Filtros de Cabine: essenciais para a qualidade do ar em veículos
Por Carla Legner
Edição Nº 117 - Julho/Agosto 2022 - Ano 21
A preocupação com qualidade do ar é uma questão que vem crescendo muito entre a população. Um estudo da WRI Brasil mostra que 51 mil pessoas morrem por ano, no país, devido a poluição. Nesse sentido, algumas ações podem minimizar esse problema
A preocupação com qualidade do ar é uma questão que vem crescendo muito entre a população. Um estudo da WRI Brasil mostra que 51 mil pessoas morrem por ano, no país, devido a poluição. Nesse sentido, algumas ações podem minimizar esse problema, umas delas é o uso adequado de filtros de cabine.
Ao dirigir com o ar-condicionado ligado é possível respirar ar limpo, mas isso não ocorre pelo simples fato de estar dentro do veículo, aparentemente protegido contra eventuais gases poluentes externos. Na verdade, o aparelho por si só não é capaz de reter tais agentes nocivos, já é comprovado que ar-condicionado e portas fechadas não barram a poluição do trânsito. Para isso temos o filtro de cabine.
Sua principal função é eliminar componentes como ácaros e bactérias, evitando problemas respiratórios e dermatológicos aos passageiros. Segundo André Brito, engenheiro de produto da Fram, eles agem realizando a filtragem de partículas de impurezas captadas externamente no veículo que são enviadas para dentro do habitáculo, com auxílio do Ar de ventilação e Ar-Condicionado.
Nesse sentido, esse filtro é importante para preservar o bom funcionamento do sistema, bem como impedir a entrada de contaminantes como pó, folhas, fuligem de poluição etc, evitando que estas partículas se depositem no evaporador e com a presença de umidade gerem mofo e fungos causando problemas de saúde e odores.
“Além de melhorar a filtragem das partículas no ar, reduzem os reflexos no para-brisa e proporcionam um melhor conforto durante a viagem, pois um filtro vencido reduz o fluxo de ar fresco no habitáculo, resultando num embaçamento das janelas, fadiga mais rápida dos passageiros e maus odores” – destaca Brito.
Luiz Augusto Rodrigues, coordenador de engenharia e operações da Schuck, explica ainda que o não uso desses equipamentos desencadeia sérios problemas. “Os riscos para o veículo, dependendo do modelo, são o acúmulo de sujeira nos dutos do sistema de renovação do ar, resultando em uma baixa performance no sistema de refrigeração da cabine e alto custo de manutenção. Para os ocupantes, o principal risco é o desenvolvimento de processos alérgicos e infecções das vias respiratórias e pulmões” – afirma.
Esses filtros são utilizados principalmente em veículos que possuem sistema de climatização (sistema de A/C), como automóveis, caminhões, ônibus, veículos de construção civil como escaveiras e motoniveladoras, agrícolas e de extração de recursos naturais. Para veículos sem esse sistema, poucos dispõe de alojamento para instalação do filtro de cabine.
Características e principais cuidados
Como já mencionado, esses equipamentos servem basicamente para impedir a entrada de impurezas no habitáculo de veículo e a contaminação do sistema, melhorando a qualidade do ar para os ocupantes do veículo e preservando a eficiência de alguns componentes do sistema de ar condicionado. Segundo Eduardo Fischer, supervisor da assistência técnica e SAC da MAHLE, são instalados próximo ao evaporador impedindo que resíduos sólidos bloqueiem a passagem de ar pelas aletas de alumínio deste componente, mantendo sua eficiência e longevidade.
A filtragem para o ar de cabine se dá por mídias filtrantes desenvolvidas especialmente para o mercado automotivo. Essas mídias podem ter em sua construção fibras sintéticas ou fibras de celulose. De acordo com Odair Junior, consultor técnico da Tecfil, para bloquear a proliferação de fungos e bactérias, a empresa prioriza as de fibras sintéticas. Isso por que, a celulose, por ser um componente natural extraído da madeira, pode se tornar fonte de alimentação para os mesmos.
Além disso, há também filtros de cabine com carvão ativado, que além de filtrar as impurezas contidas no ar, também bloqueia maus cheiros e gases nocivos, que são atraídos quimicamente por um processo chamado adsorção.
As mídias filtrantes são constituídas basicamente por fibras e poros. Junior explica que as fibras fazem a filtragem e os poros são pequenas aberturas que permitem o ar atravessar para o outro lado chegando limpo ao interior do veículo. Para garantir maior eficiência de filtração e melhor qualidade do ar, a Tecfil utiliza mídias com poros cônicos. Esse tipo de construção garante que sejam retidos tanto os maiores como também os menores particulados.
“Os elementos filtrantes normalmente são compostos por materiais sintéticos como PES (poliéster) e PP (polipropileno), apresentando sua mídia filtrante plissada. Basicamente atuam reduzindo a exposição do condutor e passageiros do veículo a exposição a poluição, alergênicos e poeira” – complementa Rodrigues.
Quando há falhas na filtração, a cabine do veículo passa a receber ar sujo, com mau cheiro e carregado de possíveis bactérias, fungos e ácaros. Ao ser inalado pelo condutor e passageiros, esse ar poluído pode causar o agravamento ou até mesmo o surgimento de doenças alérgico respiratórias.
Desta forma, segundo Junior, é importante observar essas características no interior do veículo. Cheiro de mofo, bolor ou poeira podem indicar que o filtro de cabine já necessita de ser substituído, ou, até mesmo que o veículo esteja sem item. Existem algumas montadoras que fornecem o veículo sem o filtro, sendo aplicado apenas quando realizado a revisão na concessionária.
“O principal risco de não usar o filtro de cabine é acumular ácaros, partículas de sujeiras, maus odores, multiplicação de bactérias no interior do veículo que pode resultar na irritação das membranas mucosas, olhos lacrimejantes, dor de cabeça, náusea, reações alérgicas. Com isso, o seu uso, pode causar uma redução na taxa de risco de acidentes, principalmente entre motoristas alérgicos” – enfatiza Brito.
É muito importante sempre manter o sistema de ventilação higienizado, manter a troca preventiva do filtro e jamais bater ar comprimido ou lavar de qualquer forma. “Não há possibilidade de limpeza do filtro, somente se recomenda a sua substituição que deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante. Esta boa prática ajuda a manter o sistema de ventilação sempre em boas condições de operação, resultando um fluxo de ar ideal e agradável para os ocupantes do habitáculo” – enfatiza Eduardo Fischer.
O consumidor deve sempre ficar atento à manutenção do filtro de cabine. De forma geral, os filtros de cabine saturados começam a apresentar odor desagradável, identificados principalmente ao acionar o sistema de ventilação da cabine. Em determinados casos, o baixo fluxo de ar, devido ao filtro de cabine saturado, resulta em baixa eficiência do sistema de refrigeração e ventilação do veículo.
Normalmente, a troca dever ser realizada a cada 12 meses ou 10.000 km rodados para automóveis, ônibus e caminhões, porém a saturação do filtro de cabine está relacionada ao ambiente onde o veículo circula. Quanto menor for a exposição a poeira e poluentes maior será a vida útil do filtro de cabine e vice-versa.
“A substituição deve ser feita dentro do prazo estipulado pelo fabricante e ao trocar o filtro recomenda-se a higienização do habitáculo do veículo com ozônio para matar fungos e bactérias de modo a eliminar odores do sistema de ventilação” – complementa o supervisor da MAHLE. Em dias mais quentes, com o uso do ar condicionado torna-se mais frequente e a passagem de ar pelo filtro de cabine aumenta, o que requer mais cuidado.
Vale destacar ainda, que não são produtos frágeis, porém deve-se evitar ao máximo removê-los da embalagem antes da instalação a fim de prolongar sua vida util.
Mercado e principais novidades do setor
Segundo Brito, o mercado de filtros tem demonstrado crescimento nos últimos anos, uma vez que mais pessoas estão preocupadas com a sua saúde, e o filtro de cabine proporciona que o ar dentro do veículo esteja mais limpo que no exterior. Também, devido a propagação de algumas notícias de que o Coronavírus poderia ser transmitido também pelo ar, a procura pelos filtros de cabine aumentou consideravelmente durante a pandemia.
Além disso, o setor de reparação automotiva tem buscado agregar valor aos serviços, não olhando somente o veículo, mas também o proprietário e seus ocupantes indo de encontro ao crescimento na troca do filtro de cabine, higienização do ar-condicionado etc.
“O mercado está aquecido, devido a pandemia de COVID-19 a procura pelo filtro de cabine aumentou. Percebemos ainda um maior número de mecânicos interessados em ofertar o serviço de trocar do filtro de cabine assim como também um maior número de proprietários conscientes sobre o filtro de cabine e seus benefícios para sistema respiratório” – concorda Rodrigues.
Como quase todos os veículos produzidos saem com o sistema de ar condicionado e consequentemente com o filtro de habitáculo o mercado demandará cada vez mais filtros dessa natureza. A MAHLE lançou para o mercado Europeu um filtro com 5 camadas de filtragem chamado CareMetix®, que impede contaminantes tais como: mofo, fuligem e partículas finas, pólen, bactérias. Esta novidade garante também o benefício do combate a redução de odores durante a filtragem do ar.
Além disso, segundo Junior, novas tecnologias já auxiliam nesse processo. Existem ferramentas embarcadas nos veículos que indicam possíveis diagnósticos on time ao condutor. Isso também vale para o sistema de ar condicionado, que pode indicar variações no funcionamento do equipamento e, que normalmente, quando está associado ao filtro, sugere a substituição do mesmo. “Essa avaliação se dá mais por medições de fluxo de ar do que por possível conexão com IoT” – finaliza.
Contato das empresas
Fram: www.fram.com.br
MAHLE: www.br.mahle.com
Schuck: www.schuck.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br