As necessidades e a importância dos filtros em cabines de pintura
Por Carla Legner
Edição Nº 109 - Março/Abril de 2021 - Ano 19
Uma cabine de pintura automotiva é o espaço onde é feita a pintura de carros, motos e outros tipos de veículos
Uma cabine de pintura automotiva é o espaço onde é feita a pintura de carros, motos e outros tipos de veículos. Trata-se de um local com altíssima exigência de qualidade, afinal de contas, a pintura automotiva tem um impacto muito relevante e qualquer problema durante o processo pode interferir no nível e qualidade da pintura, por isso, é um espaço totalmente fechado e com todo o ar interno filtrado.
De acordo com Rodrigo Neves, representante da Unotech, é um ambiente confinado que maximiza a pureza do ar e elimina a presença de vento com contaminantes, pois estes podem ocasionar falhas e bolhas na pintura dos veículos. “As Cabines de Pintura proporcionam um ambiente interno adequado para pintura reduzindo a emissão de partículas de tinta para fora do ambiente. Geralmente trabalham com pressão positiva para impedir que a entrada de poeiras venham a danificar a pintura” – explica.
Exatamente por este motivo, as mantas e/ou os filtros para cabine de pintura são essenciais. Para a pintura automotiva ser realizada com qualidade e agilidade, nenhuma partícula, externa ou interna presente no ar ou originada pelo próprio processo de pintura, pode entrar em contato com a superfície dos veículos. Este é ponto principal da utilização de um filtro para cabine de pintura automotiva. Toda e qualquer partícula deve obrigatoriamente ser filtrada para que o ambiente tenha pureza total.
Nesse sentido, esses filtros evitam que particulados e odores sejam expedidos. Neves afirma que para que uma pintura seja realizada com qualidade os filtros são fundamentais, pois impedem que partículas externas ou internas existentes no ar ou originada do próprio processo possa entrar em contato com a superfície do veículo.
Tipos de filtros e mantas
Atualmente existem vários tipos de filtros e mantas, dependendo do modelo e porte da cabine de pintura. Cada um possui sua norma especifica, que determina o grau de filtragem, eficiência e demais características. “Os filtros são especificados pelo fabricante da cabine de pintura, onde são avaliados vários aspectos produtivos de cada cliente” – ressalta Neves. Ele destaca os equipamentos mais utilizados no mercado:
Filtros de ar plissados: São utilizados para filtração por superfície. Devido ao seu formato, o filtro de ar plissado permite que uma grande quantidade de partículas de poeira seja retida, garantindo que o ar seja purificado, além de ter baixíssima perda de carga. Ele impede que qualquer impureza permaneça no ambiente, o que pode causar falhas no processo e possíveis inconsistências na pintura.
Filtros Planos de ar descartáveis: Realiza a filtração por profundidade. Trata- se de um produto utilizado para promover a filtragem de forma que o ar no local se mantenha limpo, sem impurezas, sem maus odores, ainda, podendo haver atividade humana comum no ambiente.
Por causa do seu formato (papelão cartonado, telas metálicas fixadas em sua moldura, sendo essas telas colocadas nos dois lados do filtro, e um reforço metálico no sentido do fluxo de ar) é um produto com forte resistência à pressão do ar. Além disso, é um filtro duradouro e tem simples manuseio, podendo ser trocado sem a necessidade de um técnico especializado.
Filtros de ar multibolsas: São compostos por microfibras sintéticas inertes, não tóxicas e não cancerígenas, afim de promover a densidade progressiva das fibras. Seu funcionamento é por meio da retenção gradativamente das partículas ao longo da espessura do meio filtrante, o que evita saturação superficial e aumenta a vida útil.
A moldura de sustentação desse elemento filtrante é fabricada em chapa de aço galvanizado, alumínio ou inox, dotada de perfis metálicos separando as bolsas que promovem excelente resistência mecânica e estabilidade. Esse filtro também realiza filtração por profundidade.
Filtros plissados de carvão ativado: O filtro de carvão ativado para cabine de pintura é fabricado com material de origem natural e poroso para propriedades adsortivas, podendo ser fabricado com meios filtrantes sintéticos e naturais, manta de poliéster, espumas em PU ou feltros. O processo de impregnação é com micro-pulverização, garantindo assim um grau mais elevado de contato.
Tem capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, se tornando um item de excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases. Além disso, retém o odor da tinta evitando que o mesmo fique dentro ou fora da empresa. Pode ser aplicado em manta, filtro plano com moldura em chapa ou papelão ou caixas com sistema de filtragem.
Filtros Cartuchos para cabines de pintura, jateamento e/ou despoeiramento: São indicados para aplicações que necessitam retenção de partículas sólidas e secas, produzidos e fornecidos com elementos filtrantes de celulose, poliéster, poliéster aluminizado e híbrido (MIX com fibras de celulose e poliéster). A construção em relevo no papel assegura alta capacidade de retenção e baixa perda de carga.
Filtros de cartão plissado: Aplicados em cabine de pintura na exaustão, tem como objetivo reter partículas de tinta proveniente Overspray. Fabricado com elemento filtrante de dupla camada de papel Kraft 100% em celulose. Esse filtro tem como princípio a separação por inércia, ou seja, o fluxo do ar muda de direção e as partículas mais pesadas ficam coladas nas paredes do cartão plissado ou caem.
Filtros plissados em chapa: Trata-se de um filtro utilizado para a eliminação de Overspray (pó) afim de não contaminar o meio ambiente. São indicados para aplicações que necessitam reter as partículas secas e sólidas, como cabines de pintura a pó e sistemas de jateamento, por exemplo.
Filtros de ar de carvão ativado: O carvão ativado é o adsorvente mais usado na purificação do ar e no controle de poluentes. Seu elemento filtrante é composto por células de carvão ativado granulado estruturado em madeira compensada, dotada de não tecidos e telas de proteção em ambas as faces, garantindo excelente desempenho. Os filtros de ar de carvão ativado adsorvem odores, gases nocivos, corrosivos ou irritantes.
Filtros de alta temperatura: São utilizados em processos de alta temperatura que necessitam de ar limpo. São especialmente projetados para proteger esses processos, atendendo aos mais rígidos requisitos afim de manter o desempenho sob temperaturas extremas.
Filtros de ar tipo Manga: Seu objetivo é retirar o ar contaminado que é gerado nas caldeiras, separando as partículas (fase sólida) dos gases efluentes (fase gasosa), tendo como objetivo a recuperação do produto industrial sólido e purificação dos gases mediante a retirada dos poluentes. Nesse caso, a filtração é iniciada pela passagem do gás carregado com as partículas através do elemento filtrante, permitindo que as partículas fiquem retidas na superfície do tecido e nos poros das fibras.
Mantas de fibra sintética: Geralmente é utilizada em pré-filtragens para a retenção de particulados maiores e pode ser fornecida em rolos ou cortada sob medida, de acordo com as especificações do sistema. Trata-se de um material leve e de fácil manuseio que pode ser instalado com praticidade. Além disso, por ser um material de baixo custo, pode ser substituído sempre que necessário sem que o cliente precise investir um valor muito alto. Está disponível nas classes G3, G4 e F5, sendo que as duas primeiras são do grupo grosso, enquanto a última é do grupo médio.
Manta filtrante de teto (nacional e importada): É geralmente empregado na entrada do ar realizando a filtração por profundidade, e como o nome diz, é uma manta aplicada no teto da cabine. Serve para retenção das partículas em suspensão nesse ambiente, sendo muito utilizada na filtragem final. São muito úteis em cabines de pintura pressurizadas e com pressão positiva.
Manta de fibra de vidro padrão: Realiza a filtração por profundidade e é aplicada no chão e laterais da Cabine. São indicados para retenção de tinta em cabines de pintura, para áreas de preparação e lixamento. Sua classificação de filtragem pode ser G2 ou G3, com retenção média de 65 a 90%.
Normalmente é produzida de filamentos contínuos de fibra de vidro, trançadas com resina sintética termoendurecida com padrão de densidade progressiva de filtragem, com gramatura de 180 a 240g/m² e espessura variável até 60mm, adaptada a cada equipamento. Suporta temperaturas de trabalho de até 150°C, possuem características antichamas e não são inflamáveis.
Manta de carvão ativado para retenção de odores: É ideal para eliminar gostos, odores, impurezas, matérias corantes presentes em produtos farmacêuticos e químicos, captura de toxinas e gases gerados no processo utilizado. Trata-se de um material constituído de poliéster impregnado com Carvão Ativado e tem a capacidade elevada de absorver substancias de altos pesos moleculares e pontos de ebulição. Normalmente é aplicado em conjunto com outra manta de filtração.
Independentemente do tipo e modelo, para que uma pintura seja realizada com qualidade, os filtros e mantas são fundamentais, uma vez que impedem que partículas externas ou internas existentes no ar ou originada do próprio processo possa entrar em contato com a superfície do veículo.
“É importante ressaltar que o filtro evita ainda o risco de uma pintura com baixa qualidade, gerando retrabalhos e atrasos no processo produtivo. Além disso, há a questão ambiental, a não utilização dos filtros pode gerar resíduos prejudiciais à saúde dos colaboradores e comunidade do entorno” – completa o representante da Unotech.
Contato da empresa
Unotech: www.unotech.com.br