Tipos de filtros da linha pesada para ônibus, caminhões, tratores e fora de estrada
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 106 - Setembro/Outubro de 2020 - Ano 19
Perfil de cada tipo de filtro usado em ônibus, caminhões, tratores e fora de estrada e seu respectivo papel para que o veículo pesado funcione bem
Os filtros de ônibus, caminhões, tratores e fora de estrada precisam estar em dia para ter um ótimo desempenho e garantir o bom funcionamento dos sistemas desses veículos da linha pesada.
É muito importante adquiri-los de empresas especializadas e conceituadas no segmento que forneçam filtros de qualidade e características técnicas adequadas. É necessário também consultar sempre o manual do proprietário e as especificações da montadora. Os filtros mantêm todos os fluidos livres de contaminantes que possam prejudicar o desempenho dos sistemas. Vamos ver agora o perfil de cada tipo de filtro usado em ônibus, caminhões, tratores e fora de estrada e seu respectivo papel para que o veículo pesado funcione bem.
Filtros que cada tipo de veículo pesado utiliza:
Ônibus e caminhões
Filtro de ar primário
Filtro de ar secundário ou de segurança
Filtro do óleo lubrificante
Filtro de combustível diesel
Filtro separador de água do diesel (sedimentador)
Filtro de cabine
Filtro para o sistema hidráulico de transmissão
Filtro do óleo hidráulico
Filtro do sistema de arrefecimento
Filtro desumidificador de freio (secador de ar)
Filtro para o sistema hidráulico de direção
Filtro Arla 32
Tratores e fora de estrada
Filtro de ar primário
Filtro de ar secundário ou de segurança
Filtro do óleo lubrificante
Filtro de combustível diesel
Filtro separador de água do diesel (sedimentador)
Filtro de cabine
Filtro para o sistema hidráulico de transmissão
Filtro do óleo hidráulico
Filtro para o sistema hidráulico de direção
Fonte: Tecfil.
Filtros linha pesada para ônibus, caminhões, tratores e fora de estrada
Filtro de ar primário
Retém partículas de poeiras e impurezas advindas do ar externo, impedindo que sejam aspiradas pelo motor e entrem dentro dele. Faz ainda com que somente ar limpo chegue à câmara de combustão, evitando desgastes prematuros das peças móveis internas como: pistões, bielas, mancais, bronzinas e virabrequim. É fundamental para o bom funcionamento do motor e das turbinas.
Conforme o filtro vai sendo utilizado, as partículas de contaminantes vão impregnando o papel. Quando o filtro de ar primário atinge a saturação máxima permitida pela fabricante do motor, em alguns modelos, o indicador de restrição acusa que o filtro deve ser trocado. Se a troca do filtro não for feita no tempo certo, ocorre uma queda progressiva no volume de ar que vai para o motor, provocando aumento no consumo de combustível, perda de potência, aumento na temperatura do motor e liberando sinais de fumaça negra pelo escapamento.
História – Os primeiros filtros de ar eram bem rudimentares. O mais utilizado era o filtro de banho a óleo, onde a contaminação era retida no óleo lubrificante. Foram substituídos pelos filtros com meio filtrante em celulose plissada (papel filtro). Posteriormente, foram lançados filtros de ar com meio filtrante sintético e nanotecnologia pela Baldwin, proporcionando vida estendida e evitando manutenção excessiva. Muito utilizado nos caminhões e máquinas que trabalham em ambientes extremamente contaminados, caso das mineradoras.
Filtro de ar secundário ou de segurança
O filtro de ar secundário auxilia o filtro principal. No caso do serviço pesado, deve ser utilizado porque faz uma segunda filtragem e tem a função de segurança (retroignição), sendo fabricado com manta antichama. O filtro de segurança entra em ação se houver falha do filtro principal, ajudando a reter partículas nocivas para garantir ar limpo dentro do motor. Porém, essa situação não é ideal, porque o filtro de segurança não garante uma filtragem tão eficiente como o filtro primário porque tem poder de filtragem menor, retendo apenas as maiores partículas. Uma vez acionado, esse filtro deve ser trocado imediatamente em conjunto com o primário.
História – Os filtros eram constituídos de lã de carneiro e, posteriormente, na linha extrapesada, também se optou pelo uso de meio filtrante plissado para garantir mais a segurança ao sistema.
Filtro do óleo lubrificante
Para evitar danos prematuros ao motor, o filtro de óleo lubrificante retém as partículas de impurezas em suspensão geradas pela fricção das peças móveis derivada pela combustão do motor. Ele deixa o óleo limpo e permite a passagem do óleo de forma eficaz e eficiente no sistema para lubrificar e arrefecer os componentes do motor. Os contaminantes presentes no óleo lubrificante são gerados pelo desgaste natural das bronzinas, camisas, anéis e pistões, cujos resíduos podem causar danos ao conjunto. Instalado na linha de sucção da bomba de óleo do motor, alguns modelos são compostos de válvula de desvio e válvula antirretorno.
História – Os filtros de óleo lubrificante também sofreram mudanças no meio filtrante. Antigamente, eram constituídos de meios filtrantes como piolho de algodão. Com a chegada dos sistemas de injeção eletrônica nos veículos diesel, estes filtros também precisaram se adaptar às exigências das normas das montadoras. Os novos projetos passaram a ter mídias plissadas de celulose ou meio sintético. Os modelos de filtros selados na chapa foram trocados por elementos de fácil descarte.
Filtro de combustível diesel
Filtra as menores partículas sólidas contaminantes presentes no óleo diesel e trabalha em conjunto com o filtro separador de água (sedimentador), para maior segurança do sistema de injeção. O filtro de combustível retém as impurezas existentes no combustível acumulado no tanque do veículo, evitando que cheguem à bomba injetora, bicos injetores e unidades injetoras (veículos eletrônicos). Instalado logo após os filtros separadores, normalmente, está localizado entre o tanque de combustível e o motor, sendo o último filtro antes da bomba injetora, existindo modelos chamados In-Tank, que ficam instalados dentro do tanque.
História – Os primeiros filtros de combustível eram feitos de meios filtrantes bem simples, por exemplo, feltro. Com a introdução dos sistemas de injeção eletrônica nos veículos diesel, os filtros tiveram que se adaptar às exigências das normas das montadoras. Novos projetos passaram a ter mídias plissadas de celulose ou meio sintético. Os modelos de filtros selados em chapa foram substituídos por elementos de fácil descarte.
Filtro separador de água do diesel (sedimentador)
O filtro sedimentador, também chamado de separador de água, oferece segurança ao sistema de combustível porque remove as partículas de água presentes no óleo diesel e auxilia na remoção de outros tipos de contaminantes maiores e impurezas do diesel de acordo com as especificações das montadoras. Ao filtrar estas partículas de água, evita-se a corrosão dentro do sistema e que se prejudique a injeção do diesel nele.
O filtro separa, por condensação, a água gerada no tanque de combustível. Se o filtro ficar saturado, ele não separa a água do diesel e entope o filtro de combustível, podendo degradar os componentes do sistema de injeção, danificar bombas de combustível, bicos injetores, válvulas e componentes do sistema de alimentação e comprometer o sistema Common Rail, provocando perda de potência.
História – O filtro sedimentador (decantador) foi o primeiro filtro inventado para separar água do combustível, porém, com baixa eficiência. Em alguns casos, nem utiliza meio filtrante e, sim, dispositivo como um cone para direcionar a água para o fundo do filtro. Nos novos projetos, este filtro foi substituído pelos separadores de água.
Produtos separadores A Parker, detentora da marca Racor, é referência em separação de água no mundo e investiu fortemente no desenvolvimento da mídia Aquabloc para atender esse mercado. A pedido das grandes montadoras, a Parker também desenvolveu a linha de separadores E-max, que utiliza elementos ecológicos e facilita o descarte do elemento usado. Como o óleo diesel tende a absorver água, no Brasil, por causa das condições de transporte e armazenagem e da mistura do combustível com o biodiesel, o problema fica ainda maior. Quando combustível com contaminantes passa pelos filtros, o grau de eficiência de separação cai para níveis abaixo de 15%, segundo testes comprovaram. Os sistemas convencionais de filtração operam em um único estágio e, para resolver este problema, a Mahle desenvolveu o Filtro Cleanline, que tem dois estágios de filtragem. É uma alternativa Premium de filtros que separa de forma eficiente água e diesel, antes conhecidos com a marca Blindagua. O primeiro filtra o contaminante presente no diesel e aglomera as gotas de água. Já o segundo separa as gotas de água aglomeradas no primeiro estágio, sem o contaminante, que fica preso no primeiro estágio. A separação da água está protegida na segunda fase, propiciando alto desempenho ao filtro. |
Filtro de cabine (ar-condicionado)
De extrema importância para o funcionamento do sistema do ar condicionado, os filtros de cabine retêm partículas e impurezas do ar nocivas à saúde dos passageiros do veículo, como ácaros, bactérias, fuligem, pólen e pó, e garantem a eles que respirem ar mais limpo e agradável, livre de odores, mantendo o ambiente interno do veículo saudável. Os filtros de cabine retêm também gases, como dióxido de nitrogênio, óxido de azoto, dióxido de enxofre e ozônio. Dependendo das condições do ambiente, a concentração de partículas pode chegar a valores de 10 bilhões a 80 bilhões por metro cúbico de ar.
Trocar regularmente o filtro de cabine previne contra doenças respiratórias e dermatológicas. Mesmo os veículos que não possuem o sistema de ar condicionado, é necessária a troca do filtro de cabine. Os principais indícios de que o filtro está saturado é o odor desagradável e a restrição na entrada do ar para a cabine. Para garantir a correta aplicação do filtro de cabine, é preciso se atentar ao sentido de fluxo presente na lateral do filtro. Se aplicar o filtro com o fluxo invertido, irá saturar mais rápido e diminuir a eficiência do ar condicionado.
História – Os filtros de cabine, também conhecidos como filtro antipólen, a princípio, foram desenvolvidos para dar conforto aos motoristas de carros particulares, porém tomou grande proporção de uso nas máquinas agrícolas devido à lei que obriga sua utilização para proteger os operadores que trabalham em ambiente nocivo causado pela poeira e uso de defensivos agrícolas.
Foram desenvolvidos com meio filtrante em poliéster e, posteriormente, foi introduzido carvão ativado ao meio filtrante para minimizar odores desagradáveis.
Filtro do respiro do tanque
Retém a entrada de partículas para dentro do tanque e a umidade presente no ambiente, que é prejudicial para os combustíveis e óleos, propiciando somente a entrada de ar limpo e seco no tanque. Filtra os vapores e gases do tanque de combustível, protegendo e eliminando contaminantes no diesel, o que aumenta a vida útil do sistema. Além de proteger o diesel no reservatório, os filtros de respiro de tanque protegem e aumentam a vida útil dos demais filtros do sistema de armazenagem.
História – Os respiros do tanque são confeccionados com meio filtrante em celulose. Por exemplo, a Parker melhorou a tecnologia e lançou a linha EAB, onde se utiliza meio filtrante coalescente de poliéster. Outra inovação foi o Parker Triceptor, que contém partículas de sílica que evitam a entrada de umidade nos tanques.
Soluções Os últimos e futuros lançamentos da Wega Motors são soluções para filtros de transmissão automática e automatizada da linha leve e pesada. Um desses lançamentos, provavelmente para este ano ainda, é o filtro WFC-981, para ser aplicado no câmbio Alisson do ônibus Volkswagen 19.160 2019, em alguns modelos. |
Filtro do óleo hidráulico
Retém as partículas e impurezas geradas pelo sistema hidráulico, que pode trabalhar com segurança com o fluido limpo. Fazer a manutenção e trocar o filtro hidráulico evita falhas nos sistemas hidráulicos.
Filtro para o sistema hidráulico de transmissão
O filtro do óleo hidráulico, também conhecido como filtro da transmissão, retém as partículas de contaminação e impurezas contidas no óleo hidráulico que saem dos circuitos, deixando o fluido limpo. Ele garante que a transmissão funcione 100%, fazendo com que o sistema hidráulico de transmissão trabalhe com segurança. Geralmente, as falhas em sistemas hidráulicos é devido à falta de manutenção, principalmente, por não trocar o filtro hidráulico e atribuídas à contaminação do fluido.
Filtro para o sistema hidráulico de direção
Dos filtros do sistema hidráulico, o mais comum é o da direção. Para evitar danos prematuros no sistema, este filtro retém as partículas e impurezas contidas no óleo hidráulico, fazendo com que o sistema hidráulico de direção trabalhe com segurança. As falhas em sistemas hidráulicos de direção podem ser evitadas ao realizar a manutenção com a troca do filtro.
Sílica gel O filtro desumidificador de freio (secador de ar) tem como componente principal a sílica gel e/ou peneira molecular, sendo a sílica gel muito mais eficiente. O filtro DSF0204, recém-lançado pela Tecfil, é composto por 100% sílica gel. |
Filtro do câmbio
Retém as partículas e impurezas geradas pela fricção das peças móveis do sistema de transmissão automática, deixando o óleo limpo para não comprometer os componentes do câmbio.
Filtro de água ou do sistema de arrefecimento
O filtro do sistema de arrefecimento retém impurezas e partículas contidas na água para evitar o travamento na válvula termostática e aditiva o sistema de arrefecimento, pois contém aditivos em forma de pastilhas que se dissolvem na água e equilibram o pH da água para evitar formação de oxidação. Sua parte interna acompanha pastilhas inibidoras de corrosão que serão dissolvidas quando entram em contato com a água para evitar que o sistema apresente indícios de corrosão. Este filtro e as pastilhas não substituem a necessidade da utilização dos aditivos. É preciso armazenar o filtro corretamente, porque caso seja armazenado errado, com os furos “virados para baixo”, estas pastilhas podem se deteriorar, dissolvendo-se.
A falta de manutenção correta no sistema de arrefecimento pode causar sérios prejuízos ao motor. Por isso, a manutenção preventiva do filtro do sistema de arrefecimento impede problemas como:
• Furos no bloco do motor;
• Mangueiras furadas;
• Mangueiras inchadas pelo excesso de pressão;
• Motor fundido por motivo de vazamentos causados pelo excesso de pressão.
História – Este filtro não existia nos modelos mais antigos de veículos. Foi introduzido para atender à evolução dos motores que passaram a ter maior vida.
Filtro desumidificador de freio (secador de ar)
Item que atua na segurança no sistema de freio dos caminhões e ônibus, retirando a umidade do ar para garantir o funcionamento dos sistemas e propiciar maior vida útil para válvulas, freios e outros componentes. O filtro do sistema de freio contém sílica (partículas desumidificantes) que elimina a umidade do ar gerada pelo compressor de ar comprimido do veículo, protegendo e assegurando o circuito pneumático e do freio. Além disso, retém e absorve partículas de água e de óleo presentes no sistema. Sem a troca do filtro, o filtro saturado pode comprometer o funcionamento do sistema de freios porque as galerias pneumáticas ficam umedecidas com partículas de água. Isso pode gerar corrosão interna, riscos de acidentes e maior custo de manutenção com a troca da válvula APU.
História – O modelo antigo deste filtro era constituído em celulose e ia aplicado como respiro no reservatório de ar do sistema de freio. Houve, então, uma mudança drástica no sistema de freios dos veículos. Foi necessário implementar um “filtro”, que não é filtro e, sim, um reservatório com sílica gel posicionado na central APU responsável por absorver a umidade gerada pelo ar circulante do circuito de freio.
Filtros centrífugos
Processo no qual parte do óleo lubrificante é desviada e filtrada separadamente por uma centrífuga de fluxo secundário capaz de reter do óleo mesmo as menores partículas, como as de fuligem (1 µm), e, assim, apoiar o filtro de fluxo principal.
Filtro do respiro do motor
O filtro do respiro do motor impede que os resíduos do óleo se espalhem por todo o compartimento do motor e reduz o mau cheiro. Neste processo, se não houvesse a separação do óleo dos gases, aumentaria a queima e o consumo de óleo e, principalmente, o catalisador seria prejudicado em sua vida útil.
O filtro separador de gases/óleo desvia o óleo presente na massa de gases proveniente do cárter antes que seja conduzido para o sistema de admissão do motor.
Filtro separador ar e óleo
Faz a filtragem do ar quente e vapor do óleo, originário do funcionamento do motor do veículo, que provoca calor e, com isso, evapora o óleo lubrificante que pode gerar borra de óleo. Para evitar que essa borra acumule nas válvulas, o filtro separador impede a passagem destas impurezas, tendo um vapor (AR) limpo.
Filtro do fluido ureia ou do Arla 32
O filtro de ureia ou do Arla 32 é item obrigatório para garantir a redução dos gases emitidos pela queima do óleo diesel dos caminhões. Foi desenvolvido para purificar a solução de ureia-água que compõe o aditivo Arla 32 ou Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio, também conhecido como ureia, injetado no sistema de escape para reduzir a poluição do ar. O aditivo Arla 32, usado na tecnologia de Redução Catalítica Seletiva, é misturado no gás de escape, transformando os gases emitidos pelo sistema de escape em partículas de nitrogênio e vapor de água. O sistema diminui a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, atendendo às normas Euro 5 de emissão de poluentes.
O Filtro Arla 32 protege também contra o desgaste e possíveis rupturas, pois a ureia e a água presentes são substâncias agressivas que corroem as peças e provocam o vazamento do fluido. Este sistema é obrigatório nos caminhões e ônibus produzidos a partir de 2012 no Brasil.
História – Desenvolvimento de filtro agregado na linha automotiva com o objetivo de atender à legislação de redução de emissão de poluentes Euro V, obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2013.
Contato das empresas
Mahle Metal Leve: www.mahle.com.br
Rosangela Aparecida Leal Simões, aftermarket sales domestic (MMS1)
Notria: www.filtrosturbo.com.br
Leandro Degasperi, marketing
Parker Hannifin: www.parker.com.br
Roberto Silva, gerente de desenvolvimento de mercado Latin America Filtration Division
Tecfil: www.tecfil.com.br
Mateus Teixeira Nascimento, consultor técnico comercial do suporte técnico e pós-vendas
Wega Motors: www.wegamotors.com
Diogo Rocha, supervisor técnico
Fonte de história dos filtros: Parker Hannifin, Roberto Silva.