Editorial

Uma dose de esperança


Uma dose de esperança

Nesses tempos de pandemia da COVID-19, em meio a tantas dificuldades, uma certeza desponta com maior clareza: a importância da ampliação na aplicação da segunda dose da vacina, tanto para a saúde quanto para a economia.
Por ser uma publicação bimestral, esta edição da Revista Meio Filtrante marca o encerramento do primeiro ciclo de 2021, pois na próxima edição estaremos já no segundo semestre. E vemos de forma positiva a chegada desse novo período, com a esperada ampliação na oferta das vacinas tanto em quantidade quanto no número crescente de opções disponíveis, pois os investimentos federais, estaduais e municipais realizados no primeiro semestre para a aquisição e produção de vacinas e outros medicamentos tendem a mostrar resultados na ampliação de vacinados com a segunda dose, quando mais pessoas irão desenvolver imunização para maior proteção e diminuição da circulação do vírus, assim como cresce também, a possibilidade do Brasil passar a produzir os próprios imunizantes, o que reduzirá a dependência da importação.
O momento se mostra ideal para afinar os planejamentos e ações para um cenário de retomada econômica que deve ter início ao longo do segundo semestre e se fortalecer no decorrer do próximo ano. É certo que muitos setores foram impactados em diferentes níveis e cada um terá seu tempo de recuperação, mas definitivamente é um cenário com grandes chances de se concretizar. Não acontecerá do dia para a noite, mas irá ocorrer num futuro cada vez mais próximo.
Como escreveu Chico Xavier, tudo passa. Basta ver o exemplo dos Estados Unidos onde a vacinação foi bastante ampliada e hoje uma das principais preocupações além da COVID-19, é o controle da inflação pela retomada dos hábitos de consumo pela população, o que deve impulsionar e favorecer o aumento gradual da produção industrial para se equipar à demanda por bens de consumo, represada na fase mais aguda da pandemia. Sem dúvida, um novo problema que traz luz e esperança para todos em dias melhores na saúde, na economia e no bem-estar social.
Nas matérias desta edição destacamos: a consciência ambiental que pode impulsionar o bioplástico, auxiliar a economia e o meio ambiente; diferenças entre ultrafiltração e osmose reversa; a importância do uso de água de qualidade para fabricar cosméticos; o funcionamento e aplicações de filtros para caixa d’água; filtros para maquinários agrícolas e muito mais. Boa leitura!

Rogéria Sene Cortese Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Atsushi Gomi; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Tárcia Rita Davoglio; Valter Medina; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.
 

Colaboraram nesta edição:
Priscila Silva, José Augusto da Silva Moraes e Celso Stupiglia (Parker); Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); Luciana Beneton (Tecitec); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Lucas Cortese Moura (Iteb); Eduardo Fischer (Mahle); Kaio Cesar da Silva Pinas, Jan Ariel Lima da Silva, Ricardo Ribeiro Araújo e Roberto Rualonga (Tecfil); Kim Gurtensten Fabri (ERT); Karina Daruich (Abicom); Vinicius Augusto Pescinelli Pires (Ingredion); Guilherme Wolf Lebrão (Instituto Mauá de Tecnologia); Alex Duarte (Braskem); Thiago B. Spedo (Basf); Marcelo Bueno (Toray); Marcel Mano (Fluid Brasil); João Paulo Real Tardelli (Pall); Marcus Vallero e Marcus Simionato (Suez); Daniel Paiva Pavan (Kubota); Carlos Maurício Rodrigues e Vanessa Brusius (Koch); Rogério Mendes Couto (Gehaka); Dra. Belinda de Cássia Manfredini Silva (Hidrolabor); Angelo Krieger (Permution); Sebastião Donizetti Gonçalves (ProServ); Verena Fernandes (Veolia); Luciane Prado Rocha Lopes (Fusati); Greice Mendes (Hidrofiltros); Wenzel Rego (Fortlev); (Agência FAPESP); Robson Quito (Delphi); Clenilton André Gomes (Cummins) e André Busnello (POC Filtros).

Publicidade