Agrishow 2023: Novas tecnologias, soluções inovadoras e sustentabilidade
Por Carla Legner
Edição Nº 123 - Julho/Agosto 2023 - Ano 22
No mês de maio foi realizado, em Ribeirão Preto (SP), a Agrishow – maior evento de Agronegócio da América Latina. Os cinco dias de exposição reuniu produtores rurais, profissionais do campo, indústrias, empresas, fornecedores de serviços e tecnologias
No mês de maio foi realizado, em Ribeirão Preto (SP), a Agrishow – maior evento de Agronegócio da América Latina. Os cinco dias de exposição reuniu produtores rurais, profissionais do campo, indústrias, empresas, fornecedores de serviços e tecnologias, institutos de pesquisas, órgãos governamentais, academia e startups.
Ao todo foram R$ 13,290 bilhões de negócios gerados e intenções de compra em máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem. Esse montante representa um crescimento nominal de 18% e um aumento real de 9,5% (descontada a inflação) em relação à edição de 2022, quando foram computados R$ 11,243 bilhões de negócios.
Em termos de visitação, a edição de 2023, recebeu um total de 195 mil pessoas, em sua maioria produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades de diversas regiões do país e também do exterior.
Nos 530 mil m2, os visitantes puderam ver mais de 800 marcas internacionais e nacional que apresentaram novidades para áreas de tecnologia, conectividade, agricultura de precisão, insumos, geração de energia, veículos, pneus, equipamentos de linha amarela e movimentação de carga, pulverização, instrumentos de medição, acessórios, autopeças e peças de reposição.
Além disso, outras atrações contemplaram o evento, entre elas a Agrishow Labs, uma jornada de conteúdo estratégico, focado no ecossistema de inovação agrícola com o intuito conectar, difundir ideias, apoiar e acelerar o desenvolvimento de soluções para o crescimento do agronegócio de forma sustentável.
Em sua segunda edição, o Prêmio Agrishow de Startups, destaque do evento, teve mais de 140 inscrições aprovadas e 25 foram pré-selecionadas, demonstrando a importância da premiação para o agronegócio brasileiro valorizando ainda mais as AgTechs brasileiras.
Por fim, a Agrishow Pra Elas foi um ponto de encontro das mulheres, trazendo palestras e entrevistas com lideranças femininas nas mais diversas frentes do agro nacional. O objetivo foi valorizar a presença feminina no setor e mostrar a relevância das produtoras rurais para o desenvolvimento da atividade no país.
Um giro pela feira
Para os expositores, a participação no evento muitas vezes vai além da venda. É momento de conexão com os clientes, seja os já fidelizados ou os novos, para mostrar novas tecnologias, apresentar soluções inovadores e ouvi-los, com o objetivo de entender o que o mercado procura, quais as demandas e necessidades.
Na edição da Agrishow 2023 foi possível encontrar empresas de diversos setores, mas como o mesmo objetivo: trazer para o agro alternativas de crescimento e melhorias, enfatizando a sustentabilidade e no meio ambiente.
Embrapa
Entre os lançamentos da Embrapa estão três cultivares de amendoim de alta produtividade e adaptadas ao cultivo mecanizado em grande escala, que se destacam pelo alto teor de ácido oleico (acima de 75%). A avaliação desse teor de óleo oleico nas variedades de amendoim foi realizada pela técnica de ressonância magnética nuclear (RMN). O aparelho SpecFit faz análise em tempo real de amostras das cultivares.
Outra novidade foi a plataforma IA AGLIBS, desenvolvida em parceria com a agfintech Agrorobótica, para análise de solos em projetos de agricultura de precisão e mercado de carbono. A Embrapa ainda apresentou soluções nas áreas de alimentos, vitinicultura de precisão, controle biológico, floresta e insumos.
Mobil™ - Lubrificantes
Além de lançar as novas embalagens da sua linha completa de produtos para o segmento agrícola, a marca destacou no estande os resultados obtidos a partir da utilização de novas bombonas de 20 litros produzidas com resina PCR (post-consumer recycled, em inglês), feitas com resíduos plásticos descartados adequadamente e encaminhados para o processo de reciclagem.
“Temos diversas iniciativas para apoiar a sustentabilidade. A embalagem da nossa tradicional bombona, é um exemplo disso. Hoje ela é produzida com 40% de plástico reciclável. Podemos citar também a troca inteligente, que oferece óleos lubrificantes a granel com a mesma qualidade dos produtos embalados, porém com mais facilidade e benefícios sustentáveis” - destaca Gerson Franscisco, VP regional da Moove para a América do Sul.
Com esse programa é possível comprar a quantidade necessária de óleo direto de mini-tanques que são como refis, instalados em postos e trocas de lubrificantes especializadas. Desta forma não são utilizadas embalagens, evitando seu descarte. Além disso, não há sobra, há economia na logística e sua aplicação é bem mais fácil.
Em termos de produtos, apresentaram o Mobil Delvac Extreme 15W-40 - Lubrificante premium, semissintético e API CK-4 e de alto desempenho para motores a diesel. O óleo ajuda a prolongar a vida útil do motor, proporcionando capacidade de períodos prolongados de troca de óleo em motores a diesel modernos, mesmo operando em condições extremas.
Braskem
Produtor de resina plástica, a Braskem veio para Agrishow 2023 mostrando aplicações produzidas pelos seus clientes. E quando o assunto é plástico é possível sim pensar em sustentabilidade. Todos os projetos, sistemas e produtos apresentados foram feitos a partir de material reciclado.
O Hap, por exemplo, é um filme plástico para embalar os fardos de capim. Esse produto evita contato com alimento e permite a armazenagem da selagem por muito tempo, inclusive períodos longos, até 1 ano. Com seu uso não se perde produto, e em época de seca, quando não há pastagem, pode ser utilizado, minimizando os efeitos de sazonalidade na produção de leite, por exemplo, e consequentemente aumento de preço.
“Dentro da empresa se fala muito de sustentabilidade, mas considerando esse tema no seu conceito amplo, ou seja, sustentabilidade ambiental, social e econômica. E quando a gente fala de aplicações de plástico para o agronegócio, existe um viés muito forte de sustentabilidade, pois essas aplicações aumentam a produtividade, reduz perdas e elimina a sazonalidade. E quando falamos de tudo isso, estamos falando da disponibilização de mais alimentos e da segurança alimentar” – enfatiza Ana Paiva, representante da Braskem.
Outra aplicação interessante exposta durante o evento foi o filme para reter umidade do solo em plantações. Por causa da sua cor preta na parte de baixo não passa luz, desta forma, não cresce erva daninha. Sem esse parasita, há mais nutrientes disponíveis para planta. Além disso, com a retenção de umidade há disponibilidade de água, fazendo com que a mesma cresça mais e produza mais, com a grande vantagem de não ser necessária a aplicação de venenos e herbicidas.
Também foi possível conhecer o túnel para armazenagem e grãos. No Brasil há um déficit nesse setor. “É comum ver na televisão pilhas de milho, por exemplo, a céu aberto, tomando sol e chuva e perdendo qualidade. Como essa solução é possível garantir que o milho seja armazenado até 12 meses, mantendo a qualidade original. Essa é uma aplicação de plástico que evita desperdício de alimento” – ressalta Ana.
E que tal flutuadores para geração de energia? Essa solução é ideal para locais onde não há espaço e a geração de energia solar é possível por meio de um leito d´água, como lagos ou reservatórios.
O fato é, que existem muitas possibilidades de reutilizar o plástico. O importante é pensar sempre no destino adequado desse produto, usar o plástico de forma consciente e garantir que seu destino seja adequado pós consumo, ou seja, sair da cadeia linear para a cadeia de economia circular.
Hortivinyl
Convidada de Braskem para expor suas soluções, a Hortivinyl é um ótimo exemplo do que é possível fazer com plástico reciclado. A empresa oferece perfis para Hidroponia fabricados 100% em material nobre: o PVC. O processo é feito em co-extrusão, com dupla camada, onde por fora é branco e por dentro é preto.
Essa parte externa totalmente branca, auxilia o perfil a absorver menos calor, diminuindo o aquecimento da solução nutritiva, facilitando a limpeza do sistema e ajudando na reflexão da luz para as plantas. A parte interna preta e lisa dificulta a entrada de luz dentro do sistema, o desenvolvimento de algas e proliferação de doenças radiculares, auxilia no fluxo da solução nutritiva e na limpeza dos perfis.
O design exclusivo, favorece a estabilidade da bancada, reduzindo os indesejáveis desníveis entre os cavaletes, facilitando inclusive o processo de instalação, montagem e manutenção. “Na pratica, a água é misturada ao nutriente, que vai passar pelas plantas abastece-las e nutri-las” – explica o representante da Hortivinyl.
Franklin Electric
A Franklin Electric apresentou durante o evento sistemas para mover água das marcas Schneider Motobombas, Bombas Leão e Pioneer Pump, entre eles motobombas de superfície, motobombas submersas para poços tubulares profundos, bombas para água limpa e para águas residuais, bombas autoescorvantes, entre diversos outros modelos. São sistemas de bombeamento para os mercados agrícola, industrial, residencial e predial, além de mineração e abastecimento público.
Netafim
Especializada em irrigação localizada, por gotejamento e aspersão, oferecem projetos completos, tanto pela fábrica como com os canais parceiros. Utilizam diversos filtros, como os tradicionais de areia e tela, além do mais recém lançamento, o de disco.
O AlphaDisc é filtro que oferece melhor proteção ao sistema de irrigação, combinando filtragem profunda, alta capacidade de retenção de sujeira, além de um design totalmente modular, ou seja, não tem capacidade única, o filtro trabalha de acordo com a vazão. Seu uso evita o entupimento a fim de garantir a longevidade do seu sistema de irrigação e aumentar sua uniformidade.
Na Agrishow 2023 não tiveram um lançamento especifico, a ideia foi evidenciar ainda mais o seu portfólio e firmar a conexão com os canais parceiros, com o intuito de expandir as parcerias para atender todos o Brasil.
IMBIL
A IMBIL, fabricante de bombas, vem investindo nas tecnologias de IoT e da Indústria 4.0. Nesse sentido, selecionou a WEG para digitalizar seus equipamentos, entre eles a linha denominada NGI – New Generation Irrigation (nova geração para irrigação), apresentada na AGRISHOW.
Os novos produtos são projetados para operação com rolamentos blindados, dispensando o uso de mancal com óleo em seu interior. Além de não haver a necessidade de monitorar o nível de óleo pelo usuário, também não existe o risco de vazamentos indesejados, evitando possíveis danos ao meio ambiente.
O recurso está integrado com solução em nuvem da IMBIL, via API REST, que é uma interface padronizada em que os dois sistemas utilizam para trocar informações de forma segura pela internet. Logo, se pode monitorar e trafegar dados de temperatura, vibração, potência consumida, rotação, vazão e pressão.
Desta maneira é possível proporcionar aos clientes a predição de eventuais falhas e ainda a implementação de um programa de manutenção pró-ativa capaz de evitar paradas inesperadas bem como garantir o máximo desempenho e maior vida útil do equipamento. Todos os dados são monitorados em tempo real e remotamente, permitindo ainda ao cliente final o acesso a informações do equipamento.
Parker
Quem visitou o estande de Parker pôde ver um protótipo de um veículo e seus respectivos filtros: Hidráulico, Filtro de ar e Filtro de Retorno. A ideia foi mostrar aos visitantes de forma visual como esses equipamentos funcionam. “Viemos mostrar nossas tecnologias e evidenciar que estamos presente em todos os mercados, enfatizando nosso potencial” – destaca Márcio Cirino, gerente de marketing e vendas da empresa.
Além de todos os componentes de movimentação, foi possível ver as soluções para controle, ou seja, um sistema de monitoramento a distância. Uma rede de sensores (pressão, temperatura, vazão, inclinação e contador de partículas hidráulico) onde todas as informações são direcionadas para nuvem e controladas de qualquer lugar, no computador ou pelo celular.
Como grande destaque, a empresa fez questão de enfatizar sua preocupação com e inserção no mercado de carbono zero, com a apresentação soluções e motores elétricos que podem ser usados em veículos elétricos ou autônomos. “A Parker tem algumas metas, até 2030, 50% de redução de carbono e até 2040, 100%” – enfatiza Cirino.
Cummins
Fabricante de sistemas de filtração e fluídos da marca Fleetguard, a Cummins apresentou uma nova linha de filtros de ar primária e secundária, fabricada no Brasil para colheitadeiras de cana de açúcar e grãos. São quatro novos filtros de ar já disponíveis no mercado agrícola de reposição, mas com a expectativa de dobrar esse número nos próximos três meses.
Os novos filtros contam tem design com reforço estrutural, é mais robusto e projetado para oferecer mais facilidade durante a manutenção. No processo de desenvolvimento, foi priorizado os requisitos técnicos dos OEMs com elevada capacidade de retenção de contaminantes, desta forma, podem absorver uma maior quantidade de poeira, oferecer eficiência e capacidade de retenção de contaminantes para contribuir com a disponibilidade dos equipamentos em operação em alta performance.
Além disso, a Cummins Brasil e a Distribuidora Cummins Brasil (DCB) celebraram duas novas aplicações no mercado agrícola em parceria com os clientes MIAC - Máquinas e Implementos Agrícolas Colombo e a Incomagri. A colhedora de grãos e amendoim MIAC Avanti 400 e o pulverizador Incomagri Overlander 2700 receberam as motorizações QSL9 e QSB 4.5, respectivamente.
Houve novidade na linha de motores também. O QSF 3.8 é um motor leve e compacto de 4 cilindros que oferece uma combinação de desempenho e durabilidade, além de proporcionar uma operação econômica com mais potência e produtividade. O equipamento conta com potência entre 99hp e 140hp, e está pronto para atender às aplicações agrícolas e industriais.
Danfoss
Fornecedora de tecnologias para os setores de refrigeração, climatização, ar-condicionado, automação industrial e hidráulica móbil para diversos segmentos, a Danfoss Brasil esteve presente na Agrishow 2023 trazendo diversas novidades, entre elas soluções em Telemetria, Mangueiras Hidráulicas e Motores Orbitais. Além disso, teve como destaque a eletrificação, com sistemas de transmissão elétricos e híbridos para os mercados off-highway, on-highway e marítimo.
“Temos uma linha de motores elétricos, inversores de frequência, tudo para atender as tendências do mercado e sempre atentos ao meio ambiente. Nesse sentido há uma preocupação nossa, não só na linha de produtos, mas também na cadeia produtiva, exigimos também que os nossos fornecedores tenham essa consciência ambiental” – destaca Mauro Cufner, gerente de engenharia de aplicações da Danfoss.
Ademais, há também uma preocupação com as instalações da empresa. Segundo ele há um movimento de até 2030 ser 100% green, incluindo a frota de veículos, que atualmente já é híbrida. “Em um contexto geral, e até falando dos maquinários agrícolas, a melhor solução atualmente são as maquinas híbridas, disponibilizando mais de uma alternativa para seu funcionamento” – destaca o gerente.
Bosch
A Bosch juntamente com a empresa Bosch Rexroth – ambas do mesmo grupo – apresentaram durante o evento tecnologias inteligentes que proporcionam mais eficiência e produtividade no campo, entre elas podemos citar o Smart Conveyor, um sistema para monitoramento de vida útil de correias transportadoras, que evita falhas e gastos com danos.
Com aplicabilidade em usinas de açúcar e álcool, o produto realiza otimização de processos, ganho de produtividade e de produção, controle eficiente dos rolos, prevenção de falhas e paradas não programadas, além do acompanhamento do comportamento da correia transportadora via temperatura.
Outro item de destaque foi a recicladora de ar condicionado, uma vez que esse item, além de oferecer mais conforto, traz uma melhor condição de trabalho ao operador visto que muitas vezes a temperatura do interior da cabine é alta. Totalmente automatizada, ela possibilita que o fluido refrigerante seja retirado e armazenado.
Com o sistema de ar-condicionado vazio, o mecânico consegue identificar e corrigir o defeito e, após fazer os reparos e verificar que não há mais vazamento, ele recarrega o mesmo fluido. Além de tornar a manutenção mais rápida, essa recicladora traz ainda como benefício mais econômica e sustentabilidade, por permitir a reutilização do gás refrigerante.
“Essa solução é muito interessante para equipamentos que são utilizados no campo, como por exemplo, trator com cabine refrigerada. Em um determinado momento é necessário realizar a manutenção do ar condicionado, essa máquina consegue resolver o problema em campo”- explica Carlos Abdalla, head de comunicação da Bosch. Vale ressaltar que esse equipamento não é voltado para o agricultor, mas sim para os concessionários que prestam serviços de manutenção para os equipamentos que estão trabalhando no campo.
O Bosch IPS, solução de plantio inteligente já presente no mercado, apresenta agora um novo display que traz ainda mais agilidade de processamento para o dia a dia no campo, incluindo mapas de alta complexidade, conectividade entre outras novas funcionalidades.
E não poderia faltar no estande da empresa, as tradicionais ferramentas elétricas e acessórios para diversas utilizações em campo, principalmente a linha a bateria, que é bem interessante pela praticidade, uma vez que é possível o deslocamento das ferramentas para qualquer lugar, já que não possuem fios.
Contatos:
Bosch: www.bosch.com.br
Braskem: www.braskem.com.br
Cummins: www.cummins.com
Danfoss: www.danfoss.com
Embrapa: www.embrapa.br
Franklin Electric: www.franklinwater.com.br
Hortivinyl: www.hortivinyl.com.br
IMBIL: www.imbil.com.br
Mobil: www.moovelub.com
Netafim: www.netafim.com.br
Parker: www.parker.com.br