Mercado

Confira as novidades no mercado industrial


O Centro de Pesquisas da Mauá contribui para o avanço tecnológico do país
CP está constantemente em busca de soluções inovadoras em diversas áreas do conhecimento
O Centro de Pesquisas (CP) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma unidade dedicada à realização de pesquisa aplicada e à prestação de serviços tecnológicos em várias áreas de atuação, alinhadas com os cursos de graduação oferecidos: Engenharia, Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Em colaboração com empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e outras instituições de pesquisa, o CP busca desenvolver soluções inovadoras, que atendam às necessidades da sociedade, o que contribui para o avanço da tecnologia e o desenvolvimento social. 
O objetivo do Centro de Pesquisas, desse modo, é realizar pesquisas aplicadas e serviços tecnológicos que possam gerar conhecimento, produtos e serviços inovadores. “Para alcançar esse objetivo, o CP conta com uma equipe de colaboradores e pesquisadores altamente qualificados e com infraestrutura de laboratórios e equipamentos avançados”, conta Cláudio Luiz Foltran Rodrigues - gerente da divisão de inovação e qualidade do Centro de Pesquisas da Mauá.
Patrícia Mantovani, integrante da equipe da Divisão de Inovação e Qualidade do Centro de Pesquisas, também lembra que o CP tem um papel importante na formação de profissionais para o mercado de trabalho. “Por meio do programa de estágio, projetos de pesquisa e parcerias com empresas, os alunos do Centro Universitário têm a oportunidade de se envolver em projetos de pesquisa aplicada, serviços tecnológicos e desenvolver habilidades e competências técnicas, científicas e profissionais relevantes para a sua carreira. Dessa forma, o Centro de Pesquisas contribui para a formação de profissionais altamente qualificados e capacitados a atuar em diferentes setores”, detalha Patrícia.
Tecnologias desenvolvidas - O Centro de Pesquisas desenvolve diversas tecnologias nas áreas em que atua, com recursos próprios ou por meio de fomento à pesquisa, tais como: na área de tecnologia da informação, realiza pesquisa de dispositivos utilizando Internet das Coisas (IoT) para diversos setores (indústria, energia, agro e saúde), além de aplicações em inteligência artificial e big data. Na indústria automotiva, atua na exploração de tecnologias de motores mais eficientes, segurança veicular e no controle de emissões. No setor energético, trabalha com sistemas de geração de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias para aumento da eficiência energética. Na área de design, o CP atua com produtos e serviços que sejam acessíveis e inclusivos, além de soluções de design que atendam às necessidades específicas de grupos de usuários com diferentes perfis.
“Essas são apenas algumas das tecnologias que foram, estão ou serão desenvolvidas. O CP está constantemente em busca de soluções inovadoras em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia no país”, conclui o gerente da divisão Claudio Foltran.
Fonte: RPMA Comunicação

Mercado

 


 

Solvay apresenta novo polímero para isolamento de módulo de alta temperatura de baterias de veículos elétricos
O Grupo Solvay, líder global de mercado em materiais especiais, anunciou a introdução de um novo grau de alto calor e retardante de chama no portfólio de polímeros de cristal líquido (LCP) Xydar® da empresa, projetado para atender às demandas críticas de segurança em componentes de baterias de veículos elétricos.
O novo material Xydar® LCP G-330 HH atende aos requisitos térmicos e de isolamento desafiadores e é direcionado principalmente para placas de módulos de bateria de modelos de veículos elétricos operando com sistemas de tensão mais alta.
“À medida que as montadoras estão mudando de 400 Volts para 800 Volts em veículos elétricos de próxima geração, novas regulamentações na Europa, China, Estados Unidos e em outros países estão aumentando a demanda por componentes de baterias para suportar temperaturas de 300°C a 1000°C por um período prolongado”, afirma Brian Baleno, Head de Marketing da área de Transportes da Solvay Specialty Polymers.
“Espera-se que os materiais apropriados mantenham um nível de proteção de isolamento elétrico que forneça tempo suficiente para os passageiros saírem do veículo em um evento de fuga térmica. Nosso novo grau Xydar® LCP combina esse alto potencial de segurança com excepcional processabilidade.”, acrescenta Brian Baleno.
O Xydar® LCP G-330 HH é um polímero de cristal líquido preenchido com vidro para moldagem por injeção capaz de reter seu isolamento elétrico após exposição a 400°C por 30 minutos. Além disso, é um polímero inerentemente retardador de chama, sem o uso de aditivos de halogênio ou bromo. Oferece, ainda, fluidez excepcional e ajuda os projetistas de baterias a obter peças mais finas do que seria possível com os materiais de isolamento dos módulos de bateria atualmente existentes, como policarbonatos ou aerogéis.
O novo polímero foi testado com sucesso com placas moldadas em dimensões típicas de 100 x 150 x 0,5 mm. O Xydar® LCP tem um ajuste comprovado em muitas aplicações elétricas e eletrônicas, bem como em aplicações de revestimento. Além de componentes de iluminação automotiva, sensores, solenóides e conectores, exemplos avançados em mobilidade elétrica incluem revestimentos de ranhuras de parede fina usados no projeto do rotor de um motor de tração de acionamento elétrico.
O novo polímero Xydar® LCP G-330 HH amplia o portfólio de soluções da Solvay para o segmento de baterias, que também inclui Solef® PVDF para aglutinantes e separadores, Ryton® PPS para conectores e respiros da linha de refrigeração, e Amodel® PPA para conectores e barramentos.
Ryton®, Solef® e Xydar® são marcas registradas da Solvay.
Saiba mais em: www.solvay.com
Fonte: PexPress

Mercado

 


 

Publicidade