Eletrodomésticos Com Sistema De Filtração Despontam No Mercado Nacional
Por Cleber Arruda
Edição Nº 52 - Setembro/Outubro de 2011 - Ano 10
Os sistemas de filtração têm se tornado diferencial na fabricação de novos produtos da linha branca. Um exemplo dessa mudança são as novas geladeiras que oferecem a praticidade de um sistema de filtragem na porta.
Os sistemas de filtração têm se tornado diferencial na fabricação de novos produtos da linha branca. Um exemplo dessa mudança são as novas geladeiras que oferecem a praticidade de um sistema de filtragem na porta que permite ao consumidor tomar uma água geladinha e livre de impurezas, sem precisar filtrá-la manualmente antes. A empresa Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, relembra a evolução desses produtos. "Anteriormente, possuíamos produtos com reservatório de água interno na porta, o qual o consumidor necessitava abastecer já com água filtrada. Somente um perfil muito específico de consumidor adquiria refrigeradores com água filtrada."
Hoje, a Brastemp possui produtos refrigeradores que oferecem, com muita praticidade, água filtrada para o consumidor. O refrigerador Brastemp Side By Side, por exemplo, possui reservatório interno e filtro, ou seja, além de resfriar, também filtra a água. A empresa também tem o purificador de água Brastemp, refrigerado e filtrado, que dá a opção do consumidor escolher a temperatura da água (ambiente, misturada ou gelada), e o purificador Consul (temperatura ambiente).
A tecnologia dos sistemas de filtração estão disponíveis nos produtos top de linha das marcas Brastemp e KitchenAid, como o Side By Side e o French Door Bottom Mount, respectivamente. Já a Consul trabalha com reservatório interno e dispensador externo, porém, sem sistema de filtragem.
A última novidade lançada foi o purificador de água Consul, que funciona com apenas um botão e dois estágios de pressão que facilitam a vida de nossos consumidores. O purificador de água Consul traz mais saúde e segurança para as famílias e possui a mais alta classificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
O gerente de Marketing e Negócios da 3M do Brasil, Rogério Jardini, conta que esses produtos, apesar de novos no mercado nacional, já existem há muito tempo fora. "Sistema de filtração para linha branca já era uma realidade nos EUA há muito tempo, sendo que atualmente 100% dos refrigeradores que servem água e gelo na porta, naquele país, são com sistemas de filtração. O que ocorre no Brasil é uma migração da tecnologia que a 3M já aplica nos EUA desde o lançamento das geladeiras que oferecem água e/ou gelo na porta, adequadas à realidade da qualidade e características do sistema de abastecimento de água potável no Brasil."
Rinaldo Estima, gerente geral da Açoplast Indústria e Comércio, explica as necessidades para a implantação de sistemas de filtração para a linha branca. "Com a globalização das normas de qualidade, principalmente a ISO 9001, as exigências em requerimentos de qualidade têm se tornado um plano padrão de fabricação, com isso, hoje as empresas da linha branca estão praticamente com os mesmos requisitos de qualidade das montadoras, ou seja, a busca efetiva do programa Zero Defeito alinhado com a participação efetiva da montadora dentro dos fornecedores, abrindo as ações por meio de relatórios 8D em um relacionamento participativo. Além disso, os aspectos de competitividade também têm levado as empresas de linha branca a buscar e lutar contra todos os desperdícios na linha de fabricação. Elas também estão trabalhando em conjunto com os fornecedores na implantação de sistemas Lean Manufacturing, que se tornaram ferramentas do dia a dia."
As mudanças nos sistemas de filtração vêm ocorrendo constantemente. A Whirlpool conta que inicialmente lançaram um reservatório interno, sem filtragem, para produtos Top Mount e, posteriormente, introduziram um reservatório interno com dispensador externo, mas ainda sem filtragem. Atualmente, há produtos com dispensador externo com sistema que filtra a água diretamente da rede.
"Já na linha de purificadores de água, começamos com o Brastemp, cujo modelo de negócio é inovador no mercado, uma vez que o consumidor não compra o produto, mas sim o serviço de purificação da água – com o pagamento de uma assinatura mensal –, e tem garantida a qualidade da água que serve à sua família".
A empresa também destaca os benefícios com o consumo de energia gerado. "O Purificador de Água Brastemp consome até cinco vezes menos energia do que os produtos similares que utilizam o sistema peltier para resfriar a água; enquanto os outros produtos consomem 66 KW, o Purificador Brastemp gasta somente 14 KW; e tem destinação correta quando não puder ser mais utilizado. A substituição acontece na casa do consumidor e o produto antigo retorna para a empresa. Lá, é desmontado, tem seus resíduos e componentes separados e enviados para reciclagem realizada por empresas especializadas. Em 2010, 146 toneladas de materiais foram encaminhadas para reciclagem. No último ano, lançamos o modelo Consul, que é vendido normalmente para o consumidor".
Jardini, da 3M do Brasil, também ressalta a funcionalidade desses novos produtos. "A maior importância é tornar o refrigerador um sistema polivalente que além de gelar alimentos e bebidas, pode prover água filtrada gelada e gelo. Outra vantagem é que para obter água gelada e gelo não é necessário abrir a porta da geladeira, deste modo, há uma economia razoável na conta de energia elétrica."
A 3M tem uma enorme gama de produtos e tecnologia no segmento de filtração e purificação da água e atua no mercado como provedor de soluções para os segmentos industriais e residenciais/comerciais. A empresa desenvolveu um sistema de filtração que reduz o efeito indesejável de cheiro e gosto na água, onde existe casos de proliferação de algas que provocam a Mib Geosmina nos mananciais da cidade de São Paulo, além de atender todos os fabricantes de linha branca.
A Whirlpool esclarece como funcionam os filtros nos sistemas de filtração nesses produtos de linha branca. "Nos refrigeradores, utilizamos filtros de passagem aprovados por norma do Inmetro que atesta que tanto refrigeradores quanto purificadores de água atendem ao nível máximo de filtragem de cloro (conforme a ABNT NBR 14908 como P-III ≥ 5 a < 15μm e retenção de Cloro = C-I ≥ 75%). No caso dos purificadores, temos ainda uma certificação do Inmetro que atesta que o produto Brastemp retém o máximo de partículas, tendo também aprovação como eficiência bacteriológica (aprovados conforme a ABNT NBR 14908 como P-I ≥ 1 a < 5μm e retenção de Cloro = C-I ≥ 75%)".
O gerente geral da Açoplast Indústria e Comércio, Rinaldo Estima, explica que o sistema de filtração para o segmento de linha branca basicamente é realizado com a inserção da tela filtrante, o qual faz a separação dos líquidos/sólidos dentro dos requisitos propostos. Além de evitar que passe quantidades processualmente filtradas, controlando a quantidade exata para formulação das massas. Em alguns casos os filtros funcionam também como distribuidores e alimentadores para atender processualmente os equipamentos da linha branca.
"Os sistemas de filtração podem ser por pressão ou gravidade, com o objetivo de reduzir o teor de cloro e de partículas, como também substâncias que geram gosto e odor", complementa Rogério Jardini, gerente de Marketing e Negócios da 3M do Brasil.
Jardini observa um crescimento promissor de mercado para esses refrigeradores que aliam tecnologia e praticidade aos consumidores. Ele analisa as mudanças que ocorreram desde o lançamento desses produtos. "Antigamente os refrigeradores não possuiam nenhum tipo de reservatório e/ou filtro incorporado, em geral, o consumidor usava garrafas na porta para gelar a água. Filtros só haviam em geladeiras de alto custo, em especial do tipo Side By Side importadas. Hoje temos geladeiras de vários tipos, com sistemas de filtração que atendem um público que está em busca de praticidade e qualidade. Praticidade devido a não ser necessário outro aparelho para se obter água filtrada que ocuparia espaço e, muitas vezes, não sendo harmonioso com o ambiente da cozinha. Outra vantagem é que, com estes sistemas, existem versões que oferece também gelo na porta da geladeira, proveniente de água filtrada. Este conceito está crescendo muito atualmente, já estão disponíveis várias versões de sistemas de filtração conectados diretamente na rede, sem a necessidade de repor água manualmente e outros com sistemas de filtração de gravidade na parte interna da porta, já nestes casos, há necessidade de repor a água não filtrada (da torneira) manualmente", diz Jardini.
Rinaldo Estima, da Açoplast Indústria e Comércio, destaca que a produção na linha branca passou por adaptações e reivindicações. "O grande desafio proposto foi o acordo de cascata com nossos subfornecedores, tanto no aspecto de qualidade de manter os requisitos propostos e propor os mesmos desafios para eles, tanto no aspecto de melhoria da qualidade, programa zero defeito e sempre seguido da redução de preço. As exigências no sistema de filtração foram principalmente na garantia que seja livre de contaminantes os componentes das matérias-primas que geram dano ao meio ambiente. Eles possuem o programa "BOM CHECK", um programa internacional que envolve todos os fornecedores preocupados com o meio ambiente. Além disso, atender o OEE mundial de 85%".
Mas os esforços são válidos. Estima está confiante em um mercado promissor com uma nova gama de consumidores. "Na área estamos prevendo um crescimento da classe média, o que transmite uma garantia na extensão de equipamentos eletrodomésticos. Itens que não havia necessidade, hoje se tornam indispensáveis no dia a dia, exemplo: aspirador de pó, liquidificador com filtro, entre outros. O mercado de Appliances tem uma expectativa de vida muito boa, com o lançamento de produtos inovadores com ciclo de vida maior e ampliado, tudo isso com a confiança da estabilização da economia nacional, inflação controlada, taxa de juros competitiva, crescimento de oferta e crédito."
A 3M do Brasil também prevê novidades para o mercado nacional. "A 3M nos EUA tem uma divisão líder no mercado de sistemas de filtração em ar e água para uso residencial, a FILTRETE. Estamos iniciando prospecção de mercado para introduzir produtos desta nova linha que faz parte do nosso portfólio. Outra novidade é o resultado da parceria entre 3M e DECA, marca registrada da empresa Duratex, que tornou possível o lançamento de um sistema inovador de filtro incorporado internamente à torneira. Na última FEICON, em março 2011, houve o lançamento de torneira com filtro e sistema de monocomando para água quente", conta o gerente de marketing e negócios da 3M do Brasil, Rogério Jardini.
Hoje, a Brastemp possui produtos refrigeradores que oferecem, com muita praticidade, água filtrada para o consumidor. O refrigerador Brastemp Side By Side, por exemplo, possui reservatório interno e filtro, ou seja, além de resfriar, também filtra a água. A empresa também tem o purificador de água Brastemp, refrigerado e filtrado, que dá a opção do consumidor escolher a temperatura da água (ambiente, misturada ou gelada), e o purificador Consul (temperatura ambiente).
A tecnologia dos sistemas de filtração estão disponíveis nos produtos top de linha das marcas Brastemp e KitchenAid, como o Side By Side e o French Door Bottom Mount, respectivamente. Já a Consul trabalha com reservatório interno e dispensador externo, porém, sem sistema de filtragem.
A última novidade lançada foi o purificador de água Consul, que funciona com apenas um botão e dois estágios de pressão que facilitam a vida de nossos consumidores. O purificador de água Consul traz mais saúde e segurança para as famílias e possui a mais alta classificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
O gerente de Marketing e Negócios da 3M do Brasil, Rogério Jardini, conta que esses produtos, apesar de novos no mercado nacional, já existem há muito tempo fora. "Sistema de filtração para linha branca já era uma realidade nos EUA há muito tempo, sendo que atualmente 100% dos refrigeradores que servem água e gelo na porta, naquele país, são com sistemas de filtração. O que ocorre no Brasil é uma migração da tecnologia que a 3M já aplica nos EUA desde o lançamento das geladeiras que oferecem água e/ou gelo na porta, adequadas à realidade da qualidade e características do sistema de abastecimento de água potável no Brasil."
Rinaldo Estima, gerente geral da Açoplast Indústria e Comércio, explica as necessidades para a implantação de sistemas de filtração para a linha branca. "Com a globalização das normas de qualidade, principalmente a ISO 9001, as exigências em requerimentos de qualidade têm se tornado um plano padrão de fabricação, com isso, hoje as empresas da linha branca estão praticamente com os mesmos requisitos de qualidade das montadoras, ou seja, a busca efetiva do programa Zero Defeito alinhado com a participação efetiva da montadora dentro dos fornecedores, abrindo as ações por meio de relatórios 8D em um relacionamento participativo. Além disso, os aspectos de competitividade também têm levado as empresas de linha branca a buscar e lutar contra todos os desperdícios na linha de fabricação. Elas também estão trabalhando em conjunto com os fornecedores na implantação de sistemas Lean Manufacturing, que se tornaram ferramentas do dia a dia."
As mudanças nos sistemas de filtração vêm ocorrendo constantemente. A Whirlpool conta que inicialmente lançaram um reservatório interno, sem filtragem, para produtos Top Mount e, posteriormente, introduziram um reservatório interno com dispensador externo, mas ainda sem filtragem. Atualmente, há produtos com dispensador externo com sistema que filtra a água diretamente da rede.
"Já na linha de purificadores de água, começamos com o Brastemp, cujo modelo de negócio é inovador no mercado, uma vez que o consumidor não compra o produto, mas sim o serviço de purificação da água – com o pagamento de uma assinatura mensal –, e tem garantida a qualidade da água que serve à sua família".
A empresa também destaca os benefícios com o consumo de energia gerado. "O Purificador de Água Brastemp consome até cinco vezes menos energia do que os produtos similares que utilizam o sistema peltier para resfriar a água; enquanto os outros produtos consomem 66 KW, o Purificador Brastemp gasta somente 14 KW; e tem destinação correta quando não puder ser mais utilizado. A substituição acontece na casa do consumidor e o produto antigo retorna para a empresa. Lá, é desmontado, tem seus resíduos e componentes separados e enviados para reciclagem realizada por empresas especializadas. Em 2010, 146 toneladas de materiais foram encaminhadas para reciclagem. No último ano, lançamos o modelo Consul, que é vendido normalmente para o consumidor".
Jardini, da 3M do Brasil, também ressalta a funcionalidade desses novos produtos. "A maior importância é tornar o refrigerador um sistema polivalente que além de gelar alimentos e bebidas, pode prover água filtrada gelada e gelo. Outra vantagem é que para obter água gelada e gelo não é necessário abrir a porta da geladeira, deste modo, há uma economia razoável na conta de energia elétrica."
A 3M tem uma enorme gama de produtos e tecnologia no segmento de filtração e purificação da água e atua no mercado como provedor de soluções para os segmentos industriais e residenciais/comerciais. A empresa desenvolveu um sistema de filtração que reduz o efeito indesejável de cheiro e gosto na água, onde existe casos de proliferação de algas que provocam a Mib Geosmina nos mananciais da cidade de São Paulo, além de atender todos os fabricantes de linha branca.
A Whirlpool esclarece como funcionam os filtros nos sistemas de filtração nesses produtos de linha branca. "Nos refrigeradores, utilizamos filtros de passagem aprovados por norma do Inmetro que atesta que tanto refrigeradores quanto purificadores de água atendem ao nível máximo de filtragem de cloro (conforme a ABNT NBR 14908 como P-III ≥ 5 a < 15μm e retenção de Cloro = C-I ≥ 75%). No caso dos purificadores, temos ainda uma certificação do Inmetro que atesta que o produto Brastemp retém o máximo de partículas, tendo também aprovação como eficiência bacteriológica (aprovados conforme a ABNT NBR 14908 como P-I ≥ 1 a < 5μm e retenção de Cloro = C-I ≥ 75%)".
O gerente geral da Açoplast Indústria e Comércio, Rinaldo Estima, explica que o sistema de filtração para o segmento de linha branca basicamente é realizado com a inserção da tela filtrante, o qual faz a separação dos líquidos/sólidos dentro dos requisitos propostos. Além de evitar que passe quantidades processualmente filtradas, controlando a quantidade exata para formulação das massas. Em alguns casos os filtros funcionam também como distribuidores e alimentadores para atender processualmente os equipamentos da linha branca.
"Os sistemas de filtração podem ser por pressão ou gravidade, com o objetivo de reduzir o teor de cloro e de partículas, como também substâncias que geram gosto e odor", complementa Rogério Jardini, gerente de Marketing e Negócios da 3M do Brasil.
Jardini observa um crescimento promissor de mercado para esses refrigeradores que aliam tecnologia e praticidade aos consumidores. Ele analisa as mudanças que ocorreram desde o lançamento desses produtos. "Antigamente os refrigeradores não possuiam nenhum tipo de reservatório e/ou filtro incorporado, em geral, o consumidor usava garrafas na porta para gelar a água. Filtros só haviam em geladeiras de alto custo, em especial do tipo Side By Side importadas. Hoje temos geladeiras de vários tipos, com sistemas de filtração que atendem um público que está em busca de praticidade e qualidade. Praticidade devido a não ser necessário outro aparelho para se obter água filtrada que ocuparia espaço e, muitas vezes, não sendo harmonioso com o ambiente da cozinha. Outra vantagem é que, com estes sistemas, existem versões que oferece também gelo na porta da geladeira, proveniente de água filtrada. Este conceito está crescendo muito atualmente, já estão disponíveis várias versões de sistemas de filtração conectados diretamente na rede, sem a necessidade de repor água manualmente e outros com sistemas de filtração de gravidade na parte interna da porta, já nestes casos, há necessidade de repor a água não filtrada (da torneira) manualmente", diz Jardini.
Rinaldo Estima, da Açoplast Indústria e Comércio, destaca que a produção na linha branca passou por adaptações e reivindicações. "O grande desafio proposto foi o acordo de cascata com nossos subfornecedores, tanto no aspecto de qualidade de manter os requisitos propostos e propor os mesmos desafios para eles, tanto no aspecto de melhoria da qualidade, programa zero defeito e sempre seguido da redução de preço. As exigências no sistema de filtração foram principalmente na garantia que seja livre de contaminantes os componentes das matérias-primas que geram dano ao meio ambiente. Eles possuem o programa "BOM CHECK", um programa internacional que envolve todos os fornecedores preocupados com o meio ambiente. Além disso, atender o OEE mundial de 85%".
Mas os esforços são válidos. Estima está confiante em um mercado promissor com uma nova gama de consumidores. "Na área estamos prevendo um crescimento da classe média, o que transmite uma garantia na extensão de equipamentos eletrodomésticos. Itens que não havia necessidade, hoje se tornam indispensáveis no dia a dia, exemplo: aspirador de pó, liquidificador com filtro, entre outros. O mercado de Appliances tem uma expectativa de vida muito boa, com o lançamento de produtos inovadores com ciclo de vida maior e ampliado, tudo isso com a confiança da estabilização da economia nacional, inflação controlada, taxa de juros competitiva, crescimento de oferta e crédito."
A 3M do Brasil também prevê novidades para o mercado nacional. "A 3M nos EUA tem uma divisão líder no mercado de sistemas de filtração em ar e água para uso residencial, a FILTRETE. Estamos iniciando prospecção de mercado para introduzir produtos desta nova linha que faz parte do nosso portfólio. Outra novidade é o resultado da parceria entre 3M e DECA, marca registrada da empresa Duratex, que tornou possível o lançamento de um sistema inovador de filtro incorporado internamente à torneira. Na última FEICON, em março 2011, houve o lançamento de torneira com filtro e sistema de monocomando para água quente", conta o gerente de marketing e negócios da 3M do Brasil, Rogério Jardini.