Mercado

Confira as novidades no mercado industrial


Nissan nomeia Airton Cousseau como vice-chairman para a América Latina
A Nissan anunciou a nomeação de Airton Cousseau como vice-chairman da Nissan América Latina. O executivo vai liderar a estratégia da Nissan em 38 países incluindo: operações e marketing e vendas. Sua sólida experiência em importação e exportação, vendas, marketing, finanças, desenvolvimento de rede de concessionárias e pós-vendas o prepararam para este novo desafio na região.
Com mais de 20 anos na indústria automotiva, Airton ocupou posições de liderança não só na América Latina, mas também na América do Norte e na China. Na Nissan América do Norte (NNA), ele foi vice-presidente sênior de marketing e vendas até ser indicado para esta nova posição. No cargo ele fez parte de um time focado na recuperação da performance da companhia no mercado americano.
Anteriormente, em 2016, Cousseau foi vice-presidente da Dongfeng Motor Co,. Ltd. e diretor administrativo da Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Co., na China. Antes disso, o executivo também ocupou o cargo de presidente da Nissan México.
“A chegada de Airton Cousseau ao nosso time de liderança vai fortalecer nosso foco não apenas nas operações do negócio e com os consumidores, mas também no trabalho em conjunto com cada um de nossos concessionários. Airton se junta a um time forte de líderes locais com experiência internacional comprometidos em ajudar e impulsionar nossos negócios e responder aos desafios de mercado da indústria automotiva”, disse Guy Rodriguez, chairman da Nissan América Latina.
A Nissan LATAM foi oficialmente criada como uma unidade de negócios em 2014 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da companhia e sua linha de produtos na América Latina. Como parte da estratégia de crescimento, a marca estabeleceu a missão de se tornar um polo industrial importante para suprir a região, inicialmente com a abertura do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, focado na produção de carros compactos e crossovers, seguido pela produção da Nissan Frontier em Santa Isabel, na Argentina. Ambos os projetos representam o compromisso da Nissan em atender as necessidades do negócio e dos consumidores na América Latina.
Cousseau vai contribuir para a Nissan alcançar o objetivo de se posicionar como uma das três principais marcas na América Latina, além de consolidar ainda mais o modelo de negócios.
O executivo brasileiro é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (Brasil), e tem pós-graduação em Marketing pela Universidade La República (Uruguai), e Finanças pela Universidade de Montevidéu (Uruguai). Cousseau ficará baseado em São Paulo, no Brasil, e assume a nova posição a partir de 1º de julho.
Fonte: Revista Fator Brasil
 


 

Marelli recebe colchão de € 1 bilhão do controlador japonês
Financiamento de longo prazo será usado para atravessar crise causada por pandemia
A Marelli – como foi renomeada há um ano a Magneti Marelli após ser comprada da FCA por € 6,2 bilhões pelo grupo japonês Calsonic Kansei – irá receber um colchão de liquidez de € 1 bilhão por meio de financiamento de longo prazo obtido do acionista controlador, o fundo de private equity KKR, e de bancos japoneses. 
Os recursos foram levantados para aliviar o caixa e ajudar a fabricante de autopeças a passar pelo período de crise econômica trazida pela pandemia de coronavírus.
Segundo comunicado divulgado, “os acionistas decidiram proporcionar à Marelli uma maior segurança para atravessar esse período, oferecendo uma ampla margem de flexibilidade para a empresa no caso dessa queda do mercado perdurar mais do que o esperado”.
A empresa informa que antes de obter o financiamento já tinha tomado uma série de medidas para reagir à queda do mercado e à paralisação da produção em muitas plantas. Segundo Christoph Hobo, CFO mundial da Marelli, os efeitos da pandemia estão sendo muito relevantes para a indústria automobilística mundial, por isso a concessão do financiamento é uma importante comprovação da confiança dos acionistas e dos bancos nas perspectivas da corporação e de sua estratégia.
Fonte: Automotive Business

 


 

Marcopolo desenvolve sistema sanitário para ônibus com auto desinfecção por luz ultravioleta
Dentro do programa de investimentos e ações para aplicação da inovação e tecnologia no desenvolvimento de soluções e produtos para colaborar com o combate à pandemia do novo coronavírus e visando ajudar na retomada segura da mobilidade, a Marcopolo acaba de desenvolver um inédito sistema com o uso de luz ultravioleta para desinfecção de sanitários de ônibus.
Rodrigo Pikussa, Diretor do Negócio Ônibus Brasil da Marcopolo, comenta que esta é mais uma iniciativa que reforça a preocupação da Marcopolo com as pessoas. “Nossas ações desde o início da pandemia foram pautadas primeiramente na proteção das pessoas, tanto de nossos colaboradores quanto das comunidades onde estamos inseridos. Agora, com as nossas iniciativas de biossegurança a bordo, damos um passo adicional para proteger os usuários de nossos produtos e permitir que a sociedade volte às suas atividades o mais próximo possível da normalidade”, avalia. O executivo acrescenta que além de auxiliar a tornar os veículos mais seguros durante a pandemia de covid-19, esta nova característica é um legado que a Marcopolo pretende deixar em seus veículos, pois com ela, os sanitários da marca estarão sempre 100% limpos e prontos para uso evitando a transmissão de inúmeras outras enfermidades.
O novo sistema recebeu a aprovação do Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul, com eficiência superior a 99,99% na ação antimicrobiana. Isso demonstra que o uso da radicação ultravioleta UVC em unidades sanitárias de ônibus atua para promover a biossegurança no transporte coletivo, considerando a pandemia de covid-19. O laudo técnico está disponível para acesso em http://bit.ly/EficaciaAntimicrobiana.
De acordo com Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo, desde que a pandemia atingiu o País, a empresa criou grupos específicos para buscar alternativas e soluções para minimizar os impactos nos negócios e colaborar no combate ao novo coronavírus e os impactos na sociedade. “Um desses grupos vem trabalhando intensamente para desenvolver e buscar soluções para garantir a segurança e o bem-estar no transporte coletivo. Esse novo sistema já é a terceira inovação apresentada ao mercado. A primeira foi o FIP Onboard, serviço já disponível pela Marcopolo Next Services, para desinfecção do interior do ônibus, e a segunda, o kit de proteção para motoristas e cobradores”, explica.
Segundo Resner, todos os ônibus com sanitário podem receber o novo sistema. “Será necessária apenas a realização de uma avaliação pela nossa equipe técnica para garantir que os dispositivos de segurança e detecção de passageiros estejam presentes”, acrescentando que outro importante cuidado tomado pelos engenheiros da companhia foi desenvolver dispositivos que evitem que a luz ultravioleta seja acionada com a presença dos passageiros no interior do sanitário. “O UVC é extremamente eficiente, mas ao mesmo tempo é nocivo à saúde, razão pela qual o seu uso deve estar restrito a espaços fechados, sem exposição direta dos passageiros a luz.”
O novo sistema já está disponível para os clientes e pode ser instalado tanto em veículos em produção quanto em unidades já em circulação e será comercializado na forma de kit, para todos os veículos das marcas Marcopolo, Neobus e Volare.
Sobre o sistema - O sistema é composto por um conjunto de luminárias ultravioletas em quantidade e intensidade ajustadas à configuração do ambiente que são acionadas automaticamente após a utilização da sanitária ou em ciclos automáticos durante a utilização do ônibus.
A radiação UVC elimina vírus, bactérias e outros microrganismos porque consegue penetrar nas células desses patógenos e em sua estrutura genética. Também há evidências de que os raios-ultravioleta podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus ou permitem que ele se ligue e infecte uma célula hospedeira.
Os testes realizados pelo Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul atestam a eficácia e a segurança do sistema. A ação antimicrobiana da radicação ultravioleta é avaliada sobre duas cepas bacterianas na forma vegetativa (Salmonella Typhimurium ATCC 14028 e Staphylococcus aureus), que servem como referência para o combate de vírus em função da sua alta resistência. Nestes testes, a solução desenhada pela Marcopolo foi efetiva com redução superior a 99,99%.
 

Mercado

 


 

Publicidade