MAHLE 100 anos impulsionando o progresso e o futuro
Por Curadoria Revista Meio Filtrante
Edição Nº 108 - Janeiro/Fevereiro de 2021 - Ano 19
De uma pequena oficina de teste para uma companhia entre as 20 maiores fornecedoras automotivas do mundo - com história e trajetória de sucesso no Brasil, a MAHLE mantém o foco em inovação e visa moldar a mobilidade do próximo século
É fato que o tempo passa cada vez mais rápido e essa percepção se acentuou com o avanço, exponencial, da tecnologia entre os séculos 20 e 21. Atualmente, a estimativa de vida é cada vez maior, e já não é tão raro encontrar pessoas com mais de 100 anos de idade.
Partindo dessa premissa, o desenvolvimento da MAHLE – empresa de origem alemã com uma grande história e trajetória no Brasil – impressiona pelas conquistas e estar presente na vida de tantas pessoas globalmente, nesse curto espaço de tempo.
A década de 20 foi especialmente pródiga em realizações: Charles Lindbergh cruzou o Atlântico, Albert Einstein recebeu o Prêmio Nobel, a Deutsche Luft Hansa AG iniciou as atividades. E exatamente em 1º de dezembro de 1920, nasceu numa pequena oficina de testes em Bad Cannstatt, na Alemanha, a semente do atual Grupo MAHLE, que emprega mais de 77 mil colaboradores e soma vendas de 12 bilhões de euros em todo o mundo.
Força motriz mundial
Por coincidência ou destino, a origem da MAHLE está ligada a uma das peças mais importantes do motor à combustão e essencial para que os veículos se movimentem, o pistão. No início, Hermann Mahle se une como gerente comercial à empresa Versuchsbau de Hellmuth Hirth, e logo decidem apostar num novo produto, pistões de liga leve para motores, ao invés do tradicional pistão cinza de ferro fundido. Em 1922, o irmão Ernst Mahle entra como desenvolvedor e chefe de produção na companhia, então denominada Leichmetall-Werke, G.m.b.H., Stuttgart-Cannstatt.
Em 1924, a empresa é renomeada Elektronmetall GmbH, Stuttgart-Cannstatt (EC), e os novos pistões de liga leve são usados para atividades de esportes a motor. Como toda história inovadora, os desafios são muitos, especialmente nesse caso por envolver tecnologia de precisão. Mas os irmãos persistem e sabem que estão no caminho certo. Em 1930, desenvolvem filtros especiais de ar e óleo para manter os motores livres da sujeira e poeira e, em poucos anos, assumem o controle da companhia que se torna referência na fabricação de pistões na Alemanha, alça voos internacionais e se torna uma potência global, sendo a MAHLE uma marca líder no fornecimento de soluções em tecnologia automotiva.
A matriz está localizada em Stuttgart, na Alemanha, e desde 1964 foram transferidas as ações para MAHLE GmbH, controlada pela empresa sem fins lucrativos MAHLE Foundation GmbH. Atualmente possui cinco unidades de negócio, quatro profit centers, 16 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e 160 localidades de produção, em 35 países e cinco continentes. Comprometido em tornar o transporte mais eficiente, mais ecológico e mais confortável, o Grupo MAHLE está continuamente otimizando o motor de combustão, impulsionando o uso de combustíveis alternativos e estabelecendo as bases para a aceitação em grande escala e introdução mundial da mobilidade elétrica.
A diretriz da companhia pode ser resumida nas palavras do Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Mahle, Dr. Jörg Stratmann: “Continuaremos a crescer e trabalhar para ser uma empresa inovadora e atraente para nossos funcionários e parceiros. Queremos moldar os próximos 100 anos de mobilidade”.
Atuação diversificada
Com base em uma ampla competência tecnológica que consiste em Sistemas e Componentes de Motores, Filtração e Gerenciamento Térmico, o portfólio de produtos do grupo aborda todas as principais soluções para motores de combustão interna e condicionamento de ar. Graças à expertise em componentes e sistemas elétricos e eletrônicos, a MAHLE também pode oferecer soluções de sistemas integrados para mobilidade elétrica.
Devido à extensa gama de aplicações, os produtos MAHLE estão presentes em pelo menos metade dos veículos do mundo. Por décadas, os componentes e sistemas da companhia têm sido usados nas pistas de corridas do mundo e fora de estrada - em aplicações estacionárias, máquinas móveis, transporte ferroviário e aplicações marítimas.
O Brasil entra em cena
Em 1951, Ernst Mahle se instala no Brasil, no bairro de Santo Amaro em São Paulo (SP) e torna-se sócio-fundador da Metal Leve, firmando uma sólida parceria e fornecendo tecnologia para o início das atividades. Atualmente, a MAHLE Metal Leve possui cinco unidades no Brasil – Itajubá (MG), Jundiaí (SP), Limeira (SP), São Bernardo do Campo (SP) e a matriz na cidade de Mogi Guaçu (SP), além de uma sexta planta localizada na cidade de Rafaela, na Argentina. Há dois centros de distribuição: um em Limeira (SP) e o outro em Buenos Aires, na Argentina. O Grupo MAHLE possui outras duas empresas no Estado de São Paulo: a MAHLE Behr Gerenciamento Térmico Ltda., na cidade de Arujá, e a MAHLE Compressores do Brasil Ltda., em Jaguariúna.
À frente da operação de Sistemas de Filtração e Periféricos de Motor está Edison Alves Bueno, 56 anos, Diretor e Gerente Geral da unidade de negócio. Brasileiro, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, formação em contabilidade e participação em diversas áreas e plantas do Grupo Mahle no Brasil e no exterior: “Estou adaptado a mudanças com foco em desafios e na recuperação de resultados”, explica Bueno.
Numa sequência de cenários nacionais e internacionais desafiadores nos últimos anos, os resultados são bastante expressivos. “Participei do crescimento da MAHLE na incorporação de várias empresas, com destaque para Metal Leve, COFAP, Dana Corporation, entre outras. Mais recentemente, do turnaround (recuperação) na MAHLE Argentina, na planta de Válvulas de Rafaela, com reconhecimento pela MAHLE Global em 2013, através do prêmio Outstanding Performance. Em São Bernardo do Campo (SP), na planta de Bronzinas, também conseguimos efetuar a restruturação planejada com êxito, e agora sigo na unidade de Filtração e Periféricos de Motor, com o objetivo de ter crescimento de vendas e com resultado econômico sustentável”, diz Bueno, cuja gestão conquistou outros prêmios importantes. “Dentre as 160 plantas no mundo, fomos premiados pela MAHLE Global em 2018 pela Performance em Segurança no Trabalho, e, em 2019, como melhor planta em Melhoria da Qualidade. Estamos no caminho certo”, destaca o executivo.
Estratégia e diferenciais
A MAHLE está entre os principais fornecedores de filtros no Brasil, sendo detentora das marcas MAHLE, BEHR, Clevite, Izumi, Knecht Filter e Metal Leve, mantendo sempre a busca pela inovação. Os filtros e periféricos de motor da marca MAHLE Metal Leve estão presentes em todo o território nacional através da cadeia de distribuição, desde o fornecimento direto para concessionárias até parcerias com grandes distribuidores, com forte atuação no mercado sul-americano, principalmente na Argentina onde há uma unidade de negócio para atendimento da demanda local. Possui parcerias com o mercado OE / OES (Original Equipment / Original Equipment Service) e distribuição da marca MAHLE Metal Leve através do Centro de Distribuição em Limeira (SP) ou diretamente da planta produtiva em Mogi Guaçu (SP).
Os profissionais em Jundiai (SP), onde está o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Sistema de Filtração na América do Sul, atuam conectados e em estreita colaboração com a matriz em Stuttgart, na Alemanha, e o Brasil é considerado um País de grande relevância para os negócios: “Em 2019, os investimentos no Grupo MAHLE Metal Leve atingiram aproximadamente R$ 100 milhões”, ressalta Bueno. “Procuramos desenvolver oportunidades nos setores automobilístico e industriais complementares, continuamente atentos a oportunidades de aquisições e parcerias estratégicas que gerem maiores ganhos de escala e produtividade, acompanhando o crescimento do setor tanto no Brasil quanto no Mercosul, defendendo e aumentando pontualmente nossa participação de mercado. Analisamos permanentemente o setor automotivo, com o intuito de explorar oportunidades que possam complementar as atividades e diversificar o portfólio de produtos”.
Para atingir os objetivos, Bueno busca intensificar o relacionamento com os clientes através de soluções integradas e customizadas. “Mantemos elevados níveis de excelência tecnológica e confidencialidade de nossos projetos. Assim, expandimos a gama de produtos desenvolvidos e fornecidos para um mesmo cliente, contribuindo de maneira significativa para maior fidelização e o crescimento dos resultados. Também continuaremos a aproveitar as relações comerciais do Grupo MAHLE em nível global, de forma a possibilitar a prospecção de novos clientes e reforçar os relacionamentos internacionais”.
Talento brasileiro |
Inovação constante e integrada
Atuando num setor altamente competitivo, a empresa sabe que é necessário um elevado grau de inovação tecnológica para se diferenciar no mercado. E a longo da história da Mahle no Brasil, o conceito tem sido o mesmo. “Temos nos destacado por focar o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Desde 1978, contamos com um Centro Tecnológico próprio no Brasil”, ressalta Bueno. “Em 2008, inauguramos um novo centro em Jundiaí (SP), o qual acreditamos ser um dos maiores e mais bem equipados centros de tecnologia de desenvolvimento de componentes e soluções para motores à combustão interna da América Latina”.
Nas novas instalações, além da sequência aos trabalhos anteriores, foram ampliados serviços de engenharia, desenvolvimento, aperfeiçoamento e testes de motores para clientes através da divisão interna denominada MAHLE Powertrain (MPT), sistemas de filtração para ar e líquidos, canister com carvão ativado, trem de válvulas, entre outros produtos.
“Pela interação com os demais centros tecnológicos do Grupo MAHLE, atendemos as necessidades de diversos clientes globais, desenvolvemos tecnologias em linha com as tendências mundiais de demanda por motores menores e mais leves, que sejam mais econômicos e ofereçam menor impacto ambiental, como é o caso dos componentes que produzimos para motores de veículos flex fuel. O domínio dessas novas tecnologias nos permite fornecer componentes que ajudam os clientes a cumprir as metas de redução de emissões de gases poluentes. Em complemento, prestamos serviços de desenvolvimento, aperfeiçoamento e testes de motores na MAHLE Powertrain”, explica.
A grande capacidade de desenvolvimento tecnológico também possibilitou à MAHLE atuar prontamente no desenvolvimento de uma importante ação social em virtude da pandemia da COVID-19: “Utilizando da expertise em filtração para atender a carência de máscaras faciais no Brasil, visando dar maior segurança aos nossos colaboradores e promover ação solidaria às comunidades nas quais atuamos, em abril de 2020 iniciamos a produção e atualmente atingimos a capacidade produtiva de 800.000 máscaras por mês. Promovemos doações a hospitais e entidades sociais das comunidades de Mogi Guaçu, Limeira e Itajubá, reforçando o espírito de inovação e adaptabilidade da MAHLE, contribuindo para o bem-estar social e gerando a oportunidade de um novo produto para o mercado”, destaca Bueno.
Qualidade reconhecida
Com o aumento contínuo de exigências de qualidade pelo mercado, os processos também estão em evolução constante. “Buscamos estar sempre à frente em termos técnicos e com tecnologia em nível global. A MAHLE desenvolve constantemente novas tecnologias, processos automatizados e com altíssimo padrão de qualidade, investindo cada vez mais em sistemas à prova de falhas, aumentando a confiabilidade dos produtos e processos”, detalha Bueno, sendo que a organização possui certificações ISO 9001 e IATF 16949 de qualidade, e ISO 14001 e OHSAS 18001 de Segurança e Meio Ambiente. “Somos constantemente auditados em relação aos requisitos adicionais dos clientes no setor automotivo”.
A MAHLE possui estrutura dedicada para atendimento aos clientes independentemente da posição no mercado, desde grandes montadoras até o consumidor final. Toda ocorrência é tratada de forma a garantir a satisfação dos clientes através de uma análise detalhada do problema pelo departamento de assistência técnica.
Em função do elevado nível da qualidade, a Unidade de Filtros no Brasil recebeu em 2017 da Ford Motor Company, o prêmio “Annual World Excellence Award”, referente aos filtros de ar e filtros de combustível. Em 2019, conquistou o prêmio Honda de Alta Performance em Qualidade e Logística, sendo que no mesmo ano, o Grupo MAHLE global recebeu o prêmio Fornecedor do Ano da Ford.
Rumo ao futuro
“Estamos bem situados e posicionados, com amplo portfólio de produtos não somente de itens avulsos, mas também sistemas completos, integrados e customizados para as necessidades específicas dos clientes, o que tem nos qualificado como parceiros e fornecedores preferenciais desde a concepção, engenharia e fabricação de produtos diversos”, destaca Bueno. “Atuamos seja no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de produtos existentes, com expertise para propor soluções antecipadamente aos problemas, o que é possível por mantermos uma relação muito próxima aos clientes, diferencial competitivo importante e fator decisivo para a capacidade de manter e aumentar nossa participação de mercado. Temos uma marca fortemente reconhecida pela qualidade, competitividade e agilidade para atender as constantes mudanças nas demandas nacionais e internacionais”.
Independente do atual cenário de incertezas na economia mundial, Bueno acredita no potencial do Brasil: “O mercado brasileiro ainda apresenta uma diversidade muito grande em portifólios de produtos e presença de fabricantes de automóveis reconhecidos mundialmente. Para manutenção da competitividade e adequação do parque produtivo para absorção de novos projetos, é mandatório que haja investimento em novas tecnologias. Atualmente, a prioridade para aplicação de recursos na companhia está no aumento da agilidade para lançamentos de produtos e adaptação dos meios produtivos, para atendimento às demandas adicionais dos clientes. A MAHLE é uma empresa de ponta, o que nos coloca em uma posição de constante busca pela liderança do mercado em todos os segmentos que atuamos”.
MAHLE Metal Leve S.A Site.: www.mahle.com Tel.: (19) 3861-9100 |