Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do Setor

As empresas fabricantes de filtros para motocicletas têm aproveitado os ótimos resultados do setor, alcançados este ano, para lançar novidades e fechar grandes negócios.



Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do Setor
As empresas fabricantes de filtros para motocicletas têm aproveitado os ótimos resultados do setor, alcançados este ano, para lançar novidades e fechar grandes negócios. De acordo com o balanço do mês de abril da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) foram comercializadas 173.735 unidades no mercado interno (atacado). Comparado a abril de 2010 é possível verificar um aumento de 10,6%, quando foram vendidas 157.023 unidades. Sem registro de quedas, os quatro primeiros meses deste ano somam 679.392 motocicletas vendidas no mercado interno, contra o total de 569.128 no mesmo período do ano passado, um avanço de aproximadamente 19,4%.
Ainda de acordo com o balanço da Abraciclo, apesar dos números de produção oscilarem nas variações mensais deste ano, em nenhum dos meses houve registro de queda em relação ao ano passado.
E se forem somados os números de motocicletas produzidas em 2011, temos no acumulado do ano a produção de 713.739 unidades, contra 555.172 de janeiro a abril de 2010, ou seja, uma alta de 28,7%.
"Lembramos que o primeiro trimestre também começou tímido e acabamos com os números próximos aos alcançados em 2008 – o melhor ano para o mercado de motocicletas. Estamos em um processo de recuperação e devemos alcançar nossas expectativas", afirma o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama.
Mas a grande surpresa ficou por conta dos resultados nas exportações, em que foi conferida em abril a alta de 43,7% das unidades vendidas em relação a março deste ano, além de um crescimento de 24,8% em relação ao mesmo mês de 2010.
"As vendas externas surpreenderam em abril. Mesmo com a desvalorização do dólar frente ao real, as exportações registraram um crescimento significativo. De qualquer forma, mantemos nossas previsões de queda de 14% para o final de 2011", conclui Akiyama.
De acordo com o estudo "A Mobilidade Urbana no Brasil", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a venda de motos deve passar a de automóveis em 2012. O levantamento prevê ainda que em 10 anos haverá mais motocicletas do que carros nas ruas brasileiras.
Toda essa alta nos números é acompanhada de perto pelas empresas que fabricam filtros para as motocicletas, pois assim como acontece com os automóveis, os filtros nas motocicletas também têm a função de reter impurezas, com tecnologia e meio filtrante semelhantes. Ao sair da fábrica, as motocicletas já são equipadas com três filtros: ar, óleo e combustível. As peças são instaladas de acordo com o fabricante e o modelo de cada moto. É nesse momento que as fabricantes desses produtos pegam garupa no crescimento do setor.
Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do Setor"O mercado de motocicleta é promissor visto que a frota cresce consideravelmente a cada ano. As pessoas cada vez mais querem fugir do trânsito e a motocicleta é uma ótima opção", diz Simone Minhoto, supervisora de marketing da Tecfil.
A empresa já colhe frutos desse setor promissor. "Estamos ganhando nosso espaço neste mercado. Desde o lançamento, já tivemos um crescimento de 70% nesses produtos e pretendemos continuar crescendo", garante Simone.
Outra empresa que investe no ramo é a Mann+Hummel, que possui portfólios distintos para Mann-Filter e Purolator, marcas das quais é detentora.
No caso do portfólio Mann-Filter, os elementos filtrantes do ar e do óleo são os mesmos fornecidos para o mercado original, representado pelas principais montadoras de motocicletas estabelecidas no Brasil. Já no caso da Purolator, os itens para motocicletas foram recentemente lançados, na última edição do Salão da Motocicleta, em outubro do ano passado, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do Setor
"O mercado de filtros para motocicletas tem se desenvolvido de forma muito rápida, haja vista os números de vendas de motos nos últimos anos. Isso vem fazendo com que tenhamos cada vez mais foco nesse segmento, através de novos lançamentos, como foi o caso da nossa linha Purolator", diz Raul Cavalaro, gerente de desenvolvimento de produtos da Mann+Hummel.
Também confiante na continuidade do crescimento do setor para os próximos anos, a Filtros Fram, reconhecida mundialmente como fornecedora de equipamentos originais para as principais montadoras, deve lançar novidades no mercado em breve.
"No momento estamos desenvolvendo filtros do ar, do óleo e do combustível para complementar nossa linha de filtros para motocicletas. Estes produtos atenderão todas as marcas disponíveis em nosso mercado, ou seja, Harley-Davidson, Honda, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Kasinski, Dafra, Sundown e muitas outras", diz José Rubens dos Santos Miguel, diretor de vendas e marketing dos Filtros Fram.
Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do SetorJá a fabricante Cummins Filtration, uma unidade de negócio integral da Cummins e líder mundial em projetos e fabricação de produtos de tecnologia química e de filtragem para todos os equipamentos impulsionados por motores, inaugurou há poucos meses no Brasil uma linha de produção de três filtros diferentes para equipar motocicletas Flex. 
"Antes, os mesmos filtros  eram produzidos em nossa matriz nos Estados Unidos. Os sistemas carburados não utilizavam esses filtros. Hoje, o avanço das tecnologias de injeção para motocicletas e a preocupação em manter o sistema protegido tornam os nossos produtos cada vez mais importantes. Sem contar que o mercado está muito interessante, com crescimentos contínuos e com cada vez mais tecnologia envolvida", observa Sérgio Siqueira, supervisor da Cummins Filtration South America.
A Cummins Filtration desenvolve meios filtrantes de acordo com a necessidade dos seus clientes ou mercados. Além de realizar pesquisas e desenvolver para o meio filtrante, a empresa produz e tem diversos itens patenteados. "Outra vantagem nossa é que temos quatro unidades fabris no mundo, estrategicamente localizadas e que permitem a aproximação dos nossos principais clientes", afirma Siqueira.
A empresa fabrica os filtros de combustível conhecidos no mercado como pré-filtro. "Ele é montado junto à bomba de combustível, dentro do tanque. É o primeiro filtro de todo o sistema de injeção de combustível", explica Siqueira, garantindo ser um produto essencial para que a bomba de combustível das motocicletas opere com melhor desempenho possível. Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do Setor
"As bombas de combustível são componentes muito sensíveis às partículas que causam seu desgaste e/ou travamento. Por esse motivo, os filtros são fundamentais para que todo o sistema funcione.
A manutenção não existe. Os filtros são desenvolvidos e testados para terem uma vida útil superior à da própria bomba, ou seja, quando a bomba for trocada, a nova virá com um novo filtro", orienta.
Já a linha de filtros de ar tem outro tipo de manutenção. Ter o conhecimento sobre a importância e uso adequado dos filtros de ar das motocicletas garante menos dor de cabeça aos seus proprietários, uma vez que muitas dúvidas e informações erradas pairam sobre o assunto. É comum saber de casos em que os motociclistas deixam de usar o filtro por já terem ouvido falar ou acharem que a motocicleta terá melhor desempenho. Em muitas vezes, uma parte do filtro é substituída por esponjas utilizadas para lavar louças, pois o motociclista acredita que dessa forma está reaproveitando a peça. Ações que acabam por danificar o motor dos seus veículos.
"Os filtros têm como característica principal reter as impurezas presentes no ar, óleo lubrificante e combustível, por este motivo é de extrema importância a utilização de produtos de qualidade reconhecida mundialmente e não esquecer que a troca dos filtros deve ser no período recomendado pelo fabricante. Com isso, o proprietário garante vida útil ao motor", orienta Roberto Rualonga, gerente de assistência técnica da Tecfil.

Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do Setor

Para Cavalaro, da Mann-Hummel, as recomendações feitas seguem a mesma importância das manutenções de carros de passeio e veículos pesados.
"A troca correta dos filtros do ar, óleo e combustível de uma motocicleta garante durabilidade do motor e seus componentes, bem como do sistema de injeção da moto, além de reduzir os índices de emissões. Outro detalhe importante é que nós sempre recomendamos a substituição dos filtros ou elementos filtrantes do ar, pois é comum encontrarmos motocicletas sem esse componente, o que pode trazer sérios danos ao motor e, em consequência disso, altos custos de manutenção", alerta.
A Tecfil lançou recentemente os filtros de ar e filtros para óleo lubrificante aplicados nas linhas de motocicletas mais populosas do mercado Brasileiro como motos Honda, Suzuki e Yamaha com motores de 125cc, 150cc, 250cc e 300cc, abrangendo uma cobertura de até 80% da frota nacional. Até então, a empresa somente fornecia filtros para motocicletas com motores mais potentes, de 600cc até 1000cc das montadoras Yamaha, Honda, Kawasaki, Harley Davidson e Suzuki.
"Atualmente a tecnologia tem invadido o mercado automotivo e quando falamos de duas rodas não é diferente, motos potentes e com baixo consumo para isso, a cada dia vem se exigindo mais resultados em relação às peças que são utilizadas" diz Marcelo Félix, do setor de novos produtos da Tecfil, que revela novidades futuras: "Hoje nossa equipe de desenvolvimento de produtos, juntamente com o setor comercial, estuda a viabilidade de desenvolvimento dos filtros aplicados em motocicletas de empresas como a Dafra e Sundown, que vêm aparecendo com destaque no cenário nacional. Certamente estamos falando de uma população de motocicletas que supera as 400.000 motos, ou seja, um mercado com bastante potencial. Entendemos que hoje atuamos apenas na Curva ‘A’ dos filtros de motocicleta e estamos trabalhando em também ter cobertura nos filtros de Curva ‘B’."
Fabricantes De Filtros Para Motocicletas Pegam Garupa No Crescimento Do SetorA qualidade dos produtos desenvolvidos pela Tecfil é garantida pelas grandes conquistas como as normas reconhecidas mundialmente, ISOTS16949, ISO9001, ISO14001 e OHSAS18001, sem contar os prêmios de excelência em qualidade das montadoras, utilizando matéria-prima de altíssima tecnologia que garantem a máxima eficiência dos seus produtos.
"A Tecfil é especialista em filtros automotivos há quase 60 anos e esse know-how nos permite desenvolver e explorar novos nichos de mercado que envolvam filtros", diz Simone Minhoto, supervisora de marketing.
A Purolator, marca da Mann+Hummel voltada ao mercado de reposição, lançou no ano passado sua linha de filtros do óleo e elementos filtrantes do ar para motocicletas e conta com um portfólio que atende 70% dos modelos dos principais fabricantes de motos do Brasil. Na lista estão fabricantes de peso como Honda, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Sundown, Kasinski e Daelim.
A linha de filtros para motocicletas da marca oferece preços competitivos e leva a qualidade garantida da Mann+Hummel, presente no Brasil desde 1954. A empresa desenvolve filtros do ar, óleo e combustível para veículos leves, pesados, máquinas agrícolas, de construção e compressores em geral, bem como uma grande variedade de filtros industriais para as mais diversas aplicações, como no caso das motocicletas. 

Publicidade