Sistemas De Filtragem E Aplicações Mais Comuns No Segmento Residencial
Por Carla Legner
Edição Nº 94 - Setembro/Outubro de 2018 - Ano 17
Sistemas De Filtragem E Aplicações Mais Comuns No Segmento Residencial
O Brasil é um mercado que agrupa variadas aplicações de sistemas de filtração de água residencial. De modo geral, os filtros que garantem a filtração da água que abastece as residências são conhecidos como filtros para Ponto de entrada e filtros para de Ponto de uso. O primeiro é instalado na entrada da rede hidráulica. Este tipo de filtro oferece água sem sedimentos para toda a tubulação da casa.
Já os sistemas para Ponto de uso são compostos de equipamentos que filtram a água que está prestes a ser ingerida, reduzindo principalmente o nível de cloro livre presente na água. Existem também os filtros aplicados em máquinas domésticas, além dos filtros para chuveiros e duchas.
A utilização de filtros residenciais é preponderante para manter o bem-estar e a saúde de toda a família. Uma filtragem inadequada pode ocasionar grandes danos, uma vez que as companhias de tratamento adicionam cloro à água, com a intenção de eliminar a presença de vírus e bactérias. No entanto, se o cloro for consumido em excesso, pode provocar sérios danos ao organismo.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a tubulação em que a água passa até chegar às residências. No caminho percorrido, podem ocorrer infiltrações contaminando-a. Uma das funções dos filtros de água é reter partículas sólidas, tornando a água límpida e totalmente adequada para o consumo.
Paulo Carvalho, representante da Excel Filtros explica que embora o Brasil seja um país bem abastecido por bacias e mananciais, o sistema de tratamento das principais concessionarias de água ainda tem tecnologias ultrapassadas, sem contar com a péssima qualidade das redes de distribuição que se faz necessário uso de filtros e purificadores.
"Infelizmente não há um controle confiável por parte de órgãos reguladores, facilmente se encontra águas em rede e residências com índice de 300% acima do permitido. Os males são conhecidos mundialmente: o alto índice de cloro livre presente na água"- destaca Carvalho.
De acordo com Cezar Alexandre Cardoso, engenheiro da Original Aquaplus Filtração, os filtros de Ponto de uso podem ser com duas tecnologias diferente: a tradicional de tripla filtração e o Carbon Block. A tripla filtração funciona com tres camadas, sendo a primeira e terceira de filtração das partículas solidadas por meio do sistema Melt Blown e a segunda (intermediaria), o carvão ativado com prata coloidal retira pequenos odores, além de fazer o papel de declorante da água
Por sua vez, no sistema Carbon Block é criado um bloco de carvão ativado com uma trama específica para a retenção dos sólidos e retirada de odores, além de também fazer o papel de declorante da água. Para filtros de entrada temos o Sistema de Melt Blown, onde são retirados os sólidos em suspensão.
"Considerando as aplicações em residências é essencial exaltar as linhas de filtros para Ponto de entrada, ideais para serem instalados na entrada da caixa d´água ou no cavalete. São capazes de eliminar limo, barro, ferrugem e outras partículas sólidas. As de Ponto de uso, para bebedouros, máquinas de café, também são ideais para instalação sob a pia da cozinha, que, além de retirar o limo, barro, ferrugem, cloro, cheiros e gostos, realizam o controle do nível microbiológico", completa Paulo Sergio Galina, responsável pelo marketing da Lorenzetti.
Como funcionam e principais aplicações
São vários tipos, aplicações e benéficos dos filtros residenciais. De acordo com Claudio Chaves, representante da Hidro Filtros, os filtros de ponta de entrada são equipamentos instalados na entrada da água da residência. São utilizados para abastecer todos os pontos da casa com água livre de sedimentos, por meio de elementos filtrantes de retenção.
O especialista destaca as principais aplicações:
- Sistemas para cavalete ou caixa d´água: o uso desse filtro evita sucessivas limpezas na caixa d´água, deixando a água livre de sedimentos como: areia, barro e limo. Além disso, preserva os equipamentos da residência, aumenta a qualidade de água, que fica armazenada e evita o entupimento da boia, chuveiros e outros itens.
- Sistemas abrandadores: são aplicados no ponto de entrada da casa e são utilizados para remover metais pesados. Esses filtros são ideias para lugares onde há um índice de dureza da água, com uma grande concentração de cálcio e magnésio. Aumentam a eficiência e a vida útil dos detergentes e sabonetes, além de reduzir a dureza, ferro e calcários nas tubulações e em equipamentos como aquecedores, máquina de lavar, entre outros. Tudo isso resulta em pias, louças, chuveiros e vasos sanitários sem manchas, roupas mais brilhantes, sedosas, limpas e brancas.
- Sistemas para máquinas: são filtros aplicados antes das máquinas (máquina de lavar roupa, lavar louça, autoclaves, aquecedores e galadeiras Side By Side).
Os filtros para ponto de uso são equipamentos que reduzem os índices de cloro livre presente na água. Eles possuem os mais diversos formatos e podem ser aplicados na cozinha, banheiro e/ou área de serviço.
- Filtros de torneira: são aplicados na torneira ou até mesmo para substituí-la. Geralmente possuem acionamento duplo para ter água da rede hidráulica e água filtrada num mesmo equipamento. Esses filtros oferecem água filtrada para beber, cozinhar e lavar alimentos (livres de cloro, gostos e odores). Também possibilitam o acionamento da água da rede hidráulica para lavar louça.
- Filtros por gravidade: são equipamentos que não necessitam de pressão de operação, funcionam apenas por meio da gravidade. Esse tipo de filtro é caracterizado por jarras com filtro e pelos tradicionais filtros de barro/cerâmica. São itens portáteis e de fácil manuseio.
- Purificadores de bancada ou parede: são itens que podem ser instalados na parede ou sobre a bancada da pia (geralmente na cozinha). Além de filtração essencial, que retém sedimentos e reduz o cloro, muito desses purificadores possuem tecnologias avançadas de filtração, como eficiência bacteriológica. Devido ao design moderno, esse tipo de equipamento é adaptável a qualquer superfície plana ou parede.
- Purificadores de água gelada: são purificadores que, além de purificar a água, tem a capacidade de refrigerá-la, em temperaturas que variam de 5° a 15°. São ideias para o verão, pois esse item proporciona água natural e gelada.
- Sistemas sob a pia: essa modalidade de aplicação caracteriza-se pelos filtros instalados embaixo da pia. A vantagem desse tipo de equipamento é que otimizam o espaço da cozinha e possuem longa vida útil. São ideias para ambientes pequenos.
- Filtros para chuveiros: são aplicados em duchas e chuveiros para reduzir os índices de cloro, além de metais pesados presentes na água. O banho com água filtrada resulta em uma maior saúde respiratória, pois reduz o risco de asma, bronquite e rinite alérgica, potencializadas pela absorção e inalação de cloro. Bebes e crianças, que são mais suscetíveis aos riscos provocados por este agente químico, ficam mais protegidos. Além disso, cabelos e pele ficam mais macios e saudáveis, inclusive amenizando alergias, manchas etc.
A redução do cloro resulta também em uma melhora na qualidade do ar dentro de casa, pois evita a propagação dos trihalometanos e outros subprodutos do cloro prejudicais à saúde.
Apesar de tantas aplicações, são os filtros de água para consumo que vemos com mais frequência em casa. De acordo com Carvalho, os sistemas mais utilizados hoje são o filtro de barro (redução de partículas suspensas e redução de cloro), o filtro de carvão ativado (redução de partículas suspensas e redução de cloro) e os sistemas de filtragem duplo estágio, partícula e carvão (redução de partículas suspensas e redução de cloro).
Mercado e principais novidades
Galina explica que o mercado de filtros residenciais se mantém positivo, uma vez que as pessoas, cada vez mais, entendem a importância do consumo de água pura e tratada, levando em consideração alternativas eficientes, econômicas e sustentáveis. Neste contexto, em vez de comprar água engarrafada em PET, que causa danos ao meio ambiente no descarte, os consumidores têm optado em maior escala pelos filtros residenciais.
Na categoria de filtros e purificadores de água, Galina cita alguns produtos. Os modelos Naturalis e Gioviale, por exemplo, se destacam pela alta capacidade de purificação. Enquanto o Gioviale é mais compacto, idealizado para atender as famílias menores, compostas por até quatro pessoas, conta com refil que apresenta durabilidade estimada em quatro mil litros. O Naturalis é ideal para famílias maiores, oferecendo durabilidade do refil de aproximadamente seis mil litros.
A marca oferece ainda os modelos Vitale, Acqua Bella e Versatille. O Vitale é um produto compacto, que permite a instalação sobre a pia ou na parede. Já o Acqua Bella é indicado para os consumidores que preferem um purificador com torneira. Outro destaque é o Versatille, como o próprio nome destaca, se diferencia por ser totalmente versátil. Compacto, o produto pode ser instalado diretamente na torneira, é ideal para utilização em áreas gourmet com churrasqueiras e pode ser levado para outros locais.
Para Carvalho, o Brasil, por ser carente, tem um mercado ainda de fato inexplorado, apenas cerca de menos de 3% das residências possuem filtros. As novidades do mercado ainda são poucas, pois sempre é visto mais do mesmo. Ele acredita que o setor que mais cresce ainda seja os de condomínios residenciais. Novidades vêm sendo apresentadas na área de designer e estética dos aparelhos, em relação aos eletrodomésticos.
"A Excel Filtros possui sistemas com membrana e carvão ativado com 99% de eficiência que é uma novidade no mercado brasileiro, porém na Europa as exigências mínimas são diferentes do Brasil. Na Europa o mínimo de eficiência é de 95%. Nossos filtros são italianos e passam pelos mais rigorosos testes e contam com garantia de 24 meses" – completa o executivo.
De acordo com Chaves, as novidades recentes estão muito relacionadas ao que nosso mercado consumidor vem demandando; purificadores compactos com fácil instalação (ou até que não necessitam de instalação) e que ocupam pouco espaço na cozinha. Além disso, os consumidores têm buscado tecnologias adicionais na filtração, como por exemplo eficiência bacteriológica e água alcalina. Ele explica ainda que outro fator de inovação está nos equipamentos portáteis, que o usuário pode utilizar em casa e levar para outros lugares, como praia e campo. Um exemplo desse tipo de produto é o purificar tipo jarra.
"Um equipamento de purificação bastante prático que estamos lançando dentro de um mês, é o Economy Fit. Trata-se de uma solução prática para substituir os garrafões de água (10 e 20 litros). Ainda dentro do conceito de praticidade, os filtros aplicados embaixo da pia, por exemplo, são produtos pouco procurados atualmente, mas que acredito que serão uma tendência para os próximos anos. São filtros pequenos, que ficam ocultos nos ambientes e que possuem uma longa vida útil" – completa o representante da Hidro Filtros.
A água é distribuída dentro de parâmetros estabelecidos pelo ministério da Saúde, porém mesmo assim ela pode sofrer contaminações em seu transporte, dessa forma é muito importante utilizar filtros para o consumo final. A Aquaplus mudou, em 2017, sua planta industrial para Arujá ampliando sua capacidade produtiva e melhorando a tecnologia. Para Cardoso apesar da crise, o mercado está em franca expansão.