Show de conhecimento técnico online interativo sobre Saneamento Ambiental
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 113 - Novembro/Dezembro 2021 - Ano 20
O 32º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2021, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, foi um sucesso online de conhecimento técnico e interatividade que marca os 35 anos da AESabesp
O 32º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2021, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, foi um sucesso online de conhecimento técnico e interatividade que marca os 35 anos da AESabesp. Com o tema central “O Saneamento Ambiental no mundo em transformação”, o maior evento de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente da América Latina teve:
• 18 horas de evento 100% online;
• 10.800 visitas na plataforma;
• 21 países e 207 cidades brasileiras participando;
• 60 expositores na Fenasan Online;
• 12 mesas redondas e 8 painéis de discussão;
• Durante a cerimônia, foram conhecidos os vencedores do 8º Prêmio Jovem Profissional AESabesp, com trabalhos técnicos sobre meio ambiente e saneamento ambiental;
• 7 mil interações no chat;
• Reunião de especialistas, autoridades, convidados, público, diretores, conselheiros, voluntários da AESabesp, entre outros;
• Entre outras atividades.
Primeiro dia – 16/09
Destaques – Duas figuras femininas fortes estiveram presentes no primeiro dia do 32º Encontro, Luiza Helena Trajano e Monja Coen. Essa representação traz luz à participação das mulheres no Saneamento e reforça ainda mais que as profissionais técnicas estão empenhadas e engajadas para criar e debater soluções e propostas para os desafios no setor.
Outro destaque foi apontar a Engenharia como ferramenta de transformação social. O primeiro dia traçou ainda horizontes da eficiência energética, delineando as tendências e formas de geração de energia renovável e sustentável; destinos das águas recicladas, sob o ponto de vista da indústria, da Universidade e de empresa de saneamento; e atuação das startups no saneamento.
Depoimento – “Temos que aproveitar o Novo Marco Regulatório para promover uma revolução estrutural e olhar de forma aberta para os processos e a empresa” – aponta Luiz Fialho, head of Corporate Venture Capital da ACE Cortex.
Segundo dia – 17/09
Destaques – A preocupação com a devastação no planeta e aumento da seca e da frequência da seca foram destaques do segundo dia. Os convidados debateram os desafios para avançar no caminho da segurança hídrica e reduzir a vulnerabilidade das pessoas aos riscos de fenômenos extremos, como escassez e inundações.
Depoimento – Carl-Axel P. Soderberg, da Comisión sobre Agua del Colegio de Ingenieros y Agrimensores de Puerto Rico, falou sobre os efeitos das mudanças climáticas no saneamento e também dos impactos causados pelo aumento da frequência e intensidade das secas.
Terceiro dia – 18/09
Destaques: O terceiro dia foi invadido por temas emergentes do setor: economia circular, consumo mais sustentável, educação ambiental, reciclagem e reúso inteligente da água.
Depoimento – Os participantes abordaram os benefícios e experiências de implantação de sistemas de gestão ambiental e iniciativas para transformação de subprodutos do saneamento em recursos sustentáveis.
Tecnologias
Destaque – Hoje, as novas tecnologias metrificam e monitoram devidamente os serviços de saneamento e contribuem para avanços nos seus sistemas.
Depoimento – Além dos desafios e resultados, foram mostrados pelos participantes como estas tecnologias têm sido absorvidas e adotadas pelo setor de saneamento no Brasil.
Fenasan: Encontro Técnico AESabesp |