Tecfil Premia Melhores Fornecedores De 2010
Por Anderson V. Da Silva
Edição Nº 48 - Janeiro/Fevereiro de 2011 - Ano 9
A Tecfil realizou em 18 de novembro no Airport Marriot Hotel, a premiação aos melhores fornecedores e parceiros de 2010.
Mantendo a sofisticação e descontração sempre presentes nos eventos de premiação do Projeto Fornecedor, a Tecfil realizou em 18 de novembro no Airport Marriot Hotel, a premiação aos melhores fornecedores e parceiros de 2010.
A 13º edição do evento denota a importância da cadeia de fornecimento para a Tecfil. "Nós valorizamos os fornecedores, porque são parceiros efetivos e fundamentais ao nosso crescimento. Estamos ampliando nossa capacidade produtiva em 40% nos próximos 5 anos, e nossos fornecedores precisam acompanhar este crescimento", afirma Ricardo M. Brandão, Diretor de Administração e Suprimentos da Tecfil, e um dos idealizadores da premiação. "Além da valorização dos fornecedores, é imprescindível para o crescimento da empresa que consigamos reter talentos. Por isso, investimos e valorizamos nossos colaboradores, medindo anualmente o nosso índice de qualidade de felicidade, índices de satisfação interna. Atuamos para melhorar o clima organizacional, trabalhamos com a felicidade de nossos colaboradores, para que eles possam retribuir através da produtividade. Trabalhamos valorizando as pessoas, fazendo com que sejam respeitadas, que sejam ouvidas", complementa Brandão, que falou também sobre a implementação das ferramentas de melhoria contínua como Kaizen e SixSigma, comentando sobre o efeito no clima organizacional proporcionado por estas ferramentas. Devido ao grande sucesso obtido, a Tecfil expandiu a aplicação destas ferramentas para alguns de seus fornecedores, como Gráfica Rex, Agel, Newtec, Ferrane, Tecbril e Multijuntas.
Fruto da gestão moderna e dinâmica, a Tecfil anunciou ter sido agraciada pelo quarto ano consecutivo com o prêmio das 150 melhores empresas para se trabalhar, lançado pelas revistas Você S/A e Exame.
O sistema de gestão e acompanhamento dos fornecedores é realizado através do IQF – Índice de Qualidade do Fornecedor, medido em três quesitos: qualidade do produto final, que corresponde a 50% da nota; pontualidade de entrega, 44% da nota; e atendimento comercial e saúde financeira do fornecedor, que equivalem a 6% da nota.
A premiação é concedida à cadeia de fornecedores que se destacaram no cumprimento das metas anuais, atualmente composta por 73 fornecedores e dividida em oito segmentos, sendo: aço, papel, estampados, embalagens, tintas, adesivos/colas, componentes e filtros.
Para conquistar a premiação, o fornecedor deve atingir e manter um IQF superior a 90 pontos por mês, "Se este fornecedor fez 95 pontos durante 11 meses e em um mês 89 pontos, ele não tem direito ao prêmio. Além disso, nosso sistema avalia dentro das oito cadeias, o quanto cada fornecedor corresponde dentro desse grupo", comenta Gerson Ferrante, do Departamento de Qualidade.
A performance de entrega do fornecedor é medida e acompanhada de perto pela Tecfil. Para obter índices altos neste quesito, o fornecedor além de entregar na data prevista, tem que apresentar inovações em logística e melhoria contínua. "Avaliamos como cada fornecedor atua com seu sistema de logística, qual o tipo de gestão aplicada, o que é fundamental para mantermos a qualidade do fornecimento", afirma Flavio Boni, do Departamento de Logística.
Toda a cadeia de fornecimento da Tecfil é certificada pela ISO 9001, exigência implementada desde 2006. "Fizemos um trabalho na época junto com nossos fornecedores, aplicando palestras e atuando junto com o Sindipeças para incentivá-los a obter a certificação. Em 2007, começamos a trabalhar somente com fornecedores certificados", afirma Gerson.
Cada novo fornecedor passa por uma visita técnica e auditoria pelos responsáveis das áreas de Qualidade, Logística e Compras da Tecfil, atribuindo notas ao fornecedor, que ao atingir a pontuação exigida passa a fazer parte da cadeia de fornecimento. Os que não conseguem atingir as notas mínimas, são orientados e podem solicitar nova homologação após a correção dos procedimentos.
A festividade do Projeto Fornecedor 2010 teve como mestre de cerimônias Éder Luiz, Diretor de Conteúdo Esportivo da Transamérica, que iniciou o evento com um agradecimento pela parceria, empenho e a confiabilidade dos fornecedores premiados presentes ao evento. Felipe Trench, Controller da Tecfil, deu continuidade ao evento comentando sobre os crescimentos previstos para os próximos quatro anos, preparando a cadeia de fornecimento para a demanda futura. De acordo com Felipe, o mercado de filtros deverá crescer 32,8% de 2010 a 2014, e a Tecfil acompanha este crescimento. Durante essa fase de crescimento, a Tecfil prevê fortes investimentos, tais como, expansão da área de logística com um novo centro de distribuição e criação de mais uma unidade fabril, além de investimentos em melhorias na gestão e governança.
O evento contou ainda com uma palestra motivacional envolvente e descontraída, apresentada pelo showman Clóvis Tavares, vencedor de quatro tops de Marketing e autor de sete livros, que une conceitos de marketing, negócios e mágica, com grande interação com o público.
A importância do evento para a Tecfil e para os fornecedores pode ser mensurada pela qualidade no produto final e pela dedicação de cada fornecedor em alcançar os índices de IQF e destacar-se como fornecedor qualificado. "A Tecfil tem um contato muito próximo com os fornecedores, o que contribui muito na qualidade final do produto. Percebemos que o evento se tornou muito importante para eles, que muitas vezes nos questionam sobre qualquer penalidade na nota e solicitam uma reavaliação", afirma Gerson.
Já para Manoel Marcos, Diretor Comercial da Armco, que já participa do evento há mais de cinco anos, "trabalhar fornecendo para a Tecfil é muito importante para nós, pois estamos sempre aprendendo com eles, que nos auxiliam a medir nosso desempenho, melhorarmos nas questões de recursos humanos, éticas e na valorização dos nossos colaboradores".
A Agel, fabricante de vedações e premiada pelo quinto ano consecutivo, diz que participar do evento é a coroação de um ano inteiro de trabalho de toda a equipe, reconhecimento que valoriza a empresa como um todo.
Fábio Maio, diretor comercial da Mas-Tin, declarou: "Sentimos muito orgulho em participar e poder fornecer para a Tecfil. Esta iniciativa criada por eles deveria ser estendida para outras empresas, pois com isto nós, fornecedores, conseguimos melhorar a cada dia. Não nos sentimos mais como um fornecedor da Tecfil, e sim um parceiro e amigo".
Para José Lermen, da Gráfica Rex, de Nova Candelaria no Rio Grande do Sul, "a Tecfil sempre traz grandes palestrantes, o que nos entusiasma muito e nos fortalece para termos mais um ano de sucesso e crescimento".
Pela Tecfil, Ricardo M. Brandão afirmou ao avaliar o evento: "O que eu percebi, é que todos acreditam no Brasil, no crescimento, na força da economia nacional, e a Tecfil, como líder no mercado de reposição, vai estar preparada para o crescimento previsto para os próximos cinco anos. Estamos prontos para atender os nossos clientes com qualidade e superação, e nossos fornecedores são imprescindíveis para este progresso e para nossa qualidade". Brandão complementa: "Vamos investir muito, acreditamos no Brasil e a Tecfil vai continuar trabalhando fortemente para manter sua liderança no mercado nacional".