Editorial

Depois do carnaval


Depois do carnaval
Quem nunca ouviu a frase de que no Brasil, o ano só começa depois do carnaval? Essa velha máxima – de origem desconhecida – está tão arraigada na mente dos brasileiros que muitas pessoas a utilizam até hoje para deixar o que é importante para depois, principalmente a tomada de ações ou decisões que levem tempo, exijam trabalho duro ou tenham maior impacto.
Explicações para esse comportamento não faltam, afinal no início do ano, muitas pessoas estão em férias tanto escolares, quanto nas empresas. Mas é só parar para pensar um pouco, para chegar a uma conclusão: mesmo que a afirmação corresponda à verdade, ela é parcial e o mundo mudou.
Afinal, bancos, supermercados e empresas seguem funcionando, mesmo que com contingente um pouco menor. No mundo atual que anda na velocidade da tecnologia e da internet, ninguém quer ficar parado ou para trás. Assim, os planejamentos e as tomadas de decisões não param, e se houver algo realmente importante, as pessoas em férias que possam ser relevantes – mesmo que não seja politicamente correto – são hoje encontradas com relativa facilidade, ao menos, para emitir uma opinião.
Na verdade, adiar decisões por esse pensamento nada mais é do que procrastinar, o que pode, inclusive, gerar prejuízos tanto no campo pessoal ou profissional. E o pior é saber que, se realmente não for o seu período de merecidas férias, desperdiçou um tempo que fará falta, especialmente num mundo no qual esse é um artigo cada vez mais escasso. Se não for o seu caso, o prêmio é estar dois meses à frente de quem ainda pensa e age assim.
Nesta edição, trazemos como matéria de capa: Filtração molecular e sua usabilidade e mais: Processo, manutenção e retrofitting de filtros na mineração; Marcas reciclam resíduos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e apelo agora é ao consumidor; Filtros manga: manutenção, IoT e controle de poluição; O mercado de papel e celulose e suas tecnologias e Filtros e Catalizadores para evitar e reduzir a poluição. 

Boa leitura e até a próxima edição!


Rogéria Sene Cortese Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.
 

Colaboraram nesta edição:
Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); Lucas Cortese Moura (Iteb); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Priscila Silva, José Augusto da Silva Moraes, Celso Stupiglia, Cesar Souza e Hairton Oliveira (Parker); David Siqueira de Andrade, Gabriela Oppermann e Filipe Andrade (Supply Service); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); Jan Ariel Lima da Silva, Ricardo Ribeiro Araújo, Leandro Yukio Nakamura Dorta e Yago Moreira (Tecfil); Digvijai Singh (A2Z Filtration); Péricles Weber (Iguá Saneamento); Marcos Azambuja (Cummins); Osvaldo Calegari (SomaFlux); Juan Emilio Posada Echeverri (ISA); Ricardo Marks (MANN+HUMMEL); Vitor Serigatti (Camfil); Cintia Zanca e João Paulo Valério (Progt); Vinicius Giamatei (Cintitec Ambiental); Raissa Silva de Carvalho Pereira (Cetesb); Sergio de Carvalho Mauricio (Abree); Larissa Santos (Green Eletron); Fernando Scucuglia (Valmet); Henrique Zugman (Irani); Miguel Zoca e Cláudio Furlan (Umicore); João Paulo Bonatti Manara (BASF); Viviane Vedovatto (Bosch); Ricardo Amaral (Hughes do Brasil) e Adriana Gartner (RPMA Comunicação).

Publicidade