Diversidade de produtos para água para atender o que o consumidor deseja

O consumidor está mais consciente de como é importante tratar a água. As empresas se empenham em desenvolver produtos para consumidores ávidos por tecnologias modernas que sejam práticas de usar no dia a dia. “A ênfase hoje no desenvolvimento de produtos


Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

O consumidor está mais consciente de como é importante tratar a água. As empresas se empenham em desenvolver produtos para consumidores ávidos por tecnologias modernas que sejam práticas de usar no dia a dia. “A ênfase hoje no desenvolvimento de produtos para tratamento de água inclui remover contaminantes específicos, integrar tecnologias avançadas, foco na eficiência energética e maior facilidade de uso e manutenção” – destaca Emílio Bellini, diretor da Alphenz. 
O mercado para tratamento de água oferece ampla variedade de produtos para atender às necessidades e desejos dos consumidores. “A demanda por esses produtos tem crescido nos últimos anos devido ao aumento da conscientização sobre os problemas de qualidade da água e à necessidade de fornecer água segura para consumo humano e outras atividades” – explica Bellini. 
Bellini cita que, segundo relatório da Grand View Research, se espera que o mercado global de produtos para tratamento de água alcance US$ 87,9 bilhões até 2025, com crescimento anual de 7,1%. “O aumento da demanda por água limpa e segura, disparado também pela pandemia de Covid-19, e a regulamentação governamental rigorosa em muitos países impulsionam o crescimento do mercado” – avalia o diretor. Na pandemia, houve aumento da procura por purificadores de água e outros dispositivos.
A estimativa para o mercado industrial brasileiro de tratamento de água e efluentes é promissora e com grande geração de receita devido ao crescimento veloz dos últimos anos que estimulou a expansão dos negócios. “No Brasil, onde tecnologias complementares estão chegando, nossa estimativa é que o mercado de tratamento de água seja de US$ 1,3 bilhão” – informa Lucyleine Parra, gerente de marketing da divisão Nalco Water Light da Ecolab para América Latina.
Tanto o mercado público quanto o mercado privado de tratamento de água são sempre operantes. “Com certeza, ao longo dos anos, a demanda aumentou, sim, devido à conscientização e fiscalização neste mercado” – ressalta Sidney Nakanishi, diretor-geral da Clarifil.    
A água é crucial para a economia. “A interconexão alimento-energia-água coloca demandas crescentes para o suprimento mundial de água potável. A qualidade, a quantidade e a acessibilidade da água impacta no crescimento dos negócios. O estresse hídrico e as mudanças climáticas são problemas urgentes. A busca por soluções integradas em tratamento de águas, com gestão inteligente e eficaz, é cada vez maior para mitigá-los e reduzir o uso de energia, que gera emissões de gases de efeito estufa, e diminuir os custos operacionais” – assinala Lucyleine, da Ecolab.

Panorama da água
• Se nada mudar até 2030, o mundo terá 56% de lacuna de água doce. 
Fonte: Achieving Abundance: understanding the cost of a sustainable water future. World Resources Institute.
• Nas próximas três décadas, a demanda por água aumentará: 
• Para o sistema alimentar global, de 40% a 50%;
• Para o setor municipal e industrial, de 50% a 70%;
• Para o setor de energia, de 85%.  
Fonte: World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
• 2 bilhões de pessoas já vivem em áreas afetadas pelo estresse hídrico, número que deve aumentar. Uma em cada 10 pessoas no mundo, ou seja, 850 milhões, não tem acesso à água potável. 
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 
• Até 2025, metade da população global viverá em áreas com escassez de água. 
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

Novos e caros
A demanda também aumentou para produtos digitais para tratamento de água. “Muitos consumidores buscam produtos que monitorem e controlem automatizado a qualidade da água. Esses produtos ainda são novos e podem ser mais caros do que os convencionais. Sua adoção está em estágio inicial, mas espera-se que cresça à medida que se tornem mais acessíveis e populares” – analisa Bellini, da Alphenz.
“Apesar do grande interesse nas tecnologias e em entender como trabalham, são realmente tecnologias de maior custo de aquisição e implementação. Neste sentido, analisamos que há evolução lenta e baixo nível de investimento de indústrias e clientes públicos neste mercado” – afirma Damian Serra, diretor técnico para soluções químicas e digitais da Veolia Water Technologies & Solutions.  
Existem vários tipos de produtos disponíveis hoje no mercado para tratamento de água com e sem tecnologias digitais. 

Não digitais:
• Filtros de água: removem impurezas da água e podem ser de vários tipos: carvão ativado, areia, osmose reversa e membrana;
• Cloradores: usados em sistemas de água potável, piscinas e spas, adicionam cloro à água para matar bactérias e outros micróbios;
• Esterilizadores ultravioleta: usam luz UV para matar bactérias, vírus e outros microrganismos em sistemas de água potável, piscinas e spas;
• Ionizadores: mudam sua carga elétrica, ionizando a água. Removem impurezas e tornam a água mais saudável para beber.

Digitais: 
• Cada produto possui diferentes níveis de eficácia, preço e tecnologia. Hoje fazem parte dos produtos digitais para tratamento de água sensores, algoritmos e outras tecnologias que monitoram a qualidade da água e ajustam automático os níveis de tratamento e a dosagem de cloro e outros produtos químicos. 
Fonte: Alphenz.
Exemplos de soluções da Ecolab que reduzem o uso de água:
• Solução de clorato de sódio e peróxido de hidrogênio, os programas de biocidas Purate melhoram a eficiência e reduzem custos;
• O Water Quality Powered identifica equipamentos com baixo desempenho para agir rápido e economizar água e energia e reduzir custos;
• O Water Flow Intelligence Powered identifica o nível de desempenho de equipamentos e faz análises de vazamento e fluxo;
• O DryExx lubrifica esteiras a seco, mantendo seu movimento suave, e reduz até 97% o volume de água do processo;
• O Programa para Lavanderias Aquanomic economiza energia, reduz novas lavagens e diminui o consumo de água até 40%;
• O Programa para Lava-louças Apex reduz até 10% o consumo de água, com monitor intuitivo, relatórios e alarmes quando de mau funcionamento e vazamentos;
• O Higiene das Mãos Syncra utiliza sistema pré-programado, mas ajustável, para lavagem e enxágue das mãos que usa até 50% menos água e elimina bactérias;
• A linha de inibidores reduz riscos de impactos ambientais e preserva os ativos contra corrosão e incrustação. Tecnologia verde que entrega alta performance e redução consumo de água e energia.

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

Setor catalisador
E é uma maravilha saber o que as tecnologias digitais no conceito de Internet das Coisas (IoT) estão agilizando hoje nos tratamentos da água. “Elas supervisionam, controlam e operam remotas os sistemas de produção e tratamento de águas complementares aos tratamentos físicos e químicos, podendo ser acionadas online por celular” –  expõe Serra, da Veolia. 
Analisadores online monitoram as emissões para atender à legislação. “Analisadores online medem parâmetros importantes de qualidade de água e sinalizam alarmes, gerenciam dados com histórico e indicam ações para correções” – comenta.  
Há interesse maior por sistemas de controle para gerenciar as plantas de tratamento de água remoto 24 horas por dia. “Essa gestão reduz o tempo de respostas e a necessidade de intervenções operacionais com times de campo nas plantas” – menciona.  
Aliás, a digitalização na gestão da água está mudando a forma como os profissionais do setor trabalham e encaram as estratégias de sustentabilidade e descarbonização. “A IoT impulsiona a transformação para a Indústria 5.0, cuja visão vai além do crescimento e do lucro como objetivos únicos e enfatiza o papel do setor na sociedade como catalisador do desenvolvimento sustentável para ajudar a resolver problemas globais da água, caso do estresse hídrico” – avalia Serra.      
Apostando no setor, o Grupo Veolia quer se tornar referência na transformação ecológica com soluções para gestão da água, resíduos e energia, além de preservar e renovar recursos. A Veolia Environment faturou 28,508 bilhões de euros em 2021. Enquanto a Veolia Water atua com indústrias e setor municipal nas suas necessidades de água e para atingir metas de neutralidade energética e reduzir emissões. 

O que o consumidor procura
As necessidades dos consumidores variam de acordo com o local e a finalidade da água a ser tratada. “Os consumidores procuram produtos para tratamento que garantam que a água que bebem ou usam em outras atividades seja limpa, segura e saudável para consumo humano” – destaca Emílio Bellini, da Alphenz.

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

Veja no quadro o que os consumidores desejam nos produtos para tratamento de água:

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

Fontes: Alphenz, Clarifil, Ecolab e Veolia.
Fazem parte das soluções integradas da Ecolab produtos químicos para alta performance do tratamento da água; controle e monitoramento automatizados; operação e manutenção; gestão de projetos; expertise industrial; e plataformas digitais inteligentes com comunicação integrada e gestão de dados.

Diferenciais 
Os produtos para tratamento de água facilitam a vida dos consumidores de várias maneiras. “Os consumidores devem avaliar suas necessidades específicas ao escolher um produto para tratamento de água e buscar aquele que melhor lhe atenda” – orienta Bellini, da Alphenz.
Os produtos digitais, combinados com equipamentos e tratamentos químicos, fazem com que o cliente gerencie melhor seus ativos, reduzindo upsets e tempo de resposta. “Além disso, essa combinação gera água da forma mais econômica possível, atendendo aos parâmetros ambientais e regulamentações em formato claro e de fácil entendimento com histórico e previsibilidade” – explica Serra, da Veolia.
Para otimizar a operação, a limpeza e manutenção em sistemas de ultrafiltração e osmose reversa, por exemplo, as soluções em IoT, da Veolia WTS, dispõem de sensorização, conectividade e tecnologia para prevenir incrustações, estender a vida útil dos sistemas, maximizar sua disponibilidade, qualidade da água e desempenho energético. 
Os produtos para tratamento de água estão sempre evoluindo e incorporando novas tecnologias e funcionalidades para atender às necessidades dos consumidores. 
Diferenciais e novidades que esses produtos trazem:

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

Fontes: Alphenz, Clarifil, Ecolab e Veolia.

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

Ao combinar tecnologias de baixo impacto ambiental e soluções inteligentes para a gestão de água, a Ecolab traz diferenciais para as empresas de diversos setores alcançarem operações mais sustentáveis, gerenciando melhor a água e usando-a menos. “Nossa parceria estratégica com os clientes é para maximizar a eficiência, reduzir o uso e tratar as águas residuais, antes do seu descarte, para melhorar o desempenho, diminuir custos e minimizar os impactos ambientais” – afirma Lucyleine. Seus programas de gestão de água apoiam indústrias de alimentos e bebidas, automotivo, microeletrônicos, papel, aço, energia, produtos químicos e mineração; e diversas instalações: fábricas, prédios comerciais, educacionais e governamentais, hotéis e hospitais. 
Segundo a Ecolab, ao usarem menos água, clientes ganham em produtividade e lucratividade no:
• Aquecimento e resfriamento;
• Processamento industrial;
• Tratamento de águas residuais;
• Limpeza e higienização;
• Filtragem e biocidas.
Tecnologias digitais, dados em tempo real e especialistas da Ecolab ajudam clientes a:
• Reduzir, reutilizar e reciclar a água;
• Gerenciar a água para maximizar o desempenho e reduzir o custo total da operação;
• Tratar a água para atender aos requisitos regulatórios e legais;
• Tratar a água para saúde e segurança;
• Proteger e prolongar a vida útil dos ativos;
• Prever e corrigir problemas que possam afetar as operações ou seu desempenho.

Custo-benefício
“Sustentabilidade e economia é que o consumidor quer” – afirma Nakanishi, da Clarifil. O consumidor busca também qualidade e eficiência do produto. “O consumidor quer o resultado final conforme normas do tratamento de água e nós empresas nos preocupamos em direcionar o material certo para cada tipo de tratamento” – pontua. 
A Clarifil auxilia o cliente final do começo ao fim para ter um resultado positivo e satisfazê-lo, tendo resultado em seu bolso a longo prazo, a chamada economia verde, que visa ao crescimento econômico e bem-estar social, reduzindo impactos ambientais. A empresa trabalha com material filtrante para filtros de tratamento de água: areia filtrante, carvão ativado, carvão antracitoso, zeólito e crepinas em geral.
Mais de 80% dos rios no Brasil tem algum nível de poluição significativo que se une a outros quadros agravantes da água. “O cenário de poluição, escassez hídrica e distribuição assimétrica entre fontes de água fresca e polos de desenvolvimento populacional e industrial motiva indústrias e empresas de saneamento a procurarem soluções que garantam a segurança hídrica no médio e longo prazos” – adverte o diretor técnico da Veolia.
Essas soluções visam atender à legislação em matéria de descarga, reduzir ao máximo a captação de água e acelerar a reciclagem e a reutilização de água com o menor investimento possível, dentro de uma relação custo-benefício. O investimento passa por tecnologias de tratamento de água mais robustas e tratamentos químicos especializados.
A digitalização é adotada por poucos clientes que possuem visão a longo prazo de sustentabilidade. “Portanto, estão se preparando para a descarbonização dos seus processos e atender a regulamentações mais restritivas, reduzir sua pegada hídrica e gerar economias no uso e manejo de águas” – aponta Serra.

Integradas
A 3D Trasar para refrigeração, caldeiras e membranas reduz até 30% o consumo de água. Painéis de controle fornecem feedbacks sobre o sistema para especialistas que acompanham o processo pelo Ecolab Global Intelligence Center. Usa ecossistema interconectado de tecnologia inteligente e química inovadora para resolver problemas. Detecta distúrbios que precedem a incrustação, a corrosão e a bioincrustação e indicam a ação apropriada. O resultado é um sistema eficiente e seguro que requer menos manutenção e elimina dosagem excessiva de produtos químicos. 
Outra solução é a plataforma digital Ecolab3D que compila dados de várias fontes para prever e resolver problemas para otimizar operações, maximizar lucros e cumprir metas de sustentabilidade. Baseada em nuvem, traduz dados operacionais em informações estratégicas, usando algoritmos avançados e análises preditivas. 

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

Diversidade de produtos  para água para atender o que o consumidor deseja

O Ecolab Water for Climate, seu mais recente lançamento, fornecem suporte para as empresas atingirem suas metas de água e clima e avançarem em lucratividade e sustentabilidade com foco em redução, reutilização e reciclagem de água. Para atingi-las, são utilizadas metas hídricas e climáticas, metas com restrições operacionais e metas locais e empresariais.
O Smart Water Navigator, desenvolvido em parceria com a Trucost, é uma ferramenta on-line gratuita para empresas, que, pela análise automatizada, definem suas metas com base na saúde da bacia hidrográfica que operam. Seu processo aumenta a resiliência, em todos os níveis da organização, por meio de gestão inteligente da água. Além disso, traz um guia de como implantar as melhores práticas em gestão da água.
A ferramenta coloca ainda cada instalação em uma Curva de Maturidade da Água. “Ela gera guia específico por setor e local com práticas sustentáveis e inteligentes para alcançar seu próximo nível da Curva de Maturidade” – menciona Lucyleine. Lançada antes pela Ecolab e também gratuita, o Water Risk Monetizer complementa a ferramenta. “Para as empresas compreenderem o valor real da água – que, muitas vezes, é maior que a ‘conta’ de água – para seus negócios” – afirma Lucyleine. 

Contato das empresas
Alphenz:
www.alphenz.com.br 
Clarifil: www.clarifil.com.br
Ecolab: www.ecolab.com/nalco-water
Veolia: www.veolia.com

Publicidade