As Dimensões Do Tempo De Um Gestor
Por Julio Cesar Souza Santos
Edição Nº 48 - Janeiro/Fevereiro de 2011 - Ano 9
Embora o desenvolvimento industrial brasileiro venha ocorrendo de forma acelerada esse processo é relativamente recente, pois o Brasil teve que enfrentar primeiro as várias etapas do seu desenvolvimento econômico.
Embora o desenvolvimento industrial brasileiro venha ocorrendo de forma acelerada esse processo é relativamente recente, pois o Brasil teve que enfrentar primeiro as várias etapas do seu desenvolvimento econômico.
Porém, essa mudança de perfil econômico – do predomínio agrícola para o industrial – não acompanhou as mudanças do perfil social, pois sob o ponto de vista de estudiosos em Management, os investimentos em educação formal e em treinamento gerencial continuam insuficientes.
Uma das conseqüências das pressões do ambiente de negócios é a pouca eficácia dos gerentes na administração do seu próprio tempo e, conforme esses mesmos estudiosos, os gestores brasileiros talvez sejam os mais sacrificados em relação às suas próprias responsabilidades.
A competição internacional requer cada vez mais eficácia empresarial, produtos (e serviços) de qualidade e preços competitivos. Nesse contexto, os gerentes brasileiros têm de administrar recursos humanos mal preparados e oriundos de uma cultura organizacional muitas vezes autocrática e excessivamente burocratizada. Diante disso, os gestores brasileiros vêem-se envolvidos numa enorme carga de trabalho, além de inúmeros problemas de liderança e relacionamentos interpessoais instáveis, o que os torna cada vez mais estressados e oprimidos.
Diante do exposto acima, constatamos o óbvio; ou seja, os afazeres e os compromissos gerenciais crescem num ritmo alucinante, embora o tempo do gerente continue o mesmo. Sendo assim, a solução é definir as prioridades conforme o grau de importância de cada uma das suas atividades.
Portanto, é preciso que o gerente conheça seus produtos, seus clientes e seus concorrentes para compreender qual a necessidade da empresa em relação à sua capacidade. Dessa forma, ele enxergará – dentro do seu "pacote" de urgências – o que é ao mesmo tempo imediato e importante.
Após definidas as prioridades, o gerente deve planejar a agenda da semana e, para que ela não seja frustrante, o gestor deve compreendê-la como um plano no qual a realidade costuma interferir constantemente através dos seus chefes, subordinados, colegas e outras áreas da organização.
À medida que as semanas vão se sucedendo, os gestores adquirem as verdadeiras dimensões do tempo de cada tarefa e, além disso, identificam mais facilmente as prioridades para a organização. Essas prioridades não desaparecem facilmente, a não ser que o gerente esteja consciente da necessidade de saber administrar bem o seu tempo.
Um dos principais benefícios da Administração do Tempo é a redução e a eliminação da impotência, pois na maioria das vezes ao sentir-se impotente, o gestor diminui sua autoestima e aumenta seu nível de estresse. A impotência ocorre pela sua incapacidade de "fazer todas as coisas" que lhes são atribuídas e a conseqüência desse sentimento é a exaustão mental.
Todo planejamento deve ser elaborado pensando no que é provável acontecer, e não no que o gerente gostaria que ocorresse. Dessa forma, o gestor deve estabelecer objetivos e desdobrá-los em pequenas metas e cada objetivo poderá ter de cinco a sete etapas principais, as quais podem se tornar objetivos intermediários. Dessa forma, o gerente saberá se está – ou não – se aproximando do seu principal objetivo, o qual não irá parecer tão irrealizável.
Sendo assim, o gestor deverá começar administrando seu tempo pelas tarefas que estão ao seu alcance; ou seja, aquelas que só dependem dele. Ou começar por ele mesmo, mudando suas atitudes em relação aos problemas do cotidiano, pois afinal são esses problemas que justificam sua contratação como gerente e é para resolvê-los que o gestor é pago.
Articulista do Jornal do Commercio e co-autor do livro Trabalho e Vida Pessoal: 50 Contos Selecionados (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou equipes de Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração. Elaborou curso de Gestão Empresarial. Ministra aulas de Administração, Marketing, Secretariado e RH. Graduado em Administração com MBA em Marketing. Tel.: (21) 2233-1762 / (21) 9423-9433 e-mail: jcss_sc@click21.com.br / www.profigestao.blogspot.com Fonte: www.webartigos.com |