Publicidade

Filtrado

O que acontece no mercado de filtros


Sistema de dosagem automática de cloro gás garante maior qualidade de água potável
Projeto concluído pela Fluid Feeder, especialista do setor de saneamento, monitora em tempo real a dosagem do insumo, assegurando praticidade, eficiência e custo-benefício.
A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), visando ampliar a oferta e qualidade de água, instalou na Estação de Tratamento de Água Cabrita, localizada na região metropolitana de Aracaju (SE), um novo e moderno sistema automático de dosagem de cloro gás.

Filtrado

Fornecido pela empresa PQA (Produtos Químicos Aracruz), o projeto desenvolvido e concluído pela Fluid Feeder, empresa da área de equipamentos e serviços para tratamento de água e efluentes, certificada pelo ISO 9001:2015, proporciona a dosagem correta e monitoramento contínuo do cloro gás, assegurando dessa forma um padrão de qualidade mais elevado da água potável.
“O sistema automático de cloro gás entrega um padrão de qualidade constante, pois seu propósito é manter sempre o residual de cloro em um nível preciso. Quando a dosagem é manual pode passar um pouco, gerando perda ou falta de insumo, ocasionando falta de qualidade”, analisa Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid Feeder.

Filtrado

Este é o primeiro equipamento deste tipo fornecido para a DESO. Amplamente utilizado nas estações de tratamento devido à sua praticidade, eficiência e custo-benefício, a expectativa é de que em breve outras ETAs da região passem a contar com a inovação.
Com isso, a DESO passa a colher benefícios bastante significativos, como a economia de insumos, pois evitam-se eventuais falhas de dosagem, e melhor aproveitamento da mão-de-obra para tarefas que requerem um olhar analítico para a tomada de decisão.

Filtrado

Saiba mais em: www.fluidfeeder.com.br
Fonte: Vervi Assessoria

 


 

Programa de logística reversa da Abrafiltros supera metas de reciclagem
Programa de Descarte Consciente de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, implantado em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, recicla 2.022.229 kg só em 2022, superando as metas nos estados.
Desenvolvido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, desde 2012, o programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, já reciclou 11.829.432 kg nos estados onde está implantado e que regulamentaram a logística reversa para o setor, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Somente no ano passado, o volume reciclado em 312 municípios e 4.765 pontos de coleta, foi de 2.022.229 kg, resultado que ultrapassou a meta anual considerando a somatória das metas estaduais estipuladas pelos órgãos ambientais para o programa, de 1.980.420 kg. “As empresas de filtros automotivos que participam desta iniciativa da Abrafiltros seguem cumprindo a legislação há mais de 10 anos, reciclando sempre acima da meta estabelecida. E com o avanço das legislações e fiscalizações ambientais, novas empresas estão aderindo ao programa”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, ressaltando que muitas das associadas estão no projeto desde o início.

Filtrado

Mas é fundamental que todas as empresas do setor de filtros – fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, participem do processo de reciclagem, pois, além de ser uma iniciativa em prol do meio ambiente, há questão do custo, elevado, e não há reaproveitamento direto de resíduos ou retorno financeiro para a cadeia de filtros. “Os investimentos necessários para coletar e processar os filtros usados de óleo lubrificante automotivo, classificado como Resíduo Perigoso Classe I, são elevados e impactam diretamente no desenvolvimento do programa. Por isso, é essencial que todos participem”, explica Marco Antônio Simon, gestor de projetos e coordenador do programa.
No processo de reciclagem, o metal é enviado para siderúrgicas, o OLUC – óleo lubrificante usado contaminado, segue para rerrefino, e demais componentes para coprocessamento em cimenteiras, sendo as cinzas utilizadas na fabricação do cimento, o que garante a reciclagem de 100% dos materiais, sem a destinação para aterros sanitários.
O programa Descarte Consciente Abrafiltros conta, atualmente, com a participação de 27 empresas: AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda;  Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Borgwarner Indústria e Comércio Brasil Ltda; CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; FPT Industrial Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores; ON-HIGHWAY Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Renault do Brasil Comércio e Participações Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters Brasil; Volkswagen do Brasil Ltda.; e Wega Motors Ltda..
Mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros no site www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente.
Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

 



 

 

Publicidade