Meios pré-filtrantes para proteção de equipamentos
Por Carla Legner
Edição Nº 122 - Maio/Junho 2023 - Ano 22
O bom funcionamento de um equipamento não depende apenas da sua qualidade, mas também da adoção de manutenção preventiva e, em muitos casos, de um sistema de pré-filtragem. Quando esse procedimento não é realizado, sujidades podem se acumular
O bom funcionamento de um equipamento não depende apenas da sua qualidade, mas também da adoção de manutenção preventiva e, em muitos casos, de um sistema de pré-filtragem. Quando esse procedimento não é realizado, sujidades podem se acumular, reduzindo a eficiência dos filtros e prejudicando a vida útil dos mesmos.
Nesse sentido, esse processo serve para proteger etapas posteriores, a fim de impedir que folhas, insetos e outros sólidos grosseiros entrem no equipamento, diminuindo a carga de partículas que chegam no sistema, protegendo membranas e outras aplicações. “Sua função principal é capturar partículas maiores de sujeira, poeira e detritos que podem danificar o filtro principal ou reduzir sua eficácia” – complementa Diógenes A. de Souza, responsável pelo marketing da Linter Filtros.
Há diversos tipos, manuais ou automáticos, e em diferentes posições no sistema de filtração, conforme cada equipamento. No entanto, apesar dessa diversidade, seu uso é essencial para que se mantenha a durabilidade do maquinário e o funcionamento perfeito por mais tempo. Vale destacar que qualquer filtro pode ser utilizado como pré-filtragem, de acordo com sua aplicação.
O tipo e o grau de filtragem são escolhidos conforme uso e necessidade. Há graus de filtragem bem apertados (< 50 micra), que servem para remover sólidos mais finos. Nesses casos, filtros automáticos não são tão recomendados, mas tudo vai depender do sistema de limpeza, pois alguns aparelhos podem perder a eficiência.
Um pré-filtro de turbina, por exemplo, pode impedir até 90% das impurezas do ambiente, antes mesmo que ingresse nos elementos filtrantes. Em um sistema de tratamento de água, por sua vez, há vários tipos de filtros que podem ser utilizados como pré-filtro, dependendo, principalmente, da qualidade do líquido a ser tratado.
O fato é que investir nesse sistema evita gastos desnecessários com equipamentos danificados ou mesmo com substituição de máquinas. Também é reduzido o tempo de parada, que pode trazer prejuízos para a operação.
Pré-filtro de ar
Um pré-filtro de ar pode ser instalado em sistemas de ar condicionado, ventilação ou aquecimento. Seu objetivo é remover partículas maiores, como folhas, insetos, poeira e sujeiras, antes que o ar seja filtrado pelo filtro principal. Além disso, ajuda a remover poeira, pólen, cabelo e outras impurezas, melhorando a qualidade do ar, sendo benéfico, inclusive, para pessoas com alergias ou outras condições de saúde que são afetadas pela qualidade do ar.
Com o uso desse equipamento menos partículas e impurezas entram no sistema principal, o que reduz a necessidade de limpeza e reparo, minimizando os custos de manutenção a longo prazo. Sem falar no quesito sustentabilidade, uma vez que seu uso diminui a quantidade de impurezas que entram no meio ambiente, o que é especialmente importante em áreas sensíveis, como reservas naturais, rios e oceanos.
O pré-filtro de ar pode ser fornecido em fibra de vidro, poliéster ou algodão, de carvão ativado, material metálico e nylon. Os de filtros de fibra de vidro, como o próprio nome diz, são compostos por camadas de fibra de vidro, a fim de capturar partículas maiores, como cabelos e poeira.
Os de poliéster são usados também para capturar partículas maiores, além de ajudar a prolongar a vida útil de outros filtros de ar. Esses são os mais utilizados em centrais de ar condicionado central – HVAC.
Por sua vez, os de carvão ativado, servem para remover odores e gases do ar, como fumaça e vapores químicos. Filtros metálicos são utilizados na admissão de ar externo para captação de particulados como folhas e insetos. Já os filtros tela de nylon são frequentemente usados em equipamentos de ar condicionado do tipo Split.
As aplicações são diversas, mas podemos destacar a pré-filtragem em instalações de ar condicionado, tomadas de ar externo em sistemas de pressurização, sistemas de exaustão seca de tinta em instalações de pinturas e aplicações que precisam obter proteção em particulado grosso.
De acordo com Souza, há 3 principais benefícios do uso desses equipamentos. O primeiro deles é redução da carga de trabalho do filtro principal. Como as partículas maiores são removidas pelo pré-filtro, o filtro principal não precisa trabalhar tanto para filtrar o ar, o que pode prolongar sua vida útil.
Depois temos a melhoria da qualidade do ar, uma vez que o pré-filtro remove partículas maiores, o que pode melhorar a qualidade do ar interior, especialmente para pessoas com alergias ou problemas respiratórios. Por fim, destacamos a economia financeira, já que o pré-filtro é substituído com mais frequência, sendo mais barato do que substituir o filtro principal, o que pode resultar na redução de custos a longo prazo.
“Em resumo, os pré-filtros oferecem uma série de benefícios, incluindo melhor qualidade do ar ou fluido, maior eficiência do equipamento, redução dos custos de manutenção, melhor saúde e bem-estar e proteção ambiental” – enfatiza o representante da Linter Filtros.
Pré-filtro para tanque de combustível
Nesse caso, o pré-filtro é o primeiro filtro instalado na linha de sucção logo após o tanque de combustível, geralmente na extremidade da bomba, onde recebe o maior impacto de contaminantes advindos do combustível. Trata-se de um elemento confeccionado com filamentos trançados de abertura controlada, com a função de filtrar o combustível que entra na bomba e, assim, evitar que possíveis impurezas contidas no tanque ou no líquido comprometam o seu perfeito funcionamento.
Sua função principal é a de separação de água do díesel e retenção de partículas sólidas, de acordo com as especificações das montadoras automotivas. Essa ação minimiza o serviço dos filtros secundários, além de manter os sistemas funcionando por mais tempo, reduzir parada de máquina e diminui custos de manutenção.
Roberto Silva, gerente de desenvolvimento de mercado da Parker, explica que o combustível é retirado do reservatório para dentro e para fora do pré-filtro. Esse, por sua vez, é pré-filtrado através de um filtro classificado de 10 a 150 micra, que também remove a água nociva ao processo, protegendo assim a bomba de elevação e o sistema de injeção. Essa bomba pressuriza o combustível pré-filtrado no filtro final, passando então por um filtro classificado de 3 a 12 micra, garantindo a entrega de combustível purificado para a bomba injetora.
O projeto do sistema de filtragem de contaminação fornece proteção superior para aplicações pesadas onde altos níveis de contaminação e grandes volumes de combustível requerem uma alta capacidade do filtro. As opções de condição de combustível (dreno, sensor de água, bomba de escorva manual, aquecedor, etc.) geralmente são instaladas no conjunto de pré-filtro, ainda com o objetivo de entregar o combustível com o máximo de pureza.
De acordo com Silva existem dois tipos: decantador e o separador de água. O primeiro separa a água do combustível por gravidade, onde a mesma é direcionada primeiro para o fundo do filtro por um sistema mecânico, como um cone. Este tipo de filtro foi superado devido a não atender as novas tecnologias embarcadas nos projetos das montadoras.
Os filtros separadores de água, por sua vez, são aplicados em motores a gasolina e a díesel, nos mais variados segmentos, como automotivo, marítimo, equipamentos fora de estrada, grupo geradores etc. Podem ser encontrados como elementos ecológicos aplicados dentro de suportes, porém a versão mais tradicional é o filtro selado, que conta com um copo visor, rosqueado abaixo do filtro para facilitar, sendo este o mais utilizado mundialmente.
“Este produto inovador é referência em separação de água no mundo, pois investimos fortemente no desenvolvimento de uma mídia denominada Aquabloc (Produto patenteado), considerada a melhor do mundo para atender critérios mais rigorosas de vida e eficiência” - enfatiza o gerente da Parker.
Ele destaca ainda que a escolha de um bom Pré-Filtro/separador de água, não está ligado somente no desempenho dos equipamentos, más também no custo benefício, pois a utilização de produtos de baixa qualidade pode levar a danos no sistema de injeção, motor e gastos desnecessários com parada de máquina.
Quando o assunto é inovação, a Parker continua trabalhando em novas tecnologias. A pedido das grandes montadoras, trouxe ao mercado automotivo o lançamento da nova linha de separadores Emax, que utiliza elementos ecológicos, o qual atende a norma EURO V viabilizando os critérios ecológicos para descarte do elemento usado.
A empresa ainda apresentou para o Brasil a tecnologia de separadores da linha Fuel Manager, que são pré filtros para trabalhar em serviços extrapesado, como veículos fora de estrada, tratores, colheitadeiras etc.
“Filtros separadores/coalescedores, nova tendência tecnológica do mercado, foi desenvolvido pela Parker para atender a norma EURO VI, onde tem como característica principal reduzir a emissão de (Nox) oxido de nitrogênio para a atmosfera de 180mg x km, para 80mg x km, com objetivo de reduzir a emissão de poluentes que prejudicam a camada de ozônio” – afirma Silva.
De maneira geral, esses equipamentos evitam que seja necessário ficar parando a máquina para manutenção. Por exemplo, se uma máquina que não tem pré-filtro satura o filtro a cada 10 dias, com um pré-filtro a vida útil aumenta para 40 a 50 dias. Em algumas situações mais severas os usuários chegam a parar a máquina 2 a 3 vezes por dia.
Sem falar que com um pré-filtro é desnecessário fazer a limpeza, uma vez que possuem canais de eliminação e as impurezas não ficam armazenadas, ou seja, são auto limpantes. Além de que, as manutenções podem ser programadas e feitas na oficina, diminuindo os riscos operacionais.
Resumindo, com o uso desses itens, aliados a boas práticas de manutenção, os equipamentos ficam protegido do desgaste prematuro, há aumento na produtividade e economia. Como resultado: qualidade e eficiência nos processos.
Contato das empresas
Linter Filtros: www.linterfiltros.com.br
Parker: www.parker.com.br