A História Dos Filtros No Brasil - O Início Da Filtragem Avançada De Diesel
Por Meio Filtrante
Edição Nº 49 - Março/Abril de 2011 - Ano 9
No início da década de 1980, a introdução de filtros separadores avançados de diesel/água no Brasil foi liderada por Eduardo Santiago, um brasileiro que emigrou para os Estado Unidos em 1966 com a idade de 22 anos.

Chegando pela primeira vez na América e com parco domínio da língua inglesa, Santiago rapidamente se pôs a aprender a língua e iniciou seus estudos para graduação em Economia e Negócios na Califórnia State University, Stanislaus.
Em 1975 foi contratado pela Racor Industries, que naquele tempo era uma pequena empresa iniciante no norte da California. A Racor tinha uma tecnologia única que iria, nos anos que se seguiram, tornar-se o sistema dominante para separação do excesso de água e contaminantes de óleo diesel, prevenindo dessa forma o dano aos sensíveis injetores de combustível.
Santiago, exercendo o cargo de Diretor Internacional da Racor, dedicou sua gestão para desenvolver e explorar mercados mundiais para a tecnologia Racor de separação diesel/água. Desde o início ele persuadiu seus empregados a dedicar especial atenção ao Brasil, por acreditar nos benefícios que esta tecnologia de filtragem traria à indústria brasileira de diesel.
Após muita pesquisa, Santiago contatou a IRLEMP, na época uma empresa líder na fabricação de filtros no Brasil, incluindo o mercado automotivo. Quando Santiago encontrou-se pela primeira vez em 1983 com Hércules Guilardi, o Controller Fi

Guilardi recorda que na primeira visita ao seu escritório, Santiago estava às voltas com um kit de demonstração Racor muito pesado, quando inadvertidamente riscou a elegante mesa de executivo de Guilardi. Santiago conseguiu se recuperar desta desastrosa apresentação e rapidamente construiu um sólido relacionamento comercial e de amizade com Guillardi e com os membros da família Irlemp, como Antonio Reinholz e Eduardo Botelho, que foram fundamentais para o sucesso da joint venture original.
A Irlemp foi rapidamente atraída pela idéia de transferência de tecnologia da Racor para fabricação de filtragem avançada de diesel no Brasil.
A ocorrência das partículas prejudiciais de água no diesel tornou-se um problema mundial e a Racor proporcionou à Irlemp uma chance concreta de introduzir produtos premium no Brazil usando tecnologia americana.

Nesse meio tempo, a Racor Industries concordou em ser comprada pela Parker Hannifin Corporation e tornar-se uma unidade do Grupo
Filtration da Parker Hannifin. A Irlemp então inesperadamente percebeu que seu relacionamento como sócia de uma joint venture mudou de uma associação com uma empresa privada, para uma grande corporação pública americana do ramo industrial.
À medida que as visitas frequentes de Santiago aumentavam seu conhecimento sobre as operações da Irlemp e as necessidades futuras da família, ocorreu a ele e a Guillardi que a Irlemp se beneficiaria enormemente se viesse a tornar-se uma subsidiária de alguma empresa americana que desejasse expandir-se na America Latina. Eles levaram essa idéia para Brij M Madan, na época vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Racor e consultor na fusão com a Parker Hannifin. Madan imediatamente percebeu a lógica de que uma vez que a

Com a assistência de Guilardi, os sócios da Irlemp indicaram Santiago e Madan para apresentar propostas detalhadas para a Parker e, no fim da década de 1980, a Irlemp foi comprada pela Parker e incorporada às suas operações no Brasil. Santiago tornou-se então um empreendedor independente em uma próspera empresa de trading na Califórnia. Além disso, baseado no sucesso das experiências iniciais da Racor e Irlemp, Santiago juntou-se a Madan em numerosos outros projetos para auxiliar empresas familiares brasileiras a contatar grandes corporações internacionais americanas com o objetivo de transferência de tecnologia e fusões. Santiago e Madan continuaram a contar com o vasto conhecimento e experiência de Guilardi no mercado brasileiro para expandir sua base de clientes no Brasil.