Divisão Filtração Da Parker Comemora Mil Dias Sem Acidentes

Promover um ambiente seguro e conscientizar os colaboradores, é a receita                



Divisão Filtração Da Parker Comemora Mil Dias Sem Acidentes

A Divisão Filtração da Parker, com sede em São José dos Campos, comemorou no último dia 4, 1000 dias sem acidentes de trabalho. Um marco mais que relevante para uma empresa, com cerca de 300 funcionários.
O técnico de segurança, Marcos Roberto Ferreira, conta como foi possível atingir a meta e enfatiza a necessidade de adotar procedimentos, normas e até adaptar teorias. "A Divisão Filtração aprimorou a Pirâmide de Segurança de Heinrich, criando ramificações que esclarecem as causas dos acidentes e promovem reflexão. Na pirâmide, que fica em local de fácil acesso, onde todos podem visualizar os resultados, os eventos são identificados e classificados em diferentes níveis: da base para o pico - quase acidente, ato inseguro, condição insegura, acidente sem afastamento/sem horas perdidas, acidentes sem afastamento/com horas perdidas, acidente com afastamento, e grave".
Para o técnico em segurança, apontar falhas é o primeiro passo para se descobrir a raiz do problema e determinante na solução dele; reduzindo o nível de eventos leves (base da pirâmide), não ocorrerão acidentes (topo da pirâmide).

Divisão Filtração Da Parker Comemora Mil Dias Sem Acidentes




Segundo Marcos Ferreira, todos os dias os funcionários recebem orientações sobre como identificar atos e condições inseguras de trabalho e sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual - os chamados EPIs - capacete, luvas, óculos de proteção, botas de segurança e protetores auriculares.
Outra estratégia da Divisão Filtração é comemorar: "A cada 50 dias sem acidentes com afastamento, nós comemoramos como em um aniversário, com direito a cachorro quente e tudo. Sérgio Monteiro, nosso Gerente Geral, faz questão desse encontro. Ele mesmo vai até a linha de produção para parabenizar os funcionários. É uma parada muito produtiva", comenta.
A fiscalização, que fica a cargo do monitor de cada área, é muito tranquila. Segundo Patrícia Mariane, funcionária que há 1 ano trabalha na Divisão Filtração, todos já sabem os procedimentos e deixar de usar os protetores pessoais, está fora de cogitação. "Aqui a prática do trabalho seguro funciona, temos treinamentos, orientações diárias e a certeza de que, se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando". Miriam de Almeida, que há mais de 2 anos trabalha na linha de montagem de filtros, se diz privilegiada com todo o esquema de segurança:"Para mim, mil dias sem acidentes representam a maturidade da equipe. Acidentes não ocorrem, são provocados. Com a consciência que temos sobre situações e hábitos de risco, os acidentes se tornaram uma realidade distante. Temos conseguido nos manter seguros a ponto de atingir essa importante meta", comenta.
Na linha de produção, onde trabalham Patrícia Mariane e Miriam de Almeida, os funcionários têm contato com elementos cortantes, produtos químicos e fornos em altas temperaturas, por isso os acidentes mais frequentes envolviam lesões nas mãos, braços e queimaduras - situações que, todos sabem, requerem atenção e postura preventiva.
Marcos Ferreira também salienta que o investimento em um ambiente seguro e confortável, aos colaboradores, reflete efetivamente no aumento da produtividade e que comprova sua teoria com a queda significativa do número de acidentes com afastamentos e perda de horas.

Divisão Filtração Da Parker Comemora Mil Dias Sem Acidentes Divisão Filtração Da Parker Comemora Mil Dias Sem Acidentes



De acordo com o técnico de segurança, o maior segredo de toda essa conquista está na cultura organizacional adotada pela Divisão Filtração. Uma cultura que preza pela capacidade produtiva do funcionário - contexto em que estão inseridos: integridade física, ergonomia e qualidade de vida.  
Por isso, na Divisão Filtração da Parker, o funcionário tem a oportunidade de começar o dia cuidando da saúde na academia da fábrica, por exemplo. Um local devidamente equipado, dividido em setor aeróbico com esteiras, bicicletas ergométricas e equipamentos para musculação, ou participando da ginástica laboral que visa, entre outras coisas, melhorar a postura das pessoas.
O técnico de segurança é enfático: "Essa cultura de bem estar, aliada à prática diária de atividades que não só estimulam a prevenção de acidentes, mas criam conceitos de valor, fazem com que, naturalmente, os funcionários incorporem hábitos seguros às suas atividades diárias na empresa e até fora dela, nossa maior conquista".

Publicidade