Solid World DAO pretende limpar meio milhão de toneladas de CO2 com tecnologia blockchain
Por Virei Notícia
Edição Nº 116 - Maio/Junho 2022 - Ano 21
Plataforma ajudará projetos de compensação a serem pré-financiado, visando reformular a “economia do carbono”
A Solid World DAO, uma “Organização Autônoma Descentralizada”, que financia novos projetos de carbono de alta qualidade para interromper a crise climática em todo o mundo, está buscando novos projetos no Brasil para investir na preservação do meio ambiente.
Por meio de uma plataforma de pré-certificação para créditos imediatos de carbono, a DAO vai usar a tecnologia blockchain para tornar a compensação de carbono mais rápida e sem burocracias.
No segundo semestre de 2022 vai lançar uma plataforma com a tecnologia blockchain onde os interessados poderão ajudar a iniciar novos projetos de carbono e, em troca, vão receber o rendimento de todas as taxas que o protocolo coleta.
Segundo Stenver Jerkku, presidente e fundador da Solid World, a DAO - conceito criado sobre o pilar de descentralização e transparência da tecnologia blockchain, que nasceu para revolucionar a forma com que a sociedade se organiza coletivamente - pretende limpar meio milhão de toneladas de CO2 antes do lançamento do protocolo e potencialmente bilhões de toneladas nos próximos oito anos para atingir suas metas até 2030.
“Planejamos apoiar projetos comprando cerca de meio milhão de créditos de carbono globalmente no primeiro ano e depois aumentar exponencialmente os investimentos. As florestas, como a Amazônia e outros biomas, ajudam no sequestro de carbono e, portanto, o mundo sólido financiará projetos de economia de florestas pré-comprando seus créditos de carbono”, antecipa Stenver Jerkku, que foi um dos desenvolvedores do primeiro satélite espacial estoniano, o ESTCube-1, e também é fundador e diretor de blockchain da eAgronom, empresa com sedes na Estônia, Letônia, Polônia e Austrália.
Atualmente o processo de certificação e financiamento leva muito tempo e os projetos precisam pagar por seu próprio desenvolvimento por até cinco anos antes de serem reembolsados. Este é um grande obstáculo para diversos projetos e impede muitos produtores de começarem. Com a novidade, a Solid World espera contribuir para a reformulação da “economia do carbono”, ao mesmo tempo em que resolve alguns dos principais problemas que impedem esses mercados de atingir todo o seu potencial. A DAO vai implantar um processo de pré-certificação que permitirá que os créditos sejam certificados e vendidos imediatamente, o que incentivará o crescimento da economia do carbono e ajudará os projetos em desenvolvimento, arcando com os custos necessários para que possam avançar sem grandes preocupações financeiras.
“É muito difícil iniciar um projeto de carbono certificado, você precisa trabalhar e gastar dinheiro por anos antes de obter a certificação. Isso cria uma barreira de entrada realmente enorme, especialmente considerando que os proprietários são algumas das pessoas mais conservadoras que existem. Vamos remover essa barreira e tornar não apenas possível, mas também simples, receber o pagamento adiantado. Dessa forma, vamos gerar projetos de carbono em todo o mundo e ajudaremos a impedir as mudanças climáticas”, revela Stenver, que está explorando uma estratégia de “financiamento regenerativo”, que busca usar os mercados financeiros para direcionar o financiamento e a atenção para os esforços de sustentabilidade.
Para que o interessado consiga avançar com os créditos, é preciso se inscrever no programa de certificação Verra ou Gold Standard, organizações reconhecidas internacionalmente pela expertise em certificação de projetos de redução de emissões de gases e créditos de carbono. Durante esse processo será necessário provar e se adequar ao modelo de créditos que gerará. Também terá que passar pelo “Know Your Customer” (KYC) da Solid World, com análise dos dados cadastrais, veracidade das informações, validação dos dados e verificação de antecedentes do certificado. Se tudo estiver correto, o acordo é assinado.
“O programa precisa gerar créditos certificados em cinco anos e seguir os padrões de qualidade e metodologia que indicaram em seu processo de inscrição. Somos um projeto/solução de compensação de carbono, não evitamos emissões. Algumas metodologias, cuja qualidade for considerada baixa, não serão aceitas”, completa Stenver.
A DAO visa fazer parcerias com os produtores, certificadores e outras empresas que também trabalham na Tokenização de créditos de carbono. Com o apoio da Solid World DAO, empresas do setor e que já atuam no país podem atrair mais clientes.
Apostando nos tokens da Solid World, planeta e comunidade ganham com o sucesso do protocolo blockchain. A DAO coleta o valor automaticamente em todo o ecossistema de tokens pré-comprados. Quando os créditos pré-comprados são tokenizados, alguém compra um projeto específico do pool de tokens ou quando qualquer negociação acontece, ele cobra taxas. O protocolo também compra esses créditos e os vende quando são certificados. Existem outras fontes de taxas também - é o poder do blockchain capturar valor de todos os lugares possíveis de uma maneira muito eficiente em termos de capital, sendo muito justo com os projetos subjacentes.
A Solid World, que irá financiar projetos em todo o mundo, exceto em países sancionados, já possui parceiros confiáveis de compensação de carbono na agricultura e silvicultura. Juntos, eles possuem cerca de 2,5 milhões de acres de terra, e todos eles estão melhorando suas áreas de forma a deixá-las qualificadas para a venda de créditos.
Comunidade
O primeiro passo para fazer parte desse movimento é entrar no Discord da Solid World DAO, onde o interessado pode acompanhar todo o progresso e descobrir como pode contribuir.
Para esclarecer todas as dúvidas e para que as pessoas possam aprender mais sobre o projeto, a Solid World realiza chamadas semanais para a comunidade todas as terças-feiras, às 15h (no horário de Brasília) no Discord, aplicativo de comunicação instantânea, onde o usuário pode trocar mensagens de áudio, texto e vídeo.
Site: www.solid.world
Fonte: Virei Notícia