Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional De Todos Os Tempos

A 10ª edição da Automec, considerada a maior feira de autopeças e reparação da América Latina, amadureceu profissionalmente e gerou grandes oportunidades de negócios para o setor de filtros automotivos



Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos

A 10ª edição da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), considerada a maior feira de autopeças e reparação da América Latina, amadureceu profissionalmente e gerou grandes oportunidades de negócios para o setor de filtros automotivos que participou do evento. "A feira cresceu 18% em relação à edição de 2009 e recebeu um público visitante altamente qualificado. Entre os profissionais que se credenciaram para visitar a feira, 40% têm poder de decisão dentro das empresas", afirma Hércules Ricco, diretor da Automec.
O evento aconteceu entre os dias 12 e 16 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Parque Anhembi, e foi promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos de São Paulo), Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Abrive (Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos). Esta edição apresentou muitas novidades em suas 1.142 marcas expositoras, das quais 130 estiveram pela primeira vez, com expressiva participação de outros países. Foram 11 Pavilhões Internacionais, com destaque para Alemanha, Espanha, Itália Argentina, França e Turquia.

Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos

Ao todo, 66.491 entre visitantes e compradores passaram pela Automec 2011, sendo que 90% desse público ocupam cargos relevantes em suas empresas e mais de 40% apresentavam poder de decisão para fechar negócio. "A feira está muito profissional neste ano, muito bem elaborada", observou Markus Wolf, presidente da Mann+Hummel do Brasil, que relembra dos primeiros eventos mais festivos e menos interessantes para os negócios. Para Simone Minhoto Queiroz, supervisora de marketing da Tecfil, que participa da Automec desde quando a feira acontecia junto com o salão do automóvel, a edição deste ano foi marcante. "Foi bastante frequentada e muito voltada para negócios. Devido o aquecimento do mercado e por algumas empresas não terem participado da última edição, este ano a Automec superou as
expectativas de público e expositores. Recebemos muitas visitas de potenciais clientes de outros países. A feira tomou proporções internacionais, isso mostra o profissionalismo que existe neste evento".
O clima nos estandes era de total otimismo. "Esta é a nossa sexta participação na Automec, e com certeza é a melhor de todas. Superou as nossas expectativas", comemorava o diretor da Schuck, Celso Luiz Rodrigues.

Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos

Algumas empresas resolveram investir na interação e promoveram apresentações para informar melhor sobre sua marca e cativar os visitantes. Como a micronAir, que realizou demonstrações da diferença de odores exalados por dois tipos de filtros. "A feira está bem movimentada. A expectativa é fazer contato com clientes de outras regiões do Brasil e instruir o mecânico, o aplicador, pois muita gente não sabe sobre a diferença entre os filtros e o estande está pronto para dar uma aula", garantiu Luciano Ponzio, aftermarket da micronAir.
Nessa linha interativa, outro destaque foi o estande da Mann+Hummel, que realizava testes ousados ao vivo de seus produtos, como por exemplo, a bancada do filtro de combustível com o teste de separação da água do diesel. "Preparamos momentos especiais aos visitantes, a fim de esclarecer os benefícios oferecidos por nossos produtos", afirmou Wolf.




Maior fabricante de filtros da América Latina e líder no mercado nacional de reposição desses produtos, a Tecfil apresentou suas novas embalagens e novidades em infraestrutura, além de focar na linha de ar condicionado e de motocicletas/duas rodas. 
"Nosso Centro de Treinamento Presencial foi um diferencial na feira. Além da Tecfil ter sido a pioneira na implantação de laboratórios móveis que fazem testes e demonstrações dos filtros no Brasil inteiro, agora somos pioneiros na implantação do Centro de Treinamento. O Centro é equipado como uma troca de óleo. No início batizamos de "Troca de óleo Modelo" mas ele é muito mais que isso. Além de toda a estrutura para treinar e capacitar profissionais para uma troca de óleo e filtro corretas, o Centro possui uma sala especial para desenvolver protótipos para montadoras. Tudo com tecnologia e acompanhamento" relatou Simone Minhoto Queiroz, supervisora de marketing da Tecfil.

Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos



Interatividade, essa foi a proposta do estande montado pelo grupo Mann+Hummel, presente no Brasil desde 1954 e líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas Mann-Filter e Purolator. A empresa desenvolve filtros automotivos de ar, óleo e combustível para veículos leves e pesados e fornece equipamentos originais para as principais montadoras e atua no mercado de reposição. A Mann+Hummel preparou um circuito com cinco bancadas nas quais engenheiros da companhia demonstraram o desempenho dos seus produtos em situações extremas, comparando com outras marcas disponíveis no mercado.
Os visitantes puderam conferir de perto as linhas de filtros e elementos de cabine, óleo, ar e combustível produzidos pela Mann+Hummel. "Trouxemos exemplos da qualidade palpável, pois é difícil explicar o diferencial do nosso trabalho somente na teoria. Com os testes realizados nas bancadas nós podemos mostrar a diferença na nossa qualidade e agregar valor aos nossos clientes, para que eles levem conhecimento e utilizem no seu dia a dia", diz Markus Wolf, presidente da Mann+Hummel do Brasil.


A micronAir, marca do Grupo Freudenberg e líder global em filtros de ar condicionado para veículos, dobrou o espaço do seu estande na Automec em relação ao ano passado, fez demonstrações e apresentou novidades. O responsável pelo aftermarket da micronAir Luciano Ponzio falou sobre a participação no evento. "É a nossa segunda Automec e já dobramos o tamanho do estande de 25  para 50 metros quadrados. Trouxemos o filtro flexível, nossa nova tecnologia que tem melhor instalação e diminui o ruído dentro do veículo. Além dele, colocamos uma máquina para explicar melhor a tecnologia do carvão ativado, que demonstra como é a diferença da filtragem do filtro de partícula e do filtro de carvão, mostrando a eficiência do carvão ativado na eliminação de odores." Ponzio garante: "O produto está muito bem aceito. Ele é uma novidade tanto nas montadoras como nas reposições".


De São Leopoldo, Rio Grande do Sul, a Indústria de Autopeças Schuck Ltda, atuante no mercado de reposição de autopeças aproveitou a feira para lançar o seu filtro de cabine, com carvão ativado. "Os filtros estão chamando atenção, dentro da nossa linha de produtos. Hoje é uma realidade. Qualquer proprietário quer ter um ar condicionado, porque ele se tornou além de conforto, segurança, infelizmente andar com os vidros fechados significa mais segurança. E o filtro é saúde", diz o diretor da Schuck Celso Luiz Rodrigues, que explica: "Um filtro contaminado ou sujo é um reservatório de colônia de bactérias e fungos, e essa troca do filtro, essa conscientização é uma cultura nova. Isso é muito importante saber, porque o proprietário do carro reclama que o ar perdeu a potência, está com odores ruins, ataca a rinite, e a culpa é do ar condicionado, mas está errado, a culpa é do filtro que não foi trocado no tempo hábil. Ele além de fazer a filtragem de fungos, bactérias e poluição, evita a entrada de odores desagradáveis para o veículo".


No espaço F-50 da Automec estava o estande da Sogefi Filtration no Brasil, fabricante dos Filtros Fram. A empresa lançou os filtros de óleo para veículos flex e os filtros de ar com menor quantidade de aço na composição, além de aproveitar para divulgar o aditivo de arrefecimento para o radiador, que será lançado em julho deste ano.
Para José Rubens dos Santos Miguel, diretor de vendas e marketing dos Filtros Fram, a Automec gerou boas expectativas de negócios. "Foi uma ótima oportunidade para que novos clientes nos conhecessem e pudessem tirar todas as suas dúvidas, principalmente em relação à distribuição. Aliás, esta edição contou com uma participação massiva das empresas, que puderam investir melhor e tornaram o evento super profissional, diferente da última feira realizada, ainda prejudicada pela crise financeira de 2008." 


Há mais de uma década participando das edições da Automec, a Mahle não poderia faltar nesta edição. A empresa está no Brasil desde 1950 e conta com mais de 10 mil colaboradores no País e na Argentina, fabricando  pistões, anéis, bronzinas, buchas, bielas, componentes sinterizados, sistemas de trem de válvulas, filtros automotivos e industriais, além de componentes de motores. Para o gerente nacional de Vendas, Edvaldo R. S. de Souza, a Automec é uma grande vitrine para o mercado e uma oportunidade de ter um contato direto com os clientes. "Levamos novidades ligadas a nossa linha de produtos, com destaque para pistões, camisas, kits, bronzinas, anéis, tuchos e válvulas. Demos um foco especial aos filtros e turbos. Na questão dos filtros, sua importância é fundamental agora e no futuro, já que estão associados, além da tecnologia, a uma questão de extrema importância: o meio ambiente", avaliou Souza. 

Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos


Com um modesto, porém diversificado estande no espaço J-21, localizado entre outras empresas chinesas, estava a Nanyang Group & Nafil Filter Co. Ltda, que fez sua primeira participação na Automec. Nancy Dai, representante da Nayang, e sua assistente, contavam com a ajuda de um interprete para negociar com os visitantes. "Viemos ampliar os nossos negócios" disse Nancy, que simbolizou com as mãos ao dizer que achou o movimento da Automec "mais ou menos".

Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos


No estande da Andorinha Indústria e Comércio, que desde 1979 atende o mercado de reposição de peças automotivas, a novidade eram novos modelos de filtros de ar para motocicletas e a nova marca Filtran. "Aproveitamos para realizar esses lançamentos na feira, que, aliás, foi a melhor edição da Automec. Recebemos muitos clientes novos e fomos procurados por diversos representantes comerciais", comenta Alfredo Sampieri, supervisor de vendas da Andorinha. 

Setor De Filtros Automotivos Promove Interação Na Automec Mais Profissional  De Todos Os Tempos

Publicidade