Editorial

Um marco histórico


Um marco histórico

Um dos mais admirados filósofos da China, Lao-Tsé disse: “Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos”. Nada mais verdadeiro, principalmente para uma obra que sai do zero, cresce ao longo do tempo e se torna referência no setor.
É nesse contexto que trazemos uma matéria especial sobre o programa Descarte Consciente Abrafiltros, que alcançou em janeiro, a expressiva marca de 20 milhões de filtros reciclados desde 1º de julho de 2012, implantado atualmente em quatro Estados – São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Os números por mais grandiosos que possam parecer, não representam as dificuldades enfrentadas e o grande esforço das diversas pessoas que trabalharam dia e noite para que o programa pudesse chegar a esse patamar, tornando-se um caso de sucesso na história da logística reversa no Brasil, com reconhecimento inclusive, por órgãos ambientais de outros Estados.
Sócia-fundadora da Abrafiltros, na passagem do nosso aniversário de 19 anos que será comemorado em abril, a Revista e Portal Meio Filtrante congratulam a todos pela conquista, sempre presente nos principais momentos da evolução do programa, com destaque para a assinatura dos primeiros Termos de Compromisso de São Paulo e Paraná, onde trouxemos como matéria de capa na edição 60 – Janeiro/Fevereiro de 2013, uma foto extremamente significativa, com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, CETESB, diretores e associados da Abrafiltros, ao lado do presidente da associação, João Moura, e o então Secretário de Meio Ambiente Bruno Covas, atual prefeito da cidade de São Paulo. Assim como dito por Lao-Tsé, a Abrafiltros valorizou o início de um projeto desconhecido e ainda incipiente para o mercado de filtros automotivos, que cresceu, frutificou e entrou para a história do setor e do meio ambiente, cujos detalhes você conhecerá nesta edição. 
Nas demais matérias, abordamos as necessidades e a importância dos filtros em cabines de pintura; nanoestruturados e biomembranas incrementam uso de biomateriais para a filtração; bagaço de cana-de-açúcar nanomodificado é capaz de ‘limpar’ água contaminada com cobre ou crômio; o destino do lixo e o futuro do meio ambiente; os benefícios do clorito de sódio e do aço inox na indústria sucroalcooleira; filtragem nos processos na elaboração de alimentos; qualidade da água usada na indústria química e muito mais. Boa leitura!

Rogéria Sene Cortese Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Atsushi Gomi; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Tárcia Rita Davoglio; Valter Medina; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.

 

Colaboraram nesta edição:
Eduardo Fischer (Mahle); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); (Abrafiltros); Kaio Cesar da Silva Pinas, Jan Ariel Lima da Silva e Ricardo Ribeiro Araújo (Tecfil); Paulo Roberto Nascimento e Giselle Rodrigues (Parker); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Lucas Cortese Moura (Iteb); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); Rodrigo Neves (Unotech); Marcelo Bueno (Toray); Aline de Andrade Alves (Cetene); Luciana Constantino (Agência FAPESP); Luiz Gonzaga Alves Pereira (Abetre); Lucas Donato (Grupo Sabará); Paulo Ricardo C. Andrade (ABINOX); Rafael Beraldo (Grupo Air Slaid); José Mauricio Sampaio (Nederman); Diego Santos (Sefar); Luciane Prado Rocha Lopes (Fusati); Marcus Nakagawa (ESPM) e (Bentley Systems).

Publicidade