Publicidade

Editorial

O sentido do Réveillon


O sentido do Réveillon
Com certeza você já falou e ouviu muito a palavra “réveillon”. Mas será que conhece o seu significado? Curiosamente, o Ano-Novo - sim, com hífen! - é um substantivo que faz referência à festividade da passagem da meia-noite do dia 31 de dezembro e para o dia 1o de janeiro. Já ano-novo com minúsculas e hífen, não indica a festa, mas sim o primeiro dia do ano e o ano que começa. Vem daí a expressão “um próspero ano-novo”. E ano novo - substantivo mais adjetivo, sem hífen e com minúsculas - significa o conjunto dos doze meses do ano, ou o novo ano. Exemplo: o que podemos esperar do ano novo em relação ao ano anterior? Por isso, as três formas estão corretas, mas os significados são diferentes.
E para esclarecer, segundo o Novo Acordo Ortográfico, toda festividade deve ser escrita com as iniciais em maiúsculas, por isso a grafia Ano-Novo e Réveillon. Vencida a gramática, Réveillon é um termo francês originalmente utilizado para festas que viravam a noite, e significa “acordar”, “despertar”, “reanimar”. Passou a simbolizar as festividades de Ano-Novo da elite francesa no século XVII, para saudar o despertar do ano novo – justificada aqui a explicação gramatical. E como o Brasil é um país festivo que seguia além dos portugueses muitos dos costumes franceses, o termo se popularizou por aqui no século XIX.
Marcar essa passagem remonta à Mesopotâmia entre 4.000 a 2.000 A.C., em diferentes datas a depender das crenças de cada povo. Para os romanos, a mudança de ano era celebrada em março, no final do inverno e o início da primavera, e o dia 1o de janeiro somente foi oficializado como Ano-Novo no século XVI, com a instituição do calendário gregoriano pelo papa Gregório XIII, sendo o calendário mais utilizado no mundo e também pela norma ISO 8601, para estabelecer um padrão internacional na representação de dias e horas.
Ainda assim, a data é uma tradição principalmente ocidental e cristã, e por isso não é unanimidade. A festividade ocorre entre o final de setembro e início de outubro para os judeus; no mês de maio para os muçulmanos; e entre janeiro e fevereiro para os chineses. O mais importante nisso tudo, é marcar esse rito de passagem e iniciar um novo ciclo de esperança e realizações, respeitando-se as tradições de cada um na busca de dias melhores.
Nas matérias dessa edição, trazemos: Filtros ajudam reduzir poluição e protegem nossa saúde; Renovar frota é solução para maior manutenção dos ônibus, inclusive, filtros; Filtros processam rejeitos na mineração para eliminar as perigosas barragens e seus riscos; Biocombustíveis como alternativa sustentável; Filtros de retorno: Eficiência e qualidade em processos industriais; A importância do Filtro Sedimentador; Ganhadores do Prêmio da Bentley - The Year in Infrastructure and Going Digital 2022 e muito mais. 
E para simplificar, um ótimo 2023!.
 
Rogéria Sene Cortese Moura

Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.
 

Colaboraram nesta edição:
Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); Lucas Cortese Moura (Iteb); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Priscila Silva, José Augusto da Silva Moraes, Celso Stupiglia e Cesar Souza (Parker); David Siqueira de Andrade, Gabriela Oppermann e Filipe Andrade (Supply Service); (Filtech); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); Jan Ariel Lima da Silva, Ricardo Ribeiro Araújo, Leandro Yukio Nakamura Dorta e Yago Moreira (Tecfil); Digvijai Singh (A2Z Filtration); Hengst Brasil; Danfoss; Volkswagen do Brasil; Ricardo Gondo (Renault do Brasil); Gustavo Zecharies e Alejandra Quevedo (Rockwell Automation); Marcos Azambuja (Cummins); Ricardo Marks (Mann-Hummel); Rogerio Ueno (Sefar); Cleber Mattar (Valmet); Gabriel Souza (Hydac); Júlio Cesar Minelli (APROBIO); Tamar Roitman (Abiogás); Francisco Dal Rio (Veolia Brasil); Augusto Cesar Seade (Vemag); Alex Alencar (Engefluid); Fabio Castro (Wega); Marcus Silva (Air Products) e (Bentley Systems).

Publicidade