Editorial

Às vésperas da mudança


Às vésperas da mudança
Heráclito, um dos mais conhecidos filósofos da história, já dizia que “nada é permanente, exceto a mudança”. E nessa verdade que atravessa o tempo, na próxima edição da Revista Meio Filtrante já saberemos quem serão os novos governantes que ditarão o rumo do País nos próximos quatro anos.
No dia 2 de outubro terá início o primeiro turno das eleições que determinarão os novos ocupantes dos cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Independentemente de quem vença – situação ou oposição – a única certeza que temos é que haverá mudanças, mesmo que sigam no poder os ocupantes dos principais cargos em disputa, caso sejam elegíveis e tentem a reeleição.
Porém, a estrutura política do Brasil em si não será a mesma, sendo necessário buscar novas alianças, aliados e adaptar os planos de governo para buscar cumprir os principais objetivos dos mandatos. E nesse novo cenário necessitamos agir com inteligência, uma vez que parafraseando o físico Stephen Hawking, “inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”.
Portanto, seja nas organizações nas quais trabalhamos ou em nossas vidas pessoais, entraremos em uma nova fase de mudanças, ainda sob os efeitos da pandemia da covid-19 e da guerra na Ucrânia, que impactam profundamente, os dias atuais em escala global.
O resultado dessa conjunção de fatores é difícil predizer, pois a única certeza segue que mudanças acontecerão, as quais esperamos, que sejam benéficas para que possamos construir um futuro melhor, com mais diálogo, respeito social e à diversidade de opiniões, mais justo e mais humano, focado na preservação do meio ambiente, da nossa própria existência e das próximas gerações, dando um verdadeiro sentido ao verbo evoluir.
Nesta edição, trazemos como matéria de capa a importância da filtragem de óleo na indústria, tema que embora pareça comum, tem muito a avançar nas empresas. E mais: os 30 anos da Supply Service, organização 100% brasileira com extenso legado no tratamento de resíduos e efluentes; Eficiência do meio filtrante é o que vale mais nos testes dos filtros; Equipamentos para melhorar a qualidade do ar em ambientes internos; Qualidade constante e confiável da água na indústria farmacêutica e De olho no presente – e no futuro – dos filtros e purificadores.
Nas eleições, exerça seu direito de cidadão e vote, pois é a principal forma de contribuir para a construção de um cenário político melhor para todos. Boa leitura e até a próxima edição!  

Rogéria Sene Cortese Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.


Colaboraram nesta edição:
Eduardo Fischer e Edison Bueno (Mahle); Lucas Cortese Moura (Iteb); Kaio Cesar da Silva Pinas, Jan Ariel Lima da Silva e Ricardo Ribeiro Araújo (Tecfil); Digvijai Singh (A2Z Filtration); (Filtech); Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); David Siqueira de Andrade, Gabriela Oppermann e Filipe Andrade (Supply Service); Priscila Silva, José Augusto da Silva Moraes, Celso Stupiglia e Lucas Toledo (Parker); Catia Defreyn (Andritz); (Northvolt); Sergio Costa (Amanco Wavin); Marcelo Petrelli (Rockwell Automation); Sérgio M. Monteiro (Purilub Filtration); Douglas Conti (Termofiltro); Paulo Antunes (Mann+Hummel); Leandro Aires (Camfil); Kelli Domingos (Arsec); Caetano Padial Sabino (Biolambda); Daniela Fonseca Modé (Merck Brasil); Carlos Augusto Scarton (Sartorius); Alexandre Cunha (Veolia); Paulo Galina (Lorenzetti); Debora Iensen (Purificadores Europa); Mauricio Petinelli (Latina); Alexandre Augusto (Abrafipa) e Fernando Koshiba (Consulting Blue).

Publicidade