Filtrado

O que acontece no mercado de filtros


Iguá investe em energia renovável para levar saneamento ao interior de SP
A Iguá Saneamento fortalece seu compromisso com os princípios ESG. 
Quatro concessões da empresa inauguraram usinas de energia fotovoltaica.  

Em funcionamento desde agosto de 2022, as concessionárias Sanessol, Águas Andradina, ESAP e Águas Castilho agora utilizam energia renovável para tratar o esgoto e levar água para mais de 150 mil habitantes do interior do estado de São Paulo.  
As concessionárias ficam localizadas nas cidades paulistas de Mirassol, Andradina, Palestina e Castilho, respectivamente. 
Iguá usa energia renovável beneficiando o setor de saneamento 
São quatro usinas de energia fotovoltaica, uma para cada unidade. 
As usinas ocupam a área total de pouco mais de 8 hectares que, juntas, têm capacidade de geração de energia de 6 milhões de kWh/ano. 
O valor é equivalente ao consumo anual de cerca de 3 mil residências brasileiras. 
“Cada vez mais queremos investir em energia renovável. Está no nosso DNA uma gestão sustentável, atenta às questões ambientais e na excelência do serviço prestado”, afirma o COO da Iguá, Péricles Weber. 
Energia 100% renovável 
Com a adoção da utilização de energia renovável em seus processos de distribuição de água e tratamento de esgoto, a Iguá dá mais um passo rumo ao alcance de uma matriz elétrica 100% renovável. 
As ações contribuem ainda mais para a redução de emissões de carbono.  
O projeto tem potencial de redução anual de mais de 750t CO2 equivalente, ou aproximadamente 38% das emissões de escopo 2 das 4 concessionárias (ano-base 2021). 
A iniciativa beneficia diretamente para a ação coletiva de enfrentamento das mudanças do clima. 
Iguá assume compromisso com as ODS 
Além disso, existe também a contribuição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), especificamente a ODS 13. 
O objetivo fala sobre a redução de emissões e dialoga com a meta de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C, nas próximas décadas, estabelecida no Acordo de Paris. 
Desde 2021, a Iguá assumiu o compromisso público de reduzir suas emissões de carbono e acelerar a construção do seu plano de descarbonização. 
Dessa forma, a empresa tornando-se a primeira do setor no país a se comprometer com a descarbonização de seu negócio, junto ao Science Based Target Initiative (SBTi).   
Reconhecimentos e próximas ações da Iguá 
Em setembro do ano passado, a Iguá também foi reconhecida mundialmente por sua jornada de enfrentamento às mudanças climáticas pela IWA (sigla em inglês para a Associação Internacional de Água). 
“Investir em energias renováveis é parte de nossa estratégia para aliar a redução das emissões de gases de efeito estufa aos objetivos do Marco Legal do Saneamento: até 2033, 99% da população brasileira com acesso à água potável e 90% a tratamento e coleta de esgoto”, conclui Weber. 
Para este ano, a Iguá Saneamento planeja implantar usinas de energia solar fotovoltaica para atender as operações na capital fluminense e nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes (RJ) onde a concessionária Iguá Rio beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas nos três municípios. 
Fonte: ABCON SINDCON

Filtrado

 


 

Cummins lança filtros Fleetguard Euro VI para motores Diesel e Gás
Após estudo minucioso e completo das aplicações, com a vantagem do desenvolvimento integrado de motores, a Cummins Brasil anuncia novos sistemas de filtração Fleetguard Euro VI para as plataformas Diesel e Gás. O filtro lubrificante LF14009 para aplicações Diesel estreia no País combinando as tecnologias patenteadas da marca Nanonet e Stratapore. Outro lançamento para esta linha é o módulo separador de água com cartucho ecológico. Já o filtro blindado Fleetguard NG atende às aplicações a gás. 
De acordo com Marcos Azambuja, gerente de Contas e Suporte Técnico da Cummins, “os projetos foram desenvolvidos em sinergia global, com as engenharias do México, dos EUA e a China para trazer o melhor conceito de desempenho aos novos produtos. Também realizamos adaptações em nossa linha de produção para o fornecimento de conteúdo local”. 
Os novos sistemas de filtração Fleetguard oferecem melhoria de eficiência com alta performance de vazão, maior durabilidade e aumento do intervalo de troca, contribuindo com redução do custo total de operação. 
A adoção de materiais sintéticos e de soluções de descarte mais ecológicos  traz maior apelo ambiental e está alinhada com a estratégia de sustentabilidade da Cummins, Destino ao Zero, para a adoção de tecnologias mais limpas em seus produtos e que serão de grande importância para o processo de descarbonização de veículos comerciais no Brasil e em todos os países onde a empresa está presente.
LF14009 - Para a plataforma Diesel de motores Euro VI, a Cummins integrou duas tecnologias avançadas e patenteadas no filtro lubrificante LF14009: Nanonet e Stratapore. Com isso, ampliou o intervalo de troca de óleo e trouxe mais eficiência no processo de filtração. O novo LF14009 atende aos requisitos das montadoras para aplicações severas, levando em consideração as condições de operações regional, incluindo combustíveis de baixa qualidade. 
O NanoNet® é um meio filtrante de múltiplas camadas com alta eficiência e baixa restrição ao fluxo frio do lubrificante, ou seja, mesmo em baixa densidade realiza a movimentação do óleo em um processo bastante ágil. Esta tecnologia da mídia entrega eficiência de 99% (@ 30micra) na retenção de contaminantes. Sua capacidade alcança resultado superior ao aplicado na versão Euro V em termos de eficiência quando comparado com seus concorrentes, permitindo redução do custo operacional ao elevar a proteção do sistema de lubrificação e, consequentemente, ampliar o intervalo de troca.
Já a tecnologia multicamadas StrataPore® é capaz de reter as partículas menores que causam mais danos ao motor, reduzindo o desgaste em até 60%, além de trazer mais resistência e durabilidade para todo o sistema. Tolerante a contaminantes orgânicos, a Stratapore® oferece menor custo do refil, já que, por se tratar de um produto ambientalmente amigável, requer somente a substituição do elemento filtrante da hora da manutenção.
Também para aplicações Diesel, o módulo separador de água Fleetguard conta com cartucho ecológico de material sintético de última geração, tecnologia que integra a estratégia da Cummins em oferecer máxima performance. Além de facilidade na manutenção, agilidade do processo de substituição e menor peso, esta solução com novo design traz custo otimizado aos usuários e frotistas ao permitir a substituição somente do elemento filtrante (cartucho vai instalado dentro do módulo). 
Com alta capacidade de retenção de partículas e separação de água tanto livre quanto emulsificada, o módulo separador de água Fleetguard Euro VI proporciona uma extensão no intervalo de troca de até 50%. 
Filtro para gás – O filtro blindado Fleetguard NG (Natural Gás) projetado para as aplicações a gás traz alto desempenho na retenção dos contaminantes sólidos e no processo de filtração deste combustível. Sua função é impedir a entrada de resíduos não desejados, evitando riscos e danos ao sistema de injeção do veículo. Para Azambuja, o sistema de filtragem de gás, Fleetguard NG, traz tecnologia alinhada com às mais modernas soluções disponíveis da marca no mundo. 
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada

Filtrado

 


 

Publicidade