Fenasan É Um Sucesso E Promete Crescer Ainda Mais Em 2012
Por Alexandre De Aquino
Edição Nº 52 - Setembro/Outubro de 2011 - Ano 10
Um sucesso. É assim que podemos qualificar a Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) 2011. Com 194 expositores/investidores, o evento teve um público estimado de 13 mil pessoas durante os três dias de apresentações.
Um sucesso. É assim que podemos qualificar a Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) 2011. Com 194 expositores/investidores, o evento teve um público estimado de 13 mil pessoas durante os três dias de apresentações. Tanto sucesso eleva cada vez mais o crescimento da feira, que já carrega a alcunha de ser o maior evento do ramo na América Latina.
Há 21 anos sendo realizada, seu público em geral é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando em uma das visitações mais qualificadas da área.
"O público que visita a feira é representativo no mercado. Muitos profissionais técnicos estão procurando novas tecnologias, novas soluções e, por isso, a feira é importante para nós", afirma Alfredo Raul Lorenzo, diretor do departamento de Energia e Água da Siemens. "A Fenasan é o meio mais propício para divulgar o nosso trabalho. Temos um equipamento voltado para água e meio ambiente", esclarece André Cavallaro, técnico de filtragem da Mann+Hummel Brasil.
Nesta última edição, a feira estimulou a minimização do impacto ambiental. Entre os principais itens recomendados durante toda a feira estavam o incentivo ao transporte coletivo, recomendação de utilização de materiais sustentáveis nas montagens de estandes, recomendação para diminuição da distribuição de materiais impressos, redução do uso de energia, recomendação do consumo de água de maneira racional, recomendação de espaços destinados à reciclagem e, por fim, estimulação do não fornecimento de materiais descartáveis, como, por exemplo, copos, talheres e pratos.
Em conjunto com a feira também foi realizado o encontro técnico da AESabesp. No congresso houveram algumas alterações significativas. As mesas-redondas, antes com apenas cinco temas, agora passaram a abordar 12. Contudo, para criar uma dinâmica mais ágil em relação aos temas discutidos, houve somente dois debatedores com pontos de vista divergentes sobre os assuntos pautados por mesa e um coordenador/mediador por debate. O simpósio ainda trouxe aos congressistas 90 palestras técnicas.
Em relação a 2010, por exemplo, a AESabesp migrou a Fenasan do Pavilhão Amarelo para o Pavilhão Branco para ficar com um espaço de exposição 57% maior. A área total da feira cresceu de 8.828 m² para 13.272 m² e a área expositora, de 3.471 m² para 5.687 m².
"Neste ano, mesmo com a mudança para o Pavilhão Branco do Expo Center Norte, com espaço maior, verificamos que esgotamos, com sete meses de antecedência ao evento, os espaços para os estandes", afirmou Hiroshi Ietsugu, presidente a AESabesp. "Isso nos permite ousar na perspectiva de que devemos aumentar novamente o espaço para estandes na feira de 2012, haja vista que o número de empresas que deixaram de participar acabou sendo significativo", completou.
No ano que vem a tendência é que a Fenasan ganhe proporções ainda maiores. Cerca de 50 empresas já reservaram o seu espaço para a feira, que tem data prevista para acontecer entre os dias 6, 7 e 8 de agosto. Em 2012, para atender ao crescimento da demanda, a AESabesp, fará o evento nos 17.042m² da extensão total do Pavilhão Branco do Expo Center Norte.
Com tanta repercussão e com tantas empresas procurando fazer parte da história da feira, nada mais natural do que atrair países estrangeiros para a participação do evento. Se no ano passado países como Alemanha, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Holanda, Índia, Israel, Itália, México e Portugal passaram pelo evento, na edição 2011 não foi diferente. A Digitrol, por exemplo, trouxe a engenheira inglesa Susan Buchanan, gerente de desenvolvimento da Polites, para apresentar o seu produto.
"Já vim ao Brasil quatro vezes, três a trabalho. Mas é a primeira vez que participo da Fenasan", disse Susan. "Vim hoje para falar sobre nosso equipamento, para explicar para as pessoas o que é, como funciona, pra que serve", explicou. "É apenas uma prévia, já que ele será lançado em novembro", salientou. "Está sendo incrível ver as pessoas pararem para nos ouvir", acrescenta. "Tem muita gente passando por aqui, sempre um tráfigo intenso. Estou entusiasmada", finalizou.
O evento também contou com a participação de visitantes vindos de universidades e de empresas concessionárias de saneamento de outros estados brasileiros, com destaque para a Sanepar (Paraná), Copasa (Minas Gerais), Casal (Alagoas), entre outras. A Fenasan é uma oportunidade única para o crescimento pessoal daqueles que desejam atuar no mercado de Saneamento e Meio Ambiente. Quem tem a chance não se arrepende: "Essa é minha primeira participação. Este é o maior evento da América Latina. É, sem dúvida, um momento muito importante para colher informações e aprender mais sobre o setor", garante Eduardo Grigoletto, estagiário de engenharia da empresa GEA Sistemas de Resfriamento, responsável por tratamento de efluentes e também pelo resfriamento da água.
Entre os produtos mais visualizados na Fenasan estavam o Sistema de Ultrafiltração por Membrana e também o Sistema de Osmose Reversa. Uma das empresas a apresentarem estes dois sistemas foi a Mann+Hummel Brasil. Com dois demonstradores dos produtos em seu estande, a empresa explicou aos visitantes o processo de funcionamento de cada uma das máquinas. Além disso, o grupo ainda levou ao evento o sistema de nanofiltração e casca de nozes, voltado para remoção de óleo.
Outra empresa que trouxe o sistema de ultrafiltração foi a Siemens. "Estamos apresentando uma membrana de ultrafiltração para um processo de reúso de água", disse Alfredo Raul Lorenzo, diretor do departamento de Energia e Água. "Trata-se de uma membrana de tratamento de esgoto avançado para reúso da água na indústria", finalizou. No entanto, o carro-chefe da empresa foi o novo sistema SIWA Leak Control, baseado em inteligência artificial para combater a perda de água por vazamentos.
O equipamento auxilia na detecção de vazamento em tubulações e redes de distribuição de água e esgoto, pois recebe informações vindas dos instrumentos da linha Sitrans, por meio de comunicação remota via GPRS, rádio ou modem. O software detecta potenciais regiões de vazamento em função do histórico de consumo da região, baseado em balanço de massa e na combinação de diferentes métodos estatísticos, com uma autonomia de baterias de até 10 anos.
Já a Laffi Filtration, especialista em fornecer sistemas de alta qualidade para filtração industrial e tratamento de água, levou à feira a sua linha de produtos Laffi Filtration e Laffi Water. "O que chama mais atenção do público é o separador centrífugo, um equipamento mais voltado para a área industrial, utilizado para separação de areia na captação de rios", contou Diego Santos, do departamento de Marketing da empresa. "No entanto, o carro-chefe para esta feira foi o filtro leito, que é o que dá o polimento final, classificação de efluentes e foi muito procurado pelos participantes. É um equipamento que tem um custo-benefício excelente", encerra.
No final da feira, a diretoria de Projetos Socioambientais da AESabesp, na presença do seu diretor Luiz Pires Regadas, fez um sorteio para retificar sua campanha contra a neutralização do carbono e sorteou uma bicicleta entre os visitantes, que responderam ao questionário sobre o meio de transporte utilizado para a sua condução. O premiado foi Sidnei Teixeira Santos, da Sabesp de Bragança Paulista.
Como forma de incentivar, de várias maneiras, a qualidade da feira, a AESabesp distribui para os participantes troféus após o término de cada edição. As empresas são avaliadas em diversas categorias e são premiadas por sua competência e dedicação. Entre os principais quesitos estão: Melhor Estande, Inovação Tecnológica, Melhor Atendimento Técnico, Sustentabilidade e Destaque AESabesp.
Antes feito através de votação do público, o prêmio recebeu uma pequena mudança no regulamento em 2009. Ao invés de ser por acúmulo de votos depositados nas urnas, o resultado passou a ser avaliado por uma equipe composta por profissionais do ramo.
Sem ligações com as empresas expositoras e indicados pela entidade, a avaliação dos estandes passou a ser feita mediante os critérios estipulados por uma comissão. Entenda agora quais são os itens avaliados em cada quesito e, a partir disso, saiba como se preparar para chegar forte na disputa do prêmio em 2012:
Arquitetura promocional, design e comunicação visual que proporcionem conforto e comodidade adequados aos expositores e visitantes.
É levado em conta diversos itens em relação ao que se faz para práticas sustentáveis. Entre os critérios estão a utilização de materiais sustentáveis nas montagens de seus estandes, minimização da distribuição de materiais impressos das empresas investidoras, resíduos gerados nos estandes, em espaços destinados à reciclagem, estímulo ao não-fornecimento de matérias descartáveis, como copo, talheres, pratos e demais recipientes, emprego dessas ações dentro da plataforma do "Programa 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) da Sabesp", voltado à responsabilidade que todos devem ter com a questão do destino responsável do lixo e, por fim, destinação do material utilizado na construção do estande de forma sustentável.
Emprego de tecnologia na apresentação de equipamentos, produtos ou serviços que mais contribuem para o desenvolvimento do setor de saneamento. Serão avaliadas também, nessas inovações, as preocupações com o meio ambiente.
Atendimento aos visitantes, por meio de apresentação de equipamentos, produtos ou serviços, esclarecimento de dúvidas e fornecimento de material informativo e técnico.
Diferencial na sua apresentação e demonstração de excelência em todos os itens anteriores.
- Responsável por fabricação de filtros de diversos tipos para separação de sólidos e líquidos. Entre os principais estão os filtros prensa, filtros de disco a vácuo ou hiperbáricos e filtros automáticos de areia. Além disso, constam na lista da marca outros produtos como desaguadora contínua – Contipress, centrífugas decanter, prensas desaguadoras, decantadores mecânicos.
– A marca conta com equipamentos de filtração e tratamento de água. Seus filtros contam com grande rendimento e caudal, que retiram da água impurezas e areias em suspensão, sem manutenção, tendo uma purga que, acionada de tempos em tempos, retira a sujeira acumulada. Os filtros tradicionais de cartucho interior, quando sujeitos a limpeza de água com muitas suspensões, ficam entupidos, causando grande corte no caudal de água. Na feira foi divulgada sua linha de filtros manuais e automáticos e também os seus novos equipamentos Azud Watertech, destinados ao tratamento de água, esgoto e reúso da água.
– No mercado desde 2003, a Hidro Ambiental oferece soluções completas para filtração, além de sistemas de tratamento (osmose reversa, ultrafiltração, aeração e etc). A marca trabalha com filtragem automática, semi-automática e manual. Os filtros são fornecidos com elementos para filtragem tipo tela, chapa perfurada e discos. Tanto os filtros semi-automáticos como automáticos podem ser entregues com limpeza por escova ou com a tecnologia inovadora de limpeza automática por bocais rotativos de sucção (BRS).
- A Laffi Filtration destacou na Fenasan duas linhas de produtos: a Laffi Filtration e a Laffi Water. A Linha Laffi Filtration possui equipamentos como Filtros tipo Bolsa, Cartucho, Cesto, Elementos Filtrantes e Filtro Separador Centrífugo; já a linha Laffi Water possui Filtros tipo Leito "areia e carvão", Abrandadores, Desmineralizadores, Osmose Reversa, Membranas, Sistemas UF e ETA/ETE.
– Representante oficial das empresas Purafil, Air Guard e UAS, a marca oferece soluções para garantir a qualidade do ar. Atuam no mercado de filtragem química e de purificação do ar atmosférico. Seus produtos atuam na retirada de contaminantes corrosivos e odores da atmosfera local.
– A empresa apresentou no evento dois demonstradores: um para um sistema de ultrafiltração de membranas e outro de osmose reversa. Além disso, o grupo ainda levou ao evento o sistema de nanofiltração e casca de nozes, voltado para remoção de óleo.
– A empresa possui produtos para filtração, tratamento de águas residuárias industriais e domésticas, tratamento de ar, separação por fases (sólidos/líquidos), condicionamento de água, transferência e recalque de líquidos, automação e instrumentação e tanques plásticos, metálicos e plataformas. Voltada para a parte de filtração, a Tecitec produz filtro prensa, decanter, filtro areia, purificador de água e elementos filtrantes.
– Pelo terceiro ano consecutivo a Amanco sai premiada da Fenasan. Na atual temporada, a empresa conquistou o bicampeonato de melhor estande e, em 2009, havia ganho o prêmio de Inovação Tecnológica. Na feira, a marca comercial da Mexichem Brasil apresentou novidades no segmento de grandes diâmetros nominais (DNs), com os lançamentos das versões de 350mm, 400mm e 500mm da linha Amanco Ductilfort, para infraestrutura. A linha pode ser aplicada ao sistema de adução e distribuição de água. Além disso, também foi apresentada a linha Amanco Novafort, voltada para redes coletoras de esgoto, cujos tubos têm como principal diferencial as paredes corrugadas, que garantem uma classe de rigidez duas vezes superior a dos tubos convencionais. Ou seja, suportam melhor o trânsito pesado e esforços de carga a junta elástica. Os tubos estão disponíveis no tamanho 150mm, 200mm, 300mm, 350mm e 40mm.
– Destaque da AESabesp Fenasan, a empresa levou para a feira sua linha de decanters. Desenvolvida ao longo de 2010, a linha de Decanters B&F DC para remoção de clarificado em processos de SBR (Sequential Batch Reactor – Reatores à Batelada) é um projeto exclusivo da B&F Dias. O produto conta com a tecnologia e expertise da empresa, que é líder em sistemas de aeração por ar difuso da América Latina há mais de 20 anos. Os decanters são totalmente fabricados em aço inoxidável AISI 304 ou AISI 316 e possuem um exclusivo conjunto de bloqueio que impede a entrada de esgoto bruto durante as fases de enchimento, mistura e, durante o processo de aeração, evita o arraste de espuma e lodo.
- A empresa buscou inovar e mostrar soluções para saneamento ambiental. Na feira foram mostradas algumas soluções para tratamento de água, efluentes industriais, sistemas públicos de saneamento e controle da poluição atmosférica. O principal destaque foi o sistema hiperbólico de mistura e aeração da Invent, que une a função de misturador e aerador em um único equipamento. Entre as principais vantagens está o baixo consumo de energia. A peça contém um hiperbólico imerso no efluente, que é acionado por um motorredutor posicionado acima do nível líquido. Ele pode ser utilizado apenas como misturador ou como misturador e aerador.
– Entre os principais produtos apresentados estava o AquaDaf, uma máquina que serve para clarificação de água de superfície através de flotação acelerada. Dois tipos de floculação estão disponíveis: a versão mecânica e a hidráulica. É único em versatilidade e rápido desempenho, trabalha muito bem em modo on-off e o range de operação é de 170 a 2300 m³/h.
– A companhia possui um amplo portfólio de gerenciamento e economia de água. Entre os principais produtos apresentados estava o novo sistema SIWA Leak Control, baseado em inteligência artificial para combater a perda de água por vazamentos. Foi também apresentado o OCMIII para medição de vazão de esgoto que permite a medição da vazão em calhas parcialmente cheias. Além disso, a Siemens trouxe também a linha Simatic HMI Comfort Panels, representada por painéis de operação com tela widescreen e de alta resolução, programáveis com o novo software de automação intuitivo TIA Portal 2011.
- Empresa especializada no tratamento de água, efluentes e reuso, a Veolia trouxe para a Fenasan os processos físico-químicos de altas taxas Actiflo (processo compacto de clarificação de água que utiliza micro areia como semente para formação e lastramento dos flocos, até 40 vezes menores do que outros processos de clarificação de capacidade similar) e Multiflo (tecnologia que utiliza o conceito de formação de um lodo mais adensado no fundo do decantador lamelar, permitindo otimizar as fases de desaguamento e desidratação de lodo posteriores).
– A empresa apresentou sua linha de equipamentos voltados ao saneamento municipal e industrial. Entre os carros-chefes na feira estava o sistema compacto de pré-tratamento da linha TSF, que mostra vários benefícios econômicos e técnicos em comparação aos sistemas tradicionais.
Há 21 anos sendo realizada, seu público em geral é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando em uma das visitações mais qualificadas da área.
"O público que visita a feira é representativo no mercado. Muitos profissionais técnicos estão procurando novas tecnologias, novas soluções e, por isso, a feira é importante para nós", afirma Alfredo Raul Lorenzo, diretor do departamento de Energia e Água da Siemens. "A Fenasan é o meio mais propício para divulgar o nosso trabalho. Temos um equipamento voltado para água e meio ambiente", esclarece André Cavallaro, técnico de filtragem da Mann+Hummel Brasil.
Nesta última edição, a feira estimulou a minimização do impacto ambiental. Entre os principais itens recomendados durante toda a feira estavam o incentivo ao transporte coletivo, recomendação de utilização de materiais sustentáveis nas montagens de estandes, recomendação para diminuição da distribuição de materiais impressos, redução do uso de energia, recomendação do consumo de água de maneira racional, recomendação de espaços destinados à reciclagem e, por fim, estimulação do não fornecimento de materiais descartáveis, como, por exemplo, copos, talheres e pratos.
Em conjunto com a feira também foi realizado o encontro técnico da AESabesp. No congresso houveram algumas alterações significativas. As mesas-redondas, antes com apenas cinco temas, agora passaram a abordar 12. Contudo, para criar uma dinâmica mais ágil em relação aos temas discutidos, houve somente dois debatedores com pontos de vista divergentes sobre os assuntos pautados por mesa e um coordenador/mediador por debate. O simpósio ainda trouxe aos congressistas 90 palestras técnicas.
Em relação a 2010, por exemplo, a AESabesp migrou a Fenasan do Pavilhão Amarelo para o Pavilhão Branco para ficar com um espaço de exposição 57% maior. A área total da feira cresceu de 8.828 m² para 13.272 m² e a área expositora, de 3.471 m² para 5.687 m².
"Neste ano, mesmo com a mudança para o Pavilhão Branco do Expo Center Norte, com espaço maior, verificamos que esgotamos, com sete meses de antecedência ao evento, os espaços para os estandes", afirmou Hiroshi Ietsugu, presidente a AESabesp. "Isso nos permite ousar na perspectiva de que devemos aumentar novamente o espaço para estandes na feira de 2012, haja vista que o número de empresas que deixaram de participar acabou sendo significativo", completou.
No ano que vem a tendência é que a Fenasan ganhe proporções ainda maiores. Cerca de 50 empresas já reservaram o seu espaço para a feira, que tem data prevista para acontecer entre os dias 6, 7 e 8 de agosto. Em 2012, para atender ao crescimento da demanda, a AESabesp, fará o evento nos 17.042m² da extensão total do Pavilhão Branco do Expo Center Norte.
Com tanta repercussão e com tantas empresas procurando fazer parte da história da feira, nada mais natural do que atrair países estrangeiros para a participação do evento. Se no ano passado países como Alemanha, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Holanda, Índia, Israel, Itália, México e Portugal passaram pelo evento, na edição 2011 não foi diferente. A Digitrol, por exemplo, trouxe a engenheira inglesa Susan Buchanan, gerente de desenvolvimento da Polites, para apresentar o seu produto.
"Já vim ao Brasil quatro vezes, três a trabalho. Mas é a primeira vez que participo da Fenasan", disse Susan. "Vim hoje para falar sobre nosso equipamento, para explicar para as pessoas o que é, como funciona, pra que serve", explicou. "É apenas uma prévia, já que ele será lançado em novembro", salientou. "Está sendo incrível ver as pessoas pararem para nos ouvir", acrescenta. "Tem muita gente passando por aqui, sempre um tráfigo intenso. Estou entusiasmada", finalizou.
O evento também contou com a participação de visitantes vindos de universidades e de empresas concessionárias de saneamento de outros estados brasileiros, com destaque para a Sanepar (Paraná), Copasa (Minas Gerais), Casal (Alagoas), entre outras. A Fenasan é uma oportunidade única para o crescimento pessoal daqueles que desejam atuar no mercado de Saneamento e Meio Ambiente. Quem tem a chance não se arrepende: "Essa é minha primeira participação. Este é o maior evento da América Latina. É, sem dúvida, um momento muito importante para colher informações e aprender mais sobre o setor", garante Eduardo Grigoletto, estagiário de engenharia da empresa GEA Sistemas de Resfriamento, responsável por tratamento de efluentes e também pelo resfriamento da água.
Entre os produtos mais visualizados na Fenasan estavam o Sistema de Ultrafiltração por Membrana e também o Sistema de Osmose Reversa. Uma das empresas a apresentarem estes dois sistemas foi a Mann+Hummel Brasil. Com dois demonstradores dos produtos em seu estande, a empresa explicou aos visitantes o processo de funcionamento de cada uma das máquinas. Além disso, o grupo ainda levou ao evento o sistema de nanofiltração e casca de nozes, voltado para remoção de óleo.
Outra empresa que trouxe o sistema de ultrafiltração foi a Siemens. "Estamos apresentando uma membrana de ultrafiltração para um processo de reúso de água", disse Alfredo Raul Lorenzo, diretor do departamento de Energia e Água. "Trata-se de uma membrana de tratamento de esgoto avançado para reúso da água na indústria", finalizou. No entanto, o carro-chefe da empresa foi o novo sistema SIWA Leak Control, baseado em inteligência artificial para combater a perda de água por vazamentos.
O equipamento auxilia na detecção de vazamento em tubulações e redes de distribuição de água e esgoto, pois recebe informações vindas dos instrumentos da linha Sitrans, por meio de comunicação remota via GPRS, rádio ou modem. O software detecta potenciais regiões de vazamento em função do histórico de consumo da região, baseado em balanço de massa e na combinação de diferentes métodos estatísticos, com uma autonomia de baterias de até 10 anos.
Já a Laffi Filtration, especialista em fornecer sistemas de alta qualidade para filtração industrial e tratamento de água, levou à feira a sua linha de produtos Laffi Filtration e Laffi Water. "O que chama mais atenção do público é o separador centrífugo, um equipamento mais voltado para a área industrial, utilizado para separação de areia na captação de rios", contou Diego Santos, do departamento de Marketing da empresa. "No entanto, o carro-chefe para esta feira foi o filtro leito, que é o que dá o polimento final, classificação de efluentes e foi muito procurado pelos participantes. É um equipamento que tem um custo-benefício excelente", encerra.
No final da feira, a diretoria de Projetos Socioambientais da AESabesp, na presença do seu diretor Luiz Pires Regadas, fez um sorteio para retificar sua campanha contra a neutralização do carbono e sorteou uma bicicleta entre os visitantes, que responderam ao questionário sobre o meio de transporte utilizado para a sua condução. O premiado foi Sidnei Teixeira Santos, da Sabesp de Bragança Paulista.
Como forma de incentivar, de várias maneiras, a qualidade da feira, a AESabesp distribui para os participantes troféus após o término de cada edição. As empresas são avaliadas em diversas categorias e são premiadas por sua competência e dedicação. Entre os principais quesitos estão: Melhor Estande, Inovação Tecnológica, Melhor Atendimento Técnico, Sustentabilidade e Destaque AESabesp.
Antes feito através de votação do público, o prêmio recebeu uma pequena mudança no regulamento em 2009. Ao invés de ser por acúmulo de votos depositados nas urnas, o resultado passou a ser avaliado por uma equipe composta por profissionais do ramo.
Sem ligações com as empresas expositoras e indicados pela entidade, a avaliação dos estandes passou a ser feita mediante os critérios estipulados por uma comissão. Entenda agora quais são os itens avaliados em cada quesito e, a partir disso, saiba como se preparar para chegar forte na disputa do prêmio em 2012:
Arquitetura promocional, design e comunicação visual que proporcionem conforto e comodidade adequados aos expositores e visitantes.
É levado em conta diversos itens em relação ao que se faz para práticas sustentáveis. Entre os critérios estão a utilização de materiais sustentáveis nas montagens de seus estandes, minimização da distribuição de materiais impressos das empresas investidoras, resíduos gerados nos estandes, em espaços destinados à reciclagem, estímulo ao não-fornecimento de matérias descartáveis, como copo, talheres, pratos e demais recipientes, emprego dessas ações dentro da plataforma do "Programa 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) da Sabesp", voltado à responsabilidade que todos devem ter com a questão do destino responsável do lixo e, por fim, destinação do material utilizado na construção do estande de forma sustentável.
Emprego de tecnologia na apresentação de equipamentos, produtos ou serviços que mais contribuem para o desenvolvimento do setor de saneamento. Serão avaliadas também, nessas inovações, as preocupações com o meio ambiente.
Atendimento aos visitantes, por meio de apresentação de equipamentos, produtos ou serviços, esclarecimento de dúvidas e fornecimento de material informativo e técnico.
Diferencial na sua apresentação e demonstração de excelência em todos os itens anteriores.
- Responsável por fabricação de filtros de diversos tipos para separação de sólidos e líquidos. Entre os principais estão os filtros prensa, filtros de disco a vácuo ou hiperbáricos e filtros automáticos de areia. Além disso, constam na lista da marca outros produtos como desaguadora contínua – Contipress, centrífugas decanter, prensas desaguadoras, decantadores mecânicos.
– A marca conta com equipamentos de filtração e tratamento de água. Seus filtros contam com grande rendimento e caudal, que retiram da água impurezas e areias em suspensão, sem manutenção, tendo uma purga que, acionada de tempos em tempos, retira a sujeira acumulada. Os filtros tradicionais de cartucho interior, quando sujeitos a limpeza de água com muitas suspensões, ficam entupidos, causando grande corte no caudal de água. Na feira foi divulgada sua linha de filtros manuais e automáticos e também os seus novos equipamentos Azud Watertech, destinados ao tratamento de água, esgoto e reúso da água.
– No mercado desde 2003, a Hidro Ambiental oferece soluções completas para filtração, além de sistemas de tratamento (osmose reversa, ultrafiltração, aeração e etc). A marca trabalha com filtragem automática, semi-automática e manual. Os filtros são fornecidos com elementos para filtragem tipo tela, chapa perfurada e discos. Tanto os filtros semi-automáticos como automáticos podem ser entregues com limpeza por escova ou com a tecnologia inovadora de limpeza automática por bocais rotativos de sucção (BRS).
- A Laffi Filtration destacou na Fenasan duas linhas de produtos: a Laffi Filtration e a Laffi Water. A Linha Laffi Filtration possui equipamentos como Filtros tipo Bolsa, Cartucho, Cesto, Elementos Filtrantes e Filtro Separador Centrífugo; já a linha Laffi Water possui Filtros tipo Leito "areia e carvão", Abrandadores, Desmineralizadores, Osmose Reversa, Membranas, Sistemas UF e ETA/ETE.
– Representante oficial das empresas Purafil, Air Guard e UAS, a marca oferece soluções para garantir a qualidade do ar. Atuam no mercado de filtragem química e de purificação do ar atmosférico. Seus produtos atuam na retirada de contaminantes corrosivos e odores da atmosfera local.
– A empresa apresentou no evento dois demonstradores: um para um sistema de ultrafiltração de membranas e outro de osmose reversa. Além disso, o grupo ainda levou ao evento o sistema de nanofiltração e casca de nozes, voltado para remoção de óleo.
– A empresa possui produtos para filtração, tratamento de águas residuárias industriais e domésticas, tratamento de ar, separação por fases (sólidos/líquidos), condicionamento de água, transferência e recalque de líquidos, automação e instrumentação e tanques plásticos, metálicos e plataformas. Voltada para a parte de filtração, a Tecitec produz filtro prensa, decanter, filtro areia, purificador de água e elementos filtrantes.
– Pelo terceiro ano consecutivo a Amanco sai premiada da Fenasan. Na atual temporada, a empresa conquistou o bicampeonato de melhor estande e, em 2009, havia ganho o prêmio de Inovação Tecnológica. Na feira, a marca comercial da Mexichem Brasil apresentou novidades no segmento de grandes diâmetros nominais (DNs), com os lançamentos das versões de 350mm, 400mm e 500mm da linha Amanco Ductilfort, para infraestrutura. A linha pode ser aplicada ao sistema de adução e distribuição de água. Além disso, também foi apresentada a linha Amanco Novafort, voltada para redes coletoras de esgoto, cujos tubos têm como principal diferencial as paredes corrugadas, que garantem uma classe de rigidez duas vezes superior a dos tubos convencionais. Ou seja, suportam melhor o trânsito pesado e esforços de carga a junta elástica. Os tubos estão disponíveis no tamanho 150mm, 200mm, 300mm, 350mm e 40mm.
– Destaque da AESabesp Fenasan, a empresa levou para a feira sua linha de decanters. Desenvolvida ao longo de 2010, a linha de Decanters B&F DC para remoção de clarificado em processos de SBR (Sequential Batch Reactor – Reatores à Batelada) é um projeto exclusivo da B&F Dias. O produto conta com a tecnologia e expertise da empresa, que é líder em sistemas de aeração por ar difuso da América Latina há mais de 20 anos. Os decanters são totalmente fabricados em aço inoxidável AISI 304 ou AISI 316 e possuem um exclusivo conjunto de bloqueio que impede a entrada de esgoto bruto durante as fases de enchimento, mistura e, durante o processo de aeração, evita o arraste de espuma e lodo.
- A empresa buscou inovar e mostrar soluções para saneamento ambiental. Na feira foram mostradas algumas soluções para tratamento de água, efluentes industriais, sistemas públicos de saneamento e controle da poluição atmosférica. O principal destaque foi o sistema hiperbólico de mistura e aeração da Invent, que une a função de misturador e aerador em um único equipamento. Entre as principais vantagens está o baixo consumo de energia. A peça contém um hiperbólico imerso no efluente, que é acionado por um motorredutor posicionado acima do nível líquido. Ele pode ser utilizado apenas como misturador ou como misturador e aerador.
– Entre os principais produtos apresentados estava o AquaDaf, uma máquina que serve para clarificação de água de superfície através de flotação acelerada. Dois tipos de floculação estão disponíveis: a versão mecânica e a hidráulica. É único em versatilidade e rápido desempenho, trabalha muito bem em modo on-off e o range de operação é de 170 a 2300 m³/h.
– A companhia possui um amplo portfólio de gerenciamento e economia de água. Entre os principais produtos apresentados estava o novo sistema SIWA Leak Control, baseado em inteligência artificial para combater a perda de água por vazamentos. Foi também apresentado o OCMIII para medição de vazão de esgoto que permite a medição da vazão em calhas parcialmente cheias. Além disso, a Siemens trouxe também a linha Simatic HMI Comfort Panels, representada por painéis de operação com tela widescreen e de alta resolução, programáveis com o novo software de automação intuitivo TIA Portal 2011.
- Empresa especializada no tratamento de água, efluentes e reuso, a Veolia trouxe para a Fenasan os processos físico-químicos de altas taxas Actiflo (processo compacto de clarificação de água que utiliza micro areia como semente para formação e lastramento dos flocos, até 40 vezes menores do que outros processos de clarificação de capacidade similar) e Multiflo (tecnologia que utiliza o conceito de formação de um lodo mais adensado no fundo do decantador lamelar, permitindo otimizar as fases de desaguamento e desidratação de lodo posteriores).
– A empresa apresentou sua linha de equipamentos voltados ao saneamento municipal e industrial. Entre os carros-chefes na feira estava o sistema compacto de pré-tratamento da linha TSF, que mostra vários benefícios econômicos e técnicos em comparação aos sistemas tradicionais.