Filtrado

O que acontece no mercado de filtros


Filtração de água aumenta durabilidade da lavadora de louça
Empresa especialista em filtração de água afirma que outros danos prematuros, como com a própria louça, também podem ser minimizados
Usar equipamentos que auxiliem as tarefas de rotina dentro de um estabelecimento alimentício é muito importante na otimização de tempo e recursos. Esse é o caso da lavadora de louça, que além de eficiente na limpeza permite que os utensílios sejam repostos com mais rapidez às mesas. Porém, seu uso exige alguns cuidados, para que o resultado seja realmente satisfatório, e um deles é a filtração de água.
O sistema de uma lavadora de louça funciona da seguinte maneira: são inseridos dentro dela a louça suja e, no compartimento adequado, o detergente. Depois de ajustada para a limpeza desejada ela se enche de água, a aquece, lança jatos de água para realizar a higienização, drena a água suja, joga mais água e drena novamente.
Embora muitos pensem que o problema está na água suja que é expelida da máquina, na verdade, é preciso ter uma preocupação também com a água limpa, e aquecida, que é utilizada no momento da lavagem da louça.
Fábio de Oliveira, gerente da Asstefil, fabricante de equipamentos para filtração de água, conta que a calcificação, processo decorrente de uma reação química durante o aquecimento da água, pode causar problemas de entupimento nas lavadoras de louça. “Além disso, a calcificação compromete o rendimento energético do sistema, resultando em um consumo maior de energia e, consequentemente, mais gasto”, explica.
A economia é uma das premissas de um negócio, para que ele seja rentável. No caso da lavadora de louças, Fábio afirma que se ela não for utilizada adequadamente, seus benefícios podem se transformar em prejuízos a curto e médio prazo. Isso torna o investimento menos lucrativo que o planejado, o que não compensa para o gestor. Porém, quando realizadas as manutenções necessárias, a lavadora de louças é capaz de trazer benefícios significativos.
O gerente destaca que não estar atento à qualidade da água utilizada pode trazer uma série de interferências negativas. “A presença de partículas na água, por mais que pareçam inofensivas, podem deixar marcas em louças ao longo do tempo”, afirma Fábio, ressaltando que este é um tipo de problema que ocasiona outros custos como a necessidade da troca da louça antes do previsto. Ainda em relação aos danos prematuros, o gerente da Asstefil lembra da possível oxidação das superfícies, resultado de orifícios entupidos também pela sujeira.
As soluções de filtração da água presentes no mercado têm por objetivo reduzir as impurezas presentes na água, a fim de oferecer um líquido mais puro, seja para consumo direto ou indireto. “Um processo responsável de tratamento de água envolve a filtração inicial, para retenção de impurezas logo na entrada, e o uso de filtros específicos a serem instalados diretamente no ponto de consumo. O método a ser utilizado para isso vai depender das possibilidades do estabelecimento e da quantidade de água que é utilizada diariamente”, avalia.
Independente do sistema selecionado, Fábio pontua que esta barreira física que impede a passagem de partículas é fundamental para os estabelecimentos, especialmente os que trabalham com o ramo de alimentos.
Fonte: Notícias Dino

Filtrado

 


 

Abrafiltros elege diretoria para a gestão 2021-2022
Pela primeira vez de forma virtual, nova diretoria toma posse e planeja um biênio de grandes realizações
A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizou em 11 de dezembro, a solenidade de posse da nova diretoria para a gestão 2021/2022. Na eleição realizada em 19 de novembro de 2020, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos de governo em função da pandemia da COVID-19, João Moura da DBD Filtros e Serviços Ltda./LAFFI Filtration foi reeleito e permanece na presidência, no seu sétimo mandato na associação.
Em seu discurso de posse, Moura destacou que esse foi um ano desafiador para todos, mas que o segmento de filtros saiu fortalecido e mostrou sua importância à sociedade. “Quando falamos que os filtros estão sempre presentes onde houver pó, líquido ou ar, queremos despertar a relevância do setor para a sociedade, em especial auxiliando através de salas limpas, respiradores e máscaras faciais no combate à COVID-19”.
Em que pesem as dificuldades apresentadas pela pandemia, a Abrafiltros rapidamente se adaptou e intensificou as ações em prol do segmento e empresas associadas com o apoio da tecnologia, oferecendo novas oportunidades de interação como o Programa Filtra Ação, canal de conteúdo online aberto a todos os públicos, criou também o Programa Abra Talks, evento técnico-informativo para debater os caminhos e avanços do segmento de filtros. “Nesse ano avançamos ainda mais no Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, tivemos novas adesões, implantamos o programa em mais um estado e estamos próximos de atingir a expressiva marca de 20 milhões de filtros reciclados desde julho de 2012”.
Moura também mencionou a criação da Câmara Setorial de Filtros para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso como mais do que a realização de um sonho antigo, mas sim uma conquista do segmento. Em sua fala, fez questão de destacar o valioso trabalho da atual diretoria e todos os diretores que pela Abrafiltros passaram, em especial Carlos Alberto Mourão (Cummins Filtros) que sempre colaborou com a associação; Paul Gastón (Camfil Latin América) e Andre Luis Moura (DBD/Laffi Filtration) que sempre apoiaram os trabalhos e Rogeria Cortese (L3ppm/Revistas Meio Filtrante e TAE), que nunca mediu esforços para o desenvolvimento da entidade. Destacou também o apoio dos associados e principalmente o trabalho da equipe interna, que tem se empenhado diuturnamente para o crescimento e profissionalização da Abrafiltros.
Para os próximos anos, Moura reforçou que “em 2021 completamos 15 anos de fundação e unidos ao setor de filtros, vamos continuar trabalhando com transparência e respeito, sempre cumprindo com o estatuto e atuando em consenso com as empresas associadas na tomada de decisões. Quem faz a associação são os associados e a Abrafiltros estará sempre de portas abertas para novos avanços e conquistas”.
A nova diretoria foi apresentada aos associados em 11 de dezembro, durante a Assembleia Geral de Posse realizada de forma online via plataforma Zoom.
Membros da nova Diretoria Abrafiltros - Gestão 2021/2022
Presidente: João Moura (DBD Filtros – LAFFI Filtration); Vice-Presidente Setor Automotivo: Paulo Roberto Leite do Nascimento (Parker Hanniffin); Vice-Presidente Setor Industrial: Alex Peixoto De Alencar (Engefluid); 1ª Secretária: Solange Suzigan (Verso Comunicação); 2º Secretário: Helmult Hermann Zschieschang (Sócio Honorário); 1º Tesoureiro: Marcos Dantas (MAHLE Metal Leve); 2ª Tesoureira: Sinezio Apparecido Junior (Ober); Conselho Fiscal: David Siqueira de Andrade (Supply Service); Conselho Fiscal: Enrison Vinicius Cordeiro Ladeia (MAHLE Metal Leve); Conselho Fiscal: Paulo Pinto Pacca Vivian (Pall do Brasil); Conselho Fiscal: Fabio Antônio De Moura (Mann+Hummel); Conselho Fiscal: Fabio Gledson Belasco (CHN Industrial); Suplente Conselho Fiscal: Ary Silveira Bueno (ASPR – Consultoria); Suplente Conselho Fiscal: Gabriel De Lemos Souza (Hydac Tecnologia); Suplente Conselho Fiscal: Edison Baptista Da Matta (Sócio Honorário); Suplente Conselho Fiscal: Luiz Alberto Catânio (Unotech); Suplente Conselho Fiscal: Aldenir Ceguarino Montesso (Polifiltro).

Filtrado



 

Publicidade