Filtros para maquinários agrícolas
Por Carla Legner
Edição Nº 110 - Maio/Junho de 2021 - Ano 20
As máquinas agrícolas encaram muitas atividades “sujas” indispensáveis na produção rural, ou seja, durante seus processos estão sujeitas a inúmeros percalços como chuvas inesperadas, ventos fortes, poeira erguida durante a colheita preparo da terra, etc.
As máquinas agrícolas encaram muitas atividades “sujas” indispensáveis na produção rural, ou seja, durante seus processos estão sujeitas a inúmeros percalços como chuvas inesperadas, ventos fortes, poeira erguida durante a colheita preparo da terra, etc. Nesse sentido, os filtros agrícolas são fundamentais para esses maquinários. Trata-se de equipamentos instalados nos tratores, colheitadeiras, implementos agrícolas e outros maquinários, podendo estar embarcado na máquina ou não. É possível acoplar um filtro no trator, por exemplo, ou levá-lo para um pátio de manutenção onde o filtro esteja instalado, e acioná-lo quando necessário.
“Graças a sua tecnologia de construção e seus componentes internos, os filtros são capazes de reter partículas de sujeiras nocivas aos motores. Isso ajuda a preservá-los e contribui para perfeito funcionamento do equipamento” – afirma Roberto Rualonga, gerente de suporte técnico e pós-vendas da Tecfil.
Os filtros que costumam integrar as máquinas agrícolas são o Filtro de ar ou cabine, Filtro de combustível, Filtro de óleo lubrificante, Filtro de ar do motor, Filtro de sistema hidráulico, Filtro de Transmissão, Filtro refrigerador do motor, Filtro separador de água, Filtro de segurança e Filtro Secador de ar.
Segundo equipe de especialistas da Mahle aftermarket, todos os filtros possuem um meio filtrante para executar o trabalho de conter as partículas indesejadas e cada tipo de filtro precisa atender um tipo específico de absorção ou retenção de partículas. Por este motivo cada qual possui um meio filtrante específico, principalmente em questão de matéria prima.
“É de extrema importância para qualquer filtro a eficiência em sua aplicação e a vedação, pois caso falhem, podem afetar de forma parcial ou total o bom funcionamento do equipamento. O intuito da aplicação do mesmo deve considerar a perfeita instalação e considerar a especificação de cada produto, o que nos leva a enfatizar que seja utilizado um filtro específico para cada aplicação” – destacam os especialistas da Mahle.
Tipos de filtros e suas características
De maneira geral, a importância dos filtros é evitar que contaminantes como: pó, abrasivos e água entrem nos sistemas do veículo e assim comprometam seu funcionamento. Robson Quito, especialista da linha de filtros da Delphi Technologies Aftermarket, explica que o Filtro de ar é responsável por filtrar, quando a máquina ou equipamento conta com cabine, as impurezas do ar no ambiente interno.
“Esse filtro faz a separação/retenção de impurezas existentes no ar evitando que cheguem ao condutor, uma vez que estas podem causar irritação e em casos alérgicos, até mesmo risco a saúde.” – complementam os especialistas da Mahle.
Nesse caso, não há prazo de troca para os filtros comuns, já para filtros de carvão ativado que são usados em aplicação de defensivos agrícolas, as montadoras recomendam a troca de acordo com o regime de trabalho que pode variar em meses ou horas. “O filtro vencido ou estragado não impede a entrada de impurezas e cheiros do ambiente externo. Além do cheiro, o filtro velho pode impedir o fluxo de ar” – ressalta Clenilton André Gomes, representante da Cummins.
A função do Filtro de combustível, por sua vez, é filtrar o combustível que é admitido pelos motores, retendo impurezas e partículas, para que elas não cheguem ao motor. Com a devida aplicação, pode assegurar o devido funcionamento da bomba de combustível e evitar danos prematuros a mesma, bem como entupimento de bicos injetores.
De acordo com Gomes, em média, a troca é recomendado pelas montadoras entre 200 e 500 horas, depende muito da tecnologia do filtro aplicado do equipamento. Além disso, deve ser analisado a qualidade do combustível e muitas vezes é necessário a troca precoce. Ele destaca que é para estes casos o vilão não é o filtro, mas sim o combustível. “O uso do filtro de combustível não recomendado, vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afetar o rendimento” – afirma.
O Filtro do óleo lubrificante é utilizado para filtrar o óleo que circula pelas galerias do motor, retendo impurezas e partículas metálicas, ajudando as partes móveis a reduzir atrito metálico, que poderiam causar sérios danos ao equipamento, como nas paredes de partes móveis, pistão, biela e outros. Recomenda-se a troca do filtro sempre junto com o de óleo, variando de acordo com a tecnologia aplicada. Normalmente é aplicada entre 300 e 500 horas trabalhadas.
Deve-se executar a troca dos elementos sempre que se fizer a substituição do óleo lubrificante, “nunca deixar o filtro do óleo sem trocar, pois, isto significa deixar nesse filtro velho todas as impurezas que ele conteve no uso do óleo antigo. O filtro mantém em seu interior um volume entre 0,5 e 1 litro de óleo usado e, quando não se substitui o filtro durante a troca do lubrificante, esse volume de óleo usado se mistura e contamina o lubrificante novo”- enfatiza Celso Stupiglia, gerente de negócios da Parker.
No caso do Filtro de ar do motor, segundo os especialistas da Mahle, ele é responsável pela separação/contenção de impurezas do ar que vai para o motor, que podem ser desde poeira até pequenos projéteis como pedras ou outros materiais. Chamado também de filtro primário, garantem que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela.
O prazo de troca varia de acordo com a tecnologia empregada no filtro, em média de 600 a 900 horas trabalhadas. Gomes explica que aumentos súbitos no consumo de combustível podem estar ligados ao filtro do ar. A peça retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. O excesso de sujeira faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas que atingem o motor. Além disso, a máquina perde potência de trabalho.
“Este filtro garante que os contaminantes do ar não entrem em contato com as partes móveis dos motores, proporcionando a perfeita funcionalidade, longa vida útil das peças, redução de consumo de combustível e outros benefícios” – destaca Robson Quito.
O sistema hidráulico é composto por vários itens extremamente sensíveis a qualquer tipo de contaminação. Segundo Stupiglia, os quais são responsáveis por uma perfeita funcionalidade dos movimentos das partes do maquinário, como as bombas, motores hidráulicos, válvulas direcionais e proporcionais, tubulações, válvulas imitadoras de pressão e o próprio reservatório para armazenamento do óleo.
Com todos este produtos existentes possuem alto valor agregado, os filtros existentes neste sistema possuem destaque e extrema importância , mesmo tendo um custo maior que os utilizados para manter o Motor em perfeito funcionamento.
Nesse sentido, o Filtro hidráulico trabalha filtrando os fluidos hidráulicos do sistema de direção, retendo as partículas e fragmentos gerados pelo atrito dos pistões e válvulas hidráulicas, filtrando o fluido e deixando o óleo limpo para que não haja o comprometimento dos demais componentes do sistema e tornando a dirigibilidade da máquina ou equipamento mais fácil ao motorista.
“O óleo hidráulico tal como o sangue do nosso corpo é o primeiro instrumento de diagnóstico, atualmente conseguimos efetuar esta analise de óleo com contadores de partículas a laser, para um perfeito acompanhamento e funcionamento da máquina. Este diagnóstico deve ser feito com periodicidade afim de mantermos o bom funcionamento da máquina, assim como tratamos nosso corpo com exames periódicos para prevenirmos doenças” – ressalta Celso Stupiglia da Parker.
Quando não utilizados de forma adequada causa perda de potência e estabilidade do sistema hidráulico do equipamento, e em casos severos a manutenção de pistões ou válvulas. Segundo Gomes, normalmente é recomendado troca de 300 a 600 horas trabalhadas.
Ainda de acordo com Gomes, no caso o Filtro de Transmissão, ele serve para reter as partículas e fragmentos gerados pela fricção das peças móveis que compõe o sistema de transmissão mecânica ou automática, filtrando o fluido e deixando o óleo limpo para que não haja o comprometimento dos demais componentes do câmbio.
A troca depende da tecnologia envolvida no equipamento, é avaliado levado em consideração a qualidade do óleo de transmissão e a qualidade do filtro, geralmente é recomendado pelo manual de operação troca de 300 a 600 horas trabalhadas. “A perda de potência e aumento do consumo de combustível são sinais de falta de manutenção do filtro, em casos severos pode fundir a transmissão” – destaca o representante da Cummins.
Segundo André Busnello, CEO da POC Filtros, o trabalho do motor produz calor por si só. Contudo, tratores agrícolas e florestais aquecem muito mais tanto em razão da natureza e do trabalho pesado, quanto por estarem frequentemente expostos ao sol e a outros obstáculos que forçam o motor a trabalhar mais.
Para evitar sobreaquecimento, os motores contam com sistemas de refrigeração, que em geral são como um grande ventilador que força a circulação de ar e dissipa calor. Nesse caso, o Filtro refrigerador do motor protege o ventilador evitando danos ao motor e acidentes de trabalho.
Finalizando, o Filtro separador de água é responsável pela separação de água presente no Diesel para que não oxide as partes metálicas do sistema de combustível. Já o Filtro de segurança é utilizado para auxiliar o filtro primário em caso de colapso e garantir a integridade do motor retendo qualquer sujidade que o mesmo não seja capaz de reter. O Filtro secador do ar funciona como desumidificador do ar, um item muito importante para segurança do condutor, pois mantem o ar comprimido, utilizado em freio por exemplo, sem partículas de água que podem comprometer o funcionamento do sistema.
“É fundamental usar filtros adequados, de boa qualidade e com tecnologia comprovada para preservar os componentes do motor e garantir o perfeito funcionamento da máquina” – ressalta Roberto Rualonga.
Cuidados e manutenção
A aquisição de novos ativos para uma empresa é um processo que requer cálculos de viabilidade econômica, que por sua vez estão associados à informação sobre a vida útil dos equipamentos. Essa estimativa é oferecida pelos fabricantes, considerando que os períodos de manutenção sejam cumpridos corretamente e as práticas recomendadas para cada máquina sejam seguidas de modo adequado.
Nesse sentido, Busnello destaca que o principal argumento para usar filtros nos maquinários agrícolas é o financeiro. “Com a redução da vida útil, o prazo de depreciação será menor e o valor extraído do investimento talvez não compense, no fim das contas, o investimento inicial. Neste caso, não foi porque o equipamento era ruim, mas porque não foram tomados os devidos cuidados para garantir que a máquina se mantivesse em níveis excelentes de operação” – explica.
Segundo ele, o biodiesel tem propriedades higroscópicas, e isso atrai água, que é um dos contaminantes mais nocivos aos motores e aos óleos de máquina. Tal informação é especialmente importante no caso de tratores de uso sazonal. Ocorre que, quando ficam estacionados, o óleo diesel ainda no tanque pode atrair água, ainda mais se houver mistura com biodiesel.
Com a máquina parada, há chances de haver condensação no tanque, precipitando gotas de água para o interior do óleo, formando uma emulsão que pode causar danos ao motor e ao sistema hidráulico. Desse modo, a instalação de filtros agrícolas é básica para assegurar a preservação dos seus ativos e garantir que o maior valor seja extraído do investimento.
Quito explica ainda que diferente dos veículos de passeio ou caminhões e ônibus, nos quais a manutenção normalmente é feita pela quilometragem, nas máquinas ou equipamentos agrícolas deve ser feita a substituição dos filtros por carga horária, pois trabalham em regime severo e em áreas com alta concentração de impurezas (terra, fuligem etc.).
“Como exemplo, em tempos de safra chegam a trabalhar 24 horas por dia x 7 dias na semana.
O sugerido é seguir a recomendação encontrada no manual do proprietário do equipamento, pois cada fabricante possui uma periodicidade especificada de acordo com o tipo de máquina e uso”- afirma. Ele destaca ainda que o ideal é criar uma rotina de verificações para evitar o agravamento de possíveis problemas deve-se:
Diariamente ou a cada 10h: drenar o filtro sedimentador, verificar o nível de óleo do motor, e verificar os sistemas de combustível, arrefecimento, direção e hidráulico em relação a vazamentos. Checar o grau de sujeira do radiador frontal e mantê-lo limpo para evitar superaquecimento do motor.
Semanalmente ou a cada 50h: realizar verificação dos comandos (pedais e alavancas) e sistemas elétricos. Checar a calibragem e o lastro dos pneus.
Mensalmente ou a cada 250h: verificar a necessidade de fazer a troca do óleo e filtro do motor, segundo manual do proprietário em função do tempo ou tipo de uso.
Semestralmente ou a cada 500h: lubrificação dos rolamentos de rodas, verificar a necessidade de fazer a troca dos filtros de combustível e ar, e óleo da direção, segundo manual do proprietário em função do tempo ou tipo de uso.
Anualmente ou 1000h: verificar a necessidade de fazer a troca do óleo da transmissão e do fluido hidráulico, segundo manual do proprietário em função do tempo ou tipo de uso.
Além disso, durante o dia a dia, no uso desses maquinários, algumas dicas e cuidados podem evitar ou indicar problemas nos filtros. Stupiglia explica que, o filtro de combustível, por exemplo, a dificuldade para dar partida no equipamento, em geral, é um dos primeiros sinais que indicam que o filtro está sujo.
A Marcha lenta irregular, caso o equipamento apresente falhas na aceleração, por usa vez, significa que o combustível pode não estar alimentando o motor de forma apropriada.
“Dentre os problemas que podem ser gerados pela falta de manutenção e troca, o espelhamento de motor é uma causa que pode gerar um alto custo para o proprietário do maquinário, sem contar a questão de horas paradas. Além disso, destaca-se a falha do motor, desgaste prematuro em peças do motor e bombas de combustível e a falha em frenagem devido à humidade” - completam os especialistas da Mahle.
Segundo eles, é importante sempre utilizar o item indicado para cada aplicação e utilizar o filtro secundário juntamente com o filtro primário, lembrando também que cada aplicação necessita de uma área efetiva de filtragem desenvolvida para cada item, filtro do óleo, filtro do combustível, filtro de cabine etc.
“Quando o filtro não é utilizado ou quando a troca não é realizada no tempo adequado, pode acarretar a interrupção do funcionamento do motor ou, em casos mais graves, o travamento do motor. Para realizar a manutenção de maneira correta é preciso seguir as recomendações do fabricante quanto ao tempo de troca, que deve ser feita por um profissional qualificado” – afirma Rualonga.
Mercado e novidades do setor
Para Busnello, há muita coisa acontecendo no setor nos últimos meses. O Brasil vem crescendo ano após ano na área agrícola e cada vez mais empresas do ramo buscam inovar, através de pesquisas, para aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente.
De maneira geral, de acordo com Quito, quando se fala em novidades do mercado, ele destaca os equipamentos que funcionam por GPS, motores com menor consumo de combustível, sensores para controle de pragas, pulverização automática de herbicidas, e sensores para análise de qualidade de solo.
“Acompanhando este processo de inovação, já temos no mercado filtros ecológicos onde não utilizamos produtos metálicos em seus elementos filtrantes afim que podermos reaproveitar estes produtos que seriam descartados , como produto para queima em caldeiras e transformando novamente em fonte de energia” – destaca Stupiglia.
Ele ainda conta que, na mesma condição de requisitos bem justos se enquadram os filtros de ar do motor e lubrificantes, onde os meios filtrantes utilizados hoje já contemplam produtos patenteados e de alta retenção de partículas com baixa perda de carga, levando a uma vida útil sugerida pelos fabricantes para aplicação em seus equipamentos.
Também já existem projetos de equipamentos agrícolas, que não é de hoje, porém em estado mais avançado, com a utilização do Bio-Gás como combustível. Outro produto que certamente chegará brevemente a este mercado agrícola é a utilização de fontes energéticas renováveis, “a Parker já possui estudos avançados para estas novas aplicações utilizando célula de hidrogênio” - afirma o gerente da empresa.
A Cummins, por sua vez, destaca duas novidades ao mercado, a Mídia NanoNet® e a Mídia NanoForce®. Com testes de campo abrangentes ao longo de um ciclo de desenvolvimento de três anos, a mídia de filtração NanoNet é a mais recente na linha de produtos de combustível e Lubrificantes Fleetguard. “Projetada para proporcionar proteção inigualável e tempo de funcionamento superior, possui uma maior eficiência de filtração e ao mesmo tempo aumenta a vida útil do filtro e retenção de 98,7% de todas as partículas de até 4 micrômetro, ou seja, 12 vezes menor do que as partículas menores visíveis ao olho humano” – conta Gomes.
Os Filtros de ar NanoForce®, por sua vez, entregam a mais limpa combustão de ar possível para aplicações On & Off Highway. As Nanofibras, quando combinadas com o projeto plissado da empresa, melhora e proporciona um desempenho do filtro de ar ideal para a proteção superior ao motor e menores custos operacionais do equipamento. “Os óleos lubrificantes já vinham evoluindo para atender às demandas de condições de direção e operação mais severas e, agora, os filtros também” – destaca o representante da Cummins.
No caso da Mahle, a tecnologia implantada no filtro do combustível, do modelo CleanLine é responsável pela separação da água e do diesel (livre e emulsionada), “temos dupla separação de água, um tubo com tela hidrofóbica deixando para fora a grande maioria de partículas de água e restando poucas partículas para o filtro principal reter, o que pode levar a uma grande economia na manutenção de bicos injetores e bombas” – destacam os especialistas da empresa.
Na visão da POC Filtros, a agricultura, o agronegócio e o agro em si é o que move o país. “Sem esse segmento agrícola, exportação, importação, minérios ou afins, nosso país seria outro totalmente diferente em quesito de riquezas e benefícios para o restante do mundo. Precisamos sempre investir no agronegócio que, com certeza, é um dos mercados mais fortes atualmente” – enfatiza Busnello.
Contato das empresas
Cummins: www.cumminsfiltration.com
Delphi: www.delphiautoparts.com
Poc Filtros: www.pocfiltros.com.br
Mahle: www.mahle.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br
Parker: www.parker.com