Mercado
Por Curadoria Revista Meio Filtrante
Edição Nº 108 - Janeiro/Fevereiro de 2021 - Ano 19
Confira as novidades no mercado industrial
Nissan cria área dedicada à inovação no Brasil
Unidade tem como foco o desenvolvimento de soluções digitais e novos serviços de mobilidade
Como parte do seu plano global estratégico de transformação Nissan Next, a montadora cria no Brasil uma área exclusivamente dedicada à inovação com foco no consumidor para soluções digitais e novos serviços de mobilidade. A nova unidade será integrada à área de marketing e vendas e também será liderada por seu diretor, Tiago Castro.
“Queremos estar na vanguarda da transformação dos negócios no Brasil por meio de oportunidades inovadoras que agreguem valor de longo prazo e enriqueçam a vida das pessoas”, comenta o executivo.
Segundo a Nissan, o novo braço de inovação é composto por subáreas, sendo uma focada em inovação, processos e sistemas e a segunda em novos negócios. A primeira terá como base o desenvolvimento de novas soluções digitais e de processos, além da integração das soluções já disponíveis para os clientes e concessionários Nissan. Ela é liderada pela gerente Ana Marques.
A segunda subárea terá como missão a de avaliar e desenvolver futuras oportunidades de mobilidade no Brasil, incluindo novas parcerias. Esta equipe é comandada pelo gerente Márcio Alexandre da Silva.
Fonte: Automotive Business
Foton espera concluir construção de fábrica no Brasil em dois anos
Ainda que o momento econômico seja desfavorável, a Foton Aumark não desistiu de estabelecer a sua própria fábrica no Brasil. A empresa, importadora oficial da fabricante chinesa de caminhões Foton (Beiqi Foton Motor Group), espera concluir a construção de sua instalação em até dois anos. A afirmação foi feita pelo CEO da empresa, Márcio Vita, durante o lançamento da linha de caminhões Aumark S para o mercado brasileiro.
Desde 2010, quando iniciou sua atuação por aqui com a importação dos veículos, a companhia planeja ter sua própria linha de produção. O local foi definido em 2013, um terreno na cidade de Guaíba (RS), mas o plano de construção foi adiado várias vezes por causa de crises e inviabilidade econômica. A ideia inicial era estar atuando com a própria operação em meados da década passada, mas os planos foram paralisados por causa da forte crise que abalou o País a partir de 2014-2015.
Se a fábrica da Foton no Brasil se tornar realidade, a Foton Aumark será a primeira subsidiária independente da marca chinesa – embora já seja considerada a quinta unidade industrial fora da China. A marca conta com unidades na Tailândia, Vietnã e no Quênia, enquanto a unidade da Argélia está em fase de construção.
“Estamos na primeira fase em Guaíba; os estudos para a segunda fase, que começa no segundo semestre de 2021, já estão praticamente prontos. Devemos começar a implantação do crescimento dessa segunda fase no primeiro semestre do ano que vem e na medida em que a gente for introduzindo os caminhões e conseguir ganhar os volumes necessários, sem dúvida nenhuma, a gente termina a construção. Acreditamos que em torno de dois anos isso deve estar acontecendo”, afirmou o CEO da Foton no Brasil.
Ele completou dizendo que a empresa já está avaliando a possibilidade de produzir na nova fábrica os modelos leves e médios da linha Aumark S, que foram lançados nesta data no mercado brasileiro. O diretor industrial e de engenharia, Leandro Gedarken, reforça que uma grande vantagem para a Foton é ter no Brasil a presença de parceiros que já fornecem para a empresa na China, que é o caso de Cummins (motores), Wabco (sistemas de freio) e ZF (transmissão), por exemplo.
“Os demais itens da parte mecânica já foram estudados e estamos negociando com fornecedores. Esses veículos serão importados, numa fase seguinte começam a ser montados e para tal, precisamos que nossa área industrial esteja mais robusta”, indica Gedarken.
Atualmente, a Foton aluga uma área dentro da fábrica da Gefco em Guaíba (RS), próximo ao terreno onde quer erguer sua própria fábrica. A operação iniciou em abril deste ano e é a responsável por montar o modelo leve Minitruck de 3.5 toneladas em sistema de CKD, kits que são trazidos pré-montados da China. De 2016 até 2019, a Foton montava seus caminhões em um espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS).
Fonte: Automotive Business
Honda inaugura décimo aerogerador em seu parque eólico e conclui expansão da operação
Única montadora a ter um parque eólico próprio no Brasil, Honda amplia a entrega de energia elétrica limpa e renovável
A Honda Energy, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil dedicada à gestão do parque eólico da marca, anuncia a ampliação da capacidade instalada em seu empreendimento, localizado na cidade de Xangri-Lá (RS). Em novembro de 2020, entrou em operação mais um aerogerador conforme anúncio de expansão feito em abril de 2019.
Inaugurada em 2014, a iniciativa concretiza o compromisso da Honda com o meio ambiente. Para atender à meta global de redução de emissão de gás carbônico em seus produtos e processos produtivos em 50% até 2050, tendo como base o volume emitido em 2000, a operação brasileira identificou no campo de geração eólica, a oportunidade de garantir uma matriz energética ainda mais sustentável. Essa fonte apresenta um dos menores índices de emissão de gás carbônico e é favorecida pela boa disponibilidade de ventos no país.
Em uma ação concreta para promover uma sociedade livre de carbono, a Honda decidiu construir um parque eólico próprio para suprir com energia elétrica limpa toda a demanda necessária para a produção local de seus automóveis. A expansão da operação, com a inauguração de uma torre adicional, reforça uma estratégia ativa que privilegia o uso progressivo de recursos renováveis.
A energia proveniente da Honda Energy atende à demanda elétrica da unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, onde estão localizados a fábrica de automóveis, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e o escritório sede da marca. Em 2016, a energia eólica da Honda Energy passou a suprir também o escritório administrativo em São Paulo, no bairro do Morumbi e, desde 2019, a segunda unidade produtiva de automóveis, em Itirapina (SP).
“O parque eólico Honda Energy é uma iniciativa única no segmento automotivo no Brasil e representa nossos esforços em direção a uma sociedade cada vez mais sustentável. Estamos expandindo a capacidade de geração do parque, entregando mais energia limpa ao sistema, com menos impacto ao meio ambiente’, afirma Otávio Mizikami, Presidente da Honda Energy e Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis.
Novo aerogerador - Com a conclusão da construção do novo aerogerador, o parque passa a contar com dez turbinas e uma capacidade instalada de 31,7 megawatts (MW), um aumento na capacidade de geração em torno de 11%.
Em relação à nova torre, sua potência de geração é de 3,8 megawatts, 23% superior ao modelo dos demais aerogeradores, possui 112 metros de altura e está entre as maiores instaladas atualmente no Brasil. As pás medem 66 metros e, quando montadas, alcançam diâmetro de 136 metros. Esse conjunto é maior em relação aos demais e, em seu ponto mais alto, alcança 180 metros de altura.
Referência no cenário nacional de energia eólica, o parque eólico Honda Energy é a única operação de propriedade de uma empresa do setor automotivo. Com ele, a Honda alcança a autossuficiência em energia elétrica limpa e renovável.
Mais sustentabilidade, menos emissão - No resultado acumulado desde janeiro de 2015, a geração de energia elétrica da Honda Energy ultrapassa os 434 mil megawatts-hora (MWh), possibilitando a incorporação da energia limpa e renovável ao processo produtivo de mais de 734 mil automóveis.
No campo ambiental, o resultado corresponde ao volume de mais de 30 mil toneladas de CO2 que deixou de ser emitido ao meio ambiente, minimizando o impacto ambiental da marca.