Merck Millipore Inaugura Novo Centro Tecnológico Em São Paulo
Por Meio Filtrante
Edição Nº 48 - Janeiro/Fevereiro de 2011 - Ano 9
A Merck Millipore, divisão Life Science da alemã Merck KGaA*, anunciou a inauguração do Centro Tecnológico Latino-Americano (LATC) em Alphaville, Grande São Paulo
A Merck Millipore, divisão Life Science da alemã Merck KGaA*, anunciou a inauguração do Centro Tecnológico Latino-Americano (LATC) em Alphaville, Grande São Paulo. O novo centro, que integra laboratórios com tecnologia de ponta e instalações de treinamento, atenderá os laboratórios produtores de vacinas e as indústrias farmacêuticas da região, ajudando a garantir a segurança e eficácia dos processos.
"O LATC possibilitará que nossos clientes validem seus processos de esterilização por filtração de acordo com normas e exigências governamentais e regulatórias", disse João Luiz Buitron, Gerente Regional, América Latina, da Merck Millipore.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exigiu que os laboratórios sejam inspecionados anualmente e comprovem a eficácia e segurança de seus processos de filtração. Essas exigências aumentaram as preocupações da indústria em relação à validação dos processos de filtração de seus produtos, que são executados através de procedimentos específicos e ensaios laboratoriais.
"Esses processos asseguram que líquidos injetáveis estejam livres de bactérias e impurezas e certificam a integridade química e compatibilidade do filtro com o produto filtrado", explicou Roberto Takashi Uchimura, Gerente de Tecnologia de Soluções para Processos da Merck Millipore.
"Antes, as amostras dos clientes eram enviadas para o nosso centro de tecnologia biofarmacêutica nos Estados Unidos, que as vezes acarretavam em um processo lento e oneroso", disse Uchimura. "A facilidade, praticidade e agilidade de um serviço local, nos permitirá atender um número ainda maior de clientes."
O Centro Tecnológico Latino-Americano recebeu meio milhão de dólares em investimentos para sua infra-estrutura e aquisição de equipamentos. Os laboratórios realizarão testes com o propósito de validar a esterilização por filtração, farão estudos para dimensionar e otimizar sistemas de filtração, qualificarão metodologias de monitoramento microbiológico e fornecerão treinamento na utilização de sistemas de citometria de fluxo para análise celular e ainda, para a análise "Multiplex" de proteínas. As instalações incluem ainda um auditório com capacidade para 60 pessoas.
As cerimônias de inauguração no LATC contaram com a presença de representantes governamentais, da ANVISA, Secretaria Municipal de Saúde, Comitê Brasileiro de Revisão da Farmacopéia, bem como clientes da indústria farmacêutica, veterinária e de biotecnologia.
Durante a cerimônia, Maurice Phelan, Diretor de Serviços Globais da Merck Millipore e integrante do "Parenteral Drug Association (PDA) Sterile Filtration Task Force", ministrou palestra intitulada "Desenvolvendo uma Estratégia para a Validação de Filtros com Grau Esterilizante", que foi seguida por uma mesa redonda focada no atendimento às exigências regulatórias da ANVISA.
A inauguração coincide com o 35º aniversário de negócios da Millipore no Brasil. A Millipore Corporation, agora parte da Merck KGaA, foi fundada em 1954 e, em 1975, estabeleceu uma subsidiária brasileira com sede em São Paulo. O escritório com sede na área comercial de Alphaville há três anos, atende aproximadamente 3.000 clientes.
* Merck KGaA ou Merck significam Merck KGaA, Darmstadt, Alemanha.
www.millipore.com Tel.: (11) 4133-8700 |