, o último dia do evento foi marcado pelo painel de infraestrutura. Durante todo dia foi possível participar de fóruns com apresentações de parceiros estratégicos da Bentley que abordaram diversos assuntos, entre eles os serviços de nuvem federada desenvolvidos por meio de co-empreendimento digital, promovendo a infraestrutura e liderando o caminho para o avanço digital.
A próxima edição da Year Infrastructure Conference já está confirmada. O evento será em outubro de 2019, no Centro de Convenções e Exposições Marina Bay Sands, em Cingapura.  
Publicidade