Catalisadores evitam emissão de até 110 kg de gases tóxicos por ano no Brasil
Por Umicore
Edição Nº 114 - Janeiro/Fevereiro 2022 - Ano 20
Veículos poderiam poluir de cinco a dez vezes mais caso não tivessem o componente obrigatório de fábrica
De acordo com um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), os veículos equipados com motores a combustão são responsáveis por uma parte significativa da poluição do ar, correspondendo a 72,6% do total das emissões de gases tóxicos só na capital Paulista. A preocupação e o foco em soluções para o controle desses gases, portanto, são essenciais.
Com este objetivo, o catalisador é o principal componente do sistema de emissões dos veículos e é responsável por converter até 98% desses gases tóxicos em substâncias inofensivas à saúde. A peça transforma HC (hidrocarbonetos), CO (monóxido de carbono) e NOx (óxidos de nitrogênio) - gases provenientes do motor à combustão - em vapores que não prejudicam o meio ambiente e a saúde, como H2O (água), N2 (nitrogênio) e CO2 (gás carbônico).
Um estudo da Umicore, multinacional belga que atua na área de metais e mineração, revela o montante evitado de transmissão de gases tóxicos nos últimos 29 anos (de 1992 a 2020) com o uso de catalisadores. Exigido pelas legislações ambientais no mundo inteiro, no Brasil o uso do catalisador tornou-se obrigatório a partir de 1997, por determinação do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), e já evitou a emissão de 53,5 milhões de toneladas de CO, 11,4 milhões de toneladas de HC e 3,4 milhões de toneladas de NOx na atmosfera brasileira.
Sem a peça, os veículos poluiriam, em média, de cinco a 10 vezes mais. “A função do catalisador é de extrema relevância para o meio ambiente e para a saúde. Cada catalisador evita que cerca de uma tonelada de material poluente alcance o ambiente durante a sua vida útil, que varia de 10 a 15 anos. Isso equivale a 110 quilos de gases tóxicos evitados por ano ou 300 gramas por dia para cada veículo”, destaca Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil.
Motorista deve se atentar às revisões
Os motoristas também podem contribuir no combate às emissões, garantindo o bom funcionamento do catalisador, com revisões periódicas no sistema de exaustão para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes. “Além do catalisador, é importante ter atenção com outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor; e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível”, ressalta o executivo da Umicore.
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