Cuidados com filtros de ar no inverno

Os filtro precisam estar sempre limpos, pois sem os cuidados necessários, as impurezas passariam livremente e se espalhariam pelo ar que respiramos


Cuidados com filtros de ar no inverno

Todo filtro, independente do meio em que atue, tem a missão de impedir que algumas partículas indesejadas atravessem por ele causando possíveis danos ao restante do sistema. Nos veículos, por exemplo, a maior parte desses filtros protegem a parte mecânica, garantindo que o motor tenha maior vida útil. No entanto, existe também uma preocupação com a qualidade do ar circulante no interior desses locais, seja em veículos ou em qualquer ambiente interno.
“Ambientes internos como os veículos (sejam carros ou veículos do transporte público), edifícios comerciais, escritórios, escolas, entre outros, também concentram partículas e microrganismos em suspensão, o que é chamado de poluição indoor. Muitos não sabem, mas o ar interno pode ser de 5 a 10 vezes mais poluído que o externo” – explica Henrique Cury, diretor da Ecoquest.
Para minimizar essa questão são utilizados os filtros de ar. Esse tipo de filtro é responsável por absorver a maior quantidade de sujeira possível do ar antes dele ser climatizado e voltar ao ambiente. Sua função é remover partículas como a poeira, fumaça, ácaro, pólen, nocivos ao sistema respiratório dos ocupantes e impedir que os fungos e bactérias provenientes desses contaminantes se multipliquem.
Assim como qualquer tipo de filtro, esses equipamentos precisam estar sempre limpos, pois sem os cuidados necessários, as impurezas passariam livremente e se espalhariam pelo ar que respiramos. E essa preocupação com o ar a qualidade do ar interno ficam mais evidente durante o inverno, é comum que nessa época os problemas respiratórios tendem a se agravar, por isso os cuidados com filtros de ar devem ser ainda maiores.
Isso ocorre porque o clima frio e seco torna mais difícil a dissipação da poeira, de materiais particulados, de poluentes e de contaminantes (fungos, bactérias e vírus), que são aspirados em maior quantidade pelas pessoas. Em casa, no trabalho ou no carro, um local em que passamos várias horas do dia, principalmente em cidades com grandes volumes de veículos, trânsito intenso e altos índices de poluição, são ambientes onde o filtro de ar é utilizado e requer cuidados específicos.

Filtro de ar/cabine para veículos
Esses filtros são responsáveis por reter gases e odores indesejáveis da cabine automotiva. De acordo com Diogo Rocha, supervisor técnico da Wega são produzidos em fibra sintética e sua principal função é reter gases como: dióxido de ozônio, dióxido de nitrogênio, óxido de azoto e dióxido de enxofre, todos nocivos à saúde.

Cuidados com filtros de ar no inverno

Durante o inverno, o sistema de ventilação de um veículo, que utiliza a mesma tubulação do ar-condicionado, costuma ser muito usado, seja pelo ar quente ou pela circulação de ar interno/externo em dias de chuva ou muito frio, quando não se costuma abrir os vidros do veículo e muitas pessoas não se dão conta que mesmo não sendo diretamente utilizado, o filtro de cabine faz parte do sistema.
Rafael Cardoso, representante da Sogefi Group, explica que a missão do filtro de ar é garantir que o ar circulante no interior do veículo esteja limpo evitando a passagem de contaminantes que podem trazer riscos a saúde dos ocupantes e ao motor, como o desgaste das peças móveis internas: camisa, bronzinas e bielas, itens fundamentais para que o motor trabalhe conforme características originais da montadora.
“Vale ressaltar que no inverno temos ar muito seco com poucas chuvas, isso pode aumentar o índice de contaminantes em alguns ambientes de trabalho ou passeio, temos que redobrar a importância da substituição do filtro, ou seja, reduzir o período de troca” – enfatiza Cardoso.

Cuidados com filtros de ar no inverno

Por outro lado, Odair Alves, consultor técnico da Tecfil, explica que há outro agravante. No inverno, algumas pessoas não fazem uso do ar-condicionado do veículo exigindo menos do filtro. Porém, pode acontecer do mesmo já estar sobrecarregado e sujo pelo excesso de uso no verão, e muitos proprietários não fazem a substituição entre uma estação e outra. Neste processo, acumulam microrganismos que podem gerar riscos à saúde e a todo sistema.
Para saber como está a condição do filtro de cabine, é recomendado identificar a localização dele no manual do veículo, pois varia de acordo com cada modelo e montadora. Um filtro em boas condições de uso possui cor clara ou branca. Se está cinza escuro ou com manchas, está na hora de trocar. Aconselha-se também a higienização do sistema ar-condicionado.
De acordo com Cardoso, no inverno temos o ar muito seco, ambientes onde há maior concentração de partículas, como estradas não pavimentas ou centros urbanos, desta forma ele explica que será necessário substituir o filtro de ar antes do período de troca indicado por seus fabricantes e ficar atento a potência da motorização, se o condutor perceber essa falta, pode ser um dos indícios da substituição ao filtro do ar.
“A sua manutenção é indicada no manual do veículo, cada fabricantes determina seu período de manutenção, que podem variar de 7.000 km à 15.000 km para veículos de passeios, dependendo do ambiente de trabalho onde esse veículo trafega. Para os veículos de linha pesada e agrícolas, teremos condições mais severas que é sempre bom consultar o manual do veículo, e o ambiente de trabalho, podendo sim ter uma redução do período de troca” – destaca o representante da Sogefi.

Cuidados com filtros de ar no inverno

Uma das principais características de um filtro saturado é o mau odor ao ligar o sistema de ventilação ou do ar-condicionado. Outra característica do término da vida útil deste componente é a restrição de ar na cabine do veículo. Rocha explica que um filtro de cabine não substituído na hora certa pode acarretar danos na evaporadora do veículo, e consequentemente, a prejuízos elevados que podem passar de R$1000,00, dependendo do modelo do veículo.
Além dos benefícios a saúde e ao bom funcionamento do sistema, os filtros também agem a favor da segurança dos ocupantes por evitarem a entrada e o acúmulo de partículas de sujeira, que aceleram o embaçamento dos vidros do automóvel quando ficam depositadas no interior das janelas, retendo umidade e, assim, limitando significativamente a visão do condutor.
“Independente da estação climática, o sistema de ventilação e climatização é utilizado o ano todo, seja para refrigerar ou climatizar a cabine do veículo, mas no inverno este sistema é muito útil também para desembaçar o para-brisas do carro. Sua importância é diretamente ligada a saúde, somente com um filtro de qualidade pode proporcionar um ar limpo e sem contaminantes” – completa Rocha.

Cuidados com filtros de ar no inverno

Filtro de ar residencial
O filtro de ar-condicionado, como é mais conhecido, é um produto que retém partículas nocivas ao sistema respiratório dos ocupantes, com o intuito de absorver a maior quantidade de impurezas do ambiente. Se acumular muita sujeira e não for lavado ou trocado, teremos umidade, o que é propício para a proliferação de microrganismos e bactérias.
Cury explica que os equipamentos de ar-condicionado trazem uma série de benefícios, como conforto e bem-estar e ajudam a suportar as altas temperaturas do verão e o frio no inverno, mas que ainda falta algumas informações sobre o seu uso e cuidados. “O Brasil está entre os dez maiores mercados mundiais nesse segmento, mas a falta de manutenção e de limpeza desses aparelhos pode comprometer a saúde dos ocupantes” – enfatiza.
O tipos mais comuns de filtro de ar-condicionado são os de malha de nylon utilizada na maioria dos splits e do modelos de arcondicionado de janela, e malha de metal (aço ou alumínio), utilizados nos modelos de janela mais antigos. Já os aparelhos split hi-wall, utilizam os filtros do tipo Hepa e Carvão Ativo, variando conforme o modelo e marca. Temos ainda os filtros plissados e os Filtros Eletrostáticos. Todos esses itens obedecem às exigências estabelecidas pela norma ABNT 16.401/2008.

Cuidados com filtros de ar no inverno

Assim como os filtros de ar nos veículos, o filtro que utilizamos em ambientes internos também necessitam de cuidados em épocas mais frias, inclusive alguns especialistas recomendam que a manutenção do ar-condicionado seja feita entre o outono e inverno. Isso porque, após o uso excessivo no verão, o filtro do ar-condicionado geralmente está bastante sujo sendo necessário a troca ou manutenção para prolongar a vida útil do aparelho e garantir um ambiente limpo e saudável.
Sem falar na questão relacionada a doenças respiratórias comum nessa época do ano. 
O ar-condicionado, além de refrigerar e esquentar o ambiente, também faz a filtragem das sujeiras e bactérias do ar, por isso é necessário garantir que o filtro esteja em perfeitas condições de funcionamento. Assim, mesmo com os ambientes fechados nos dias mais frios, é possível garantir uma circulação de ar saudável e evitar a proliferação de infecções respiratórias, tosse, ressecamento e alergias na pele.
O momento certo para se limpar o filtro do ar-condicionado varia de acordo com o modelo. Caso seja observando uma coloração muito escura ou manchas que não consiga tirar, está na hora de realizar uma substituição. Os filtros de nylon e metálicos devem ser lavados de dois em dois meses, já os modelos de carvão não podem ser lavados, são considerados descartáveis e necessitam de troca.
É importante ressaltar que um ar-condicionado com filtro sujo, além de fazer mal ao meio ambiente, também consome muito mais energia. Isso porque o acumulo de sujeira no equipamento compromete seu funcionamento, não trabalhando com sua capacidade máxima sobrecarrega o sistema aumentando o consumo energético.
“O filtro de ar é importantíssimo para evitar o agravamento ou surgimento de doenças alérgicos respiratórios e para o melhor funcionamento dos sistemas e equipamentos. Vale lembrar que no inverno o nosso organismo tende a ter a imunidade reduzida. Então, não podemos deixar que a falta de manutenção desse componente contribua para dias ruins” – completa Odair Alves.

Cuidados com filtros de ar no inverno

De acordo com o diretor da Ecoquest, a correta manutenção dos filtros é fundamental para manter a qualidade dos aparelhos de ar-condicionado, mas quando falamos em qualidade do ar em ambientes  internos, já está disponível no mercado algumas tecnologias de descontaminação do ar que ajudam para que esses ambientes se mantenham saudáveis: Luz UV, fotocatálise e o ozônio.
A tecnologia de descontaminação por meio de luz UV-C ou luz ultravioleta germicida consiste na instalação de lâmpadas no equipamento de ar-condicionado, mais especificamente na serpentina evaporadora do equipamento, para eliminação do bio-filme (colônia de fungos e bactérias) que cresce e impregna com a umidade e temperatura elevada, principalmente quando o equipamento está desligado. A luz UV influi diretamente na melhor higienização do equipamento e consequentemente do ar que passa por ele.

Cuidados com filtros de ar no inverno

Já a tecnologia da fotocatálise consiste na produção de oxidantes naturais baseados em oxigênio e hidrogênio, sendo o principal deles o Peróxido de Hidrogênio (H2O2). Este gás natural e inócuo é produzido através de células fotocatalíticas instaladas nos dutos de ar-condicionado ou através de equipamentos portáteis instalados nos ambientes.
O gás ozônio, por sua vez, é formado por três moléculas de oxigênio (O3) e tem papel fundamental na proteção da Terra contra a incidência dos raios UV. Da mesma forma, o ozônio é um excelente oxidante, reduzindo consideravelmente os microrganismos em ambientes internos. “São soluções que contribuem para a qualidade do ar, para o desempenho dos aparelhos de condicionamento de ar e economicamente na redução da necessidade de manutenção desses equipamentos” – completa Henrique Cury. 

Contato das empresa
Ecoquest:
www.ecoquest.com.br
Sogefi: www.fram.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br
Wega: www.wegamotors.com
 

Publicidade