Publicidade

Filtros para máquinas de lavar

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, não é apenas a água que bebemos que precisa ser de qualidade. Nas residências, muitos aparelhos, sistemas e máquinas necessitam da utilização de filtros para uma água melhor


Filtros para máquinas de lavar

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, não é apenas a água que bebemos que precisa ser de qualidade. Nas residências, muitos aparelhos, sistemas e máquinas necessitam da utilização de filtros para uma água melhor. Isso porque, com a intenção de eliminar a presença de vírus e bactérias, as companhias de tratamento adicionam cloro à água, além disso, podem ocorrer infiltrações na tubulação. 
Nesse sentido, o filtro é peça fundamental, ou seja, uma filtragem inadequada ou a falta dela pode ocasionar diversos problemas. E não estamos falando só de questões de saúde, lavar as roupas de maneira adequada, por exemplo, pode ajudar a aumentar a durabilidade das peças e equipamentos.
Os filtros para máquinas de lavar roupa são aliados para manter a qualidade da água no processo de lavagem. Segundo Evandro Luíz Junges, gerente comercial e de marketing da Filtros Planeta Água, essa filtragem é importante porque, com o tempo, as roupas, e principalmente a parte técnica das máquinas, podem acabar sofrendo algum dano. 
Esses equipamentos são classificados como filtros de Ponto de Uso (POU), ou seja, usados diretamente no local onde são instalados. Seu uso reduz os índices de cloro livre presente na água, possuem variados formatos, facilmente adaptáveis às mais diversas instalações residenciais, e podem ser aplicados na cozinha, banheiro e/ou área de serviço. 
Além disso, trata- se de um equipamento eficiente na retenção de sujeiras suspensas, barro, ferrugem e outros sedimentos. “Estes resíduos mancham as roupas, deixam amareladas e prejudicam o desempenho dos equipamentos, além de reduzir sua vida útil dos mesmos” – complementa Daiana Devenz, representante do marketing corporativo da Acquabios. 
Um filtro para máquina de lavar é composto por uma carcaça e um elemento filtrante de polipropileno atóxico, não possui resinas e garante a retenção de 5 micra para particulado. Há também modelos constituídos em fibras de celulose agregado com resina melamínica ou polipropileno, onde a porosidade pode variar entre 1, 3 ou 5 micra. A escolha vai depender se na residência já existe um filtro central, ou não.
“O elemento filtrante reduz partículas de ferrugem que mancham roupas e acumulam-se nos equipamentos. Além disso, com água filtrada, reduz-se a quantidade de sabão em pó para a lavagem. Mais segurança para o dia a dia, maior vida útil para os equipamentos” – complementa Claudio Chaves, diretor presidente da Hidrofiltros. Sem falar que devido a sua estrutura rígida, o elemento filtrante de polipropileno evita a formação de caminhos viciosos pela água.

Filtros para máquinas de lavar

No caso de máquinas de lavar louça, também classificadas como POU, o uso do filtro impede a formação de depósitos de sujeira e que essas partículas contaminem os utensílios ou danifiquem o equipamento. Além disso, evita desperdício de água e produtos, por causa do retrabalho que podem ser necessários. 
Para Daiana, o comportamento de consumo das pessoas mudou devido ao fato de estarem mais em casa, atentas e preocupadas com a saúde.

Filtros para máquinas de lavar

Nesse sentido acabam investindo em produtos para este fim. “Apesar de não haver nenhum registro de aumento com relação à procura de filtros e purificadores durante a pandemia, com as pessoas passando mais tempo em casa, a tendência é que elas passem a observar pequenos detalhes do dia a dia” – completa Chaves. 

Processo, cuidados e manutenção
Sem filtração um grande número de partículas de todo tipo, e em concentrações altas, podem ficar depositadas no equipamento, reduzindo a eficiência dos sabões, gerando desperdício e danificando também o funcionamento da máquina. 
O filtro protege o equipamento, seus componentes e também garante a qualidade da água. Podemos inclusive falar em economia, tanto em consumo de energia, como em possíveis reparos. Um equipamento funcionando adequadamente, sem nenhum dano, evidentemente consumirá apenas o necessário e não trará custos adicionais. 
Nas máquinas de lavar louças, por exemplo, o residual sólido nos vidros pode danificar os componentes internos como os bicos dos sprays e outras peças. Com o entupimento dos filtros, temos falta de água em todos os lugares que foram instalados, principalmente à noite, onde a manutenção destes filtros é mais difícil.  
O processo de filtragem é simples. Chaves explica que a água que vem da rua e encaminhanda ao filtro, este contém um refil de polipropileno que possuí microporos para sua passagem. Os sedimentos vão sendo impedidos de passar pelo meio filtrante e se alojam nestes microporos, fazendo a água sempre buscar um novo caminho. A tecnologia evita que se crie caminhos viciosos na água, ou seja, passar pelo refil sem ser filtrada. 
Da mesma maneira podemos falar da manutenção. Todo aparelho necessita de cuidados e de uma manutenção correta, afim de que sejam cumpridos os prazos e exigências sugeridos pelo fabricante. Segundo Daiana, a troca do refil para máquina de lavar é muito simples, o próprio usuário tem condições de fazê-la. 

Filtros para máquinas de lavar

Filtros para máquinas de lavar

O produto acompanha uma chave para manutenção e troca, o passo a passo está descrito no manual de instalação. Normalmente, o recomendado é que a troca ocorra a cada 6 meses ou quando houver redução do fluxo de água, o que ocorrer antes. “A manutenção para troca dos refis é muito simples, basta desrosquear o “copo” e substituir o refil de dentro do aparelho” – detalha Junges. Para ele, os riscos de não utilizar um filtro são muito mais complexos do que a sua própria instalação e/ou manutenção.  
É importante destacar que em lavanderias industriais o processo é um pouco diferente, uma vez que há parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais. Algumas lavanderias filtram e decantam a água em um reservatório, antes mesmo de começar a ser utilizada. Esse tratamento e cuidado no pré-processo dá condições para uma lavagem de qualidade. 
Nesse caso, podem ser utilizados abrandadores, filtros de tecido sintético, filtro de areia filtro de carvão, sistemas de remoção de ferro, assim como diversos componentes químicos. A água de alimentação deve ser pré-tratada e, se proveniente, de poço artesiano, filtrada antes de entrar no equipamento. 
Caso seja clorada, deve-se colocar um filtro de carvão ativado para remover o cloro residual presente em águas tratadas em Estações de Tratamentos - ETAs, que é nocivo às resinas. Isso pode ser feito através de processo de decloração, realizado por um filtro de carvão ativado.

Reúso de água: uma realidade nas lavanderias
O reúso de água já é um procedimento aplicado em diversas setores. Nas lavanderias, não poderia ser diferente. De acordo com Luciane Prado Rocha Lopes, diretora administrativa e projetos da Fusati, é possível tratar e utilizar novamente a água de todos os ciclos de lavagem, mas sendo interessante unifica-las antes de se fazer o tratamento, para se obter uma água mais homogênea e padronizar a utilização dos produtos necessários para o tratamento. 
Para o reúso em lavanderias é realizado alguns processos físicos e químicos que aglutinam e removem as partículas sólidas da água permitindo que a mesma seja reutilizada na lavagem de roupas ou outras utilidades. Luciene destaca que somente filtros não conseguem fazer o correto tratamento dessas águas, são necessários outros processos:
Coagulação: quando a água na sua forma bruta entra no sistema, ela recebe uma determina quantidade de coagulante. Estas substâncias servem para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água.
Floculação: após a coagulação a água segue para câmaras que promovem um movimento que fazem com que as partículas sólidas se aglutinem em flocos maiores.
Decantação: após floculada e por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas são depositados no fundo dos tanques, separando-se da água.
Filtração: a água passa por filtros de quartzo onde as impurezas que não ficaram retidas no decantador e possuem menor tamanho, agora ficam retidas.
No reúso, o filtro também tem um papel de extrema importância. É esse equipamento que faz a retenção das partículas que não ficaram retidas no flocodecantador, permitindo a redução da turbidez no sistema. Sem eles, a água tratada não atingiria as características necessárias para que pudessem ser reutilizadas, ficando com um aspecto turvo, e sem essa remoção final de partículas o reúso dessas águas poderia provocar manchas nas roupas lavadas com essa água de reutilizada.
Além do controle da cor e da turbidez, toda água de reúso deve conter uma concentração mínima de cloro residual para uma proteção microbiolágica dessas águas. É necessário a realização de retrolavagens diárias nos filtros, além de ser necessário a troca anual do carvão ativado e a cada 3 anos deve ser feita a troca do quatzo dos filtros. 
Adsorção em Carvão Ativado: a água após passar pelos filtros, passam por um filtro que contém carvão ativado para um polimento da água e remoção da cor remanescente e algumas impurezas mais específicas. Nessa etapa em alguns casos específicos pode-se utilizar algumas resinas para remoção de compostos mais específicos.

Filtros para máquinas de lavar

Filtros para máquinas de lavar

“O processo de coagulação ocorre em misturados estáticos, que fazem a mistura dos produtos químicos na água fazendo a desestabilização eletrônica das cargas presentes nas partículas em suspensão. Os processos de Floculação e decantação ocorrem dentro de um sistema denominado flocodecantador, que faz com que as partículas ganhem tamanho e peso decantando dentro do sistema. 
As partículas restantes, que não conseguiram decantar no flocodecantador, são removidas pelos filtros de quartzo. Na última etapa o remanescente de cor é removido no filtro de carvão ativado” – explica. 
Além da redução dos custos com água o reúso traz o benefício ambiental, uma vez que a redução do consumo de água vai demandar menos captação desse recurso na natureza, que vai trazer inúmeros benefícios ambientais, principalmente em épocas de estiagem. 


Contato das empresas
Acquabios:
www.filtrosacquabios.com.br
Filtros Planeta Água: www.planetaagua.ind.br 
Fusati: www.fusati.com.br
Hidrofiltros: www.hidrofiltros.com.br

Publicidade