Além dos filtros de cabine, carros elétricos utilizam, sim, filtros para outras funções

Diferente do que havia sido dito em vários locais, os filtros serão utilizados, sim, nos carros elétricos


Diferente do que havia sido dito em vários locais, os filtros serão utilizados, sim, nos carros elétricos, claro, alguns deles com outras funções para atender à tecnologia aplicada e a outras tecnologias que ainda estão por vir. No caso do filtro de ar condicionado, continua com a mesma função no carro elétrico. Nos carros híbridos, que possuem dois motores, um à combustão e outro elétrico, os filtros utilizados no motor à combustão são os mesmos que nos carros convencionais à combustão. “Os filtros dos carros híbridos são iguais aos dos carros tradicionais, são os mesmos, não têm diferenças, e cumprem a mesma função” – segundo informações da Toyota do Brasil. “Os filtros dos veículos híbridos variam dependendo do sistema de hibridização utilizado, mas mantêm a mesma configuração dos carros tradicionais” – diz Argel Franceschini, gerente de e-Mobility da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Além dos filtros de cabine, carros elétricos utilizam, sim, filtros para outras funções

O suporte técnico e novos produtos da Tecfil aponta dois cenários para o mercado hoje: o dos veículos híbridos, junção dos motores à combustão com os motores elétricos, e os veículos totalmente elétricos. No caso dos veículos híbridos, o motor à combustão ainda trabalha com todos os filtros hoje utilizados nos veículos com motor à combustão: filtros de ar, óleo, combustível e ar de cabine (ar condicionado). Já nos veículos totalmente elétricos, são usados os filtros de ar de cabine e filtros para o sistema de arrefecimento das baterias.  
Em alguns modelos, como os da Toyota, tem o filtro da bateria. “O filtro da bateria filtra o ar que entra no compartimento da bateria do veículo para manter sempre na temperatura ideal de trabalho” – salienta Diogo Rocha, supervisor técnico da Wega Motors. Como todo esse avanço elétrico é muito recente ainda, há perspectivas diferentes, mas, no fundo, todas elas se complementam.

Então, os filtros em carros não são coisa do passado?
“Os filtros nunca serão coisa do passado. Eles não foram totalmente extintos dos veículos elétricos, ainda, sim, serão utilizados. A única coisa que muda são suas funções, pois será um carro elétrico diferente de um veículo à combustão” – afirma Rocha, da Wega Motors. Ele cita que o papel dos filtros de cabine, por exemplo, é ajudar na saúde respiratória dos passageiros e motoristas e os demais filtros auxiliam o veículo como consequência de perda de potência e melhor performance do motor.
Segundo Laine Cracco, supervisora de vendas da Mahle Metal Leve, quando toda a frota estiver utilizando o carro elétrico, pode-se dizer que sim, que os filtros serão coisa do passado. “Porém, sabemos que esta não é a realidade do mercado brasileiro devido à sua geografia continental e à precariedade na infraestrutura. Ainda temos vários anos até que toda a nossa frota seja composta por motores elétricos e híbridos” – analisa Laine Cracco. A Mahle acredita que no Brasil a maior tendência seja o carro híbrido ou um motor com tecnologia mista.

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Além dos filtros de cabine, carros elétricos utilizam, sim, filtros para outras funções

De acordo com o suporte técnico e novos produtos da Tecfil, atualmente, não existe uma previsão de data para encerrar a fabricação de motores à combustão interna, e há um mercado gigantesco para ser atendido no Brasil e no mundo. “Apesar de existir um movimento global para a fabricação em massa dos carros elétricos, não podemos esquecer que teremos ainda, por alguns anos, a fabricação dos modelos à combustão interna, além dos modelos híbridos” – dizem os dois departamentos da empresa. 
Nos carros à combustão, são utilizados filtros de cabine para o ar condicionado, e os filtros de combustível, de ar e de óleo, que protegem o motor do veículo contra a contaminação de agentes externos. Por exemplo, se uma pedra entrar pela admissão de ar na parte interna do veículo, acabará causando falha no motor. Com a aplicação do filtro de ar, é possível evitar que isso ocorra. Já o filtro de combustível evita que a sujeira acumulada no tanque de combustível do veículo siga para o motor. “Como em um veículo elétrico não há admissão de ar ou uso de combustível fóssil, não são necessários filtros de ar e de combustível. Porém, ainda teremos por um tempo o passivo da frota circulante de veículos à combustão que ainda necessitará de filtros de ar e de combustível” – ressalta a engenharia de pós-vendas da Nissan.

Além dos filtros de cabine, carros elétricos utilizam, sim, filtros para outras funções

Funções no carro e caminhão elétricos 
Os filtros para carros elétricos têm outra funcionalidade. Os carros elétricos possuem uma quantidade de filtros diferente dos veículos à combustão. “Um bom exemplo para citar dos novos modelos de filtros é o filtro da linha de refrigeração do banco de baterias para veículos elétricos que tem uma função extremamente importante. Ele retém as impurezas geradas pelo sistema e ajuda na manutenção da temperatura da bateria, que também é controlada para manter a sua eficiência e vida útil das peças móveis” – revela Rocha, da Wega Motors. 
No caso dos caminhões elétricos com freio a ar, são dois filtros utilizados. “Devido à necessidade de um compressor de ar elétrico para pressurizar os sistemas de freios, ainda é preciso utilizar um pequeno filtro de ar para o compressor. Este filtro e o filtro de ar-condicionado são os dois filtros remanescentes no veículo. Nos demais sistemas do veículo, não vemos até o momento a necessidade de utilização de filtros” – avalia Franceschini, da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

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Os filtros sempre fizeram parte das peças dos carros que são movidos a combustível. “Não há mais funções para os filtros em carros elétricos. O funcionamento destes veículos independe de agentes externos, como ar e combustível – afirma a engenharia de pós-venda da Nissan. Isso porque nos veículos híbridos, como um dos motores é a combustão, a aplicação dos filtros de ar, de combustível e de óleo é necessária. O motor à combustão está exposto à contaminação de agentes externos, como ar e combustível.

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“Mesmo com todo esse novo ambiente tecnológico, os filtros ainda são importantes para o sistema de ar em um veículo totalmente elétrico – e não mais fundamentais para o funcionamento do motor como acontece nos veículos tradicionais” – afirma Rogério Montagner, CASE Implementation Manager América Latina e Caribe da Mercedes-Benz. 

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Por outro lado, tudo vai depender das novas tecnologias empregadas. “A tendência é menor utilização destes produtos. Com a eletrificação, não são somente os filtros que tendem a ter vida curta, mas também não teremos mais: óleo, bomba do combustível, velas, cabos de velas, fluido do radiador, correia ou corrente dentada, ou seja, sempre buscando a redução com custo de manutenção” – ressalta Laine, da Mahle.

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No conceito atual dos carros totalmente elétricos, não há necessidade de sistema de lubrificação por meio do óleo, nem admissão de ar e combustível, porque não existe combustão neste sistema. “Porém, teremos os filtros para sistema de arrefecimento destes motores, além de outros possíveis tipos, dependendo das novas tecnologias que estão por vir” – afirma o Suporte Técnico e Novos Produtos da Tecfil.

 

Filtros já têm mais de um século!
Os filtros surgiram há mais de um século, logo após a invenção do veículo no mundo. Laine Cracco, supervisora de vendas da Mahle Metal Leve, conta que para se ter perfeita queima de ar e combustível e proteger as partes móveis do motor com óleo lubrificante livre de impurezas, foi preciso um meio que bloqueasse a entrada de partículas de sujeira no motor. Surgiu, então, a necessidade de uso de uma “peneira” que deixasse passar apenas os fluidos/ar necessários para o funcionamento e impedisse a passagem dos contaminantes, à qual foi dada o nome de filtro.

 

Híbrido junta duas tecnologias
O veículo híbrido reúne duas tecnologias: um motor à combustão tradicional e um motor elétrico. “O principal benefício da tecnologia híbrida é a melhora da eficiência no consumo de combustível e a diminuição de poluentes, com a ‘redução’ do tamanho do motor à combustão devido ao suporte adicional que o motor elétrico traz” – explica Montagner, da Mercedes-Benz. 

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“O motor à combustão do carro híbrido é acionado apenas depois de uma determinada quilometragem, fazendo com que sua exigência seja menor e menos poluente” – afirma Laine, da Mahle. Os filtros usados nos carros híbridos têm a mesma função que os utilizados em um carro convencional: proteger o motor à combustão e suas partes, sendo necessárias a substituição e a manutenção periódicas deles. Por exemplo, os filtros do novo Corolla Híbrido são os mesmos dos que têm apenas o motor à combustão.

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É fundamental para o desempenho e a eficiência do veículo híbrido que todos os filtros e demais componentes, como toda a sua parte de injeção, estarem em ordem. “Dessa forma, melhora seu consumo de combustível e, consequentemente, aumenta sua autonomia em relação ao motor elétrico. Isso porque quanto mais anda no motor à combustão, é gerada mais carga para a bateria” – diz Rocha, da Wega Motors.
Em um carro híbrido, as duas partes atuam em conjunto, mas com mecanismos independentes. “Assim, os filtros de óleo, por exemplo, atuam apenas no motor à combustão sem nenhuma conexão direta com a parte elétrica” – diz Montagner, da Mercedes-Benz.

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Podem existir diferenças entre os carros híbridos e os carros tradicionais. “Porém, essencialmente, de acordo com cada modelo, são os mesmos componentes de um veículo à combustão tradicional. Por exemplo, algumas vezes, o modelo à combustão utiliza um motor seis cilindros e seu equivalente híbrido pode usar um de quatro cilindros” – esclarece Montagner.

Filtro de cabine  
Os filtros de ar condicionado em carros elétricos executam exatamente a mesma função que nos veículos à combustão, sem alterações. Eles trazem bem-estar e conforto aos ocupantes, filtrando e purificando o ar dentro do veículo. O filtro de cabine, estando em ótimas condições, mantém o sistema de ar condicionado funcionando bem porque retém as impurezas do ar e impede que partículas nocivas à saúde dos passageiros entrem no interior do veículo, como ácaros, pólen, fuligem, pó, bactérias e gases, entre outros, o que previne doenças respiratórias e garante ar interno limpo e agradável. 
“Um filtro de cabine sujo ou obstruído pode causar falha ou quebra do compressor do ar-condicionado, que tende a trabalhar ‘forçado’, gerando maior desgaste” – salienta Laine, da Mahle. Os filtros de ar condicionado também atuam da mesma forma nos veículos a diesel. 

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Contato das empresas
Mahle
: www.mahle.com.br
Mercedes-Benz: www.mercedes-benz.com.br
Nissan: www.nissan.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br
Toyota: www.toyota.com.br
Volkswagen: www.vw.com.br 
Wega Motors: www.wegamotors.com

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