Mercado

Confira as novidades no mercado industrial



GE tem dobrado a capacidade de produção de suas tecnologias de produção de água em Wuxi nova zona no leste da China, adicionando uma série de linhas de produtos e ampliando sua capacidade de fabricação de elementos de expansão da membrana.
"A expansão da fábrica Wuxi irá melhorar muito nossa capacidade de ajudar nossos clientes a implementar projetos de forma mais rápida e respeitar cada vez mais as rigorosas aéreas da China e cada vez mais o ar, água limpa e rigorosas regulamentações", disse Jeff Connelly, vice presidente de sistemas de engenharia.
Após a expansão, o prazo de entrega da ordem para a transferência pode ser reduzido de 60-10 semanas, em comparação com os pedidos do mesmo produto a partir de uma fábrica da GE nos EUA.
Esta é a segunda vez que a GE expandiu a instalação Wuxi desde que abriu em 2004. Originalmente, fornecia produtos químicos especiais para clientes na China. A GE completou uma expansão de 10.000 metros quadrados em 2008 para começar a fabricação de tecnologias avançadas de filtragem de água.







MercadoA empresa suiça Clariant – especializada em produtos químicos e a francesa Veolia Water – especializada em sistemas para tratamento de água e efluentes anunciaram a união no último dia 05 de abril, criando assim uma solução completa e inovadora para o mercado de água e efluentes. Com a união da expertise das duas companhias e o portfólio de produtos e serviços, esta parceria visa disponibilizar no mercado uma solução completa e integrada que visa assegurar maior eficácia na gestão de água nas instalações industriais.
Esta parceria inédita no mercado visa atender o Brasil, e em um futuro breve poderá ser estendida a outros mercados. "O acordo começa no Brasil. Então olharemos a América Latina e, depois, globalmente", afirma o vice-presidente da unidade de negócios Oil & Mining Services para América Latina da Clariant, Carlos Tooge.
"A aliança estratégica Clariant e Veolia Water Solutions & Technologies é um divisor de águas no mercado. Não existe um concorrente direto se considerarmos a solução que passa a ser oferecida", acrescenta o gerente de Refinaria e Tratamento de Água para a América Latina da Clariant, Eduardo Castilho.
Segundo Tooge as empresas acreditam em um crescimento acelerado, em torno de 20% à 30% do faturamento das companhias, atuando em mercados como: Petróleo e gás, química e petroquímica, siderurgia/metalurgia, fertilizantes,mineração, açúcar e álcool, papel e celulose, têxtil, alimentos e bebidas.







Com a expectativa de atrair 70 mil visitantes, a 13ª FEIMAFE (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura) e a 11ª QUALIDADE (Feira Internacional do Controle da Qualidade) se reunirão no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 23 a 28 de maio de 2011. Com aproximadamente 1.300 marcas de máquinas e equipamentos fabricadas no Brasil e de diversos países de todos os continentes.
As Feiras apresentarão o que há de mais moderno na indústria de máquinas-ferramenta e equipamentos de controle de qualidade no mundo. Para esta edição, a promotora comemora a participação de mais expositores do setor de ferramentas.
A economia brasileira segue em ritmo forte e com boas perspectivas futuras. Tanto é que o segmento de máquinas-ferramenta, após sofrer com os efeitos da crise mundial, fechou 2010 com crescimento de 6,6% em seu faturamento bruto, segundo dados da ABIMAQ.
Além disso, os números dos primeiros dois meses de 2011 indicam faturamento nos mesmos níveis do primeiro bimestre de 2010, com a vantagem de um incremento de 12,5% no número de empregos e um nível de utilização da capacidade instalada do segmento na casa de 78%, contra 66,7% no mesmo período do ano passado.
Haverá um pavilhão internacional com empresas da Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Itália, França, Taiwan e Turquia. Alguns desses países estão participando das feiras no Brasil pela primeira vez.






Mercado
Deixando de lado os meios convencionais de transporte, a B&F Dias, fabricante de equipamentos e sistemas para tratamento de efluentes, inovou o método de transporte para visitar as estações de tratamento com seus equipamentos instalados próximos a sua sede. Agora os clientes vão da B&F Dias até as respectivas estações dirigindo quadriciclos 4 x 4.
A idéia surgiu através de uma "brincadeira", pois pilotar quadriciclo é um hobby de alguns diretores da empresa que em algumas conversas descontraídas abordavam seus veículos de aventura e acabavam dando uma voltinha ao redor da companhia. Foi onde surgiu à idéia, criada por Bruno Dinamarco – Gerente de Contratos da B&F Dias.
Localizada em uma área estratégica em Vinhedo, a sede da empresa está próxima a estradas de terra que permitem chegar a sete estações de tratamento com equipamentos fornecidos pela empresa, o que possibilitou a implantação desta inovação. Além de ser uma estratégia divertida, os clientes podem desfrutar de bons momentos de lazer, pois os arredores da companhia são cercados por fazendas e áreas verdes, onde é possível se deparar com criações de gados, pássaros e plantas de diversas espécies, além de riachos e nascentes.
As visitas podem ser feitas com 3 quadriciclos que acomodam até 6 pessoas. Os trajetos duram cerca de trinta minutos e podem ser feitos com pouca ou muita aventura, mas claro, operados com total segurança e com o uso de capacetes e equipamentos de proteção.
A real intenção da empresa foi proporcionar a seus clientes momentos agradáveis para fugir por alguns minutos da rotina do dia a dia de atribuições e responsabilidades, possibilitando a integração de trabalho com o lazer.







Pentair anunciou em 03 de abril que entrou em um acordo definitivo para adquirir a divisão Clean Process Technologies (CPT) da Norit, uma empresa especializada em tecnologia de membranas de ultrafiltração. A transação foi de aproximadamente 705 milhões dólares, dos quais será deduzida a dívida líquida na época do fechamento. Em 2010, a CPT declarou  vendas líquidas da ordem de 222.000.000 € (Euros) e resultado operacional de 35.000.000 € (Euros) antes da depreciação e amortização, conforme os padrões internacionais de contabilidade (IFRS).
Apoiada por mais de um século de inovação, Know-how e  excelência de sua tecnologia própria, a CPT prevê o crescimento de mercado e de suas soluções em sistemas de purificação, dessalinização, reúso de água, aplicações industriais e no segmento de bebidas que lidem efetivamente com os crescentes desafios da escassez de água potável, e o aumento de custos de energia e poluição.
CPT oferece produtos inovadores que incluem ultrafiltração, tecnologias de nanofiltração, válvulas assépticas, recuperação de CO2 e sistemas de controle e  equipamento de bombeamento especializado.
Com matriz na Holanda, a CPT tem aproximadamente 1.200 funcionários e opera com cinco unidades fabris e instalações de pesquisa e desenvolvimento.
Com mais de 170 distribuidores em 100 países, CPT tem ampla diversidade de vendas com cerca de 45% das receitas geradas no Oeste da Europa, 20 % na Ásia-Pacífico e cerca de 10% na América Latina e Oriente Médio, com o saldo restante da Europa e América do Norte.
As estimativas de vendas da Pentair/CPT para o ano de 2011, devem ultrapassar 250 milhões de euros ($ 350 milhões de dolares).
"A tecnologia desempenha um papel importante na resposta aos desafios crescentes de abastecimento de água potável e crescentes custos de energia. Com tecnologias de membrana, a CPT fornece componentes, sistemas, e serviços que irão ampliar e aprofundar a nossa capacidade de dessalinização, reúso de água e eficientes aplicações industriais o que nos permitirá oferecer soluções mais integradas e eficientes aos nossos clientes", disse Randall J. Hogan, Presidente e Diretor Executivo da Pentair.
A transação deverá ser concluída no segundo trimestre de 2011, sujeita às condições habituais e aprovações regulatórias aplicáveis.
Nota: Quaisquer afirmações feitas sobre os resultados financeiros antecipados ou benefícios esperados da aquisição CPT são declarações prospectivas, sujeitas a riscos e incertezas, tais como a habilidade da empresa para fechar a aquisição, em termos previstos e cronograma, incluindo a capacidade de obter a aprovação regulatória da aquisição.

Publicidade